sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Pablo Marçal liga para Gusttavo Lima e dá boas-vindas ao cantor, que quer disputar Presidência

 



O influenciador Pablo Marçal (PRTB) disse ter ligado para o cantor sertanejo Gusttavo Lima após o cantor declarar que pretende se candidatar a presidente da República em 2026, cargo ao qual o próprio Marçal também já demonstrou desejo de disputar. Segundo o ex-coach, Lima representa uma “nova safra de políticos” e está com o “coração disposto a servir nosso povo”.


“Viveremos o pior momento econômico da nossa história nesses próximos dias e depois disso virá uma nova safra política. Bem-vindo, Gusttavo!”, disse Marçal, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa.


O cantor, que chegou a ser preso preventivamente no ano passado em meio a uma investigação sobre lavagem de dinheiro antes do Ministério Público dizer que não encontrou provas de ilegalidade, afirmou que o Brasil precisa de alternativas e que está cansado de ver a população sofrer. Ele é um notório apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


“Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, disse Gusttavo Lima em entrevista ao portal Metrópoles. Ele não está filiado a um partido político neste momento.


Após ser derrotado na eleição para prefeito de São Paulo, Marçal indicou que pretende se candidatar a presidente ou a governador, sem detalhar de qual Estado, na próxima eleição. “2026 é logo ali”, disse ele logo após a derrota no passado. Ele, no entanto, pode ser declarado inelegível pela Justiça Eleitoral por ter divulgado falso laudo médico sobre Guilherme Boulos (PSOL).


Na entrevista ao portal, Lima se promove como empreendedor, que deixou a pobreza e alcançou a prosperidade, fala em desburocratizar o Estado e defende o agronegócio, discursos normalmente associados à direita. “Conheço muita gente e, embora eu nunca tenha ocupado nenhum posto político, eu sou um empreendedor”, afirma.


“Montei muitas empresas e sei como fazer para a roda girar. A gente tem que desburocratizar para o País funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios. Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026″, disse o cantor.


Nos últimos anos, Gusttavo Lima também enfrentou investigações sobre contratos milionários com prefeituras. Shows programados em cidades como Conceição do Mato Dentro (MG) e Magé (RJ) foram alvo de apurações por suspeitas de desvio de finalidade de recursos públicos. No caso de Conceição do Mato Dentro, um show avaliado em R$ 1,2 milhão foi cancelado após suspeitas de que o pagamento utilizaria recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, restritos a saúde, educação e infraestrutura.



Por Pedro Augusto Figueiredo

Ásia: cultivo de arroz e dendê avança com chuvas controlada

 

                                           Foto: Pixabay



O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou, na última terça-feira (31), o boletim semanal Weekly Weather and Crop Bulletin, destacando a volta de chuvas em níveis mais próximos da média sazonal em diversas regiões da Ásia, após um período de precipitações intensas.



Na Malásia e na Indonésia, as chuvas variaram entre 25 e 100 mm, contribuindo para a manutenção da umidade do solo, essencial para o cultivo de dendê (óleo de palma), sem prejudicar o avanço normal das colheitas. Em Java, na Indonésia, os volumes de chuva foram superiores a 100 mm em grande parte das localidades, favorecendo o cultivo de arroz.



Já nas Filipinas, as precipitações seguiram intensas nas áreas orientais, com acumulados superiores a 200 mm, resultando em enchentes em campos agrícolas e níveis excessivamente altos de água em arrozais. Segundo o boletim, muitas dessas regiões estão enfrentando o quarto dezembro mais chuvoso dos últimos 30 anos, com impactos significativos para a agricultura local.


Homem em surto tenta agredir PM com serra elétrica, acaba baleado e morre em MS

 


Um homem de 43 anos em surto foi baleado e morto após avançar contra policiais militares nessa quinta-feira (2), em Rio Verde, município a 204 quilômetros da capital Campo Grande.


Conforme o registro policial, a ocorrência começou após o recebimento de um pedido de apoio para atender uma tentativa de suicídio. Ao chegarem no local informado, identificaram um homem trancado dentro de uma casa com os ânimos alterados e com comportamento agressivo.


Ainda segundo a equipe policial, o homem ameaçava a todo momento que iria se matar, mas que levaria uma pessoa junto com ele. Além disso, ele estava armado com facas e uma máquina serra elétrica mármore. Esta, era utilizada pelo homem a todo momento, ameaçando cortar o pescoço de um agente policial.


Nesse sentido, os policiais e uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presente tentaram conter e estabilizar a crise do rapaz. No entanto, ao passar do tempo, ele parou de dialogar e ficou cada vez mais agressivo no interior do quarto. Durante novas tentativas de diálogo, o homem chegou a gritar aos agentes: "Vou me matar e vou levar um comigo, vou matar todo mundo que está aí".



Momento em que o rapaz se aproximou da janela da residência, e com a serra elétrica em mãos, avançou contra os agentes presentes e golpeou um policial militar. Na sequência, após os policiais pedirem para ele largar o equipamento, o homem atendeu o pedido. Contudo, pegou uma ferramenta tipo formão e dessa vez, pulou para fora do quarto, ainda agressivo.


Os policiais imediatamente deram a ordem para que o rapaz ficasse parado e não avançasse, pedido que foi negado pelo homem que se aproximou ainda mais dos agentes. Nesse sentido, os policiais deram três tiros de bala de borracha contra o suspeito, na tentativa de neutralizá-lo. Mesmo assim, o homem não se acalmou e continou partindo contra os policiais de maneira agressiva.


Assim, a equipe policial decidiu utilizar uma arma de fogo para conter a injusta agressão. Baleado, o rapaz ainda foi socorrido pela equipe médica do Samu, que de imediato o levou ao hospital do município. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.


Na casa em que estava trancado, os policiais encontraram um pacote pequeno com substância análoga a cocaína, além de um prato de cozinha com a mesma substância. Ainda conforme o boletim de ocorrência, a vítima tinha histórico de surto e possuía corte no pescoço provocado por outro surto e tentativa de suicídio, ocorridos no dia 22 de dezembro de 2024.


O caso foi registrado como crime de homicídio decorrente de oposição a intervenção policial; e segue em investigação pela Polícia Civil.

PARANAÍBA Mulher morre em colisão frontal entre caminhonete e caminhão

 



Um acidente envolvendo uma caminhonete e um caminhão, no início da tarde desta sexta-feira, dia 03 de janeiro, deixou, ao menos, uma vítima fatal, no km 131 da rodovia BR-158, entre as cidades de Paranaíba e Aparecida do Taboado.


Segundo informações preliminares da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente envolveu um caminhão Volvo e uma caminhonete Toyota Hilux. O condutor da caminhonete sofreu ferimentos leves, enquanto a mulher que conduzia o veículo acabou morrendo.


As imagens mostram a frente da caminhonete completamente destruída, o que sugere uma colisão frontal.



O acidente teria acontecido por volta das 13 horas. A vítima ainda não foi identificada, nem a gravidade dos ferimentos do outro condutor envolvido.

Brasil celebra abertura de mercado no Vietnã para peles salgadas de bovinos

 

                                           Foto; Divulgação_ MAPA


O governo brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio do governo vietnamita de aceitação da proposta de Certificado Sanitário Internacional para a exportação de peles salgadas de bovinos do Brasil para o Vietnã.


O produto é amplamente utilizado pelo Vietnã na indústria de couro, atendendo à demanda crescente por matérias-primas de alta qualidade para a produção de calçados, móveis e acessórios, setores estratégicos para a economia e para as exportações do país asiático.


A abertura reforça ainda mais a relação comercial com o Vietnã, o quinto maior destino das exportações do agronegócio brasileiro no último ano. Entre janeiro e novembro de 2024, aquele país importou mais de US$ 3,51 bilhões em produtos agropecuários do Brasil.



Esta é a primeira abertura de mercado em 2025. Desde o início da atual gestão do presidente Lula, em 2023, foram abertos 303 novos mercados em 62 países.


Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).



Por MAPA

CEO do Santos desconversa sobre reforços e justifica demissões: "Nova mentalidade"

 

                                            (Foto: Leandro Reis/Santos FC)

O CEO do Santos, Pedro Martins, justificou as mudanças realizadas pelo clube no departamento de futebol. Nesta sexta-feira, o Peixe anunciou as demissões do executivo de futebol Alexandre Gallo, do auxiliar-técnico Marcelo Fernandes, o preparador de goleiros Arzul e do preparador físico Carlito Macedo.


O dirigente concedeu entrevista coletiva na Vila Belmiro e agradeceu aos profissionais pelos trabalhos exercidos, mas ressaltou que o clube está sendo inserido em uma "nova mentalidade".


"O objetivo da coletiva é explicar os passos que estamos dando. A ideia não é usar sempre essa ferramenta de comunicação. Como houve algumas mudanças na forma do clube ser gerido, acho importante explicarmos os próximos passos. Comunicamos hoje as saídas de alguns profissionais que foram importantes nesse período de gestão do Marcelo Teixeira. O clube é grato por tudo que fizeram, vários anos de dedicação. O Marcelo Teixeira me convidou para uma reformulação, eu vinha fazendo um diagnóstico. Optamos por fazer algumas trocas e mudanças no organograma. A profissionalização não é mais um caminho, e sim uma necessidade. O primeiro passo foi a busca por um treinador integrado à essa ideia, que é o Pedro Caixinha. Importante ressaltar que precisamos fazer alguns ajustes de rotas dentro do planejamento. Depois da escolha pelo Caixinha, mudamos a forma como vamos fazer a pré-temporada. E mudamos alguns nomes que vinham sendo escolhidos para a janela", declarou Pedro Martins.


Dentro desse novo organograma, o antigo CEO Paulo Bracks permanecerá como um diretor-geral do Santos. Ele, no entanto, ficará responsável por outras áreas do clube, como os setores administrativo, financeiro, jurídico, entre outros.


"Escolhemos trabalhar em um tripé para trabalhar com o Pedro Caixinha, que é busca por uma unidade do Santos. Precisamos ter uma forma de pensar parecido na Vila e no CT Rei Pelé. Segundo, a modernidade. Precisamos colocar o Santos e suas práticas alinhadas ao que tem sido feito de melhor no mundo. E terceiro, a identidade. Buscarmos uma nova identidade, não só na forma de jogar, mas também na maneira de gerir. E isso está atrelado ao perfil dos profissionais que frequentarão o CT e dos atletas que estão sendo escolhidos. Dentro de uma posição de CEO, é importante dizer que essas movimentações estão acontecendo dentro do departamento de futebol. Depois vamos para um segundo estágio, com as área administrativas, financeiras, contábeis... E aí temos o Paulo Bracks, que continua como diretor do clube. É muito importante o clube estabelecer seu foco no departamento de futebol nesse momento. O planejamento está sendo alterado e modificado dentro dessa nova visão que está sendo estabelecida com o Pedro Caixinha. O Marcelo Teixeira é extremamente grato a todos os profissionais que foram desligados nesta sexta-feira, por tudo o que fizeram na Série B e durante suas trajetórias pelo clube", afirmou.


"Tivemos uma conversa e disse para ele [Paulo Bracks] que focaríamos nas principais atividades do departamento de futebol. Ele tinha uma participação mais ampla, estava cuidando mais da gestão da empresa. Ele manteve essa atribuição como um diretor-geral, mas ficamos de ter mais uma conversa para entendermos como as coisas estão caminhando nessas áreas. Ele se colocou à disposição para contribuir", completou.




O CEO também foi questionado sobre a chegada de reforços, mas desconversou. Ele evitou citar nomes de jogadores que negociam com o clube e disse que o Peixe está ativo na montagem do elenco, de acordo com a filosofia de trabalho do técnico Pedro Caixinha.


"Se eu começar a falar de todas as propostas que foram ventiladas, o clube não vai ter sucesso em nenhum movimento. E a coletiva toda será balizada em contratações que o Santos pode ter feito ou não ter feito. Então não vamos falar de negociações em andamento porque não faz sentido. Às vezes surgem nomes que nem foram cogitados ou foram apenas consultados. Acho que esse debate é improdutivo. Então a gente pode debater o que estamos começando a fazer de planejamento", comentou.


"O grande ponto é a torcida entender que estamos tomando decisões para o clube ser competitivo. Desde a chegada do Caixinha, montamos um plano de ação e estamos cumprindo. Acredito que o mais importante, disse isso na minha chegada, é tomar as decisões certas. Se você tomar decisões de forma descabida você acaba onerando o clube. Você precisa estar alinhado com o departamento de futebol como um todo. Precisam estar pensando de uma forma parecida. Estamos conseguindo trabalhar dentro de um norte", finalizou.


Em meio à essas indefinições, o elenco do Santos se reapresenta ainda nesta sexta-feira no CT Rei Pelé. Passado mais de um mês do término da Série B do Campeonato Brasileiro, o Peixe ainda não anunciou nenhum reforço. O 'atraso' tem incomodado a torcida nas redes sociais.


Gazeta Esportiva

Governo Lula se ancora em Dino para cortar emendas sem aval do Congresso

 



BRASÍLIA – O governo do presidente Lula caminha para firmar um entendimento de que agora poderá cortar emendas parlamentares – ou mesmo deixar de pagar – para cumprir o arcabouço fiscal mesmo não tendo recebido aval do Congresso Nacional para isso. A análise é ancorada nas decisões do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o Executivo não conseguir aprovar propostas nesse sentido no Legislativo.


Uma parte do entendimento foi firmada pelo governo ao encerrar o ano de 2024 sem liberar todas as emendas parlamentares programadas para o período. Além disso, o presidente Lula vetou dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 que o próprio governo havia proposto e que previam a execução obrigatória das emendas, a distribuição igualitária dos recursos entre os parlamentares e blindavam as emendas impositivas (obrigatórias) - aquelas previstas na Constituição - de bloqueios no Orçamento.


A análise vai além e pode atingir todas as emendas a partir deste ano. Segundo técnicos do governo e do Congresso, a partir de agora, o Poder Executivo poderá adotar o entendimento ao bloquear os recursos ou deixar de executá-los para cobrir o crescimento de despesas obrigatórias, como salários e aposentadorias, e respeitar o arcabouço fiscal, que impõe um limite para o aumento de despesas públicas de 2,5% ao ano acima da inflação.


Com isso, o valor das emendas, calculadas em R$ 50,5 bilhões para 2025, poderá cair em aproximadamente R$ 5 bilhões, segundo apurou o Estadão.


O Ministério do Planejamento e Orçamento afirmou que o governo vetou um dispositivo da LDO de 2025 que livrava as emendas de bloqueio e que contrariava a decisão do STF. A pasta disse, contudo, que a necessidade de se aprovar ou não uma nova lei para firmar o entendimento de forma definitiva ainda está em estudo no Poder Executivo. O órgão não comentou os outros atos citados pela reportagem.


Procurados, a Casa Civil e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não comentaram.


O que o STF determinou sobre emendas parlamentares

Na série de decisões que assinou, desde agosto do ano passado, o ministro Flávio Dino exigiu que as emendas cumprissem os limites fiscais. Em dezembro, veio uma nova determinação, afirmando que os recursos de interesse dos deputados e senadores não podem crescer mais do que outras despesas do Orçamento, incluindo a manutenção dos ministérios e os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – atualmente, as emendas têm um crescimento maior e consomem esse espaço.


Não só o nome do parlamentar e o destino têm de estar explícitos, mas também é preciso cumprir o limite de gastos do arcabouço. Atualmente, as emendas crescem mais do que outras despesas, levando o governo a incorporar a decisão do Supremo. Os recursos indicados por deputados e senadores no Orçamento cresceram conforme a arrecadação do governo federal nos últimos anos, acima de outros gastos, e têm um aumento garantido de até 2,5% acima da inflação todos os anos, conforme projeto aprovado recentemente, também acima das demais despesas.


Para se ter uma ideia, de 2024 para 2025, excluindo as despesas obrigatórias - nas quais o governo não tem a opção de gastar ou deixar de gastar, como salários, aposentadorias e pisos da saúde e educação -, todas as outras despesas ou estão congeladas e não tiveram nem reajuste pela inflação ou foram reduzidas.


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ao longo do ano passado, durante a discussão do pacote de corte de gastos, que era preciso trazer as emendas para dentro das regras fiscais – entendimento também defendido por Dino nas decisões.


O que o governo tentou e não conseguiu aprovar no Congresso

Conforme o Estadão revelou, o governo Lula queria ter o poder de mexer no Orçamento, inclusive cortando emendas parlamentares, sem pedir a aprovação do Congresso Nacional. Até então, ele só podia fazer isso por conta própria com 30% dos recursos. O que passasse desse limite precisava de aprovação do Legislativo. No caso de emendas, era necessário pedir a autorização do parlamentar que apresentou aquela indicação.


O governo tentou alterar as regras por meio da LDO de 2024, da LDO de 2025, do projeto que limitou o crescimento das emendas nos próximos anos e do pacote de corte de gastos, mas o Congresso rejeitou todas essas investidas.


Os parlamentares só aprovaram a possibilidade de bloqueio (congelamento de despesas para cumprir o arcabouço fiscal) para as emendas não impositivas, aquelas não previstas na Constituição, como as emendas de comissão, herdeiras do orçamento secreto, que já podiam ser cortadas, e ainda com limite de contenção de 15%.


Como o governo firmou o novo entendimento sobre o Orçamento

O governo Lula aplicou o entendimento do STF em duas ocasiões na última semana e uma terceira está a caminho. O Poder Executivo encerrou o ano de 2024 sem liberar (empenhar, no jargão técnico) R$ 2,4 bilhões em emendas de comissão após Dino suspender os repasses. O dinheiro não poderá ser recuperado pelo Congresso e servirá apenas para o governo fechar o balanço das contas públicas do ano passado.


Antes da decisão de Dino, o governo chegou a liberar R$ 1,8 bilhão em emendas de comissão, burlando a determinação do Supremo. Nessa fase de empenho, o dinheiro ainda não cai na conta dos Estados e municípios, mas serve como a emissão de uma fatura para a execução de projetos e obras e pagamento futuro. Diante dos questionamentos e do novo despacho do ministro, os técnicos orientaram os ministérios a não repassar o recurso.


No dia 31 de dezembro, o presidente Lula sancionou a LDO, que define as regras do Orçamento e autoriza o governo a cumprir despesas obrigatórias mesmo sem a aprovação do Orçamento (LOA), que ficou pendente no Congresso. O chefe do Poder Executivo vetou uma série de dispositivos que protegiam as emendas. Entre eles, estão regras que o próprio governo colocou no projeto ao enviar a proposta para o Legislativo.



Lula vetou um dispositivo que dizia que a execução das emendas impositivas é obrigatória e que a liberação dos recursos deve ser feita de forma equitativa, sem olhar para o autor e o partido do parlamentar. Derrubou ainda um item que determina o empenho (reserva) e o pagamento efetivo das despesas – ou seja, toda a execução orçamentária – para cumprir a obrigação.


O entendimento é inédito e contraria práticas adotadas desde 2019, quando o Congresso avançou ainda mais no Orçamento e aprovou o orçamento secreto e as emendas Pix. Com as decisões de Dino, o Executivo federal não se vê mais na obrigação de pagar emendas aprovadas pelo Congresso a qualquer custo.


Segundo o governo, o dispositivo “não é acompanhado de exceção e poderia ser interpretado como limitador à possibilidade de bloqueio e redução dessas despesas para cumprimento dos limites individualizados estabelecidos na Lei Complementar nº 200, de 30 de agosto de 2023 (arcabouço fiscal)”.


Ao vetar, o Planalto citou a decisão de Dino afirmando que “deve-se levar em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 854, segundo a qual quaisquer regras, restrições ou impedimentos aplicáveis às programações discricionárias do Poder Executivo se aplicam às emendas parlamentares, e vice-versa”, nos termos do arcabouço e do projeto que impôs um limite para o crescimento das emendas.


Lula também vetou um trecho que livrava as emendas impositivas de bloqueio, e que o próprio Executivo havia colocado no projeto da LDO. O Planalto argumentou que a regra contrariava a decisão do STF e que as emendas devem “possuir o mesmo tratamento de bloqueio e contingenciamento aplicável a qualquer despesa discricionária do Poder Executivo federal”.


Valor das emendas pode cair em R$ 5 bi com decisão do STF

Para 2025 e nos próximos anos, mesmo sem ter aprovado o bloqueio de emendas, o governo entende que a decisão do STF abre caminho para os cortes nos recursos de maior interesse do Congresso. O bloqueio acontece quando os gastos obrigatórios crescem e o limite de gastos do arcabouço fiscal está sob risco. Assim, o governo é levado a conter as despesas do Orçamento, sacrificando o custeio da máquina e os investimentos.


Técnicos do Congresso calculam que o entendimento abre caminho para uma redução de aproximadamente R$ 5 bilhões em emendas em 2025. O valor programado pelo Congresso para esses recursos é de R$ 50,5 bilhões e pode ser ainda maior a depender da votação do Orçamento, que ainda não foi feita e deve ser retomada em fevereiro, com o retorno dos trabalhos legislativos.


“Todo mundo já estava trabalhando com valores pré-definidos, que já estavam na Constituição e que foram redefinidos em acordo com o Poder Executivo e agora se corre o risco de diminuir”, afirmou o consultor-geral da Câmara, Wagner Primo Figueiredo Júnior, em entrevista à TV oficial da Casa em dezembro. “Se diminuir, o dinheiro vai para outro lugar. O que muda é que havia a garantia de se chegar aos municípios. Ele não tem mais a garantia de chegar aos municípios.”


Para alguns especialistas, o entendimento é frágil, porque as regras que blindam as emendas estão na Constituição. Nos bastidores, parlamentares veem o governo Lula alinhado e se ancorando nas decisões de Dino para recuperar parte do poder que o Poder Executivo perdeu nos últimos anos para o Congresso quando o assunto é orçamento público. O embate deve atrasar ainda mais a votação do Orçamento de 2025.


Estadão

Entenda como funciona o aplicativo Receita Saúde

 

                                            Foto: Joeldson Alves




A partir deste mês, a emissão de recibos de despesas com saúde por profissionais da área com status de pessoa física passa a ser feita exclusivamente de forma digital por meio do aplicativo Receita Saúde. A ferramenta dispensa, portanto, que pacientes e profissionais precisem guardar os recibos em papel.



O aplicativo está disponível desde abril de 2024, mas a utilização ao longo do ano passado era facultativa. De acordo com a Receita Federal, até o início de dezembro, mais de 380 mil recibos de despesas com saúde haviam sido emitidos na plataforma, totalizando mais de R$ 215 milhões em valores de serviços de saúde prestados.


Ainda de acordo com a autarquia, a partir de 2025, os recibos emitidos no Receita Saúde serão carregados automaticamente como despesas dedutíveis na Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF/2025 dos pacientes e também como receita na declaração do profissional.



A expectativa da Receita Federal é que a ferramenta reduza significativamente o número de declarações em malha fina, já que cerca de 25% das declarações nessa situação apresentam alguma inconsistência relacionada a recibos de prestadores de serviços de saúde com status de pessoa física.


Confira, a seguir, as principais perguntas e respostas sobre o aplicativo:


O que é o Receita Saúde?


O Receita Saúde é um serviço digital presente no aplicativo da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil - App Receita Federal, disponível para dispositivos móveis, que permite a emissão de recibos de serviços de saúde por profissional de saúde pessoa física com registro em situação regular perante o respectivo conselho profissional.



Onde encontro o Receita Saúde?


O Receita Saúde é uma funcionalidade do aplicativo da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil - App Receita Federal, disponível para dispositivos móveis IOS e Android e que pode ser baixado nas lojas de aplicativos.


Quem deve emitir o recibo eletrônico?


Apenas médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com registro ativo em seus conselhos profissionais podem usar o Receita Saúde para emitir recibos.


Como ficam os profissionais de saúde com status de pessoa jurídica?

A ferramenta não se aplica a prestadores de saúde com status de pessoa jurídica, que já prestam essas informações por meio da Declaração de Serviços Médicos de Saúde.


Em que momento deve ser emitido o recibo?


O recibo deve ser emitido no momento do pagamento da prestação do serviço. Caso haja mais de um pagamento relativo a uma mesma prestação de serviços, deverá ser emitido um recibo para cada pagamento realizado.


Posso emitir o recibo com data retroativa?


Sim, a emissão extemporânea é permitida, desde que não tenha sido iniciado nenhum procedimento de ofício pela Receita Federal. Quando realizar emissão extemporânea do Receita Saúde, o profissional de saúde deverá providenciar, conforme o caso, os respectivos ajustes no cálculo do Recolhimento Mensal Obrigatório - Carnê-Leão, referente ao Imposto sobre a Renda da Pessoa Física - IRPF.


Existe prazo limite para a emissão retroativa?


Os recibos referentes ao ano-calendário 2024 podem ser emitidos até o último dia do prazo para a entrega da Declaração do IRPF em 2025.


Existe penalidade no caso de descumprimento da emissão do Receita Saúde?


Sim. A penalidade, para casos em que o profissional de saúde não emitir o Receita Saúde ou emiti-lo com erros, está prevista no artigo 4º da Instrução Normativa nº 2.240 de 11 de dezembro de 2024.


Quem pode acessar o serviço digital para emissão do recibo eletrônico?



Existem três perfis de usuários:


- profissional de saúde: apenas médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com registro ativo em seus conselhos profissionais podem usar o serviço para emitir os recibos;


- representante do profissional: pessoa para quem o profissional de saúde concede procuração eletrônica para emissão dos recibos;


- paciente: todos os cidadãos que possuem CPF ativo podem acessar o Receita Saúde com o perfil Paciente. Se existirem recibos em que o CPF consta como beneficiário do serviço ou como pagador, esses recibos serão exibidos.


É necessário cadastrar uma conta com senha específica para acessar o serviço?


Todos os usuários devem realizar o acesso utilizando sua conta Gov.br, serviço online de identificação e autenticação digital do cidadão para acesso aos serviços públicos digitais. Para realizar o acesso ao Receita Saúde, os usuários devem ter conta Gov.br de nível prata ou ouro.


O profissional de saúde pode indicar outra pessoa para emitir os seus recibos?



Sim. O profissional de saúde pode indicar representantes para emitirem o Receita Saúde em seu nome. Para isso, o profissional deve emitir uma procuração eletrônica no Portal eCAC da Receita Federal. Um mesmo profissional pode definir mais de um representante e um mesmo representante pode ser indicado por mais de um profissional.


Existe algum outro pré-requisito cadastral para emitir o recibo eletrônico?


Sim. Além da conta Gov.br prata ou ouro e do registro profissional ativo, o profissional de saúde também precisa estar cadastrado no Carnê Leão Web para emitir o Receita Saúde. O cadastro, segundo a Receita Federal, é necessário porque os recibos emitidos são armazenados no Carnê Leão Web, para que o profissional não precise digitar os dados dos pagamentos para apuração do IRPF recolhido mensalmente.


O profissional pode emitir o recibo eletrônico para cada registro ativo que possuir?


Sim. Caso o profissional tenha mais de um registro ativo, ele poderá selecionar o registro que ele está utilizando para cada prestação de serviço, para emitir os recibos. Isso porque um profissional pode ter mais de um registro no mesmo conselho (registros em estados diferentes) ou pode ter registros em mais de um conselho (quando tiver mais de uma profissão).


Um mesmo usuário pode ter perfis diferentes de acesso?


Sim. O Receita Saúde permite que um usuário tenha mais de um perfil de acesso. Ou seja, um mesmo CPF pode acessar o aplicativo como paciente, profissional de saúde ou representante do profissional.


O recibo emitido pode ser cancelado?


O recibo poderá ser cancelado pelo prestador do serviço ou por seu representante no prazo de 10 dias, contado da data de emissão, caso tenha sido emitido com erro.


Emito nota fiscal de serviços. Preciso emitir também o Receita Saúde?

Sim. O Receita Saúde é o documento hábil para a comprovação do pagamento dos serviços, que é o fato que gera, para o profissional de saúde, a obrigação de pagar o IRPF e, para o paciente, o direito de deduzir o valor pago na sua declaração do IRPF.


O paciente pode ver o recibo emitido?


Sim. O paciente pode ver o recibo emitido logo após a sua emissão, consultando no perfil Paciente.


O paciente precisa imprimir o recibo e guardar?


Não. Quando o profissional de saúde emite o recibo, ele já fica armazenado na base de dados da Receita Federal e estará disponível na Declaração Pré-Preenchida do paciente.

Fora do São Paulo, Jamal Lewis se despede com apenas uma assistência

 

                                            (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)


O norte-irlandês Jamal Lewis não fará parte do elenco do São Paulo em 2025. O próprio jogador, por meio de suas redes sociais, comunicou o término de sua precoce passagem pelo Tricolor paulista. Com números tímidos, o lateral esquerdo participou de apenas um tento com a equipe.


A participação, no caso, foi uma assistência, que ocorreu justamente na sua última partida pelo São Paulo. No jogo diante do Athletico-PR, no dia 9 de novembro, Jamal Lewis assistiu André Silva, que no apagar das luzes, cravou o gol da vitória do Tricolor por 2 a 1, no Morumbis. O lateral havia entrado minutos antes, aos 44 minutos do segundo tempo.


O jogador ter participado de apenas um gol com o São Paulo nesta curta passagem muito se deve à pouca minutagem. Ao todo, desde que chegou ao São Paulo, sem setembro de 2024, Jamal Lewis participou de seis partidas, sendo apenas três como titular - todas pelo Campeonato Brasileiro.


Segundo o Sofascore, a média de Jamal Lewis em campo nestes seis jogos pelo São Paulo foi de 39 minutos. No período, o lateral esquerdo criou uma grande chance e não recebeu cartões.


Vinculado ao Newcastle, Jamal voltou à Inglaterra em dezembro para tratar lesão causada por um trauma no tornozelo esquerdo. Como o contrato de empréstimo com o São Paulo venceria em junho de 2025, ele não teria tempo hábil para passar por cirurgia e se recuperar a tempo de ainda defender o time brasileiro.


O norte-irlandês foi contratado na última janela de transferências como uma aposta da diretoria para suprir a carência do elenco são-paulino na lateral esquerda. A posição segue escassa, uma vez que Welington, antes titular, foi negociado com o Southampton.



Gazeta Esportiva

Saque-aniversário do FGTS já está disponível para nascidos em janeiro

 



Conforme o calendário instituído para o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 2025, trabalhadores nascidos em janeiro podem, a partir desta quinta-feira (2),  retirar os recursos aos quais têm direito. Para tanto, é preciso optar pela modalidade previamente.


Voltado para constituir e preservar uma reserva financeira para o trabalhador, o FGTS é administrado desde 1990 pela Caixa Econômica Federal. É um direito garantido sempre para todos os que firmam um contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Todo mês, os empregadores precisam depositar em uma conta específica para cada funcionário o valor correspondente a 8% do salário. Esses recursos só podem ser movimentados em situações específicas, como no caso de demissão sem justa causa ou por mútuo acordo, aquisição de casa própria, calamidade pública ou aposentadoria, entre outros.


O saque-aniversário foi instituído em 2020 conforme estabeleceu a Lei Federal 13.932/2019. A modalidade permite que o trabalhador retire parte do saldo de sua conta no fundo anualmente, no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e deve ser realizada por meio do aplicativo ou do site do FGTS, onde também é possível cadastrar uma conta bancária para recebimentos dos valores.



O valor disponível para o saque-aniversário é calculado com base em uma alíquota que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do trabalhador no FGTS, incluindo empregos ativos e inativos. Além disso, inclui-se uma parcela adicional que pode chegar até R$ 2,9 e depende do saldo disponível.


Conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal, o saque-aniversário fica disponível sempre a partir do 1º dia útil do mês em que o trabalhador completa mais um ano de vida. O prazo para sacar os valores é de dois meses. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador automaticamente deixa de ter direito à modalidade de saque-rescisão, na qual é possível sacar integralmente o saldo da conta de FGTS em caso de demissão sem justa causa.


Possível extinção

No ano passado, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu a extinção da modalidade de saque-aniversário. Ele sinalizou em diferentes ocasiões que o governo federal enviaria ao Congresso Nacional um projeto de lei com esse objetivo, o que ainda não aconteceu.


De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, ao longo de 2024, mais de 9 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa haviam aderido ao saque-aniversário. Dessa forma, perderam o direito ao saque-rescisão e não puderam sacar integralmente o valor do FGTS quando foram desligados do emprego. Marinho tem considerado que a modalidade de saque-aniversário desvirtua a função do fundo como um instrumento de proteção em casos de demissão.


Em outubro, o ministro chegou a mencionar que pretende propor mecanismos alternativos à modalidade. "Queremos debater com o Congresso para aprovar uma proposta que garanta crédito acessível ao trabalhador, preservando a função do fundo como proteção em caso de desemprego", disse.


Agência Brasil

IFMS abre 920 vagas para graduação em dez municípios

 



O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 2, o edital que abre 920 vagas em cursos gratuitos e presenciais de graduação, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, dependendo do curso. A seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).



As vagas para cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas são ofertadas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 


Os candidatos classificados e convocados deverão apresentar, no ato da matrícula, o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente. No caso dos cursos com início das aulas no segundo semestre, o estudante deverá concluir o ensino médio até 1º de agosto.



O Edital n.º 001/2025, com as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.


Ação Afirmativa (Cotas) - Metade das vagas é destinada a quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias de educação do campo conveniadas com o poder público. 


Também há vagas reservadas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Pretos e pardos inscritos deverão passar por uma banca de heteroidentificação para a verificação da veracidade da autodeclaração.


A opção por concorrer como beneficiário de ações afirmativas (cotista) deverá ser feita no ato da inscrição.


Inscrições - Os interessados nas vagas de graduação do IFMS deverão se inscrever na página do Sisu , entre os dias 17 e 21 de janeiro.


Só poderão se inscrever no processo seletivo aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.


Cronograma - Conforme o cronograma do Sisu, o resultado e a convocação para matrículas em primeira chamada serão divulgados no dia 26 de janeiro, com matrículas entre 27 e 31 do mesmo mês.


O cronograma prevê ainda as etapas do processo de heteroidentificação, além da divulgação da 2ª chamada e do prazo para inscrição em lista de espera.


Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para o e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br. 

Festas de fim de ano terminam com 12 mortos nas rodovias de MS

 



Mato Grosso do Sul teve 12 mortes nas rodovias durante as festividades de Natal 2024 e ano novo. Só nas rodovias estaduais, foram seis mortes registradas, e nas estradas federais, outros seis óbitos.


Os balanços foram divulgados pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (2).


Nas rodovias federais, específicamente, foram 4 mortes registradas no período de Natal e mais dois óbitos durante a Operação Ano Novo. Durante a operação - deflagrada entre o dia 27 de dezembro e 1º de janeiro - ao todo, foram registrados 20 acidentes.


Destes, 8 foram considerados graves, com 26 feridos e 2 óbitos. O número de mortos neste recorte apresentou queda de 50% se comparado com a Operação Ano Novo 2023/2024, que apresentou 8 registros de óbitos.



Conforme a PRF, em Mato Grosso do Sul, 5.790 veículos passaram por fiscalização nas unidades da coorporação e 1.526 infrações foram flagradas. Foram realizados 5.049 testes do bafômetro e 70 veículos foram recolhidos.


Rodovias Estaduais

O cenário de queda nas mortes também foi observado nas rodovias estaduais. Segundo o balanço da Operação Boas Festas da PMRv, entre 9 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro, foram registrados 31 acidentes.


O número é 41,5% menor se comparado com o ano anterior, quando foram registrados 54. O número de mortos também caiu, com 6 registros na atual operação contra 8 em 2023/2024, uma queda de 25%.


Ainda segundo a Polícia Militar Rodoviária, a Operação Boas Festas continua nas rodovias estaduais até o próximo domingo, dia 5 de janeiro. A instituição também reforça a importância de conferir as condições mecânicas e o estado dos equipamentos de segurança do carro, em caso de viagem. Realizar manutenções nos pneus, freios, faróis, entre outras peças é fundamental.


Além disso, planejar a viagem com antecedência, e conduzir o veículo com máxima atenção e prudência é crucial para evitar ocorrência de acidentes.


Casal morre em acidente envolvendo quatro veículos pouco antes da virada do ano

Gledson Peixoto e Andrea Brisolin morreram na noite da última terça-feira, dia 31 de dezembro de 2024, em um acidente envolvendo quatro veículos na MS-382, a cerca de 10 quilômetros de Guia Lopes da Laguna.


Conforme apurado pela mídia local, o casal voltava de Bonito após deixar o filho, de 21 anos, na Capital do Ecoturismo, local onde ele celebraria a virada do ano.


Eles estavam em um Chevrolet Ônix quando uma Toyota Hilux, com placa de Rio Brilhante, colidiu frontalmente com o veículo. Informações preliminares apontam que a caminhonete havia invadido a pista contrária, no entanto, a polícia ainda irá concluir a investigação. A condutora foi socorrida com ferimentos, e não há atualização a respeito de seu estado de saúde.



Lucas Caxito

Com O Portal Correio do Estado

Clima preocupa soja no Sul

 

                                           Foto: Nadia Borges



No Paraná, por outro lado, as chuvas colaboram

O que influencia o mercado da soja do estado do Rio Grande do Sul, nesse momento, é a falta de chuva, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “R$ 141,00 para entrega em janeiro, e pagamento 30/01, no Porto. No interior os preços seguiram o balizamento de cada praça. R$ 134,00 Cruz Alta – Pagamento em 30/01. R$ 134,00 Passo Fundo – Pagamento em 30/01. R$ 134,00 Ijuí – Pagamento em 30/01. R$ 133,00 Santa Rosa / São Luiz – Pagamento em 30/01. Preços de pedra, em Panambi, manteve em para R$ 125,00 a saca, para o produtor”, comenta.



O plantio da primeira safra em Santa Catarina está próximo de ser concluído, com 95% da área planejada já semeada, segundo dados da Conab. Esse número supera os 94% registrados na semana passada e os 92% do mesmo período do ano anterior. A previsão é de que o plantio da safrinha seja realizado até o final de janeiro. Em relação aos preços, o valor no porto foi cotado a R$ 135,00, enquanto em Chapecó o preço ficou em R$ 131,50. 


No Paraná, por outro lado, as chuvas colaboram. “No porto, para entregas no Porto de Paranaguá, os compradores indicavam R$ 140 CIF para janeiro e fevereiro, enquanto os vendedores pediam R$ 145, sem evolução nas negociações. No spot da soja em Ponta Grossa, os preços oscilaram entre R$ 138 e R$ 140 por saca CIF, mas a liquidez

foi baixa, com compradores afastados e vendedores sem grãos. Em Maringá, no disponível, as indicações chegaram a R$ 135 por saca FOB, para retirada imediata e pagamento em janeiro, mas sem negócios reportados”, completa.



Comercialização parada com as festas de final de ano no Mato Grosso do Sul. “Em Dourados, o spot da soja ficou sem indicações de preços, com negociações paradas. Na

semana anterior, a safra atual era ofertada a R$ 135 por saca FOB para retirada imediata e pagamento em janeiro, sem acordos”, indica.


Mato Grosso finalizou o plantio da soja, superando o ritmo do ano anterior, segundo a Conab. Em Rondonópolis, propostas de compra foram de R$ 128 por saca FOB para embarque imediato, mas o mercado segue parado devido a estoques zerados e programações concluídas. Preços: Campo Verde, R$ 132,00; Primavera do Leste, R$ 132,50; Sorriso, R$ 126,00; Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, R$ 126,50.


Leilão do Detran/MS recebe lances até a próxima segunda-feira

 

                                            Foto: Divulgação




No dia 18 de dezembro, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) abriu o último leilão do ano de 2024 que encerra os lances na próxima segunda-feira, dia 06 de janeiro de 2025. O certame conta com veículos de circulação, sucata aproveitável e sucata inservível.



A visitação aos lotes ficou agendada até esta sexta-feira, dia 03 de janeiro, no Pátio da Autotran que fica na rua Coronel Ponciano de Mattos Pereira nº 51 no Jardim Colibri na cidade de Dourados, das 08 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.


O leiloeiro responsável neste certame é Igor Alexandre de Souza Silva e são veículos apreendidos em 14 cidades do interior de Mato Grosso do Sul e não foram retirados em tempo hábil pelos proprietários que foram notificados conforme prevê a legislação. os lances podem ser ofertados no site: www.desouzaleiloes.com.br.



Nos de circulação podem participar pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza e são ofertados 95 lotes de veículos, sendo 84 motocicletas e 11 automóveis. Com lance inicial de R$ 5.263,00 tem um Honda FIT LX 2004/2004 vermelho e uma Honda CG FAN 2020/2020 na cor prata com lance inicial de R$ 3.304,00.


Em sucata aproveitável podem participar apenas pessoas jurídicas devidamente credenciadas em qualquer Detran do país e oferta 36 lotes de veículos sendo 70 motocicletas e 21 automóveis.


Na sucata inservível a participação é apenas para pessoas jurídicas que operam no ramo de siderurgia, de fundição ou de reciclagem, devidamente credenciadas no Detran-MS e oferece lote único, sendo 155 motocicletas e 8 automóveis que juntos, pesam aproximadamente 20.340 kg de material ferroso.

Caminhonete invade pista e mata sul-mato-grossenses em Minas Gerais

 

                                              Foto: Reprodução PRF


A professora campo-grandense Kelly Fernandes Romeiro e o marido, Lutierri Silva de Lima, morreram em um acidente ocorrido durante manhã da última quarta-feira, dia 1º de janeiro, na rodovia BR-251, próximo à cidade de Salinas, no norte de Minas Gerais. Conforme o boletim de ocorrência, o casal viajava de motocicleta quando a caminhonete que trafegava na pista contrária invadiu a faixa deles e os atingiu no quilômetro 319 da rodovia.


Segundo o site Campo Grande News, com a força do impacto, Lutierri morreu no local, enquanto Kelly foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com ferimentos graves. No entanto, a professora não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a Perícia Técnica de Salinas estiveram no local para apurar as causas do acidente. O motorista da caminhonete não se feriu, e seu estado de saúde não foi informado à imprensa.



O casal, que atualmente residia em Chapadão do Céu, em Goiás, era conhecido em Chapadão do Sul, município localizado na região Norte de Mato Grosso do Sul, onde Kelly atuava como professora e Lutierri administrava uma empresa. Eles deixam uma filha.

Inscrições em dois editais culturais de MS encerram-se na próxima segunda-feira

 

                                            Foto: Arquivo



O tempo está se esgotando para os trabalhadores da cultura de Mato Grosso do Sul que desejam participar dos dois editais lançados pela Fundação de Cultura e pelo Governo do Estado, em parceria com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).


As inscrições terminam nesta segunda, 6 de janeiro, e representam uma oportunidade única para agentes culturais, artistas e mestres da cultura do Estado. Os editais somam um total de R$ 750.000,00 em premiações para reconhecer e valorizar a trajetória de artistas e iniciativas culturais indígenas, quilombolas e tradicionais.


O edital para artistas e coletivos indígenas e quilombolas premiará 75 artistas, agentes culturais, grupos, coletivos e organizações que se destacam na preservação e divulgação da cultura indígena e quilombola. O montante de R$ 450.000,00 será distribuído entre prêmios individuais (R$ 300.000,00) e iniciativas coletivas (R$ 150.000,00). Para se inscrever, é necessário comprovar ao menos três anos de atuação na área cultural em Mato Grosso do Sul.


Com foco na valorização das memórias vivas, o edital mestres e mestras da cultura destina R$ 300.000,00 para premiar 20 Mestres e Mestras com mais de 20 anos de atuação cultural no estado. Metade das premiações será destinada a representantes de municípios fora da capital, fortalecendo a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul.


Os valores são isentos de imposto de renda, e os critérios incluem o reconhecimento da comunidade e a residência no Estado há pelo menos duas décadas.


O diretor presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, destaca a importância desta iniciativa.


"Estes editais não são apenas uma oportunidade de reconhecimento, mas também um investimento na preservação de nossas raízes culturais. É um momento único para os trabalhadores da cultura, indígenas, quilombolas e mestres, demonstrarem a força de suas trajetórias e receberem o apoio que merecem para continuar fortalecendo a cultura sul-mato-grossense".


As inscrições podem ser realizadas no site editaisms.prosas.com.br . Não deixe para a última hora: revise seus documentos e aproveite esta chance de ser valorizado pela sua contribuição cultural. O prazo final é 06 de janeiro de 2025.


STF derruba autorização de patrocinadora do Corinthians para atuar nacionalmente

 

                                            (Foto: José Manoel Idalgo/Corinthians)


André Mendonça, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), derrubou, via liminar, a atuação de empresas de bets licenciadas pela Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) em território nacional. Esse é o caso da Esportes da Sorte, patrocinadora máster do Corinthians e parceira de outros clubes, como Bahia, Ceará e Grêmio.


A Esportes da Sorte e outras empresas que tinham apenas o aval da Loterj foram liberadas a atuar no país, após determinação judicial, no dia 16 de outubro de 2024, com validade até 31 de dezembro.


O Ministério da Fazenda divulgou no último dia de 2024 uma lista com as empresas autorizadas a atuar em solo nacional, sem a presença da Esportes da Sorte. Ao todo, 66 estabelecimentos foram liberados para operar no país, enquanto 52 tiveram aprovação provisória com prazo de 30 dias.


A Loterj e o governo do Rio de Janeiro precisam cumprir a decisão em até cinco dias contados a partir desta quinta-feira.




Em contato com a reportagem, a Esportes da Sorte alegou que "atende todos os requisitos do jogo responsável, além de apresentar as certidões de idoneidade exigidas". A empresa também reforçou que está apta a operar de acordo com o Termo de Autorização e Credenciamento da Loterj.


A decisão de André Mendonça será julgada pelo plenário do STF, mas ainda não há data definida, por conta do periodo de recesso de final de ano.


A Esportes da Sorte pleiteou a licença para atuar em território nacional junto ao Ministério da Fazenda, após entender que cumpriu com todo o rito legal, e aguarda o deferimento, que pode ocorrer em até 150 dias.


A reportagem da Gazeta Esportiva pediu um posicionamento ao Corinthians, que disse já ter entrado em contato com a Esportes da Sorte. O clube está no aguardo de um posicionamento da empresa de bets.


O Corinthians fechou uma parceria de R$ 309 milhões fixos, além de bônus e metas, com a Esportes da Sorte em julho de 2024, firmando um acordo de três temporadas. Mais do que pagar um valor mensal pelo espaço principal no uniforme da equipe, a empresa ajuda a custear o salário do atacante Memphis Depay.

Veja a nota completa da Esportes da Sorte:


O Grupo Esportes da Sorte informa que está apto a operar de acordo com o Termo de Autorização e Credenciamento nº 003/2023 da LOTERJ. A autarquia verificou que a empresa cumpre as exigências legais, incluindo Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal e Trabalhista, Qualificação Econômico-Financeira, Qualificação Técnica e atende todos os requisitos do jogo responsável, além de apresentar as certidões de idoneidade exigidas.


Qualquer informação contrária a essa decisão ainda não chegou ao conhecimento da empresa que aguarda a manifestação pública dos órgãos competentes.


Em paralelo, a empresa pleiteou a licença 030/2024 da SPA/MF, após o cumprimento de todo rito legal e normativo estabelecido pela legislação e suas respectivas portarias, e aguarda o seu deferimento, certa de que todas as etapas regulatórias foram rigorosamente cumpridas.


Diante desses fatos, o Grupo Esportes da Sorte reafirma o seu compromisso com a regulamentação do setor e com o jogo responsável visando proteger os interesses da sociedade civil, gerando empregos, renda e a favor do desenvolvimento econômico, social e cultural do país



Gazeta Esportiva

Ex-Santos, Serginho é anunciado como reforço da Ponte Preta para 2025

 

                                            (Foto: Divulgação/Ponte Preta)



O meio-campista Serginho, que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Santos, já tem novo clube. O atleta foi oficializado nesta quinta-feira como reforço da Ponte Preta.


O anúncio foi feito através das redes sociais da Macaca, que não informou tempo de contrato. O time de Campinas se prepara para jogar a Série C do Brasileirão em 2025.


Serginho, de 34 anos, foi emprestado ao Peixe pelo Maringá, por uma temporada. O clube poderia adquirir o jogador em definitivo, mas optou por não exercer a opção de compra.


O meia viveu altos e baixos em sua trajetória no Alvinegro Praiano. Ele conviveu com críticas da torcida e amargou a reserva em diversas oportunidades, mas chegou a ganhar o posto de titular na reta final da temporada.


O meia emplacou uma sequência de três embates consecutivos entre os 11 iniciais, contra Ceará, Ituano e Vila Nova. Neste período, marcou um gol e deu uma assistência. Contudo, acabou sofrendo uma lesão muscular no reto femoral da coxa direita e perdeu os últimos jogos da Série B.


Ao todo, são 19 compromissos pelo Santos, sendo nove como titular, com duas bolas na rede e três assistências.

Soja fecha em alta na 1ª sessão de Chicago

 

                                            Foto: United Soybean Board


De acordo com a TF Agroeconômica, o mercado de soja negociado na Bolsa de Chicago (CBOT) encerrou a sessão desta quinta-feira com leves altas nos contratos futuros, impulsionado por ajustes e pelo desempenho positivo do farelo de soja. O contrato de soja para janeiro, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,13%, ou 1,25 cents/bushel, a $999,50. Já o contrato de março subiu 0,15%, ou 1,50 cents/bushel, alcançando $1.012,00.



O farelo de soja, destaque da sessão, apresentou uma valorização de 1,07%, com o contrato para janeiro cotado a $310,90 por tonelada curta. Por outro lado, o óleo de soja registrou leve queda de 0,15%, com o contrato de janeiro fechando a $39,72 por libra-peso. Esse movimento reflete a busca por equilíbrio no mercado, que ajustou posições diante das notícias divergentes entre os derivados.


Segundo as informações da TF, a  alta observada no mercado foi influenciada, em parte, por informações mistas vindas da América do Sul. Enquanto algumas áreas na Argentina e no Brasil ainda enfrentam necessidade de chuvas, consultorias locais revisaram para cima as previsões de safra, indicando melhores perspectivas para a produção. Esse cenário contribuiu para o tom positivo no mercado de soja, que conseguiu manter o equilíbrio apesar das adversidades.



Esse início de ano trouxe um otimismo moderado ao mercado, com investidores atentos tanto às condições climáticas nas regiões produtoras quanto ao desempenho dos derivados da soja. O acompanhamento contínuo desses fatores será crucial para determinar as tendências nas próximas semanas.


Chave para o sucesso da suinocultura

 

                                           Foto: Pixabay 


A saúde intestinal das matrizes é essencial

A suinocultura brasileira continua a se destacar globalmente, com exportações de 1,243 milhão de toneladas de carne suína entre janeiro e novembro de 2024, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, conforme dados da ABPA. Esse avanço se deve à eficiência na produção, com foco na qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar, além da otimização dos recursos e na melhoria dos índices zootécnicos, como a conversão alimentar.



A conversão alimentar, que mede a eficiência com que o animal transforma ração em peso corporal, é um dos principais fatores de rentabilidade nas granjas. Carolina Dias, nutricionista de suínos da MCassab, explica que, quando os índices estão abaixo do ideal, os custos aumentam. Por isso, investir em tecnologias nutricionais em períodos de maior rentabilidade pode resultar em maior margem de lucro e produtividade.


A saúde intestinal das matrizes é essencial, principalmente durante a gestação e lactação. Uma dieta balanceada e de alta qualidade melhora a absorção de nutrientes e favorece o desenvolvimento fetal e a produção de leite. A tributirina, presente no ProPhorce SR 130, fortalece a saúde intestinal das porcas, melhora a digestão e contribui para a recuperação pós-parto, aumentando a produtividade e o desempenho das leitegadas.



"Embora as matrizes sejam frequentemente vistas como mais resistentes e menos exigentes, o investimento na qualidade da sua ração tem impacto significativo na produtividade, o que é comprovado pelo aumento do número de leitões nascidos e desmamados. Além disso, melhora a qualidade desses leitões, em termos de uniformidade e peso, além de prolongar a longevidade das fêmeas. Tudo isso contribui para ter reprodutores saudáveis e produtivos por mais tempo”, disse Carolina Dias, nutricionista de suínos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.


Taxa de câmbio impulsiona exportação de carne colombiana

 

                                             Foto: Pixabay


A taxa de câmbio favorável tem contribuído para tornar o preço do novilho gordo

Durante os primeiros dez meses de 2024, as exportações de carne bovina colombiana alcançaram números expressivos em diversos mercados internacionais. A Rússia foi um dos principais compradores, importando 9.924 toneladas de carne por um valor de 38 milhões de dólares, seguida pela China, que adquiriu 3.158 toneladas (13,4 milhões de dólares), e pelo Chile, com 1.404 toneladas (6,9 milhões de dólares). No total, as exportações somaram 17.293 toneladas, totalizando 71,6 milhões de dólares.



Um mercado em crescimento na América Central é o de El Salvador, que entre janeiro e outubro de 2024 comprou 1.103 toneladas de carne bovina por 6,2 milhões de dólares. Outros países e regiões comerciais que também adquiriram carne colombiana incluem Curaçau, Egito, Hong Kong, Iraque, Líbia, Turquia e Arábia Saudita, mostrando a diversificação e o fortalecimento das exportações colombianas.


José Félix Lafaurie Rivera, presidente executivo da FEDEGÁN, destacou que essa dinâmica posiciona a Colômbia como um importante exportador de carne bovina produzida a partir de pastagens naturais e, em muitas fazendas, de maneira sustentável. Segundo Lafaurie, o país produz anualmente mais de 900.000 toneladas de carne, atendendo tanto os mercados internacionais quanto o interno, e já conquistou o mercado chinês, que está em fase de crescimento, além de avançar na abertura do mercado dos Estados Unidos.



A taxa de câmbio favorável tem contribuído para tornar o preço do novilho gordo colombiano mais competitivo do que o de países como Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Embora os preços internacionais da carne tenham parado de crescer, eles permanecem estáveis, o que ainda oferece um cenário favorável para as vendas externas. Cubillos também ressaltou que as exportações de bovinos em pé devem se intensificar nos próximos meses, especialmente com as celebrações do Ramadã nos países de destino.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Janeiro Branco: Sesau reforça campanha de saúde mental e celebra avanços na Rede Psicossocial

 




A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inicia 2025 com o fortalecimento da campanha Janeiro Branco, que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Reconhecida como Lei Federal (Lei 14.556/23), a iniciativa tem como objetivo inspirar reflexões e promover ações concretas para o cuidado com a saúde mental.  


Neste ano, a campanha ganha ainda mais relevância, considerando o aumento expressivo da demanda pelos serviços especializados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 


Somente em 2024, foram realizados mais de 200 mil atendimentos na rede de atenção psicossocial. 


Para atender a essa necessidade, o município tem realizado investimentos consistentes, consolidando-se como referência no acolhimento e tratamento em saúde mental.  


Avanços


Entre as principais conquistas da Rede Municipal de Saúde nos últimos anos, destacam-se: mais leitos no Hospital Nosso Lar, com 16 novas vagas adicionadas para internação de pacientes em crise, ampliando a capacidade de atendimento; a inauguração do CAPS AD Guanandi, inaugurado em outubro de 2023 – o centro atende pessoas com dependência de substâncias psicoativas, oferecendo suporte especializado; planejamento do CAPS Moreninha, projeto já aprovado pelos Conselhos Municipal e Intergestores, deverá atender moradores da região sul, reforçando a rede de atenção psicossocial.


E, ainda, os mutirões de saúde mental realizados em áreas rurais e durante eventos do programa “Todos em Ação”, ampliando o acesso aos serviços para comunidades mais afastadas; ambulatórios especializados no CEM, destaque para o ambulatório LGBTQIA+, que trata transtornos causados por estresse de minoria, e o ambulatório de transtornos alimentares, voltado para casos como anorexia e bulimia.  


Campanha Janeiro Branco


O Janeiro Branco se consolidou como um momento simbólico, quando as pessoas estão mais abertas a refletir sobre suas vidas, emoções e projetos futuros. 


Assim, o primeiro mês do ano representa um ponto de partida, uma oportunidade para cuidar da nossa saúde emocional e reescrever novas histórias. 


A Campanha do Janeiro Branco convida a população a despertar para o cuidado com o próximo e consigo mesmo. 


A Sesau segue investindo em uma política integrada de saúde mental em 2025, envolvendo diferentes setores, como a rede de atenção primária, unidades de urgência e emergência, ONGs, CRAS e CREAs. 


Essa abordagem busca oferecer um acolhimento completo e humanizado, que atende às necessidades crescentes da população.  


SES amplia acesso à cirurgia bariátrica em MS com triagem criteriosa e novas referências

 

                                            Foto: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica


Foram mais de mil consultas e 90 cirurgias bariátricas realizadas desde 2023


O Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem intensificado o acesso à cirurgia bariátrica em Mato Grosso do Sul, garantindo a ampliação das consultas e procedimentos, sempre em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde. A triagem rigorosa assegura que apenas pacientes que atendem aos critérios clínicos necessários sejam encaminhados para a cirurgia, com foco no tratamento adequado e na segurança dos processos.


Desde 2023, o estado passou a contar com novas unidades hospitalares na realização desses procedimentos. O Hospital Regional Magid Thome, em Três Lagoas, foi o primeiro a se consolidar como referência pela Regulação Estadual. Até o momento, a unidade registrou 196 consultas realizadas para iniciar o processo cirúrgico; e 25 cirurgias bariátricas concluídas com sucesso.


Em 2024, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, também passou a realizar os atendimentos, reforçando a capacidade do estado em suprir a demanda. Nos primeiros três meses, os números apresentados foram: 40 pacientes agendados para a primeira consulta; e 19 cirurgias bariátricas programadas.


"Estamos avançando com responsabilidade e planejamento para garantir que o processo de triagem seja criterioso e que os pacientes tenham todo o suporte necessário antes, durante e após a cirurgia. Nosso compromisso é oferecer qualidade de vida, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e atendendo às reais necessidades de cada pessoa. Essa evolução só é possível graças às parcerias que têm permitido a expansão do serviço pelo interior do estado, beneficiando cada vez mais sul-mato-grossenses”, reforça a Superintendente de Gestão Estratégica da SES e coordenadora do programa MS Saúde, Maria Angélica Benetasso.


Ela detalha que o Programa MS Saúde tem desempenhado um papel estratégico na ampliação do acesso, totalizando até o momento 416 agendamentos de primeira consulta e 23 cirurgias bariátricas agendadas.


Pelo programa, outras unidades, como o Hospital Adventista do Pênfigo, também se destacam, com 406 consultas agendadas e 20 cirurgias realizadas; e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, que já contabiliza 10 consultas e 3 cirurgias agendadas.


Segurança e triagem rigorosa


A SES reforça que nem todos os pacientes que iniciam o processo são submetidos à cirurgia bariátrica. A triagem é realizada por uma equipe multidisciplinar, seguindo critérios médicos e clínicos definidos, como índice de massa corporal (IMC) e comorbidades associadas. O objetivo é garantir a indicação correta do procedimento e o sucesso do tratamento a longo prazo.


Danúbia Burema e Kamilla Ratier, Comunicação SES


Criança de 3 anos morre afogada em caixa d'água; 2° caso em 24h

 




Um menino de 3 anos morreu afogado em uma chácara na zona rural do município de Caarapó - localizado a 273km de Campo Grande. O incidente aconteceu no início da noite desta quarta-feira (01), enquanto a criança brincava perto de uma caixa d'água, usada como bebedouro para os cavalos.


De acordo com informações iniciais, o menino estava com a mãe e o irmão em casa, quando resolveu brincar no quintal da casa, próximo a caixa. Alguns minutos depois, seu irmão o encontrou já boiando no local.


O menino, que tinha síndrome de Down, foi levado às pressas, pelos familiares ao Hospital da região. No local, uma equipe do Corpo de Bombeiros estava presente e realizou manobras de reanimação, mas sem sucesso. A criança foi declarada morta logo após a chegada ao hospital.


O caso foi registrado na delegacia da cidade como afogamento e segue sob investigação.


2° caso em 24h

Um menino de 6 anos morreu afogado em um parque aquático de Bonito, cidade turística distante 297 km de Campo Grande. A criança foi encontrada pelo guarda-vidas do próprio parque aquático, na tarde desta terça-feira (31), já submersa em uma piscina. A tragédia ocorreu por volta das 13h20 na Praia da Figueira.


Conforme apurado pelo Correio do Estado, o garoto queria descer de um tobogã, entretanto foi impedido por um dos monitores do balneário, justamente por não ter a altura mínima para utilizar o brinquedo.


Diante da situação, o irmão mais velho do garoto, já com 11 anos, pediu para que ele o esperasse em uma piscina rasa.


Cerca de 15 minutos após a conversa entre os irmãos, a criança menor já foi encontrada sem vida, no fundo da piscina.


Conforme o Corpo de Bombeiros, médicos que foram ao balneário iniciaram a reanimação do garoto. Já no hospital do município, os profissionais tentaram reanimar a criança por cerca de 1h30, porém, sem sucesso.


Nesta quarta (1°), o Parque Aquático Praia da Figueira emitiu uma nota de pesar acerca do ocorrido. A Polícia Civil investiga o caso. 


Confira a nota na íntegra: 

“É com profundo pesar que a Praia da Figueira comunica um acidente ocorrido em nossas dependências, prestado socorro no local, acionado o Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital, infelizmente o menor veio a óbito.


Estamos devastados com o ocorrido e, desde o momento do acidente, estamos dando todo o suporte necessário à família, além de colaborar integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos. Nosso compromisso sempre foi com a segurança e o bem-estar de nossos visitantes.


Prestamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos neste momento tão difícil. Estamos de luto e solidários com todos que compartilham essa imensa dor.”


Alicia Miyashiro

Com o Portal Correio do Estado

China aprova novas culturas geneticamente modificadas

 


                                                Foto: Pixabay

Além disso, a China autorizou a importação de uma variedade de soja transgênica

A China avançou em sua estratégia para aumentar a produção agrícola e reduzir a dependência de importações ao expandir sua lista de culturas geneticamente modificadas (GM) e geneticamente editadas. De acordo com informações da Reuters, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país emitiu certificados de segurança para 17 variedades dessas culturas, incluindo cinco variedades GM e 12 culturas geneticamente editadas. Essa ação reflete o compromisso da China com a segurança alimentar e a ampliação de sua produção doméstica.



Entre as culturas geneticamente editadas aprovadas estão duas variedades de soja, além de trigo, milho e arroz. As sementes de variedades como essas provêm de empresas renomadas, incluindo o grupo Dabeinong, com sede em Pequim, e a subsidiária China National Seed Group, que faz parte do Syngenta Group. Essas aprovações fazem parte de um esforço contínuo do país para aumentar a produtividade agrícola, reduzindo a necessidade de importações de alimentos e garantindo o abastecimento para sua população de 1,4 bilhão de pessoas.


Além disso, a China autorizou a importação de uma variedade de soja transgênica resistente a insetos e tolerante a herbicidas da BASF, empresa química alemã, com a condição de que seja utilizada exclusivamente como material de processamento. Essa autorização se soma a outras aprovações realizadas no ano anterior para sementes de milho e soja transgênicas de maior rendimento, com o objetivo de aumentar a produção interna e reduzir a necessidade de grãos importados.



Com essas medidas, a China conseguiu estabelecer um recorde de produção de grãos em 2024, alcançando 706,5 milhões de toneladas, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do National Bureau of Statistics. Esse crescimento marca a primeira vez que o país ultrapassou a marca de 700 milhões de toneladas na colheita de grãos, consolidando sua posição como um dos maiores produtores agrícolas do mundo.


Vitória acerta contratação de Wellington Rato, que deixa o São Paulo após dois anos

 

                                            Créditos: Rubens Chiri / São Paulo FC


Chegou ao fim a passagem do atacante Wellington Rato pelo São Paulo. O jogador deixa o Tricolor após dois anos rumo ao Vitória, clube com o qual assinará um vínculo de três temporadas.


Wellington Rato tinha contrato com o São Paulo até 2026, mas acabou sendo negociado, já que a diretoria tricolor precisa enxugar sua folha salarial para se adequar à política de austeridade financeira precisa para os próximos anos.


Rato foi um pedido do técnico Thiago Carpini, treinador do atacante no início de 2024, quando estava no próprio São Paulo. Juntos, conquistaram a Supercopa do Brasil em fevereiro, após vitória do Tricolor Paulista nos pênaltis diante do Palmeiras, no Mineirão.


A temporada de 2024 foi difícil para Wellington Rato. O atleta enfrentou lesões e marcou apenas um gol no ano, além de nove assistências. Desde o marcante tento feito contra o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil de 2023, o atacante ficou mais de um ano e três meses sem estufar as redes. O jejum terminou em novembro, quando o jogador fez o segundo do São Paulo no triunfo por 3 a 0 diante do Bahia, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Wellington Rato deixa o São Paulo com dois títulos: a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa do Brasil 2024. Ao todo, o jogador marcou seis gols e distribuiu 19 assistências em 105 partidas com a camisa do time do Morumbi em duas temporadas.


Por Marcelo Baseggio