terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Anatel libera a ativação do sinal 5G em mais 78 cidades

 André Luiz Dias Gonçalves

via nexperts


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antecipou a liberação do sinal 5G em mais 78 municípios, conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (24). As localidades contempladas são de pequeno e médio portes e ficam próximas às capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.


Segundo o órgão, as operadoras de telefonia móvel já poderão solicitar o licenciamento e a ativação das estações do 5G na faixa de 3,5 GHz a partir de amanhã (25). Mas cabe ressaltar que a liberação não significa a disponibilidade da tecnologia de imediato nos locais aptos a recebê-la.


Como afirma a agência reguladora, “a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”. Além disso, quem reside nesses municípios e recebe as transmissões da TV aberta pela parabólica precisa trocar o equipamento para evitar interferências e continuar a acessar os canais normalmente.


As pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem parabólica convencional podem solicitar a substituição pela antena digital gratuitamente. Maiores informações sobre o kit e o serviço estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.


Cidades atendidas

O estado de São Paulo lidera a lista de 78 cidades que vão receber o 5G a partir desta quarta-feira. Embu das Artes, Cotia, Hortolândia, Itu, Mogi das Cruzes, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Barueri e Indaiatuba são algumas delas, lembrando que é preciso ter um celular compatível para acessar as redes de alta velocidade.


Também há municípios no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Pará. A lista completa das cidades atendidas nesta nova fase de liberação da tecnologia pode ser conferida no site da Anatel.


Com esta nova oferta, o 5G standalone já foi liberado para utilização em um total de 140 municípios, atendendo a um público potencial de mais de 82 milhões de pessoas, o equivalente a 38,5% da população do Brasil, de acordo com os dados das operadoras.

Nenhum comentário: