sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Advogado, gaúcho e pai de três: saiba quem era dono de aeronave morto após queda na Barra Funda, em SP

 



O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta sexta-feira na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, pertencia ao advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos. Ele e o piloto não sobreviveram ao acidente e morreram carbonizados. Carpena vivia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, era pai de três filhos — duas meninas e um menino —, e havia comprado a aeronave no dia 11 de dezembro do ano passado. A primeira viagem aérea com a família aconteceu em 26 de dezembro, com destino ao Uruguai.


A queda aconteceu próximo a um ônibus e carros na Avenida Marquês de São Vicente, importante via da região, que está interditada. O avião de matrícula PS-FEM é um King Air F90, fabricado em 1981, com capacidade para oito pessoas, e decolou nesta manhã do Campo de Marte, na Zona Norte. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga a causa do acidente.


Momentos antes do acidente na Barra Funda, Carpena publicou imagens do King Air F90 e destacou a próxima viagem da aeronave: de São Paulo, no Campo de Marte, com destino a Porto Alegre.


Nas redes sociais, parentes e colegas celebraram a conquista de Carpena, incluindo sua mulher, Francieli Pedrotti Rozales, que o parabenizou pela nova aquisição e disse ter orgulho do marido. "Que façamos muitos voos juntos e sejamos muito felizes", respondeu ele, no Instagram.


A mãe do advogado, Graça Louzada, também o felicitou pela compra. "Parabéns filho!!! Mais uma conquista. Tu mereces muito . Bjs no coração de vcs e aproveitem muitoooo!!!!", destacou ela.


Em 9 de janeiro deste ano, Carpena voltou a publicar imagens a bordo da aeronave. "Nós. Voando a 600 km/h", escreveu na legenda.


Carreira no direito

Carpena era advogado com atuação especializada na área contenciosa civil em Tribunais Regionais, Estaduais e Superiores, além dos Institutos de Mediação e Arbitragem. Possuía, ainda, experiência nas áreas de direito societário, direito contratual e operações estruturadas.


Conforme consta no site de seu escritório, ele também atuava como professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, desde 2002, e na Escola da Magistratura (Ajuris). Ainda no direito, ele escreveu o livro “Do Processo cautelar moderno” e contribuiu para outras obras da área.


O acidente

Dois corpos foram encontrados na fuselagem da aeronave, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Duas pessoas ficaram feridas no solo. Em entrevista à rádio CBN, o porta-voz do Corpo de Bombeiros informou que não há sobreviventes da aeronave.


O local da queda é na altura do número 1874 da Avenida Marquês de São Vicente. Diversos pontos turísticos e históricos da cidade de São Paulo estão próximos ao acidente. O CT do São Paulo está a 2,8 km do ocorrido, assim como o do Palmeiras. O estádio Allianz Parque está a 2,6 km.


O Memorial da América Latina está mais perto ainda do ocorrido, a apenas 1,1 km. Mais distante estão o Museu de Arte Brasileira e Museu do Futebol, localizados a cerca de 3,5 km. O avião caiu próximo também ao Aeroporto do Campo de Marte, que fica a aproximadamente 6,5 km, de onde decolou.


Por 

 e 

Nenhum comentário: