quinta-feira, 27 de julho de 2017

Estreia Dunkirk"



Pela primeira vez baseando um filme seu em fatos reais, o cineasta inglês Christopher Nolan volta ao básico. Ou seja, escolhe como cenários a terra, o mar e o ar, troca o digital pelo filme, no caso, o 65 mm (e o IMAX), esnoba o 3D e recorre ao mínimo de efeitos digitais para compor o espetáculo realista de “Dunkirk”, que reconstitui um dramático episódio da Segunda Guerra Mundial.

Entre maio e junho de 1940, tropas nazistas encurralaram cerca de 400.000 soldados Aliados, muitos deles britânicos, na praia de Dunquerque, norte da França. A chance de resgate pelo mar era sistematicamente dizimada pelos ataques precisos dos submarinos e aviões alemães. Tudo parecia perdido e a Inglaterra estava a um passo de tornar-se o próximo alvo a cair nas mãos de Hitler.

Recorrendo, mais uma vez, à parceria com o diretor de fotografia suíço Hoyten van Hoytema, Nolan cria para o espectador a sensação de estar dentro dos acontecimentos. E o faz recorrendo a um roteiro, também de sua autoria, em que os diálogos são mínimos e a potência visual e auditiva é elevada ao máximo.

Nenhum comentário: