sábado, 30 de novembro de 2019

Preso é baleado durante tentativa de fuga em massa na PED em Dourados

                                          Foto;Dourados News
Por Adriano Moretto e Osvaldo Duarte

João Pedro Francisco, 26, natural de Anápolis (GO), foi baleado na perna durante tentativa de fuga na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). O fato ocorreu na madrugada de quarta-feira (27/11), quando ele e outros seis internos buscavam a parte externa do estabelecimento penal.

A informação foi confirmada ao Dourados News pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

O interno, condenado pela Justiça Federal a 14 anos e 7 meses, cumpre pena na cela 15 do Raio-II, onde estão presos de maior periculosidade e ligados a facções criminosas.

No dia do fato, segundo o boletim de ocorrência, o grupo serrou parte das grades e iniciou movimentação para deixar a penitenciária, quando agentes penitenciários flagraram o fato pelo sistema de câmeras.

Para tentar conter os presos, policiais militares realizaram disparos e um deles atingiu João Pedro.

Ferido, ele precisou ser encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e constatou-se uma munição alojada na perna, porém, a equipe médica avaliou que não seria necessária cirurgia naquele momento.

Ao retornar à PED, passou por mais um atendimento e uma nova consulta estava agendada ainda para essa sexta-feira para verificar se haveria ou não necessidade de procedimento cirúrgico.

Após a tentativa de fuga, todos os internos foram levados até uma cela disciplinar.

O caso é investigado pelo 2º Distrito Policial de Dourados.

Flashback

A tentativa de fuga ocorreu horas antes de policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) chegarem à prenitenciária para cumprimento de mandados dentro da Operação Flashback, desencadeada também em Campo Grande e outros sete  Estados brasileiros.

No Mato Grosso do Sul foram 12 mandados de busca e apreensão e 12 de prisões ocorridas dentro da PED e da Máxima da Capital.

A intenção da ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, era isolar  membro do PCC identificado como 'Maré Alta', que ordenava o chamado  'tribunal do crime' em todo Brasil.

Segundo as investigações, ele seria o substituto de Marcos Willians Camacho, o ‘Marcola’, atualmente preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Nenhum comentário: