Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
Alfredo Setubal: “1º ano do governo será um campeonato de mata-mata”
Estadão Foto: (Rodrigo Capote/Bloomberg)
À frente da Itaúsa, holding de investimentos do Itaú Unibanco, Alfredo Setubal acredita que o futuro presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), montou seu governo calcado em dois pilares: Paulo Guedes, para conduzir a economia, e Sérgio Moro, para encampar as mudanças contra a corrupção. “É uma eleição anti-establishment. O primeiro ano será difícil. O presidente vai ter de aprender a governar e negociar com Congresso. Treino é treino e jogo é jogo. Não é um campeonato de pontos corridos, é de mata-mata. Se as reformas não forem aprovadas, o governo vai sofrer muito.” A seguir, os principais trechos da entrevista.
O que a eleição de Jair Bolsonaro traz de novo?
A eleição de Bolsonaro foi pautada em mudanças da economia e do jeito de se fazer política. Na parte econômica, sem dúvida nenhuma, a população votou para mudar as políticas que vinham sendo praticadas pelos governos do PT. Houve guinada para uma linha mais liberal. Vamos entrar em outro ciclo de políticas econômicas, com privatizações, concessões. Se o déficit fiscal for equacionado, a reforma da Previdência votada, temos grande chance de ver o Brasil crescer.
E o Brasil voltará a crescer?
O novo governo pega a economia com alguns sinais pequenos de recuperação. O desemprego ainda é alto, mas inflação e juros mais baixos dentro dos padrões históricos. Se conseguir de fato fazer essas reformas, o Brasil pode entrar num ciclo de crescimento de 3% a 4% ao ano. O cenário internacional não deve ajudar muito. Mas, de qualquer jeito, estamos entrando num ciclo econômico de mais crescimento e mais estabilidade jurídica, fator extremamente importante.
Bolsonaro terá força no Congresso para aprovar reformas?
Todos esses aspectos foram discutidos na eleição. Previdência é uma unanimidade. Agora, qual a reforma que vai passar? A que está aí pode não ser a ideal, mas algo bem razoável pode ser votado no Congresso. Ele não está partindo do zero, já tem uma proposta do (Michel) Temer. Evidentemente que tem um processo de negociação no Congresso.
Mas o sr. vê uma coalizão por partidos ou por bancada?
Tem se falado de votação por bancada… Me parece que o novo Congresso estará alinhado com as políticas do novo governo. Com 27 anos de experiência no Congresso, Bolsonaro vai conseguir fazer as aprovações necessárias. Mas tem um aspecto no governo e na equipe econômica que é o fato de boa parte não ter experiência no setor público. Isso vai gerar uma certa dificuldade no começo para se entender como a máquina funciona.
E isso é um fator inibidor para a governabilidade?
Não inibidor, mas retardador de fazer a máquina funcionar do jeito que eles querem. Demora uns meses para a engrenagem rodar.
Como viu as indicações para os ministérios?
Bolsonaro tem dois pilares fortes. Primeiro, a equipe econômica, que ele formou com bom time, encabeçado por Paulo Guedes. Outro pilar é o Moro, com toda a agenda anticorrupção que vai ser implementada. Não sei da capacidade de execução dos ministros. Veremos na prática. Me parece que ele delegará mais, diferentemente da presidente Dilma Rousseff. Isso tende a dar mais agilidade para o governo.
O sr. é a favor das privatizações? O que deve se manter com o Estado?
A sociedade não está preparada para um Estado mínimo, de um governo que cuide apenas de suas funções básicas. Esse é um processo evolutivo. A sociedade de hoje não tem esse desejo todo de privatizações. Deverá começar por subsidiárias e empresas relevantes, mas nada abrangente. O próprio Temer vai deixar uma série de licitações de portos, aeroportos, e isso facilitará. O modelo centralizador de Estado grande, poderoso, que prevaleceu de Getúlio Vargas até agora, fracassou. O modelo brasileiro tem de ser repensado.
Bolsonaro é o mais adequado para conduzir essas mudanças?
Ele está tentando fazer uma nova política e quer acabar com esta história de lotear o governo entre os partidos. Quer colocar pessoas mais gabaritadas. O Congresso funciona com certa barganha. Bolsonaro disse que quer romper.
O que o sr. achou da indicação de Moro para o governo?
Acho que é coerente com todo o discurso que o Bolsonaro fez durante a campanha. Moro, na Lava Jato, já cumpriu o seu papel. A Lava Jato não vai acabar. A sociedade está acompanhando tudo. Ele fez o movimento certo de aceitar o desafio.
Preocupa uma maior base militar no governo?
Não é um governo militar. É um governo que tem mais militares, assim como no governo Lula teve mais sindicalistas. É um público que Bolsonaro lidou em toda a sua vida.
A relação dos empresários com o governo será diferente?
Tem de mudar o jeito de fazer negócio. A política liberal de Paulo Guedes vai abrir a economia, reduzir tarifas, mas entendo que ele vá fazer isso de maneira gradual. Por um lado, traz maior concorrência, por outro, as empresas terão de ser mais eficientes. Ao mesmo tempo, o governo tem de ajudar. Tem muitos impostos, burocracias, custos que em outros países são bem menores.
O Itaúsa vai aumentar seus investimentos em 2019?
Não fizemos nenhum grande movimento em 2018, só a venda da Elekeiroz. Vamos olhar oportunidades em indústria e serviços. Não vamos diversificar por diversificar. Já temos a Alpargatas, o gasoduto NTS, e não pretendemos olhar nada fora do País.
Qual a lição que se tira das eleições de 2018?
A sociedade votou por mudanças, tanto da política econômica como contra a corrupção. Uma eleição anti-establishment. É uma corrida de obstáculos. Longe de ser fácil, esse primeiro ano será difícil. Ele vai ter de aprender a governar e negociar com o Congresso. Tem muitos “se”, mas muita coisa vai avançar no Brasil. Treino é treino e jogo é jogo. Vamos ver como o técnico em campo vai performar para ganhar o campeonato. E não é um campeonato de pontos corridos, é de mata-mata. Se as reformas não forem aprovadas, o governo vai sofrer muito. Eu tenho um lado otimista que acredita que pode dar certo
Flamengo acerta a contratação do zagueiro Rodrigo Caio
Rio Foto:Divulgação
O Flamengo fechou sua a primeira contratação para a temporada de 2019: Rodrigo Caio. O zagueiro de 25 anos vivia clima de despedida do São Paulo, clube que o revelou, desde o fim do Campeonato Brasileiro.
As partes chegaram a um acordo, e o anúncio oficial será feito após o atleta passar por exames médicos, o que acontecerá nos próximos dias.
Com interesse também do Grêmio e do Santos, o jogador, campeão olímpico em 2016 com a seleção brasileira, tem acordo para ser o primeiro reforço da era Landim. Um clube inglês de nome não revelado e o Fenerbahçe, da Turquia, também estavam interessados no atleta.
Recentemente ele quase foi negociado com o Barcelona e chegou a fazer exames médicos, mas os catalães optaram pelo colombiano Murillo.
O Flamengo fechou sua a primeira contratação para a temporada de 2019: Rodrigo Caio. O zagueiro de 25 anos vivia clima de despedida do São Paulo, clube que o revelou, desde o fim do Campeonato Brasileiro.
As partes chegaram a um acordo, e o anúncio oficial será feito após o atleta passar por exames médicos, o que acontecerá nos próximos dias.
Com interesse também do Grêmio e do Santos, o jogador, campeão olímpico em 2016 com a seleção brasileira, tem acordo para ser o primeiro reforço da era Landim. Um clube inglês de nome não revelado e o Fenerbahçe, da Turquia, também estavam interessados no atleta.
Recentemente ele quase foi negociado com o Barcelona e chegou a fazer exames médicos, mas os catalães optaram pelo colombiano Murillo.
Braço direito de Temer, Marun é nomeado no Conselho da Itaipú
De Brasilia
No seu último dia de mandato, o presidente Michel Temer exonerou Carlos Marun do cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo e o nomeou para exercer a função de conselheiro da Itaipu Binacional, com mandato até 16 de maio de 2020.
A mudança de Marun para a Itaipu está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. O documento traz ainda a exoneração de Frederico Matos de Oliveira da função de conselheiro da Itaipu, "em virtude de renúncia", e do diplomata Marcos Bezerra Abbott Galvão da função de representante do Ministério das Relações Exteriores junto à empresa.
O Conselho de Administração da empresa é constituído por 14 membros, sete do Brasil e sete do Paraguai. O Tratado de Itaipu estabelece que “a qualquer momento, os governos poderão substituir os conselheiros que houverem nomeado”.
Além de Marun, Temer já havia nomeado no fim do ano passado para o mesmo conselho a advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.
Em 2014, a então presidente Dilma Rousseff se envolveu em polêmica ao nomear o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que já havia sido delatado na Lava Jato, para o cargo de conselheiro de Itaipu.
Ministros. Marun é o primeiro ministro de Temer a deixar oficialmente o governo, abrindo vaga para a equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que assume a Presidência do País amanhã. O novo titular da pasta antes comandada por Marun será o general Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Procurado, o ministro não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação da notícia.
Homem é assassinado em frente a boate em Pedro Juan
Foto Porã News
Isabelino Ramon Arguello Sória, 33, foi executado a tiros na madrugada desta segunda-feira (31/12) em frente a uma boate localizada na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil através de Ponta Porã.
O crime, segundo o Porã News, ocorreu por volta de 0h30. A vítima acabou atingida por vários disparos de pistola 9mm.
Sória estava em uma caminhonete em frente à casa noturna localizada no bairro San Gerardo, quando pistoleiros chegaram e realizaram sete disparos contra ele.
O homem foi socorrido por amigos na própria caminhonete até um hospital particular, mas não resistiu aos ferimentos.
Investigadores da Divisão de Homicídios e da Polícia Técnica, que atenderam a ocorrência disseram que os autores estão identificados e se encontram foragidos da justiça, já com ordem de prisão.
Isabelino Ramon Arguello Sória, 33, foi executado a tiros na madrugada desta segunda-feira (31/12) em frente a uma boate localizada na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil através de Ponta Porã.
O crime, segundo o Porã News, ocorreu por volta de 0h30. A vítima acabou atingida por vários disparos de pistola 9mm.
Sória estava em uma caminhonete em frente à casa noturna localizada no bairro San Gerardo, quando pistoleiros chegaram e realizaram sete disparos contra ele.
O homem foi socorrido por amigos na própria caminhonete até um hospital particular, mas não resistiu aos ferimentos.
Investigadores da Divisão de Homicídios e da Polícia Técnica, que atenderam a ocorrência disseram que os autores estão identificados e se encontram foragidos da justiça, já com ordem de prisão.
Mega da Virada pode pagar R$ 280 milhões hoje
Apostadores de todo país têm até as 15h (MS) de hoje (31) para concorrer ao prêmio especial da 10ª edição da Mega da Virada. O concurso 2.110, cujo prêmio está estimado em R$ 280 milhões, já registrou mais de 90 milhões de apostas em todo o Brasil, com arrecadação superior a R$ 548 milhões.
As apostas da Mega da Virada podem ser feitas em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).
A aposta simples custa apenas R$ 3,50. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega da Virada e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 1 milhão em rendimentos mensais. O dinheiro do prêmio é suficiente para adquirir duas ilhas particulares com iates de luxo.
O sorteio será realizado no dia 31, véspera do Ano Novo, a partir das 19h (MS), nos estúdios da TV Globo, em São Paulo.
O prêmio do concurso especial não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será rateado entre os acertadores da quina (5 números) e assim por diante.
Busca por consignado em folha sobe 8,2% e soma R$ 5,8 bilhões
Foto:Divulgação
Correio do Estado
Valor da carteira ativa com crédito consignado em folha teve crescimento de 8,2% em Mato Grosso do Sul no intervalo de 12 meses, passando de R$ 5,4 bilhões para R$ 5,8 bilhões.
Os dados são do Sistema de Informação de Crédito do Banco Central e referem-se ao período de setembro de 2017 a setembro deste ano, conforme números mais recentes por região disponibilizados pela instituição. Ainda conforme o BC, a quantidade total de empréstimos efetivados no Estado teve apenas ligeiro avanço, de 1,6%, saindo de 818.734 para 832.337 operações.
No País, o crédito consignado bateu um recorde histórico, com R$ 18,2 bilhões de concessões entre janeiro e outubro de 2018. Os dados divulgados pelo Banco Central mostraram uma alta de 33,7% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 13,5 bilhões).
Com juros menores, o crédito consignado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é uma modalidade muito comum, sendo descontado o valor do empréstimo direto na folha de pagamento. Mas o que era para ser um benefício está crescendo de forma desordenada e se tornando uma das principais formas de endividamento da população, alerta o especialista em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. “O resultado são recordes de inadimplência, portanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de utilizar essa linha de crédito”, enfatizou.
Entre as principais orientações que devem ser levadas em conta, ele menciona que é importante o tomador de empréstimo conhecer a sua real situação financeira antes de fazer qualquer compromisso, fazendo um diagnóstico financeiro, descobrindo para onde vai cada centavo do dinheiro durante o mês e registrando as dívidas, caso existam. “Não permita que esse empréstimo e que os problemas financeiros reflitam em seu desempenho profissional, pois será muito mais complicado pagar as contas sem nenhum salário”, destacou.
Correio do Estado
Valor da carteira ativa com crédito consignado em folha teve crescimento de 8,2% em Mato Grosso do Sul no intervalo de 12 meses, passando de R$ 5,4 bilhões para R$ 5,8 bilhões.
Os dados são do Sistema de Informação de Crédito do Banco Central e referem-se ao período de setembro de 2017 a setembro deste ano, conforme números mais recentes por região disponibilizados pela instituição. Ainda conforme o BC, a quantidade total de empréstimos efetivados no Estado teve apenas ligeiro avanço, de 1,6%, saindo de 818.734 para 832.337 operações.
No País, o crédito consignado bateu um recorde histórico, com R$ 18,2 bilhões de concessões entre janeiro e outubro de 2018. Os dados divulgados pelo Banco Central mostraram uma alta de 33,7% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 13,5 bilhões).
Com juros menores, o crédito consignado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é uma modalidade muito comum, sendo descontado o valor do empréstimo direto na folha de pagamento. Mas o que era para ser um benefício está crescendo de forma desordenada e se tornando uma das principais formas de endividamento da população, alerta o especialista em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. “O resultado são recordes de inadimplência, portanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de utilizar essa linha de crédito”, enfatizou.
Entre as principais orientações que devem ser levadas em conta, ele menciona que é importante o tomador de empréstimo conhecer a sua real situação financeira antes de fazer qualquer compromisso, fazendo um diagnóstico financeiro, descobrindo para onde vai cada centavo do dinheiro durante o mês e registrando as dívidas, caso existam. “Não permita que esse empréstimo e que os problemas financeiros reflitam em seu desempenho profissional, pois será muito mais complicado pagar as contas sem nenhum salário”, destacou.
Homem é executado por pistoleitos na frente dos filhos
Foto DIvulgação-Arquivo
Anderson Ariel Florenciano Ferreira, 28, acabou executado na manhã de domingo (30/12), na frente dos filhos. O cxaso ocorreu em sua casa, localizada no bairro General Genes, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã.
Conforme o Porã News, pistoleiros chegaram numa moto, houve discussão e logo em seguida um deles disparou cinco vezes contra a vítima. Os tiros atingiram a cabeça, pescoço e três nas costas.
O rapaz chegou a ser socorrido ao Hospital Regional da cidade, porém, não resistiu e acabou morrendo ao dar entrada.
Ainda de acordo com o site, a esposa da vítima disse que Anderson teria recebido uma ligação e saído da residência. Momentos depois ouviu disparos e encontrou o marido caído. O pai do rapaz afirmou que não havia ameaças contra o filho e desconhece o motivo da execução.
Investigadores da Direção de Investigação de Casos Puníveis do Paraguai recolheram imagens de câmeras de segurança para dar início às investigações.
Anderson Ariel Florenciano Ferreira, 28, acabou executado na manhã de domingo (30/12), na frente dos filhos. O cxaso ocorreu em sua casa, localizada no bairro General Genes, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã.
Conforme o Porã News, pistoleiros chegaram numa moto, houve discussão e logo em seguida um deles disparou cinco vezes contra a vítima. Os tiros atingiram a cabeça, pescoço e três nas costas.
O rapaz chegou a ser socorrido ao Hospital Regional da cidade, porém, não resistiu e acabou morrendo ao dar entrada.
Ainda de acordo com o site, a esposa da vítima disse que Anderson teria recebido uma ligação e saído da residência. Momentos depois ouviu disparos e encontrou o marido caído. O pai do rapaz afirmou que não havia ameaças contra o filho e desconhece o motivo da execução.
Investigadores da Direção de Investigação de Casos Puníveis do Paraguai recolheram imagens de câmeras de segurança para dar início às investigações.
Cruzeiro fatura Mineiro, mas Copa do Brasil salva o ano
Gazeta Esportiva
Se o ano de um time de futebol fosse comparado ao de um aluno escolar, pode-se dizer que o Cruzeiro passou, mas com ressalvas. A Raposa conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. Entretanto, tendo um elenco estrelado, ficou devendo no Brasileirão, terminando apenas em oitavo lugar, e caiu na Libertadores para o Boca Juniors.
A dupla Arrascaeta e Thiago Neves foi mais uma decisiva para que o Cruzeiro fizesse um 2018 aceitável. Nos dois títulos, marcaram nas finais diante do Atlético-MG e Corinthians. Contratado a peso de ouro, Fred passou o ano praticamente lesionado. Ao voltar na reta final, marcou seus golzinhos, e não deixou dúvidas de que inteiro, é o camisa 9 celeste.
Na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro passeou, com nove vitórias e dois empates, assegurando a classificação em primeiro lugar, e vencendo o Atlético-MG. O caminho até a decisão também foi tranquilo.
Ao enfrentar o Galo, no Independência, na partida de ida da final, os comandados de Mano Menezes passaram aperto, saíram perdendo por 3 a 0, mas o gol de Arrascaeta deixou a equipe viva. No Mineirão, o 2 a 0 foi o suficiente para assegurar a taça.
Bi e bolada da Copa do Brasil salvam o ano
Quando teve que se dividir entre Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, a Raposa optou pelo título mais “fácil”. Entrando já nas oitavas de final da competição, o caminho para a taça foi suado, sempre no limite. Por exemplo, ao vencer o Atlético-PR por 2 a 1 na Arena da Baixada, a classificação era certa. Porém, no Mineirão, empate em 1 a 1, e quase a vaga escapa.
Diante de um Santos que havia acabado de trocar de técnico, o Cruzeiro foi pragmático para bater por 1 a 0 na Vila Belmiro e encaminhar a classificação para a semifinal. Novamente em casa, o time sofreu, mas ganhou do Peixe nos pênaltis.
O melhor desempenho na competição foi no duelo diante do Palmeiras. Vitória pelo placar de 1 a 0, no Allianz Parque, e empate em 1 a 1 em Belo Horizonte. Nos dois jogos, o contestado Barcos foi às redes. O Cruzeiro foi bem superior ao Alviverde na ocasião, e mais uma vez merecia a vaga na final da Copa do Brasil.
Contra um Corinthians bem inferior, a Raposa viu seu jogador mais decisivo, Thiago Neves abrir o caminho para o hexacampeonato, ao vencer por 1 a 0. Em Itaquera, o título se encaminhava até Pedrinho marcar um golaço. Porém, o tento acabou sendo anulado pelo VAR. Arrascaeta anotou o 2 a 1 e decretou o título e a bolada de R$ 50 milhões.
Susto na Libertadores e eliminação para o Boca Juniors
Quando ficou decidido que o Grupo 5 seria formado por Cruzeiro, Racing, Vasco e Universidad de Chile, a tendência apontava para um grupo da morte, e quase foi para a Raposa, que em três jogos, somou dois empates em 0 a 0 e uma derrota acachapante por 4 a 2 para a equipe de Avellaneda.
No returno, o Cruzeiro mostrou o porquê era superior aos adversários e passou por cima dos chilenos e do Gigante da Colina. Vitórias por 7 a 0 e 4 a 0, respectivamente. Conseguiu confirmar a liderança ao bater o Racing, no Mineirão por 2 a 1.
Nas oitavas de final, um equilíbrio também era apontado no duelo diante do Flamengo. Jogando no Maracanã, o time de Mano Menezes teve uma das grandes atuações do ano, ganhando por 2 a 0, com direito a gol de Thiago Neves. O placar na ocasião, ficou barato. Em casa, perdeu pelo placar de 1 a 0, mas assegurou a vaga para as quartas de final.
Entretanto, contra o Boca Juniors veio a eliminação. Apesar da injusta e bizarra expulsão de Dedé na Bombonera, o Cruzeiro pouco fez, foi tímido e perdeu por 2 a 0, deixando a situação complicada no Mineirão, onde ao fazer 1 a 0 parecia que conseguiria ao menos, provocar a decisão por pênaltis. Mas o gol de Pavón, definiu a eliminação.
Campeonato Brasileiro fraco acabou sendo apago
Pelo elenco, investimento e treinador, o mais natural era que o Cruzeiro brigasse pelo título. Não foi o que aconteceu. Com 14 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, a Raposa terminou na oitava colocação, somando 53 pontos.
O que mais decepcionou foi o desempenho do time nas partidas. O Cruzeiro, muitas vezes mostrava um futebol preguiçoso, com a cabeça claramente voltada para as competições de mata-mata. Para se ter uma ideia, o time teve o pior ataque entre os dez primeiros colocados, com 34 gols e saldo zerado. O artilheiro na competição foi Arrascaeta.
Mesmo assim, o desempenho ruim acabou sendo minimizado, em função dos títulos no ano, especialmente o da Copa do Brasil. Mas, com o excelente material humano que tem em mãos, pode-se cobrar mais de Mano Menezes, especialmente do rendimento inversamente proporcional ao forte elenco.
Se o ano de um time de futebol fosse comparado ao de um aluno escolar, pode-se dizer que o Cruzeiro passou, mas com ressalvas. A Raposa conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil. Entretanto, tendo um elenco estrelado, ficou devendo no Brasileirão, terminando apenas em oitavo lugar, e caiu na Libertadores para o Boca Juniors.
A dupla Arrascaeta e Thiago Neves foi mais uma decisiva para que o Cruzeiro fizesse um 2018 aceitável. Nos dois títulos, marcaram nas finais diante do Atlético-MG e Corinthians. Contratado a peso de ouro, Fred passou o ano praticamente lesionado. Ao voltar na reta final, marcou seus golzinhos, e não deixou dúvidas de que inteiro, é o camisa 9 celeste.
Na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro passeou, com nove vitórias e dois empates, assegurando a classificação em primeiro lugar, e vencendo o Atlético-MG. O caminho até a decisão também foi tranquilo.
Ao enfrentar o Galo, no Independência, na partida de ida da final, os comandados de Mano Menezes passaram aperto, saíram perdendo por 3 a 0, mas o gol de Arrascaeta deixou a equipe viva. No Mineirão, o 2 a 0 foi o suficiente para assegurar a taça.
Bi e bolada da Copa do Brasil salvam o ano
Quando teve que se dividir entre Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, a Raposa optou pelo título mais “fácil”. Entrando já nas oitavas de final da competição, o caminho para a taça foi suado, sempre no limite. Por exemplo, ao vencer o Atlético-PR por 2 a 1 na Arena da Baixada, a classificação era certa. Porém, no Mineirão, empate em 1 a 1, e quase a vaga escapa.
Diante de um Santos que havia acabado de trocar de técnico, o Cruzeiro foi pragmático para bater por 1 a 0 na Vila Belmiro e encaminhar a classificação para a semifinal. Novamente em casa, o time sofreu, mas ganhou do Peixe nos pênaltis.
O melhor desempenho na competição foi no duelo diante do Palmeiras. Vitória pelo placar de 1 a 0, no Allianz Parque, e empate em 1 a 1 em Belo Horizonte. Nos dois jogos, o contestado Barcos foi às redes. O Cruzeiro foi bem superior ao Alviverde na ocasião, e mais uma vez merecia a vaga na final da Copa do Brasil.
Contra um Corinthians bem inferior, a Raposa viu seu jogador mais decisivo, Thiago Neves abrir o caminho para o hexacampeonato, ao vencer por 1 a 0. Em Itaquera, o título se encaminhava até Pedrinho marcar um golaço. Porém, o tento acabou sendo anulado pelo VAR. Arrascaeta anotou o 2 a 1 e decretou o título e a bolada de R$ 50 milhões.
Susto na Libertadores e eliminação para o Boca Juniors
Quando ficou decidido que o Grupo 5 seria formado por Cruzeiro, Racing, Vasco e Universidad de Chile, a tendência apontava para um grupo da morte, e quase foi para a Raposa, que em três jogos, somou dois empates em 0 a 0 e uma derrota acachapante por 4 a 2 para a equipe de Avellaneda.
No returno, o Cruzeiro mostrou o porquê era superior aos adversários e passou por cima dos chilenos e do Gigante da Colina. Vitórias por 7 a 0 e 4 a 0, respectivamente. Conseguiu confirmar a liderança ao bater o Racing, no Mineirão por 2 a 1.
Nas oitavas de final, um equilíbrio também era apontado no duelo diante do Flamengo. Jogando no Maracanã, o time de Mano Menezes teve uma das grandes atuações do ano, ganhando por 2 a 0, com direito a gol de Thiago Neves. O placar na ocasião, ficou barato. Em casa, perdeu pelo placar de 1 a 0, mas assegurou a vaga para as quartas de final.
Entretanto, contra o Boca Juniors veio a eliminação. Apesar da injusta e bizarra expulsão de Dedé na Bombonera, o Cruzeiro pouco fez, foi tímido e perdeu por 2 a 0, deixando a situação complicada no Mineirão, onde ao fazer 1 a 0 parecia que conseguiria ao menos, provocar a decisão por pênaltis. Mas o gol de Pavón, definiu a eliminação.
Campeonato Brasileiro fraco acabou sendo apago
Pelo elenco, investimento e treinador, o mais natural era que o Cruzeiro brigasse pelo título. Não foi o que aconteceu. Com 14 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, a Raposa terminou na oitava colocação, somando 53 pontos.
O que mais decepcionou foi o desempenho do time nas partidas. O Cruzeiro, muitas vezes mostrava um futebol preguiçoso, com a cabeça claramente voltada para as competições de mata-mata. Para se ter uma ideia, o time teve o pior ataque entre os dez primeiros colocados, com 34 gols e saldo zerado. O artilheiro na competição foi Arrascaeta.
Mesmo assim, o desempenho ruim acabou sendo minimizado, em função dos títulos no ano, especialmente o da Copa do Brasil. Mas, com o excelente material humano que tem em mãos, pode-se cobrar mais de Mano Menezes, especialmente do rendimento inversamente proporcional ao forte elenco.
MS começa 2019 com R$ 1 bilhão em investimentos
Foto:Divulgação
Ministro há 1 ano, período em que o presidente Michel Temer (MDB) tinha desaprovação recorde, o deputado federal pelo MDB de Mato Grosso do Sul e ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, deixa um dos principais cargos do primeiro escalão com a rejeição do governo em queda e com mais de R$ 1 bilhão de recursos encaminhados para o estado que representa.
Advogado, o ministro também sai do governo com um recado para o Poder Judiciário, setor em que atuará em 2019. Para ele, operadores do Direito sentiram-se livres para ultrapassar os limites da Constituição, seja ao barrar o indulto de Natal no ano passado, seja para impedir a prisão após a condenação definitiva.
O Correio do Estado conversou com o deputado federal e ministro, que disse que, a partir de 1º de janeiro de 2019, pretende ficar, pelo menos, sessenta dias descansando.
* A entrevista feita por Eduardo Miranda na íntegra na edição desta segunda (31) do Correio do stado.
Ministro há 1 ano, período em que o presidente Michel Temer (MDB) tinha desaprovação recorde, o deputado federal pelo MDB de Mato Grosso do Sul e ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, deixa um dos principais cargos do primeiro escalão com a rejeição do governo em queda e com mais de R$ 1 bilhão de recursos encaminhados para o estado que representa.
Advogado, o ministro também sai do governo com um recado para o Poder Judiciário, setor em que atuará em 2019. Para ele, operadores do Direito sentiram-se livres para ultrapassar os limites da Constituição, seja ao barrar o indulto de Natal no ano passado, seja para impedir a prisão após a condenação definitiva.
O Correio do Estado conversou com o deputado federal e ministro, que disse que, a partir de 1º de janeiro de 2019, pretende ficar, pelo menos, sessenta dias descansando.
* A entrevista feita por Eduardo Miranda na íntegra na edição desta segunda (31) do Correio do stado.
Alvo do Santos, Gigliotti fica perto de assinar com o Toluca
Alvo do Santos, Emmanuel Gigliotti está perto de ser anunciado como reforço do Toluca-MEX. De acordo com Pablo Moyano, vice-presidente do Independiente-ARG, faltam detalhes para sacramentar o negócio.
O centroavante foi a primeira tentativa do Peixe de viabilizar indicações do técnico Jorge Sampaoli. O Alvinegro ofereceu 2 milhões de dólares (R$ 7,8 mi), teve a proposta recusada e encerrou as tratativas.
Um substituto para Gabigol é visto por Sampaoli com a principal necessidade do Santos para 2019. As atuais opções são Felippe Cardoso e Yuri Alberto. Rodrigão volta de empréstimo do Avaí e deve sair novamente.
O Peixe tem alternativas mantidas em sigilo para a posição. Eduardo Vargas, do Tigres-MEX, esteve em pauta, mas a pedida de 10 milhões de dólares (R$ 38 mi) inviabilizou qualquer negociação.
Ano sem título no Flamengo coloca pressão para a próxima temporada
Gazeta Press Foto:Gilvan de Souza/CRF
O Flamengo começou a temporada com a intenção de conquistar todos os títulos possíveis. No entanto, o que se viu foi uma série de insucessos que só trouxeram mais pressão para a Gávea. O vice-campeonato brasileiro amenizou o sentimento de que o trabalho não foi bem feito.
O ano começou conturbado no clube após a saída do técnico Reinaldo Rueda, que aceitou convite para comandar a seleção colombiana. Paulo césar Carpegiani, que seria um diretor de futebol, acabou sendo efetivado com técnico. O comandante não aguentou a eliminação no Estadual aliada ao início complicado na Libertadores e acabou demitido junto ao diretor-executivo Rodrigo Caetano.
