O 5ª Festival América do Sul (FAS), que acontece entre 30 de abril e 4 de maio em Corumbá, divulga hoje programação que abrange atrações nacionais e internacionais de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato e artes visuais. Esta edição terá seu lançamento oficial hoje (7), às 19 horas, no saguão do Aeroporto Internacional de Corumbá.
"Buscamos nomes fortes e atuais na música, no teatro, na literatura, na dança, entre outros, para atender às expectativas de uma programação diversificada e de qualidade para o Festival, que se consolida como um evento de integração e união já esperado no calendário cultural dos povos sul-americanos", comentou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Corumbá, a 426 km de Campo Grande, também conhecida como capital do Pantanal, será palco de shows de Fagner, O Rappa, Djavan, Zélia Duncan, Neguinho da Beija-Flor, Martin'ália e Teatro Mágico, entre outras atrações nacionais. Também tocam nomes da música de Mato Grosso do Sul, representada em suas vertentes da música de raiz, do eletrônico, instrumental, rock e pop, com Guilherme Rondon, Deletrônica, Instrumental 3x5, Dimitri Pellz, Jennifer Magnética, Grupo Exilados e Black Zone e Lívio Barreto. Dos países vizinhos, apresentam-se nomes como Jorge Shellemberg (Uruguay), Cia Tango e Paixão (Argentina), Hijos Del Sol (Peru), Luisa Calcumil (Argetina), e Grupo Bohemia Urbana (Paraguay).
Entre as atrações de teatro, dança e circo, despontam apresentações da Intrépida Trupe, Cia Pequod, Ginga Cia de Dança, do Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Grupo de Música Folclórica Arraigo (Bolívia), Coletivo Corpomancia, Mágico Tabajara, de Nill Amaral, da Cia da Lona, Academia de Danza Prof. Elisabeth Vinader (Paraguay), Trupe Hematitas & Jaspilitos, do Grupo de Ballet Folclórico Estilisado Tentayape (Bolívia), entre outros.
No Quebra-Torto com Letras, o café da manhã pantaneiro abre o apetite para discussões sobre literatura com autores nacionais e internacionais convidados, contando com Lourenço Mutarelli, Joca Terron, Sérgio Sant'anna, Sacha Aníbal (Paraguay), Cristo Rafael Figuereo (Colômbia), Pavel Eguez (Equador), Luciano Saracino (Argentina), Glória Munhos (Paraguay), entre outros.
Já as exposições de artes plásticas buscarão um diálogo entre as obras de Edson Castro (BRA), Rafael Alonso (BRA), Félix Torres (ARG), Alejandra Dorado (BOL), Miguel Angel Gaete (CHI), Marcos Benites (PAR) e Analia Sandleris (URU).
No audiovisual, haverá exibição de filmes, festivais, debates sobre cinema e lançamentos. A programação do 5º FAS inclui também atividades como oficinas de dança, artes visuais, teatro e arte-educação, sessões de visitação turística e feira de artesanato.
amaral filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário