quarta-feira, 21 de março de 2018

Estudantes de MS conquistam 12 premiações em feira nacional de Ciências


Por ALINE OLIVEIRA/Correio do Estado      Foto Ascom-IFMS



Mato Grosso do Sul obteve destaque na edição 2018 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USPm(Universidade de São Paulo). No total, foram 13 projetos classificados e elaborados  por alunos do IFMSn(Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

Em sete anos consecutivos de participação, a instituição acumulou 88 premiações e na edição deste ano os trabalhos pontuados são oriundos dos campi: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas

Conforme informado pela assessoria, o trabalho mais premiado nesta edição foi a “Sonda de baixo custo para determinação da qualidade da água”, desenvolvido pelo estudante do 5º período do curso técnico integrado em Informática do Campus Corumbá, Samuel Campos, 16, sob a orientação do professor de Química, Everton Policarpi.

Além do 3º Lugar em Engenharia, o trabalho recebeu medalha e credencial para participação na Mostra Técnica de Projetos (MTEP), no Maranhão, e Menção Honrosa no Prêmio Poli Cidadã. Desenvolvido desde fevereiro de 2017, o trabalho está prestes a ser concluído. Pela primeira vez na Febrace, o estudante se surpreendeu com a premiação:


PESQUISA E INOVAÇÃO

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, comemora o resultado e acredita que o estímulo ao desenvolvimento de projetos continuará a oferecer resultados expressivos como os da feira nacional de engenharia. “Demonstra que nós estamos no caminho certo no incentivo à pesquisa e inovação, para que nossos estudantes possam trilhar essa trajetória tão importante para o desenvolvimento do país”, pontua.

A equipe de Mato Grosso do Sul reuniu 21 estudantes e 11 servidores, que formaram a delegação estadual, que participou com mais oito trabalhos de escolas públicas privadas, recebendo ao todo 10 prêmios.