Com Maurício Barbieri, o Flamengo viveu seu melhor momento no ano. Os rubro-negros chegaram a liderar o Campeonato Brasileiro, ainda disputando as competições de mata mata na temporada. Só que a sequência de jogos, junto da saída de Vinícius Júnior, fez a equipe perder rendimento.
As eliminação na Libertadores e a perda da liderança da Série A culminaram na saída de Barbieri. Para a reta final de 2018, Dorival Júnior chegou, mas conviveu com altos e baixos. O técnico conseguiu levar a equipe carioca ao vice-campeonato do Brasileiro, mas foi eliminado pelo Corinthians na semifinal da Copado Brasil.
Para a próxima temporada, o Flamengo terá o comando de Rodolfo Landim, que substitui Eduardo bandeira de Melo. No banco, a nova diretoria já confirmou a chegada de Abel Braga. A expectativa é a de que 2019 seja um ano com títulos. A pressão sobre elenco deverá ser sentida já no Estadual, mas o foco volta a ser na Libertadores.
O clube está atrás de reforços, principalmente nas laterais. Além disso, o meio é outro setor que vem tendo nomes especulados. Rodriguinho, Felipe Melo e Thiago Neves chegaram ser ventilados. No entanto, até o momento, ninguém foi contratado.
CAMPEONATO CARIOCA
Sem Rueda e com Paulo Cesar Carpegiani iniciando um trabalho focado na Libertadores, o Flamengo começou o Estadual com uma escalação repleta de garotos da base. Na Taça Guanabara, a tática deu certo e os meninos levaram os rubro-negros até as finais do primeiro turno.
Na semifinal, o adversário foi o Botafogo e uma vitória convincente levou a equipe para a decisão contra o surpreende Boavista. Na final, o Flamengo mostrou superioridade e venceu com tranqüilidade para levar a taça.
Na Taça Rio, Carpegiani utilizou a mesma tática antes dos jogos da Libertadores. Mesmo com alguns tropeços, os rubro-negros novamente chegaram a semifinal. No entanto, um empate como Fluminense acabou com as chances de conquista do segundo turno.
Na semifinal do Estadual, o adversário foi mais uma vez o Botafogo. Só que os rubro-negros acabaram sendo surpreendidos e foram eliminados após derrota por 1 a 0 para o rival. O resultado culminou na demissão do técnico Paulo Cesar Carpegiani.
LIBERTADORES
O objetivo maior do Flamengo na temporada era a conquista da Libertadores. No entanto, o rubro-negro vinha de seguidas participações ruins, com eliminações na Fase de Grupos. No início da campanha, um empate com o River Plate-ARG causou apreensão aos torcedores.
A redenção veio no segundo jogo, contra o Emelec-EQU, em Guayaquil. Nesta partida, a torcida viu Vinícius Júnior assumir o protagonismo ao marcar os dos gols do time na virada. Sö que nas duas partidas seguintes, dois empates com o Independente Santa Fé-COL trouxeram as dúvidas no ar.
Os resultados do grupo ajudaram e a classificação antecipada veio na vitória contra o Emelec, no Maracanã. Na última rodada, o empate com o River Plate apenas definiu a segunda colocação no grupo, atrás dos argentinos.
Nas oitavas de final, o Flamengo teve pela frente o Cruzeiro. No confronto de ida, os rubro-negros foram dominados pelos visitantes e viram a classificação ficar distante com a derrota por 2 a 0. Na volta, os cariocas ainda mostraram força e venceram por 1 a 0, insuficiente para o avanço.
COPA DO BRASIL
Sem a Libertadores, a Copa do Brasil passou a ser o novo objetivo do time. Nas oitavas de final, a vitória sobre a Ponte Preta em Campinas deixou o Flamengo próximo da classificação. O empate na volta confirmou o avanço.
Nas quartas de final, o confronto foi contra o Grêmio. No jogo de ida, em Porto Alegre, os flamenguistas conquistaram importante resultado ao empatar por 1 a 1. O jovem Lincoln foi o autor do gol já nos acréscimos. No duelo de volta, uma vitória por 1 a 0 garantiu a passagem para a semifinal.
Por uma vaga na decisão, o adversário foi o Corinthians. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo não conseguiu passar pela retranca paulista e o empate sem gols acabou frustrando os torcedores. No jogo de volta, os donos da casa levaram a melhor, por 2 a 1, e conquistaram a vaga para a final.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Mesmo na disputa da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo encarou com seriedade o Campeonato Brasileiro desde o início. Os rubro-negros pareciam estar no caminho e se mantiveram na liderança até a parada para a Copa do Mundo. Sob o comando de Maurício Barbieri, os cariocas encantavam o Brasil, principalmente sob o comando dos jovens Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.
Os torcedores puderam se despedir do goleiro Julio Cesar na vitória sobre o América, que marcou a aposentadoria do jogador.
Na partida contra a Chapecoense, o atacante Paolo Guerrero marco seu único gol na temporada. Os problemas extracampo com a suspensão pela Fifa fizeram com que o jogador deixasse o clube após a Copa do Mundo.
No entanto, após a saída de Vinícius Júnior, o Flamengo sofreu uma queda de rendimento e passou a acumular tropeços. A derrota para o São Paulo no retorno da Série A ligou o sinal de alerta na Gávea. Maurício Barbieri não conseguiu manter o bom rendimento da equipe e acabou demitido quando os rubro-negros perderam a liderança para o Palmeiras.
A chegada de Dorival Júnior na reta final da temporada trouxe nova motivação aos rubro-negros. O Flamengo voltou a briga pelo título, mas um empate no Maracanã com o Palmeiras deixou a taça distante do Rio de Janeiro.
Dorival Júnior teve o mérito de dar uma base ao time, mas sofreu com a crise criada pelo goleiro Diego Alves, que se recusou a viajar após perder a posição para César. Mesmo assim, o vice-campeonato mostrou que o Flamengo está no caminho para brigar pelo título nos próximos anos.
NÚMEROS:
Jogos: 67
Vitórias: 36
Empates: 18
Derrotas: 13
Gols Pro: 90
Gols Contra: 43
Saldo de gols: +47
Artilharia:
Henrique Dourado – 12
Lucas Paquetá – 11
Everton Ribeiro – 10
Vinícius Júnior – 10
Diego – 8
Uribe – 6
Felipe Vizeu – 3
Everton – 3
Rhodolfo – 3
Vitinho – 3
Geuvânio – 2
Léo Duarte – 2
Lincoln – 2
Renê – 2
Réver – 2
Rodinei- 2
Willian Arão – 2
Guerrero – 1
Lucas Silva – 1
Marlos Moreno – 1
Matheus Thuler – 1
Pepê – 1
Gol contra – 4
CAMPEONATO CARIOCA
17/01 – Raulino de Oliveira – Volta Redonda 0 x 2 Flamengo (Gols: Lucas Silva e Pepê)
21/01 – Ninho do Urubu – Flamengo 1 x 0 Cabofriense (Gol: Vinícius Júnior)
24/01 – Ninho do Urubu – Flamengo 1 x 0 Bangu (Gol: Lincoln)
27/01 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Vasco
04/02 – Mané Garricha – Nova Iguaçu 0 x 1 Flamengo (Gols: Rhodolfo)
10/02 – Raulino de Oliveira – Flamengo 3 x 1 Botafogo (Gols: Everton, Henrique Dourado e Vinícius Júnior)
18/02 – Kleber Andrade – Flamengo 2 x 0 Boavista (Gols: Kadu (contra) e Vinicius Júnior)
21/02 – Nilton Santos – Flamengo 4 x 0 Madureira (Gols: Diego, Henrique Dourado, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior)
24/02 – Arena Pantanal – Fluminense 4 x 0 Flamengo
03/03 – Nilton Santos – Flamengo 1 x 0 Botafogo (Gol: Rhodolfo)
07/03 – Raulino de Olivera – Boavista 0 x 3 Flamengo (Gols: Diego, Lucas Paquetá e Rodinei)
10/03 – Claudio Moacyr- Macaé 1 x 0 Flamengo
18/03 – Ninho do Urubu – Flamengo 4 x 0 Portuguesa (Gols: Everton Ribeiro, Geuvânio – 2 e Henrique Dourado)
22/03 – Nilton Santos – Fluminense 1 x 1 Flamengo (Gol: Everton)
28/03 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 Botafogo
LIBERTADORES
28/02 – Engenhão – Flamengo 2 x 2 River Plate-ARG (Gols: Everton e Henrique Dourado)
14/03 – George Capwell – Emelec-EQU 1 x 2 Flamengo (Gols: Vinícius Júnior – 2)
18/04 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Independiente Santa Fé-COL (Gol: Henrique Dourado)
25/04 – El Campín – Independente Santa Fé-COL 0 x 0 Flamengo
16/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Emelec-EQU (Gols: Everton Ribeiro – 2)
23/05 – Monumental de Nuñez – River Plate-ARG 0 x 0 Flamengo
08/08 – Maracanã – Flamengo 0 x 2 Cruzeiro
29/08 – Mineirão – Cruzeiro 0 x 1 Flamengo (Gol: Léo Duarte)
CAMPEONATO BRASILEIRO
14/04 – Barradão – Vitória 2 x 2 Flamengo (Gols: Lucas Paquetá e Réver)
21/04 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 América-MG (Gols: Henrique Dourado – 2)
29/04 – Castelão – Ceará 0 x 3 Flamengo (Gols: Diego e Vinícius Júnior – 2)
06/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Internacional (Gols: Everton Ribeiro e Lucas Paquetá)
13/05 – Arena Condá – Chapecoense 3 x 2 Flamengo (Gols: Guerrero e Vinícius Júnior)
19/05 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Vasco (Gol: Vinícius Júnior)
26/05 – Independência – Atlético-MG 0 x 1 Flamengo (Gol: Everton Ribeiro)
31/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Bahia (Gols: Diego e Lucas Paquetá)
03/06 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Corinthians (Gol: Felipe Vizeu)
07/06 – Mané Garrincha – Fluminense 0 x 2 Flamengo (Gols: Felipe Vizeu e Henrique Dourado)
10/06 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Paraná (Gols: Diego e Felipe Vizeu)
13/06 – Allianz Parque – Palmeiras 1 x 1 Flamengo (Gol: Matheus Thuler)
21/07 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 São Paulo
25/07 – Vila Belmiro – Santos 1 x 1 Flamengo (Gol: Bruno Henrique – contra)
29/07 – Maracanã – Flamengo 4 x 1 Sport (Gols: Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá, Réver e Uribe)
04/08 – Arena Grêmio – Grêmio 2 x 0 Flamengo
12/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Cruzeiro (Gol: Henrique Dourado)
19/08 – Arena da Baixada – Atlético-PR 3 x 0 Flamengo
23/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Vitória (Gol: Diego)
26/08 – Independência – América-MG 2 x 2 Flamengo (Gols: Everton Ribeiro e Lucas Paquetá)
02/09 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 Ceará
05/09 – Beira-Rio – Internacional 2 x 1 Flamengo (Gol: Vitinho)
08/09 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Chapecoense (Gols: Diego e Renê)
15/09 – Mané Garrincha – Vasco 1 x 1 Flamengo (Gol: Luiz Gustavo – contra)
23/09 – Maracanã – Flamengo 2 x 1 Atlético-MG (Gols: Lucas Paquetá e Willian Arão)
29/09 – Fonte Nova – Bahia 0 x 0 Flamengo
05/10 – Arena Corinthians – Corinthians 0 x 3 Flamengo (Gols: Lucas Paquetá – 2 e Renê)
13/10 – Maracanã – Flamengo 3 x 0 Fluminense (Gols: Léo Duarte e Uribe – 2)
21/10 – Durival de Britto – Paraná 0 x 4 Flamengo (Gols: Henrique Dourado, Lucas Paquetá, Uribe e Vitinho)
27/10 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Palmeiras (Gol: Marlos Moreno)
04/11 – Morumbi – São Paulo 2 x 2 Flamengo (Gols: Rodinei e Uribe)
10/11 – Nilton Santos – Botafogo 2 x 1 Flamengo (Gol: Vitinho)
15/11 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Santos (Gol: Henrique Dourado)
18/11 – Ilha do Retiro – Sport 0 x 1 Flamengo (Gol: Willian Arão)
21/11 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Grêmio (Gols: Diego e Uribe)
25/11 – Mineirão – Cruzeiro 0 x 2 Flamengo (Gols: Everton Ribeiro – 2)
01/12 – Maracanã – Flamengo 1 x 2 Atlético-PR (Gol: Rhodolfo)
COPA DO BRASIL
02/05 – Moisés Lucarelli – Ponte Preta 0 x 1 Flamengo (Gol: Henrique Dourado)
10/05 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Ponte Preta
01/08 – Arena Grêmio – Grêmio 1 x 1 Flamengo (Gol: Lincoln)
15/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Grêmio (Gol: Everton Ribeiro)
12/09 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Corinthians
26/09 – Arena Corinthians – Corinthians 2 x 1 Flamengo (Gol: Henrique – contra)
O Flamengo começou a temporada com a intenção de conquistar todos os títulos possíveis. No entanto, o que se viu foi uma série de insucessos que só trouxeram mais pressão para a Gávea. O vice-campeonato brasileiro amenizou o sentimento de que o trabalho não foi bem feito.
O ano começou conturbado no clube após a saída do técnico Reinaldo Rueda, que aceitou convite para comandar a seleção colombiana. Paulo césar Carpegiani, que seria um diretor de futebol, acabou sendo efetivado com técnico. O comandante não aguentou a eliminação no Estadual aliada ao início complicado na Libertadores e acabou demitido junto ao diretor-executivo Rodrigo Caetano.
Com Maurício Barbieri, o Flamengo viveu seu melhor momento no ano. Os rubro-negros chegaram a liderar o Campeonato Brasileiro, ainda disputando as competições de mata mata na temporada. Só que a sequência de jogos, junto da saída de Vinícius Júnior, fez a equipe perder rendimento.
As eliminação na Libertadores e a perda da liderança da Série A culminaram na saída de Barbieri. Para a reta final de 2018, Dorival Júnior chegou, mas conviveu com altos e baixos. O técnico conseguiu levar a equipe carioca ao vice-campeonato do Brasileiro, mas foi eliminado pelo Corinthians na semifinal da Copado Brasil.
Para a próxima temporada, o Flamengo terá o comando de Rodolfo Landim, que substitui Eduardo bandeira de Melo. No banco, a nova diretoria já confirmou a chegada de Abel Braga. A expectativa é a de que 2019 seja um ano com títulos. A pressão sobre elenco deverá ser sentida já no Estadual, mas o foco volta a ser na Libertadores.
O clube está atrás de reforços, principalmente nas laterais. Além disso, o meio é outro setor que vem tendo nomes especulados. Rodriguinho, Felipe Melo e Thiago Neves chegaram ser ventilados. No entanto, até o momento, ninguém foi contratado.
CAMPEONATO CARIOCA
Sem Rueda e com Paulo Cesar Carpegiani iniciando um trabalho focado na Libertadores, o Flamengo começou o Estadual com uma escalação repleta de garotos da base. Na Taça Guanabara, a tática deu certo e os meninos levaram os rubro-negros até as finais do primeiro turno.
Na semifinal, o adversário foi o Botafogo e uma vitória convincente levou a equipe para a decisão contra o surpreende Boavista. Na final, o Flamengo mostrou superioridade e venceu com tranqüilidade para levar a taça.
Na Taça Rio, Carpegiani utilizou a mesma tática antes dos jogos da Libertadores. Mesmo com alguns tropeços, os rubro-negros novamente chegaram a semifinal. No entanto, um empate como Fluminense acabou com as chances de conquista do segundo turno.
Na semifinal do Estadual, o adversário foi mais uma vez o Botafogo. Só que os rubro-negros acabaram sendo surpreendidos e foram eliminados após derrota por 1 a 0 para o rival. O resultado culminou na demissão do técnico Paulo Cesar Carpegiani.
LIBERTADORES
O objetivo maior do Flamengo na temporada era a conquista da Libertadores. No entanto, o rubro-negro vinha de seguidas participações ruins, com eliminações na Fase de Grupos. No início da campanha, um empate com o River Plate-ARG causou apreensão aos torcedores.
A redenção veio no segundo jogo, contra o Emelec-EQU, em Guayaquil. Nesta partida, a torcida viu Vinícius Júnior assumir o protagonismo ao marcar os dos gols do time na virada. Sö que nas duas partidas seguintes, dois empates com o Independente Santa Fé-COL trouxeram as dúvidas no ar.
Os resultados do grupo ajudaram e a classificação antecipada veio na vitória contra o Emelec, no Maracanã. Na última rodada, o empate com o River Plate apenas definiu a segunda colocação no grupo, atrás dos argentinos.
Nas oitavas de final, o Flamengo teve pela frente o Cruzeiro. No confronto de ida, os rubro-negros foram dominados pelos visitantes e viram a classificação ficar distante com a derrota por 2 a 0. Na volta, os cariocas ainda mostraram força e venceram por 1 a 0, insuficiente para o avanço.
COPA DO BRASIL
Sem a Libertadores, a Copa do Brasil passou a ser o novo objetivo do time. Nas oitavas de final, a vitória sobre a Ponte Preta em Campinas deixou o Flamengo próximo da classificação. O empate na volta confirmou o avanço.
Nas quartas de final, o confronto foi contra o Grêmio. No jogo de ida, em Porto Alegre, os flamenguistas conquistaram importante resultado ao empatar por 1 a 1. O jovem Lincoln foi o autor do gol já nos acréscimos. No duelo de volta, uma vitória por 1 a 0 garantiu a passagem para a semifinal.
Por uma vaga na decisão, o adversário foi o Corinthians. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo não conseguiu passar pela retranca paulista e o empate sem gols acabou frustrando os torcedores. No jogo de volta, os donos da casa levaram a melhor, por 2 a 1, e conquistaram a vaga para a final.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Mesmo na disputa da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo encarou com seriedade o Campeonato Brasileiro desde o início. Os rubro-negros pareciam estar no caminho e se mantiveram na liderança até a parada para a Copa do Mundo. Sob o comando de Maurício Barbieri, os cariocas encantavam o Brasil, principalmente sob o comando dos jovens Lucas Paquetá e Vinícius Júnior.
Os torcedores puderam se despedir do goleiro Julio Cesar na vitória sobre o América, que marcou a aposentadoria do jogador.
Na partida contra a Chapecoense, o atacante Paolo Guerrero marco seu único gol na temporada. Os problemas extracampo com a suspensão pela Fifa fizeram com que o jogador deixasse o clube após a Copa do Mundo.
No entanto, após a saída de Vinícius Júnior, o Flamengo sofreu uma queda de rendimento e passou a acumular tropeços. A derrota para o São Paulo no retorno da Série A ligou o sinal de alerta na Gávea. Maurício Barbieri não conseguiu manter o bom rendimento da equipe e acabou demitido quando os rubro-negros perderam a liderança para o Palmeiras.
A chegada de Dorival Júnior na reta final da temporada trouxe nova motivação aos rubro-negros. O Flamengo voltou a briga pelo título, mas um empate no Maracanã com o Palmeiras deixou a taça distante do Rio de Janeiro.
Dorival Júnior teve o mérito de dar uma base ao time, mas sofreu com a crise criada pelo goleiro Diego Alves, que se recusou a viajar após perder a posição para César. Mesmo assim, o vice-campeonato mostrou que o Flamengo está no caminho para brigar pelo título nos próximos anos.
NÚMEROS:
Jogos: 67
Vitórias: 36
Empates: 18
Derrotas: 13
Gols Pro: 90
Gols Contra: 43
Saldo de gols: +47
Artilharia:
Henrique Dourado – 12
Lucas Paquetá – 11
Everton Ribeiro – 10
Vinícius Júnior – 10
Diego – 8
Uribe – 6
Felipe Vizeu – 3
Everton – 3
Rhodolfo – 3
Vitinho – 3
Geuvânio – 2
Léo Duarte – 2
Lincoln – 2
Renê – 2
Réver – 2
Rodinei- 2
Willian Arão – 2
Guerrero – 1
Lucas Silva – 1
Marlos Moreno – 1
Matheus Thuler – 1
Pepê – 1
Gol contra – 4
CAMPEONATO CARIOCA
17/01 – Raulino de Oliveira – Volta Redonda 0 x 2 Flamengo (Gols: Lucas Silva e Pepê)
21/01 – Ninho do Urubu – Flamengo 1 x 0 Cabofriense (Gol: Vinícius Júnior)
24/01 – Ninho do Urubu – Flamengo 1 x 0 Bangu (Gol: Lincoln)
27/01 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Vasco
04/02 – Mané Garricha – Nova Iguaçu 0 x 1 Flamengo (Gols: Rhodolfo)
10/02 – Raulino de Oliveira – Flamengo 3 x 1 Botafogo (Gols: Everton, Henrique Dourado e Vinícius Júnior)
18/02 – Kleber Andrade – Flamengo 2 x 0 Boavista (Gols: Kadu (contra) e Vinicius Júnior)
21/02 – Nilton Santos – Flamengo 4 x 0 Madureira (Gols: Diego, Henrique Dourado, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior)
24/02 – Arena Pantanal – Fluminense 4 x 0 Flamengo
03/03 – Nilton Santos – Flamengo 1 x 0 Botafogo (Gol: Rhodolfo)
07/03 – Raulino de Olivera – Boavista 0 x 3 Flamengo (Gols: Diego, Lucas Paquetá e Rodinei)
10/03 – Claudio Moacyr- Macaé 1 x 0 Flamengo
18/03 – Ninho do Urubu – Flamengo 4 x 0 Portuguesa (Gols: Everton Ribeiro, Geuvânio – 2 e Henrique Dourado)
22/03 – Nilton Santos – Fluminense 1 x 1 Flamengo (Gol: Everton)
28/03 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 Botafogo
LIBERTADORES
28/02 – Engenhão – Flamengo 2 x 2 River Plate-ARG (Gols: Everton e Henrique Dourado)
14/03 – George Capwell – Emelec-EQU 1 x 2 Flamengo (Gols: Vinícius Júnior – 2)
18/04 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Independiente Santa Fé-COL (Gol: Henrique Dourado)
25/04 – El Campín – Independente Santa Fé-COL 0 x 0 Flamengo
16/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Emelec-EQU (Gols: Everton Ribeiro – 2)
23/05 – Monumental de Nuñez – River Plate-ARG 0 x 0 Flamengo
08/08 – Maracanã – Flamengo 0 x 2 Cruzeiro
29/08 – Mineirão – Cruzeiro 0 x 1 Flamengo (Gol: Léo Duarte)
CAMPEONATO BRASILEIRO
14/04 – Barradão – Vitória 2 x 2 Flamengo (Gols: Lucas Paquetá e Réver)
21/04 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 América-MG (Gols: Henrique Dourado – 2)
29/04 – Castelão – Ceará 0 x 3 Flamengo (Gols: Diego e Vinícius Júnior – 2)
06/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Internacional (Gols: Everton Ribeiro e Lucas Paquetá)
13/05 – Arena Condá – Chapecoense 3 x 2 Flamengo (Gols: Guerrero e Vinícius Júnior)
19/05 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Vasco (Gol: Vinícius Júnior)
26/05 – Independência – Atlético-MG 0 x 1 Flamengo (Gol: Everton Ribeiro)
31/05 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Bahia (Gols: Diego e Lucas Paquetá)
03/06 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Corinthians (Gol: Felipe Vizeu)
07/06 – Mané Garrincha – Fluminense 0 x 2 Flamengo (Gols: Felipe Vizeu e Henrique Dourado)
10/06 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Paraná (Gols: Diego e Felipe Vizeu)
13/06 – Allianz Parque – Palmeiras 1 x 1 Flamengo (Gol: Matheus Thuler)
21/07 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 São Paulo
25/07 – Vila Belmiro – Santos 1 x 1 Flamengo (Gol: Bruno Henrique – contra)
29/07 – Maracanã – Flamengo 4 x 1 Sport (Gols: Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá, Réver e Uribe)
04/08 – Arena Grêmio – Grêmio 2 x 0 Flamengo
12/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Cruzeiro (Gol: Henrique Dourado)
19/08 – Arena da Baixada – Atlético-PR 3 x 0 Flamengo
23/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Vitória (Gol: Diego)
26/08 – Independência – América-MG 2 x 2 Flamengo (Gols: Everton Ribeiro e Lucas Paquetá)
02/09 – Maracanã – Flamengo 0 x 1 Ceará
05/09 – Beira-Rio – Internacional 2 x 1 Flamengo (Gol: Vitinho)
08/09 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Chapecoense (Gols: Diego e Renê)
15/09 – Mané Garrincha – Vasco 1 x 1 Flamengo (Gol: Luiz Gustavo – contra)
23/09 – Maracanã – Flamengo 2 x 1 Atlético-MG (Gols: Lucas Paquetá e Willian Arão)
29/09 – Fonte Nova – Bahia 0 x 0 Flamengo
05/10 – Arena Corinthians – Corinthians 0 x 3 Flamengo (Gols: Lucas Paquetá – 2 e Renê)
13/10 – Maracanã – Flamengo 3 x 0 Fluminense (Gols: Léo Duarte e Uribe – 2)
21/10 – Durival de Britto – Paraná 0 x 4 Flamengo (Gols: Henrique Dourado, Lucas Paquetá, Uribe e Vitinho)
27/10 – Maracanã – Flamengo 1 x 1 Palmeiras (Gol: Marlos Moreno)
04/11 – Morumbi – São Paulo 2 x 2 Flamengo (Gols: Rodinei e Uribe)
10/11 – Nilton Santos – Botafogo 2 x 1 Flamengo (Gol: Vitinho)
15/11 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Santos (Gol: Henrique Dourado)
18/11 – Ilha do Retiro – Sport 0 x 1 Flamengo (Gol: Willian Arão)
21/11 – Maracanã – Flamengo 2 x 0 Grêmio (Gols: Diego e Uribe)
25/11 – Mineirão – Cruzeiro 0 x 2 Flamengo (Gols: Everton Ribeiro – 2)
01/12 – Maracanã – Flamengo 1 x 2 Atlético-PR (Gol: Rhodolfo)
COPA DO BRASIL
02/05 – Moisés Lucarelli – Ponte Preta 0 x 1 Flamengo (Gol: Henrique Dourado)
10/05 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Ponte Preta
01/08 – Arena Grêmio – Grêmio 1 x 1 Flamengo (Gol: Lincoln)
15/08 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Grêmio (Gol: Everton Ribeiro)
12/09 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Corinthians
26/09 – Arena Corinthians – Corinthians 2 x 1 Flamengo (Gol: Henrique – contra)
São Silvestre será disputada hoje por 30 mil pessoas
A Corrida de São Silvestre terá largada às 8h (MS) desta segunda-feira (31) e cerca de 30 mil corredores devem participar do evento.
A São Silvestre foi disputada pela primeira vez em 1924. Na época 60 atletas se inscreveram, todos homens, e 37 terminaram a prova de 8,8 km disputada à noite.
A corrida criada pelo jornalista Cásper Líbero tem esse nome em homenagem ao Santo Silvestre, que morreu no dia 31 de dezembro. Ele era papa na época e foi canonizado posteriormente.
Com 25 mil na fila, Mato Grosso do Sul doa 132 órgãos em 2018
Jornal Correio do Estado
Em 2018 a doação de órgãos aumentou 25% com relação ao ano passado. O Estado teve 44 doações efetivas, contra 35 de 2017. Ao todo são 132 órgãos doados que salvaram vidas em Mato Grosso do Sul e outros estados. De acordo com o Ministério da Saúde, 25.396 pessoas estão na fila a espera de um transplante de órgão e 8.825 na fila a espera de córneas - que são tecidos.
O órgão mais doado no Estado é o que tem a maior fila de pessoas na espera no Brasil, o rim. São 23.223 aguardando um transplante. De acordo com a Claire Miozzo, coordenadora da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, mesmo com o número de doações aumentando ainda tem a possibilidade de melhorar.
“Mas precisamos conversar sobre o assunto (doação). Não precisa deixar nada por escrito, somente informar aos familiares que quer doar os órgãos. Se um dia acontecer alguma coisa você poderá ajudar outras pessoas que estão esperado. Ainda temos uma taxa alta de recusa porque muitas vezes a família não sabe a vontade da pessoa. Por isso é importante deixar a família avisada”, alertou Claire.
Ela explicou ainda que todo o procedimento de retirada dos órgãos e transplante, no paciente receptor, é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Tem jovens, crianças em leito hospitalar esperando e você pode mudar a vida de pessoas. Tudo é custeado pelo SUS, a doação não tem custo para hospital e para família. O pré-transplante, o transplante propriamente dito e o pós também é custeado pelo SUS. Nós temos o maior sistema público de transplante do Mundo”, destacou falando sobre o Brasil.
Primeiro 'Diário Oficial' da gestão Bolsonaro pode ter até 5 mil páginas
G1
A edição do "Diário Oficial da União" de terça-feira (1º), que vai publicar os primeiros atos de Jair Bolsonaro como presidente, deverá ter algo em torno 5 mil páginas. Essa é a estimativa de funcionários da Imprensa Nacional, responsável pela publicação, depois de advertidos para o grande volume de atos a serem assinados pelo novo presidente.
Na edição de terça, serão publicados todos os atos de demissão e nomeação de funcionários para cargos de confiança, os chamados DAS, e também os atos de reestruturação administrativa do governo.
O governo Bolsonaro reduziu de 29 para 22 o número de ministériose, para isso, houve fusão de muitas pastas ou redistribuição de áreas para outros ministérios. Essas mudanças demandaram muitos estudos, pois cada ministério detém dezenas de CNPJs que seriam realocados. Um exemplo é o antigo Ministério do Desenvolvimento, que sob sua jurisdição detinha 76 CNPJs. Agora, o ministério foi incorporado pelo novo Ministério da Economia.
A edição do "Diário Oficial" vai trazer também a reestruturação da vice-presidência da República. Desde que Michel Temer assumiu a presidência, a vice perdeu toda a estrutura de assessores e, praticamente, deixou de existir - restando apenas o cargo de vice. Agora, para que o general Hamilton Mourão assuma, a vice-presidência será reorganizada com a recriação de um quadro de assessores.
Depois de 155 anos sendo impresso, o "Diário Oficial da União" é, desde 1º de dezembro de 2017, exclusivamente digital.
domingo, 30 de dezembro de 2018
Agentes frustam tentativa de fuga de detentos na Máxima
Agentes penitenciários frustraram o que poderia ter sido um plano de fuga de detentos do Presídio de Segurança Máxima da Capital, no Jardim Noroeste, região leste, na noite do último sábado (29).
Segundo a polícia, grades de uma das celas do loca no pavilhão um estavam serradas e escadas feitas de forma artesanal foram localizadas.
De acordo com a Agência Estadual de Administração Penitenciária, a tentativa foi descoberta através de apuração interna dos próprios agentes.
Com as revelações, equipes fizeram varedura também no pavilhão dois do presídio durante este domingo (30).
Os detentos da cela onde as grades foram serradas permanecerão em processo disciplinar interno até o fim das apurações internas sobre o assunto. Um boletim de ocorrência foi registrado.Com informação do Portal Correio do Estado
Temer decide não conceder indulto de Natal neste ano
Folha Press
Integrantes do primeiro escalão do governo Michel Temer afirmam que o presidente decidiu não assinar o decreto que concede indulto de Natal neste ano. A decisão sobre o assunto ficará para a gestão de Jair Bolsonaro (PSL), que assume o país daqui a dois dias.
Em 2017, o indulto concedido por Temer foi barrado pelo Supremo. O tribunal voltou a analisar o caso este ano e a maioria foi favorável ao texto editado pelo emedebista, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Luiz Fux.
Nos últimos dias, o presidente colecionou recuos sobre o assunto, mas a decisão agora seria definitiva.
Esta será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente não edita o decreto. A Defensoria Pública da União chegou a fazer um apelo ao emedebista pelo indulto.
Integrantes do primeiro escalão do governo Michel Temer afirmam que o presidente decidiu não assinar o decreto que concede indulto de Natal neste ano. A decisão sobre o assunto ficará para a gestão de Jair Bolsonaro (PSL), que assume o país daqui a dois dias.
Em 2017, o indulto concedido por Temer foi barrado pelo Supremo. O tribunal voltou a analisar o caso este ano e a maioria foi favorável ao texto editado pelo emedebista, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Luiz Fux.
Nos últimos dias, o presidente colecionou recuos sobre o assunto, mas a decisão agora seria definitiva.
Esta será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente não edita o decreto. A Defensoria Pública da União chegou a fazer um apelo ao emedebista pelo indulto.
Cidade do Natal terá shows de bandas e desfile de bonecos no Réveillon
Para aqueles que gostam de passar a virada do ano com animação, A Cidade do Natal terá programação diferenciada com muita música e diversão. Campo-grandenses poderão se concentrar nos altos da Avenida Afonso Pena a partir das 20h do dia 31. A programação contará com a presença de bonecos infantis e show de bandas.
As apresentações começam às 20h com as duplas Victor Gregório e Marco Aurélio, Patrícia e Adriana e Pedro e Evandro serão as responsáveis por embalar o público com o sertanejo. A apresentação dos shows se encerram com a Banda Lilás.
Em seguida, às 21h, começa o desfile de bonecos. Entre eles: Homem de Ferro, Hulk, Lool, As Princesas, Os Incríveis, Patrulha Canina Pj Masks, Minions, Meu Malvado favorito, Frozen, Toy Store, Homem Aranha, Capitão América, Bem 10, 4Brancos, Mickey Minie, Luna, Lady Bug e outros Super Heróis.
Depois da virada do ano a programação continua na Cidade do Natal. O espaço, aberto dia 8 de dezembro, continuará com a mesma estrutura, incluindo a Casa do Papai Noel, praça de alimentação e área kids até dia 6 de janeiro.
Linha de ônibus especial
Uma linha de ônibus especial facilitará o acesso do campo-grandense à Cidade do Natal. A linha 050, criada exclusivamente para a Cidade do Natal, está a disposição da população.
A linha percorrer o itinerário PegFácil do Shopping Campo Grande a Cidade do Natal, todos os dias, das 18h30 às 23h30.
Os horários podem ser consultados pelo link: http://www.mobilibus.com/web/timetable-stops/new/5w71c#ka1
Praça da alimentação:
A praça de alimentação ganhou um pergolado com o objetivo de proteger da chuva. Os preços dos produtos, como lanches, salgados, comidas e sobremesas, vão de R$ 3, a R$ 26.
Programação:
Terça (01.01)
A partir das 20 horas: Larissa e Mariana
Quarta (02.01)
A partir das 20 horas: Rosana Moura
Quinta (03.01)
A partir das 20 horas: Pedro e Evandro
Palmeiras seria meio de tabela nas maiores ligas da Europa, diz Kaká
Foto:Reprodução instagram
FolhaPress
O Palmeiras se daria bem na Europa? Para Kaká, o atual campeão brasileiro não incomodaria os grandes times em três das maiores ligas do continente: Inglês, Espanhol e Italiano. De acordo com o ex-jogador, a equipe alviverde ficaria no meio da tabela.
"O Palmeiras disputaria o meio de tabela de uma liga das três maiores, Itália, Inglaterra e Espanha. Eu acho que o Tottenham seria campeão brasileiro fácil, por exemplo", disse em entrevista ao SporTV.
Desde 2015, o clube paulista é patrocinado por Crefisa e FAM, que são comandadas pela conselheira Leila Pereira e já bancam fatias dos vencimentos de jogadores como Lucas Lima e Borja, por exemplo. Com a parceria, o Palmeiras foi duas vezes campeão brasileiro e uma da Copa do Brasil.
Na entrevista ao SporTV, Kaká também falou sobre seu futuro e que pensa em ser diretor esportivo. A ideia é começar a função no Milan.
"A minha primeira opção é virar diretor esportivo. E eu quero aprender com o futebol sobre outras áreas, como marketing, negócios, para depois ver o que eu quero fazer. Eu quero voltar um dia para o jogo do fim de semana, hoje não quero ser treinador, não é a primeira opção, mas não descarto também ser", afirmou.
"Nessa minha escolha profissional, passa muito pela minha vida pessoal. Eu sou divorciado, tenho dois filhos que moram no Brasil, e eu quero ficar perto deles. Tirando disso, eu queria começar no Milan. Numa visão profissional, seria o melhor lugar para começar essa segunda fase da minha vida", acrescentou.
O ex-meia ainda falou sobre sua trajetória vestindo a camisa da seleção brasileira. A primeira convocação de Kaká para defender a equipe principal foi em 2002, e ele defendeu a equipe em três Copas. Dentre todos os Mundiais, Kaká classifica o de 2002, realizado na Coreia do Sul e no Japão, como o melhor.
"Copa do Mundo de 2002 (A maior glória). Mesmo tendo jogado só 23 minutos contra a Costa Rica. Até brinco que é o número da minha camisa. Mas a conquista da Copa do Mundo é muito grande, é muito legal. Depois joguei mais duas Copas, briguei para ir para uma quarta. É muito difícil chegar para disputar uma Copa. A cada quatro anos, você não sabe em que condições vai chegar. Mesmo tendo participado pouco, com 20 anos, poder dizer que eu fui campeão do mundo com a seleção", afirmou.
A história de conquistas, porém, não se repetiu nas outras Copas. Em 2006, a equipe treinada por Carlos Alberto Parreira foi eliminada para a França, nas quartas de final. O ex-atleta comentou sobre o ambiente daquele elenco, se referindo a uma possível falta de foco nos momentos decisivos.
"Todos os jogadores daquela seleção eram protagonistas em seus clubes, e tinha tudo para aquela seleção chegar mais longe. Pelo menos a disputar a final. A França era excelente também, Zidane foi um dos protagonistas daquele Mundial. Mas eu acho que aquela seleção poderia ter feito um pouco mais. No seu momento, pode ter faltado alguém que falasse. O difícil nessa situação é quando você está naquela situação específica, você enxergar realmente que está toda essa bagunça. Depois, anos na frente, a gente consegue analisar melhor. Na hora, de dentro, é mais difícil de analisar, porque você está envolvido com aquele momento de Copa do Mundo", declarou.
FolhaPress
O Palmeiras se daria bem na Europa? Para Kaká, o atual campeão brasileiro não incomodaria os grandes times em três das maiores ligas do continente: Inglês, Espanhol e Italiano. De acordo com o ex-jogador, a equipe alviverde ficaria no meio da tabela.
"O Palmeiras disputaria o meio de tabela de uma liga das três maiores, Itália, Inglaterra e Espanha. Eu acho que o Tottenham seria campeão brasileiro fácil, por exemplo", disse em entrevista ao SporTV.
Desde 2015, o clube paulista é patrocinado por Crefisa e FAM, que são comandadas pela conselheira Leila Pereira e já bancam fatias dos vencimentos de jogadores como Lucas Lima e Borja, por exemplo. Com a parceria, o Palmeiras foi duas vezes campeão brasileiro e uma da Copa do Brasil.
Na entrevista ao SporTV, Kaká também falou sobre seu futuro e que pensa em ser diretor esportivo. A ideia é começar a função no Milan.
"A minha primeira opção é virar diretor esportivo. E eu quero aprender com o futebol sobre outras áreas, como marketing, negócios, para depois ver o que eu quero fazer. Eu quero voltar um dia para o jogo do fim de semana, hoje não quero ser treinador, não é a primeira opção, mas não descarto também ser", afirmou.
"Nessa minha escolha profissional, passa muito pela minha vida pessoal. Eu sou divorciado, tenho dois filhos que moram no Brasil, e eu quero ficar perto deles. Tirando disso, eu queria começar no Milan. Numa visão profissional, seria o melhor lugar para começar essa segunda fase da minha vida", acrescentou.
O ex-meia ainda falou sobre sua trajetória vestindo a camisa da seleção brasileira. A primeira convocação de Kaká para defender a equipe principal foi em 2002, e ele defendeu a equipe em três Copas. Dentre todos os Mundiais, Kaká classifica o de 2002, realizado na Coreia do Sul e no Japão, como o melhor.
"Copa do Mundo de 2002 (A maior glória). Mesmo tendo jogado só 23 minutos contra a Costa Rica. Até brinco que é o número da minha camisa. Mas a conquista da Copa do Mundo é muito grande, é muito legal. Depois joguei mais duas Copas, briguei para ir para uma quarta. É muito difícil chegar para disputar uma Copa. A cada quatro anos, você não sabe em que condições vai chegar. Mesmo tendo participado pouco, com 20 anos, poder dizer que eu fui campeão do mundo com a seleção", afirmou.
A história de conquistas, porém, não se repetiu nas outras Copas. Em 2006, a equipe treinada por Carlos Alberto Parreira foi eliminada para a França, nas quartas de final. O ex-atleta comentou sobre o ambiente daquele elenco, se referindo a uma possível falta de foco nos momentos decisivos.
"Todos os jogadores daquela seleção eram protagonistas em seus clubes, e tinha tudo para aquela seleção chegar mais longe. Pelo menos a disputar a final. A França era excelente também, Zidane foi um dos protagonistas daquele Mundial. Mas eu acho que aquela seleção poderia ter feito um pouco mais. No seu momento, pode ter faltado alguém que falasse. O difícil nessa situação é quando você está naquela situação específica, você enxergar realmente que está toda essa bagunça. Depois, anos na frente, a gente consegue analisar melhor. Na hora, de dentro, é mais difícil de analisar, porque você está envolvido com aquele momento de Copa do Mundo", declarou.
Família de MS morre ao bater carro de frente com ônibus em Goiás
Foto;Divulgação Bombeiros de Goias
Uma familia de Sonora, incluindo duas crianças de 4 e 9 anos, acabou morrendo em um acidente na manhã de sábado (29) em Goiás, segundo o site Edição de Notícias. As vítimas estavam em um Fiat Pálio que colidiu de frente contra um ônibus na BR-020.
De acordo com as informações da ocorrência, a tragédia aconteceu próxima do trevo Cabeceiras, distante aproximadamente 5km do antigo posto da PRF na BR-020, no Estado vizinho. O Palio teria feito uma ultrapassagem e veio a colidir com o ônibus.
“Ambos os veículos saíram da pista, vitimando os cinco ocupantes do carro e deixando o motorista do segundo veículo ferido. Entre os mortos estão as duas crianças, mas ainda não sabemos se tratam-se se todos da mesma família", disse ao portal G1 o major Eliomar Rodrigues Castro, coordenador de operações do Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo o site, o motorista do ônibus foi socorrido e, conforme a corporação, foi levado com escoriações para uma unidade de saúde de Formosa (GO).
As causas do acidente ainda serão investigadas. Os nomes não foram divulgados.
Uma familia de Sonora, incluindo duas crianças de 4 e 9 anos, acabou morrendo em um acidente na manhã de sábado (29) em Goiás, segundo o site Edição de Notícias. As vítimas estavam em um Fiat Pálio que colidiu de frente contra um ônibus na BR-020.
De acordo com as informações da ocorrência, a tragédia aconteceu próxima do trevo Cabeceiras, distante aproximadamente 5km do antigo posto da PRF na BR-020, no Estado vizinho. O Palio teria feito uma ultrapassagem e veio a colidir com o ônibus.
“Ambos os veículos saíram da pista, vitimando os cinco ocupantes do carro e deixando o motorista do segundo veículo ferido. Entre os mortos estão as duas crianças, mas ainda não sabemos se tratam-se se todos da mesma família", disse ao portal G1 o major Eliomar Rodrigues Castro, coordenador de operações do Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo o site, o motorista do ônibus foi socorrido e, conforme a corporação, foi levado com escoriações para uma unidade de saúde de Formosa (GO).
As causas do acidente ainda serão investigadas. Os nomes não foram divulgados.
TVE MS terá especial sobre Retirada da Laguna com Bolsonaro e Reinaldo Azambuja
Foto:Divulgação
O futuro presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador reeleito Reinaldo Azambuja serão personagens integrantes da programação especial de fim de ano da TVE Cultura no dia 1º de janeiro de 2019 entre a posse dos dois mandatários na terça-feira, a partir das 9h.
A emissora pública sul-mato-grossense levará ao ar um especial inédito sobre a Retirada da Laguna, que vai ao ar logo após a cerimônia de posse do presidente, e que será reprisado ao longo da programação.
Capitão reformado do Exército Brasileiro, Bolsonaro acompanhou em 15 de julho de 2017, ao lado de Reinaldo Azambuja, as festividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna realizadas em Nioaque, cidade na qual serviu como segundo-tenente entre 1979 e 1981 e sobre a qual revelou ter uma ligação afetiva: além de prometer retornar ao município depois da posse, revelou viver ali quando seu primeiro filho nasceu.
O especial da Retirada da Laguna foi produzido e dirigido pela Lutanno e pelo jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e apresentador do programa Prosa & Segredos, com edição de Albino Costa.
Ele retratou um dos episódios mais tensos da Guerra do Paraguai, quando tropas do país vizinho dominavam aquela região do atual Mato Grosso do Sul.
O Exército Brasileiro, por sua vez, planejava tomar Laguna, localizada às margens do rio Apa. A coluna montada, com cerca de 1.700 homens, teve 700 sobreviventes. Nioaque guarda algumas relíquias do combate, como o madeiramento da primeira igreja da região, destruída pelo Exército do Paraguai. A encenação contou com a participação de moradores da cidade e foi documentada em audiovisual.
“O especial foi gravado e contou com a participação do então deputado federal Jair Bolsonaro, que ali encontrou o governador Reinaldo Azambuja”, relembrou Bosco, citando ainda depoimentos da população local. “O futuro presidente, de fala despretensiosa e um jeito informal de se comunicar já galgava ali os primeiros degraus rumo ao cargo que ocupará. Entre a população, ainda há pessoas que se lembram do período em que morou na cidade e se lembram do Bolsonaro como alguém de fibra, enérgico, e que reconhecia os direitos de todos”.
O especial ainda registrou o momento descontraído em que Bolsonaro, a cavalo, rememorou Dom Pedro I e “encenou” a independência da “República Federativa de Nioaque”, modo de prestar respeito àquele que garantiu a soberania do Brasil perante o mundo.
O especial faz parte da programação cívica que a TVE Cultura levará ao ar em 1º de janeiro, a partir das 9h, com a transmissão, ao vivo, dos preparativos para a posse de Jair Bolsonaro e de seu vice, general Hamilton Mourão. Na sequência, vai ao ar o especial da Retirada da Laguna e, a partir das 14h30, será transmitida a posse do governador Reinaldo Azambuja e de seu vice, Murilo Zauith, no Executivo de Mato Grosso do Sul –esta realizada em parceria com a TV Assembleia.
Você acompanha a programação especial da TVE Cultura pelo sinal aberto –digital em Campo Grande e Terenos, pelo canal 4.1, e em Dourados, no 13.1– nas cidades que contam com a emissora; no canal 15 da NET na Capital e pela parabólica, nos satélites StarOne C2 (digital) e C3 (analógico). Também é possível assistir aos programas pelo Portal da Educativa, na aba Assista a TV e pelo Link ao Vivo do site e na fan page da rede social Facebook.
O futuro presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador reeleito Reinaldo Azambuja serão personagens integrantes da programação especial de fim de ano da TVE Cultura no dia 1º de janeiro de 2019 entre a posse dos dois mandatários na terça-feira, a partir das 9h.
A emissora pública sul-mato-grossense levará ao ar um especial inédito sobre a Retirada da Laguna, que vai ao ar logo após a cerimônia de posse do presidente, e que será reprisado ao longo da programação.
Capitão reformado do Exército Brasileiro, Bolsonaro acompanhou em 15 de julho de 2017, ao lado de Reinaldo Azambuja, as festividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna realizadas em Nioaque, cidade na qual serviu como segundo-tenente entre 1979 e 1981 e sobre a qual revelou ter uma ligação afetiva: além de prometer retornar ao município depois da posse, revelou viver ali quando seu primeiro filho nasceu.
O especial da Retirada da Laguna foi produzido e dirigido pela Lutanno e pelo jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e apresentador do programa Prosa & Segredos, com edição de Albino Costa.
Ele retratou um dos episódios mais tensos da Guerra do Paraguai, quando tropas do país vizinho dominavam aquela região do atual Mato Grosso do Sul.
O Exército Brasileiro, por sua vez, planejava tomar Laguna, localizada às margens do rio Apa. A coluna montada, com cerca de 1.700 homens, teve 700 sobreviventes. Nioaque guarda algumas relíquias do combate, como o madeiramento da primeira igreja da região, destruída pelo Exército do Paraguai. A encenação contou com a participação de moradores da cidade e foi documentada em audiovisual.
“O especial foi gravado e contou com a participação do então deputado federal Jair Bolsonaro, que ali encontrou o governador Reinaldo Azambuja”, relembrou Bosco, citando ainda depoimentos da população local. “O futuro presidente, de fala despretensiosa e um jeito informal de se comunicar já galgava ali os primeiros degraus rumo ao cargo que ocupará. Entre a população, ainda há pessoas que se lembram do período em que morou na cidade e se lembram do Bolsonaro como alguém de fibra, enérgico, e que reconhecia os direitos de todos”.
O especial ainda registrou o momento descontraído em que Bolsonaro, a cavalo, rememorou Dom Pedro I e “encenou” a independência da “República Federativa de Nioaque”, modo de prestar respeito àquele que garantiu a soberania do Brasil perante o mundo.
O especial faz parte da programação cívica que a TVE Cultura levará ao ar em 1º de janeiro, a partir das 9h, com a transmissão, ao vivo, dos preparativos para a posse de Jair Bolsonaro e de seu vice, general Hamilton Mourão. Na sequência, vai ao ar o especial da Retirada da Laguna e, a partir das 14h30, será transmitida a posse do governador Reinaldo Azambuja e de seu vice, Murilo Zauith, no Executivo de Mato Grosso do Sul –esta realizada em parceria com a TV Assembleia.
Você acompanha a programação especial da TVE Cultura pelo sinal aberto –digital em Campo Grande e Terenos, pelo canal 4.1, e em Dourados, no 13.1– nas cidades que contam com a emissora; no canal 15 da NET na Capital e pela parabólica, nos satélites StarOne C2 (digital) e C3 (analógico). Também é possível assistir aos programas pelo Portal da Educativa, na aba Assista a TV e pelo Link ao Vivo do site e na fan page da rede social Facebook.
Após discussão, homem é esfaqueado pelo próprio irmão em Campo Grande
Givanildo Cabral Moraes, de 41 anos, acabou esfaqueado pelo próprio irmão, Antonio Roberto Cabral Moraes, de 33 anos, após brigarem na noite deste sábado (30) em uma casa onde vivem juntos na rua Tinguacu, na Moreninha II, em Campo Grande.
Segundo o boletim de ocorrência, os irmãos começaram uma discussão por motivos desconhecidos e acabaram se agredindo. Antonio pegou uma faca acertou a barriga de Givanildo duas vezes, em seguida o suspeito fugiu do local. Uma equipe de socorro foi acionada e a vítima encaminhada à Santa Casa.
A reportagem do Correio do Estado tentou contato com o hospital, mas não foram fornecidas informações sobre o estado de saúde da vítima.
O suspeito está foragido e o caso foi registrado como lesão corporal dolosa na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do bairro Piratininga
Hernanes volta ao São Paulo e sonha com título da Libertadores
Por Globo Esporte.com
A primeira entrevista de Hernanes em sua volta ao São Paulo é cheia de frases que podem deliciar o torcedor. Ao canal oficial do clube, o Profeta disse estar vivendo um momento mágico ao voltar para casa e revelou um dos sonhos que, aos 33 anos, ainda tem na carreira: ganhar a Libertadores.
O São Paulo volta a disputar o torneio continental em 2019, quando entrará na segunda fase, de mata-mata, contra o Talleres, da Argentina.
"Se eu parasse hoje não estaria satisfeito. Tenho sonhos por alcançar e um deles é ganhar uma Libertadores com o São Paulo. Seria um desses sonhos que trago comigo", disse Hernanes, em entrevista exclusiva à "SPFCtv", feita em Fernando de Noronha, onde ele passa férias.
O São Paulo contratou Hernanes em definitivo do Hebei Fortune, da China. A informação do GloboEsporte.com é de que a transferência foi fechada por 3 milhões de euros (R$ 13,2 milhões), com um contrato válido até dezembro de 2021.
Essa será sua terceira passagem pelo Morumbi. Ele conquistou os títulos brasileiros de 2007 e 2008, e em 2017 foi o principal responsável por afastar a equipe da zona de rebaixamento.
Antes dele, o clube havia anunciado o lateral-direito Igor Vinícius, o lateral-esquerdo Léo Pelé, o atacante Pablo e o goleiro Tiago Volpi.
A primeira entrevista de Hernanes em sua volta ao São Paulo é cheia de frases que podem deliciar o torcedor. Ao canal oficial do clube, o Profeta disse estar vivendo um momento mágico ao voltar para casa e revelou um dos sonhos que, aos 33 anos, ainda tem na carreira: ganhar a Libertadores.
O São Paulo volta a disputar o torneio continental em 2019, quando entrará na segunda fase, de mata-mata, contra o Talleres, da Argentina.
"Se eu parasse hoje não estaria satisfeito. Tenho sonhos por alcançar e um deles é ganhar uma Libertadores com o São Paulo. Seria um desses sonhos que trago comigo", disse Hernanes, em entrevista exclusiva à "SPFCtv", feita em Fernando de Noronha, onde ele passa férias.
O São Paulo contratou Hernanes em definitivo do Hebei Fortune, da China. A informação do GloboEsporte.com é de que a transferência foi fechada por 3 milhões de euros (R$ 13,2 milhões), com um contrato válido até dezembro de 2021.
Essa será sua terceira passagem pelo Morumbi. Ele conquistou os títulos brasileiros de 2007 e 2008, e em 2017 foi o principal responsável por afastar a equipe da zona de rebaixamento.
Antes dele, o clube havia anunciado o lateral-direito Igor Vinícius, o lateral-esquerdo Léo Pelé, o atacante Pablo e o goleiro Tiago Volpi.
Caravanas se preparam para a posse de Bolsonaro em Brasília
Agência Brasil
A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no próximo dia 1º de janeiro, em Brasília atrairá a atenção de moradores da região que vão querer acompanhar tudo de perto e nos mínimos detalhes, mas também turistas e simpatizantes do novo governo. A previsão é que caravanas de vários locais do país desembarquem na capital federal já no fim de semana. Os números ainda são calculados.
Com a posse presidencial, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal informou que o evento da virada do ano vai ser no estacionamento do Estádio Mané Garrincha por questões de segurança. Nos últimos anos, o réveillon ocorreu na Esplanada dos Ministérios. Porém, a área estará fechada para os preparativos da posse.
O Palácio do Planalto estima que a posse do presidente eleito será acompanhada por 250 mil a 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O acesso de pedestres será feito exclusivamente pela rodoviária, na região central de Brasília.
Expectativas
O jornalista Wilker Cavalcante disse que vai enfrentar cerca de 2 mil quilômetros do Recife, em Pernambuco, rumo a Brasília, junto com 50 pessoas. Segundo ele, o ônibus está lotado e há fila de espera.
“É uma experiência única. Acredito que será indescritível. É a minha primeira posse e antes tive a oportunidade de trabalhar de frente aqui em Pernambuco, fui um dos cabeças, na coordenação da campanha do Jair [Bolsonaro], aqui no estado”, disse o pernambucano.
O jornalista não esconde a emoção. “Vai ser uma experiência fantástica, a gente está bem ansioso para que chegue logo o dia e que Jair Bolsonaro possa demonstrar, não somente na fala, mas também na atitude, no seu governo e coloque em prática tudo isso.”
Família
De uma família de eleitores de Bolsonaro, o advogado Renato Araújo também organizou uma caravana. O grupo vai sair de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com destino a Brasília. Segundo ele, o entusiasmo contagiou outras pessoas fora da sua família. O advogado disse que foi colocado anúncio no Facebook e rapidamente o ônibus ficou lotado com os 45 lugares ocupados.
“Nós somos uma família de eleitores de Bolsonaro e, como estávamos todos muito animados no período eleitoral e acompanhando a campanha dele e movidos por essa empolgação positiva, resolvemos ir a Brasília acompanhar a posse e decidimos compartilhar com outros amigos e colegas”, disse.
O advogado, a família e os amigos conseguiram um local para hospedagem, em Taguatinga, a 24 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.
Otimismo
Neste sábado (29), moradores de Brasília e visitantes aproveitaram a Esplanada dos Ministérios fechada para carros para passear. A psicopedagoga Lisete Cerqueira, de 61 anos, levou a amiga Maria Barbosa, que veio de Curitiba, para tirar foto dos principais pontos turísticos como o Palácio Itamaraty e o Congresso Nacional. Lisete conta que vai participar da posse presidencial na Esplanada com um grupo de 50 pessoas entre familiares e amigos.
“Esperamos que o nosso presidente Jair Bolsonaro lembre bastante de nós brasileiros. Tenho confiança de que tudo vai dar certo”, disse Lisete. “Venho, com orgulho, comemorar essa grande vitória”.
A dona de casa Maria Barbosa conta que veio visitar a amiga de infância e aproveitou para assistir à posse. “Tenho esperança. Tenho fé que vai melhorar pelo menos 90%”.
Amanda Nunes nocauteia Cyborg e é primeira mulher com dois cinturões do UFC
Folha Press Foto Facebook
Amanda Nunes fez história no UFC 232, realizado neste sábado (29), em Inglewood (EUA). No The Forum, a campeã peso-galo nocauteou Cris Cyborg -até então dona do cinturão peso-pena- aos 51 segundos do primeiro round e se tornou a primeira mulher campeã de duas categorias.
Mais do que isso, a baiana acabou com uma invencibilidade de 13 anos da compatriota e passou a ser dominante no MMA. Dona das categorias pena e galo, a "Leoa" somou o oitavo triunfo consecutivo e não sabe o que é sair derrotada do octógono há quatro anos.
Amanda foi a responsável por derrubar duas lutadoras consideradas fenômenos do esporte. Com as vitórias sobre Ronda Rousey e Cyborg, ela garantiu de vez o seu lugar na prateleira mais alta do MMA feminino.
O combate durou apenas 51 segundos. Desde o começo, as duas trocaram golpes em sequência até que Amanda acertou e Cyborg sentiu. Mesmo desnorteada, Cris continuou andando para frente e tentando encontrar Amanda. Um erro fatal.
Inteira, a baiana acertou socos em sequência até conseguir algo que parecia impossível: nocautear Cris Cyborg.
"Incrível. Meu Deus. Vamos lá! Quando a Cyborg veio para cima, sabia que acabaria. Sou a primeira campeã em duas divisões. Em sou a melhor. Dana White [presidente do UFC], eu tenho que ser Hall da Fama", comemorou.
VOLTA DE JON JONES
Jon "Bones" Jones venceu o sueco Alexander Gustafsson por nocaute no terceiro round e retomou o cinturão meio-pesado. Considerado o maior lutador da história nas artes marciais mistas, o norte-americano dividiu a torcida no The Forum, tradicional arena da Califórnia. Tudo por causa da polêmica pelo doping que tirou o UFC 232 de Las Vegas poucos dias antes da realização e o levou para Los Angeles.
Mesmo vaiado em diversos momentos, principalmente na entrada, o campeão mostrou o arsenal de golpes que o tornou conhecido mundialmente como um fenômeno do esporte. Gustafsson não foi páreo para um Jones que dominou a distância, encurtou os espaços e anulou o difícil jogo do adversário.
Ele chegou ao incrível número de 23 vitórias, uma derrota e uma luta sem resultado. Agora, o norte-americano aguarda o próximo desafiante, ciente de que estará cada vez mais no centro das atenções.
A transferência de lugar da luta foi feita por causa de um exame antidoping de Jones, feito pouco antes do evento, que apresentou resquícios do esteroide turinabol, a mesma substância que o tirou de combate desde julho de 2017. Como a Comissão Atlética de Nevada não teria tempo para autorizá-lo a lutar no Estado, a licença expedida para a Califórnia foi decisiva no que envolveu a transferência de toda a estrutura milionária.
O combate entre Jones e Gustafsson começou morno. Eles mediram bastante a distância. De fato, trocaram poucos golpes. O momento mais tenso foi quando o sueco reclamou de um golpe baixo, mas rapidamente retornou ao confronto.
No segundo round, Jon Jones se queixou de um dedo no olho. A luta parou por alguns instantes e foi rapidamente retomada. Aos poucos, o norte-americano se soltou e encaixou os melhores golpes, apesar de Gustafsson levar perigo nas ameaças de contragolpes.
Jones obteve situação importante no terceiro assalto, quando derrubou o oponente e ficou por cima trabalhando golpes e a possibilidade de uma finalização. Ela não veio, mas a sequência de socos foi mortal e garantiu mais um nocaute para o maior lutador de MMA de todos os tempos.
Após o triunfo, Jones, claro, provocou o arquirrival Daniel Cormier. "Ele se declara duplo campeão. Digo, o cara desistiu do cinturão porque alguém chegou em casa. O papai voltou para casa, DC! Venha provar, estou bem aqui", disse, para deixar na sequência o octógono entre vaias e aplausos.
Apostas da Mega da Virada podem ser feitas até esta segunda
Por FOLHAPRESS
As apostas para a Mega-Sena da Virada, que será sorteada nesta segunda-feira (31), véspera de Ano-Novo, podem ser feitas até as 16h da própria segunda.
Um diferencial da edição de 2018 é a possibilidade de realizar as apostas pela internet.
Além das casas lotéricas, os interessados podem indicar seu jogo pelo computador, tablet ou smartphone. Para isso é preciso ser maior de 18 anos, ter CPF e cartão de crédito. O endereço é www.loteriasonline.caixa.gov.br.
Com prêmio estimado em R$ 280 milhões, a Mega da Virada, diferentemente dos demais concursos, não acumula caso ninguém acerte as seis dezenas.
De acordo com a Caixa, quando não há ganhadores pela sena o prêmio é dividido entre os acertadores da quina.
O valor de R$ 280 milhões estimado por enquanto para o prêmio principal deste ano ainda pode crescer. No ano passado, a estimativa inicial era de R$ 220 milhões, mas, diante do volume de apostas, ele bateu recorde, passando de R$ 306 milhões.
O valor mínimo para concorrer ao prêmio é R$ 3,50. A probabilidade de acerto é de uma em 50 milhões.
No ano passado, 17 apostadores de BA, MG, PA, PR, RJ, SC e SP acertaram os seis números na véspera de Ano-Novo e dividiram o prêmio de R$ 306.718.743,71, o maior já pago na história das loterias do país. Cada bilhete recebeu R$ 18.042.279,04.
O estado de São Paulo registrou o maior número de sortudos: seis, sendo quatro na capital e outros dois em Guarulhos, na região metropolitana.
Dono de bar é esfaqueado por clientes após cobrar cerveja de R$ 5
Um comerciante, de 38 anos, proprietário de um bar foi esfaqueado por volta das 19h de ontem (29) após cobrar a dívida de uma cerveja de R$5 consumida por um rapaz que estava com um amigo. O crime ocorreu na Rua Luciano Corrêa da Silva no estabelecimento da vítima em Rio Brilhante. As informações são do portal ‘Rio Brilhante em Tempo Real’.
O dono do bar foi atingido com dois golpes de duas facas diferentes no peito e na barriga ao mesmo tempo. De acordo com o filho da vítima, de 17 anos, que também estava no bar, disse à polícia que após o pai cobrar a dívida de um dos suspeitos, ele e um amigo sacaram as facas e bem rápido atingiram o comerciante.
Uma ambulância que estava próxima ao local socorreu a vítima até o hospital de Rio Brilhante, mas o comerciante precisou ser transferido até o hospital da Vida em Dourados devido a gravidade dos ferimentos.
De acordo com o delegado Alexandre Neves, a Polícia Civil esteve no hospital colhendo mais informações sobre o caso e os policiais do município e distrito estão em busca dos suspeitos que já foram identificados. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.
Novos ministros assumem cargo no dia 2
Agência Brasil
Um dia depois da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, os 22 nomes confirmados para o primeiro escalão do futuro governo assumirão, em diferentes horários, o comando das pastas que comporão a Esplanada dos Ministérios a partir de 2019.
Nomes que dividirão os andares do Palácio do Planalto, mantendo relações mais diretas com o futuro presidente, serão os primeiros a ocupar postos. As primeiras transmissões de cargos marcadas para as 9h serão, conjuntamente, dos novos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno.
Sergio Moro assumirá a Justiça e Segurança Pública também pela manhã. A pasta comandada pelo ex-juiz federal abarcará atribuições de áreas que, atualmente, estão distribuídas em outros Ministérios como o de Segurança Pública e Trabalho (registros sindicais).
Ainda pela manhã, Marcos Pontes recebe o bastão das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e do atual Ministério das Comunicações na Esplanada e o Almirante Bento Costa e Lima, o de Minas e Energia.
A primeira mulher confirmada para o primeiro escalão de Bolsonaro, atual deputada Tereza Cristina, assume a Agricultura. Depois de um pronunciamento, a nova ministra já empossa os secretários da pasta.
Foto;Mandetta toma posse dia 2 janeiro
No período da tarde, ocorrem as transmissões de cargo de ministro da Cidadania e Ação Social para Osmar Terra e da Saúde para Luiz Mandetta.
Três dos atuais ministros do governo Temer repassam suas atribuições a Paulo Guedes às 15h. O futuro Ministério da Economia abarcará funções que hoje são divididas entre Eduardo Guardia (Fazenda), Esteves Colnago (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) e Marcos Jorge (Indústria, Comércio Exterior e Serviços).
A partir das 16h, assumem ainda Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), General Fernando Azevedo (Defesa), Ricardo Vélez Rodriguez (Educação), Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).
No fim do dia, o diplomata Ernesto Araújo toma posse na sede do Ministério de Relações Exteriores, em solenidade marcara para as 18h.
Com a manutenção de Wagner Rosário no comando da Controladoria-Geral da União, não haverá solenidade neste caso. Ainda há definições de horários em aberto, como é o caso das pastas do Meio Ambiente, a ser ocupada por Ricardo Salles, e do Desenvolvimento Regional, que terá o atual secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Gustavo Canuto, como ministro. Canuto administrará funções que hoje estão divididas entre os ministérios das Cidades e da Integração Nacional.
Às vésperas da posse, 90% da rede hoteleira do DF está ocupada
FolhaPrss
Às vésperas da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro, quem vier a Brasília pode ter dificuldades de hospedagem. É que a ocupação hoteleira já passa dos 90%, segundo o Sindicato de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar). No DF, são cerca de 16 mil vagas em hoteis e pousadas.
Em meio à expectativa para a cerimônia, os hotéis, bares e restaurantes da cidade se organizaram para ampliar as possibilidades para o réveillon. O presidente do Sindhobar, Jael da Silva, afirmou que os empresários decidiram não fechar as portas no dia 1º como normalmente ocorre.
“Este ano uma boa parte dos restaurantes resolveu abrir. Assim, quem vier para posse terá mais opções”, disse Jael Silva, acrescentando que os responsáveis pelo setor se organizaram para evitar a falta de hospedagem.
Alternativas
Responsável por uma caravana de 50 pessoas que vem do Recife, em Pernambuco, o jornalista Wilker Cavalcante sairá neste sábado (29) em direção a Brasília. De acordo com ele, a escolha para hospedagem foi deixada livre para que cada um decidisse onde ficar.
Wilker Cavalcante contou que a maioria optou por pousadas e hoteis mais modestos para reduzir os gastos. “Justamente para buscar reduzir o valor a gente buscou alternativas tipo hostel e acampamento”, afirmou.
Também integrando uma caravana, o advogado Renato Araújo virá de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, para a Brasília em um ônibus fretado para sua família e amigos. Eles decidiram ficar em Taguatinga, a 24 quilômetros da Esplanada dos Ministérios onde ocorrerá a cerimônia. O local costuma ser mais barato do que o Plano Piloto.
Às vésperas da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro, quem vier a Brasília pode ter dificuldades de hospedagem. É que a ocupação hoteleira já passa dos 90%, segundo o Sindicato de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar). No DF, são cerca de 16 mil vagas em hoteis e pousadas.
Em meio à expectativa para a cerimônia, os hotéis, bares e restaurantes da cidade se organizaram para ampliar as possibilidades para o réveillon. O presidente do Sindhobar, Jael da Silva, afirmou que os empresários decidiram não fechar as portas no dia 1º como normalmente ocorre.
“Este ano uma boa parte dos restaurantes resolveu abrir. Assim, quem vier para posse terá mais opções”, disse Jael Silva, acrescentando que os responsáveis pelo setor se organizaram para evitar a falta de hospedagem.
Alternativas
Responsável por uma caravana de 50 pessoas que vem do Recife, em Pernambuco, o jornalista Wilker Cavalcante sairá neste sábado (29) em direção a Brasília. De acordo com ele, a escolha para hospedagem foi deixada livre para que cada um decidisse onde ficar.
Wilker Cavalcante contou que a maioria optou por pousadas e hoteis mais modestos para reduzir os gastos. “Justamente para buscar reduzir o valor a gente buscou alternativas tipo hostel e acampamento”, afirmou.
Também integrando uma caravana, o advogado Renato Araújo virá de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, para a Brasília em um ônibus fretado para sua família e amigos. Eles decidiram ficar em Taguatinga, a 24 quilômetros da Esplanada dos Ministérios onde ocorrerá a cerimônia. O local costuma ser mais barato do que o Plano Piloto.
Em mensagem, Bolsonaro diz lamentar ausência de PT e PSOL na sua posse
FolhaPress Foto:Divulgação
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse em mensagem pelas redes sociais que lamenta o anúncio feito pelos partidos PT e PSOL de que não enviarão representantes para a sua cerimônia de posse, que acontecerá em Brasília no dia 1º de janeiro.
"Soube que PT e PSOL não comparecerão à cerimônia de posse presidencial em repúdio a mim. Lamento!", disse em sua conta no Twitter.
A mensagem vem seguida da imagem de uma mão com sinal de positivo, o que pode dar a interpretação de que Bolsonaro esteja ironizando o comunicado de seus adversários políticos.
O PT anunciou na manhã desta sexta-feira (28) que seus deputados e senadores não participarão da solenidade de empossamento do novo governo.
Pelo Twitter, Juliano Medeiros, presidente do PSOL, também disse que a bancada do seu partido vai se ausentar do evento.
Segundo nota do PT, o resultado das urnas é legítimo, entretanto "isso não impede [o PT] de denunciar que a lisura do processo eleitoral de 2018 foi descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad".
O partido também diz que a ausência na cerimônia é um ato de resistência, em protesto a "discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. Não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política".
O comunicado é assinado por Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal eleita, Lindbergh Farias, líder do PT no Senado, e Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara.
No dia 1º, data da posse de Bolsonaro, apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam fazer um ato em frente a sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula cumpre pena.
A assessoria do PT não confirmou se haverá a participação de parlamentares nas manifestações no dia 1º em Curitiba.
Em seu perfil pessoal no Twitter, Juliano Medeiros, presidente do PSOL, disse: "Como é de praxe, o TSE convidou toda a bancada do PSOL para a posse do novo presidente. Mas como prestigiar alguém que despreza os direitos humanos, promete colocar o Brasil de joelhos diante dos EUA e destruir os direitos sociais? Não vamos à posse. Nossa resistência já começou".
A Executiva Nacional do partido soltou nota na mesma linha. "A posse é um ato formal da Justiça Eleitoral, mas também é um momento de festa. Mas para o PSOL não há nada a comemorar. O governo que se iniciará no próximo dia 1º tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência", diz o partido.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O PT possui a maior bancada na Câmara dos Deputados: são 56 deputados federais; no Senado, elegeu quatro representantes. A atual bancada do PSOL tem seis deputados e crescerá para dez na próxima legislatura.
Não é a primeira vez que um partido de oposição boicota uma posse presidencial. Em 2014, os parlamentares de PSDB e DEM não compareceram à solenidade que deu início ao segundo mandato de Dilma Rousseff (PT).
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse em mensagem pelas redes sociais que lamenta o anúncio feito pelos partidos PT e PSOL de que não enviarão representantes para a sua cerimônia de posse, que acontecerá em Brasília no dia 1º de janeiro.
"Soube que PT e PSOL não comparecerão à cerimônia de posse presidencial em repúdio a mim. Lamento!", disse em sua conta no Twitter.
A mensagem vem seguida da imagem de uma mão com sinal de positivo, o que pode dar a interpretação de que Bolsonaro esteja ironizando o comunicado de seus adversários políticos.
O PT anunciou na manhã desta sexta-feira (28) que seus deputados e senadores não participarão da solenidade de empossamento do novo governo.
Pelo Twitter, Juliano Medeiros, presidente do PSOL, também disse que a bancada do seu partido vai se ausentar do evento.
Segundo nota do PT, o resultado das urnas é legítimo, entretanto "isso não impede [o PT] de denunciar que a lisura do processo eleitoral de 2018 foi descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad".
O partido também diz que a ausência na cerimônia é um ato de resistência, em protesto a "discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. Não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política".
O comunicado é assinado por Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal eleita, Lindbergh Farias, líder do PT no Senado, e Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara.
No dia 1º, data da posse de Bolsonaro, apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam fazer um ato em frente a sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula cumpre pena.
A assessoria do PT não confirmou se haverá a participação de parlamentares nas manifestações no dia 1º em Curitiba.
Em seu perfil pessoal no Twitter, Juliano Medeiros, presidente do PSOL, disse: "Como é de praxe, o TSE convidou toda a bancada do PSOL para a posse do novo presidente. Mas como prestigiar alguém que despreza os direitos humanos, promete colocar o Brasil de joelhos diante dos EUA e destruir os direitos sociais? Não vamos à posse. Nossa resistência já começou".
A Executiva Nacional do partido soltou nota na mesma linha. "A posse é um ato formal da Justiça Eleitoral, mas também é um momento de festa. Mas para o PSOL não há nada a comemorar. O governo que se iniciará no próximo dia 1º tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência", diz o partido.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O PT possui a maior bancada na Câmara dos Deputados: são 56 deputados federais; no Senado, elegeu quatro representantes. A atual bancada do PSOL tem seis deputados e crescerá para dez na próxima legislatura.
Não é a primeira vez que um partido de oposição boicota uma posse presidencial. Em 2014, os parlamentares de PSDB e DEM não compareceram à solenidade que deu início ao segundo mandato de Dilma Rousseff (PT).
Colisão entre veículos na BR-262 deixa médico ferido
Acidente grave entre dois veículos na rodovia BR-262, próximo ao Km 466 deixou um médico, de 73 anos, ferido neste sábado (29) entre os municípios de Aquidauana e Anastácio. O médico que iria trabalhar no Hospital Regional de Aquidauana precisou ser hospitalizado e foi encaminhado à Campo Grande. As informações são do site ‘O Pantaneiro’.
Conforme apurado pela reportagem, o médico conduzia a caminhonete Chevrolet S-10 e seguia sentido Campo Grande/Aquidauana, quando tentou ultrapassagem. Ele perdeu o controle da direção e colidiu no veículo Renaut/Clio que seguia no mesmo sentido. Com o impacto da batida, a caminhonete rodou na pista e bateu no guard-rail. Na ocasião, o médico foi socorrido porque estava com uma possível fratura na lombar e precisou ser levado ao hospital na Capital.
A família que estava no Clio, um casal e um bebê de oito meses, não ficou ferida.
Os veículos ficaram danificados e foram retirados da pista para não atrapalhar o tráfego e veículos.
