No próximo dia 14 de março, o governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança às 19h, no memorial da Cultura e da Cidadania, o livro “Humberto Neder – o pioneiro das telecomunicações”, de autoria do professor Cláudio Vilas Boas Soares.
A vida de Humberto Neder é um dos retratos históricos do desenvolvimento sul-mato-grossense. Ele nasceu em 1920, estudou direito no Rio de Janeiro e foi voluntário da segunda Guerra Mundial.
Formou em Campo Grande um escritório de advocacia que participou ativamente da regularização das terras da região de Dourados, durante a reforma agrária na época de Getúlio Vargas.
Fundou a primeira Companhia Telefônica de Campo Grande, ligando a cidade ao resto do mundo. Foi preso durante a Revolução de 1964, na ditadura militar. Sua trajetória confunde-se com a história do Brasil desde a 2ª Guerra Mundial.
“Norteado pela legalidade e pela competência em suas atividades políticas e empresariais, sempre voltadas para o desenvolvimento social e o avanço tecnológico, Humberto Neder foi o principal mentor e executor da implantação de uma pioneira e moderna central telefônica em Campo Grande e outras cidades do interior do estado de Mato Grosso antes da divisão em dois Estados.
Testemunha da história de nossa época e detentor de uma vasta cultura, é um homem de visão ímpar. Ele nos deixa um exemplo de patriotismo consciente no seu amor pelo Brasil e de dignidade”, afirma Cláudio Vilas Boas.
Natural de Campo Grande, o autor é arquiteto e professor licenciado em matemática, pós-graduado em métodos e técnicas de ensino. O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559.
Nenhum comentário:
Postar um comentário