sexta-feira, 17 de março de 2023

Safra de trigo deve ter produção recorde em 2023

 

                                                            Divulgação

Estimativas ultrapassam as 10 milhões de toneladas
Por:  -Seane Lennon


O Brasil colheu uma safra recorde de trigo pela segunda temporada consecutiva, com produção estimada para a safra 2022/23 em um recorde de 10,4 milhões de toneladas. Este é um aumento de 5% em relação à estimativa do mês anterior e um aumento de 35% em relação à safra recorde da última temporada. Em 2021/2022 a produção total foi de 7,7 milhões de toneladas numa área de 2,74 milhões de hectares. 



A área colhida é estimada em 3,1 milhões de hectares, o que representa um aumento de 13% em relação à área da temporada passada e a maior área de trigo em 3 décadas. O rendimento é estimado em um recorde de 3,37 toneladas por hectare, o que representa um aumento de 20% em relação à temporada passada.


O maior estado produtor de trigo, o Paraná, sofreu algumas perdas de produtividade devido à geada no final de agosto, mas o segundo maior produtor, o Rio Grande do Sul, conseguiu escapar das ameaças habituais que normalmente atingem o trigo no Brasil, como a seca, doenças, geadas pontuais ou chuvas durante a colheita. 


O Rio Grande do Sul teve clima favorável durante toda a safra de 2022 – as chuvas foram suficientes no inverno passado e no final do ciclo, as janelas de operações para a colheita também foram favoráveis – resultando em uma produção recorde de mais de 5 milhões de toneladas, segundo a Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (EMATER-RS). Além disso, o estado de São Paulo, o quarto maior produtor nacional, também registrou uma safra recorde de trigo de mais de 400.000 toneladas.


Essa produção recorde de trigo foi possível graças ao grande aumento de área no sul do Brasil e principalmente às condições climáticas favoráveis do inverno passado. A mudança de rendimento mês a mês é baseada em dados de colheita de fontes oficiais. E a produção para 2023 está estimada em mais de 10 milhões de toneladas, sendo este um marco significativo para a agroindústria brasileira, com expectativa de impactos positivos na economia do país.


NEUTRALIDADE DA LA NIÑA x PRODUÇÃO DE TRIGO


Vale ressaltar que a condição de Neutralidade do ENOS (El Niño - Oscilação Sul) também pode contribuir com o para o bom desenvolvimento da cultura do trigo no Brasil. ENSO é um padrão climático natural que influencia o clima em todo o mundo, e uma fase neutra significa que nem as condições de El Niño nem La Niña estão presentes. 


Em geral, um ENOS neutro pode resultar em condições climáticas mais estáveis, com menos eventos extremos como secas ou enchentes, o que pode ser benéfico para o desenvolvimento da cultura.


A previsão climática para os meses de Abril a Junho (período de maior atividade no plantio) indica chuvas suficientes e temperaturas moderadas, diminuindo as condições de geadas muito precoces. Durante os estádios de crescimento entre Julho a Setembro, as temperaturas tendem a ficar acima da média, o que pode acelerar o ciclo da cultura.


Já para o quarto trimestre de 2023, as condições indicam um possível El-Niño. Caso isso se confirme, as chuvas no final do ano, podem ser mais recorrentes na região sul, o que pode trazer alguns problemas pontuais em relação às operações da colheita.

Nenhum comentário: