A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta na próxima quarta-feira (04), às 20h, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, mais uma edição do projeto Quarta Erudita com o concerto da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues. O evento tem entrada franca, classificação livre e duração aproximada de 60 minutos.
Criada em 1982, a Fundação Barbosa Rodrigues, instituição sem fins lucrativos com sede em Campo Grande, nasceu com o compromisso de gerar oportunidades, ensinar o valor da vida, da cultura e da história. Nestes 31 anos desenvolveu inúmeros projetos que despertaram o poder da transformação em milhares de crianças, jovens e adultos. A música é uma vocação inicial da instituição. Seus fundadores, José Barbosa Rodrigues e Henedina Hugo Rodrigues, acreditavam no seu poder transformador.
A Orquestra Jovem é uma continuidade deste sonho. Criada em abril de 2005 para atender alunos do ensino fundamental da rede pública, mostrou nesses oito anos de trajetória que a inclusão social através da música não só é possível como também é das mais eficientes. A Orquestra saiu de um projeto educacional e, atualmente, faz um trabalho artístico consolidado. Os músicos relacionam no currículo várias apresentações locais, em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, outros estados e países.
Em setembro de 2011 deu início a uma nova etapa em sua existência levando ao grande público a riqueza do repertório da música instrumental. Mais uma vez a Orquestra Jovem saiu na frente, gravando o primeiro registro em DVD em Mato Grosso do Sul de trabalho de música instrumental e orquestral, fruto de patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado.
Em 2012, a Fundação Barbosa Rodrigues, com patrocínio do FIC, criou o projeto “Itinerância do DVD da Orquestra Jovem” que propõe divulgar o álbum gravado realizando concertos em principais eventos dos municípios de Mato Grosso do Sul.
O DVD da Orquestra Jovem é o resultado de crianças e jovens que utilizam a arte e a cultura em suas mais variadas linguagens e expressões nos processos de formação para a cidadania e para a vida. A iniciativa de gravá-lo foi um dos desdobramentos do projeto.
“Cada vez que uma criança entra na Fundação, é impossível resistir à comparação. Pouco a pouco, a vemos descobrir os seus potenciais, adquirir mais e mais confiança, enxergar novos horizontes. São como lagartas que tecem seu casulo e saem de lá transformadas em borboletas. Esse é nosso maior orgulho, o que nos impulsiona a continuar trabalhando a cada nova manhã. O que nos faz sonhar em ter cada vez mais casulos a abrir, mais borboletas a libertar”, afirma Maria Verônica Sáfadi Nogueira, presidente da instituição..
|
Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Orquestra J.Barbosa é atração da Quarta Erudita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário