quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Surian passa oficialmente às mãos da prefeitura de Campo Grande

                                          Foto;Acervo IBGE
RICARDO CAMPOS JR.

O prédio onde funcionava o Clube Surian está a mais um passo de virar uma creche, pelo menos essa é a intenção da prefeitura para transformar o local. Nesta quinta-feira (28) foi oficializada em Diário Oficial a cedência do imóvel ao município para a quitação de 18 anos de atrasos no IPTU pelos proprietários.

A sociedade beneficente que administrava o prédio não pagava o imposto desde 2001 (com exceção de 2009). Além disso, ela também devia a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos de 2008 e multas aplicadas em 2003 e 2005.

O valor total da dívida é de R$ 1.527.442,19. Já o imóvel foi avaliado em R$ 1.901.736,10. Os donos abriram mão da diferença em prol da cidade, conforme extrato da decisão da Câmara de Conciliação Fiscal publicado em 18 de novembro.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, ainda não há prazos para que o prédio se torne oficialmente um centro de educação. Conforme a pasta, o local precisará se reformas para adequá-lo à nova função.

HISTÓRIA

Aberto na década de 1960, o local fez sucesso na cena noturna de Campo Grande. A historiadora Alisolete Weingartner recorda que o local foi desenvolvido por descendentes de libaneses na época em que locais como o Rádio Clube, Sírio-libanês e União dos Sargentos estavam em alta. Era “chique” frequentar as festas desses locais.

“Como ele ficava na esquina da Avenida Mato Grosso com a Rua 13 de Junho, tinha uma localização privilegiada, porque ficava distante dos concorrentes. A cidade, na época, era bastante rica no sentido econômico e cultural e no decorrer da história, o Surian não ficou restrito apenas à colônia que o originou”, pontua.

O clube também se tornou um local famoso para a realização de eventos particulares. “Inclusive nos anos 1980 eu fui paraninfa de uma turma de História que alugou o Surian para o baile de gala, uma festa muito bonita e solene. Assim como aquela, houve muitas outras ali”.

Alisolete também lembra que no local também eram oferecidas aulas de dança de salão e com o passar dos anos, deu lugar às festas animadas por Djs até ir à bancarrota.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: