Foto: Freepik
Na madrugada desta quinta-feira, já houve queda acentuada nas temperaturas
Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, o Brasil enfrenta forte contraste nas condições climáticas. Enquanto a onda de calor segue castigando o Centro-Norte, uma frente fria avança pelo Sul, trazendo chuvas intensas e temporais, seguidos pela chegada de ar polar.
Na madrugada desta quinta-feira, a redução nas temperaturas já foi sentida, com chance de geada em áreas do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou precipitações relevantes, com volumes de até 35 mm em Dom Pedrito e Santana do Livramento.
A frente fria deve continuar avançando ao longo do dia, impactando o Nordeste do RS, Santa Catarina e Paraná, com previsão de instabilidades. No Sul do Mato Grosso do Sul, embora haja maior presença de nuvens, existe chance de trovoadas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
No Centro-Norte do país, as temperaturas permanecem extremas. A onda de calor, combinada com a condição pré-frontal, intensifica o calor em regiões como Norte de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e o MATOPIBA. A umidade relativa do ar pode atingir níveis abaixo de 10%, elevando o risco de incêndios.
Além disso, o avanço da frente fria deve concentrar uma densa camada de fumaça no Centro do país, prejudicando a qualidade do ar. Apesar das condições desfavoráveis em setembro, as previsões apontam para um cenário mais úmido a partir do fim do mês, com chuvas esperadas entre a última semana de setembro e a primeira quinzena de outubro, o que será determinante para o início do plantio.
Agrolink - Aline Merladete
Nenhum comentário:
Postar um comentário