NA MESMA RODOVIA
Advogado de 73 anos ficou assustado depois de tombar o veículo que conduzia, um Fiat Uno, na Rodovia MS-262. O acidente ocorreu por volta das 8h15, quando seguia sentido Miranda à Aquidauana. De acordo com a vítima, ele parou no acostamento por conta da chuva forte e quando tentou seguir viagem acabou saindo da pista e caiu em um barranco onde o veículo tombou.
Equipe de resgate dos Bombeiros foi acionada para socorrer a vítima. Sem ferimentos, o veículo foi desvirado e o advogado seguiu viagem sentido ao município de Aquidauana.
Dois são presos em caminhão carregado com mais de 400 kg de maconha
Dois homens foram presos na tarde de ontem (28) carregando mais de 400 quilos de maconha em um fundo falso de um caminhão. A apreensão aconteceu em Maracaju.
Segundo o Campo Grande News, Josaias Ferreira da Silva, de 31 anos, e Vitor Hélio Soares da Costa, de 40, foram abordados pela PMR (Polícia Militar Rodoviária) por volta das 13h, na MS-164. Inicialmente, Josaias se apresentou como Matheus, entregando um documento falso por ter dois mandados de prisão contra ele.
Ainda conforme noticiou o site, quando confessou a verdadeira identidade, os policiais decidiram vistoriar o caminhão, quando encontraram um fundo falso na carroceria.
Dentro do caminhão estavam 437,9 quilos ade maconha e 2,7 quilos de haxixe. Os dois foram encaminhados para a delegacia de polícia e irão responder por tráfico de drogas. Josaias também responderá por uso de documento falso.
Veículo capota e passageiro morre esmagado
Homem identificado como Wilson Moises Alarcon, 45, morreu ao ser esmagado, na madrugada de sábado (29/12) depois de ser lançado para fora do carro em que estava. Ele teria puxado o volante do veículo provocando o tombamento.
De acordo com o Campo Grande News, o acidente fez com que a vítima fosse esmagada entre a Fiat Montana e o chão. O fatoe aconteceu a dois quilômetros da BR-262.
Wilson estava na companhia de Marlon Arce Centurião, saindo da fazenda Maristela, em Caracol, quando puxou o volante do carro, alertando sobre um buraco.
Ainda conforme o Campo Grande News, com o susto, Marlon freou o veículo, o que causou o tombamento.
Como Wilson estava sem cinto de segurança, ele foi lançado pela janela do passageiro, ficando por baixo do carro.
sábado, 29 de dezembro de 2018
“Mais Médicos vive uma crise de improvisações”, diz Mandetta
Foto;Divulgação
Agência Brasil
O ministro da Saúde do próximo governo, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem (28) que o Programa Mais Médicos será completamente revisto na próxima gestão. Ele garantiu que vai aguardar o processo de reposição das vagas iniciado pelo atual governo após a saída de 8,5 mil médicos cubanos, mas criticou o programa pelo que chamou de “improvisações” adotadas desde a sua criação.
“Vamos aguardar o que esse governo vai concluir [de reposição das vagas], porque a gente já fez reuniões. O entendimento deles começa de um jeito e [depois] muda. A característica desse Programa Mais Médicos é de improvisações, uma atrás da outra, desde o dia que ele foi instalado até o dia de hoje. O programa está vivendo uma crise das improvisações”, disse. Ele criticou, por exemplo, o fato de o convênio para atuação dos médicos cubanos não ter previsto um processo de rescisão com saída gradual dos profissionais.
“Como você faz um convênio com o país, no caso Cuba, através da Opas [Organização Panamericana de Saúde], em que não se prevê nem o distrato? Quando você faz o aluguel da sua casa, quando você vai devolver [o imóvel], você tem as condições pelas quais você termina. Quando você está trabalhando, você tem até aviso prévio. Então é um programa tão no improviso que nem as condições de como termina o programa foram pensadas”, criticou.
Vagas disponíveis
Com dificuldade de preencher as vagas deixadas pelos cubanos, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas por médicos formados fora do país e que já enviaram documentação para participar do programa. Agora, brasileiros graduados no exterior têm até os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação.
Nessa etapa, foram disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os postos abertos são referentes às localidades não ocupadas na segunda seleção aberta para médicos que possuem registro no Brasil. Dados do ministério apontam que 1.707 profissionais escolheram localidades. Eles devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro. Para Mandetta, outro problema do Mais Médicos é não dar prioridade para o preenchimento de vagas nas áreas de difícil provimento, fazendo com que regiões com maior grau de desenvolvimento acabem recebendo os profissionais antes das que mais precisam.
“Tem cidades com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] muito alto, em que, em tese, não precisaria de médicos estrangeiros, mas onde você teve a substituição completa [dos médicos cubanos], e cidades do chamado Brasil profundo, onde tem populações ribeirinhas, distritos sanitários indígenas, onde vocês têm difícil provimento, então por que não começar pelas áreas de difícil provimento?”, disse.
Ainda segundo Mandetta, por causa dessa distorção, a primeira cidade com preenchimento de vagas no programa foi Brasília, que seria uma inversão de prioridade, na sua visão. “Não me parece que Brasília seja uma cidade hipossuficiente, uma cidade com IDH elevadíssimo, capital da República, tem um poder aquisitivo muito alto. O programa como um todo vai ter que ser rediscutido”, disse.
Agência Brasil
O ministro da Saúde do próximo governo, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem (28) que o Programa Mais Médicos será completamente revisto na próxima gestão. Ele garantiu que vai aguardar o processo de reposição das vagas iniciado pelo atual governo após a saída de 8,5 mil médicos cubanos, mas criticou o programa pelo que chamou de “improvisações” adotadas desde a sua criação.
“Vamos aguardar o que esse governo vai concluir [de reposição das vagas], porque a gente já fez reuniões. O entendimento deles começa de um jeito e [depois] muda. A característica desse Programa Mais Médicos é de improvisações, uma atrás da outra, desde o dia que ele foi instalado até o dia de hoje. O programa está vivendo uma crise das improvisações”, disse. Ele criticou, por exemplo, o fato de o convênio para atuação dos médicos cubanos não ter previsto um processo de rescisão com saída gradual dos profissionais.
“Como você faz um convênio com o país, no caso Cuba, através da Opas [Organização Panamericana de Saúde], em que não se prevê nem o distrato? Quando você faz o aluguel da sua casa, quando você vai devolver [o imóvel], você tem as condições pelas quais você termina. Quando você está trabalhando, você tem até aviso prévio. Então é um programa tão no improviso que nem as condições de como termina o programa foram pensadas”, criticou.
Vagas disponíveis
Com dificuldade de preencher as vagas deixadas pelos cubanos, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas por médicos formados fora do país e que já enviaram documentação para participar do programa. Agora, brasileiros graduados no exterior têm até os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação.
Nessa etapa, foram disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os postos abertos são referentes às localidades não ocupadas na segunda seleção aberta para médicos que possuem registro no Brasil. Dados do ministério apontam que 1.707 profissionais escolheram localidades. Eles devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro. Para Mandetta, outro problema do Mais Médicos é não dar prioridade para o preenchimento de vagas nas áreas de difícil provimento, fazendo com que regiões com maior grau de desenvolvimento acabem recebendo os profissionais antes das que mais precisam.
“Tem cidades com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] muito alto, em que, em tese, não precisaria de médicos estrangeiros, mas onde você teve a substituição completa [dos médicos cubanos], e cidades do chamado Brasil profundo, onde tem populações ribeirinhas, distritos sanitários indígenas, onde vocês têm difícil provimento, então por que não começar pelas áreas de difícil provimento?”, disse.
Ainda segundo Mandetta, por causa dessa distorção, a primeira cidade com preenchimento de vagas no programa foi Brasília, que seria uma inversão de prioridade, na sua visão. “Não me parece que Brasília seja uma cidade hipossuficiente, uma cidade com IDH elevadíssimo, capital da República, tem um poder aquisitivo muito alto. O programa como um todo vai ter que ser rediscutido”, disse.
Eventos em Campo Grande neste sábado
Hoje: Foto:Divulgação
Sesc Morada - No dia 29, o grupo Xapa se apresenta no Luau Especial de Réveillon e três DJs animam quem deseja aproveitar o sábado para escutar hip hop.
Horário: 23h
Local: Sesc Morada – Avenida Afonso Pena
Vita Club - Ainda no sábado, no Vita Club, acontece um show de hip hop organizado pelo Real Essência Hip Hop, com três DJs confirmados: Leonardo Barbosa, Gio Marx e Magão. Os ingressos custam a partir de R$30.
Horário: 23h
Local: Vita Club – Rua Doutor Temistócles, 112
Cervejaria - Para quem gosta de Blues, a Cervejaria da Floresta traz Rick Bergamo e Renato Mendes com entrada a R$15.
Horário: 19h
Local: Cervejaria da Floresta – Av. Cel. Ulisses de Lima, 280
Ronda - Também no dia 29 acontece no Botequim du Ronda mais uma edição da Sapataria, com exposições fotográficas, tatuagens, customização de roupas e set com estilos musicais variados. A entrada custa apenas R$5.
Horário: 19h
Local: Botequim du Ronda – Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 2511
DOMINGO(30)
Trem Mineiro - Para encerrar o fim de semana, Alex Cavalheri se apresenta no Bar Trem Mineiro, com participações de Adriel Santos, Roberto Torminn e Leonardo Reis. O show de rock custa apenas R$10.
Horário: 22h
Local: Bar Trem Mineiro - Rua Heitor Laburu, 341
Sesc Morada - No domingo, Alex Cavalheiri do Ecos Urbanos encerra as atrações com show de rock nacional.
Horário: 23h
Local: Sesc Morada – Avenida Afonso Pena
Futuro ministro de Bolsonaro, Mandetta promete “choque de gestão” em hospitais federais do RJ
Foto:Divulgação
Agência Brasil
O ministro da Saúde do próximo governo, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem (28) que vai revisar contratos e rever a administração dos seis hospitais que estão sob administração federal no Rio de Janeiro. Ao conversar com jornalistas na saída do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde trabalha a equipe de transição, Mandetta evitou a palavra "intervenção", mas prometeu um "choque de gestão" na unidades hospitalares que, segundo ele, têm sido foco de uma série de problemas nos últimos anos, incluindo denúncias de corrupção e até mesmo o controle de filas de atendimento por milícias que atuam na capital fluminense.
"Esses hospitais federais precisam ser integrados, tomar um choque de gestão, melhorar a questão da compra conjunta", disse Mandetta. Segundo ele, todos os procedimentos hospitalares serão revistos e as compras, atualmente feitas de forma separada por unidade, deverão ser realizadas de forma conjunta para gerar economia. Estão sob administração direta do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro os hospitais federais de Ipanema, Bonsucesso, Lagoa, Andaraí, Cardoso Fontes e dos Servidores do Estado.
A atuação na rede hospitalar federal do Rio de Janeiro é uma das três prioridades da pasta para os primeiros 100 dias de governo. Cada ministério deverá apresentar as ações emergenciais para o período, como informou ontem o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Em seguida, de acordo com Mandetta, o trabalho realizado nos hospitais será estendido para outros órgãos federais vinculados à pasta no estado, como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Surto de infecções
Mandetta também disse que outra prioridade dos primeiros 100 dias de governo será conter o surto de doenças infecciosas, que cresceu com o fluxo de venezuelanos para o país a partir da fronteira com Roraima, na Região Norte. Segundo ele, o caso expôs a "falência" na área de vigilância em saúde no Brasil.
"A entrada dos venezuelanos, que vieram com casos de doenças infecciosas, como sarampo, encontrou a população brasileira com um nível de vacinação muito baixo, e isso fez surtos de sarampo, não só em Roraima, mas em Manaus, na Região Amazônica, em Belém do Pará", disse. A ideia, segundo ele, é desenvolver um trabalho emergencial também com populações vulneráveis, como comunidades indígenas, que estão expostas a infecções como o sarampo.
Saúde da família
O futuro ministro da Saúde também disse que um estado do país será definido para receber uma requalificação na estratégia de saúde da família, dentro dos primeiros meses de governo. Mandetta não detalhou como será feito, mas disse que seria uma "resposta" no programa de atenção básica em saúde.
Palmeiras acerta junto ao Atlético a contratação de Marcos Rocha
Gazeta Espotiva
O Palmeiras acertou a contratação do lateral-direito Marcos Rocha, para novo vínculo de quatro temporadas. O ala custará cerca de R$ 8 milhões aos cofres alviverdes.
A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho e confirmada pela Gazeta Esportiva. Rocha fez valer seu desejo de seguir em São Paulo, conforme já havia sido divulgado.
Palmeiras e Atlético demoraram um pouco a chegar a um acordo. O Verdão não queria arcar com o valor estabelecido em contrato para garantir a permanência do jogador. O Galo, por sua vez, pediu atletas, tentando colocar Guerra e Scarpa na negociação. Ambos nomes negados pelo clube paulista.
No início da temporada, Rocha foi emprestado ao Palmeiras na troca por Roger Guedes. O atleticano foi para São Paulo com valor de passe fixado, 2 milhões de euros, enquanto o atacante chegou a Belo Horizonte sem valor pré-estabelecido. Com a parada para a Copa do Mundo o atleta recebeu uma proposta da China e o Galo, em extrema habilidade, conseguiu lucrar um bom dinheiro negociando a liberação em tempo hábil para a transferência se concretizar.
Com o fim do empréstimo, a especulação era qual seria o destino de Marcos Rocha. O Atlético tinha consciência que o atleta não queria retornar, mas sabia que o ala seria seu grande ativo para brigar por uma boa negociação. O camisa 2 sempre informou que desejava ficar no Verdão.
O Galo, por sua vez, com a certeza que o atleta não voltaria – até por não existir mais clima entre as partes – buscou reposição a altura. Primeiro com Emerson, ex-Ponte Preta, agora pretendido até pelo Barcelona segundo a imprensa espanhola. Nesta sexta-feira, o Galo divulgou a contratação de Guga, destaque do Avaí na Série B.
Ao contrário de Belo Horizonte, Rocha agora terá um novo desafio pela frente. Quando deixou o Atlético, até mesmo no clube mineiro, Marcos era titular absoluto e inquestionável. Com a chegada de Felipão ao Palmeiras, ele perdeu sua condição de principal e passou a disputar posição com Mayke, que tem preferência.
O Palmeiras acertou a contratação do lateral-direito Marcos Rocha, para novo vínculo de quatro temporadas. O ala custará cerca de R$ 8 milhões aos cofres alviverdes.
A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho e confirmada pela Gazeta Esportiva. Rocha fez valer seu desejo de seguir em São Paulo, conforme já havia sido divulgado.
Palmeiras e Atlético demoraram um pouco a chegar a um acordo. O Verdão não queria arcar com o valor estabelecido em contrato para garantir a permanência do jogador. O Galo, por sua vez, pediu atletas, tentando colocar Guerra e Scarpa na negociação. Ambos nomes negados pelo clube paulista.
No início da temporada, Rocha foi emprestado ao Palmeiras na troca por Roger Guedes. O atleticano foi para São Paulo com valor de passe fixado, 2 milhões de euros, enquanto o atacante chegou a Belo Horizonte sem valor pré-estabelecido. Com a parada para a Copa do Mundo o atleta recebeu uma proposta da China e o Galo, em extrema habilidade, conseguiu lucrar um bom dinheiro negociando a liberação em tempo hábil para a transferência se concretizar.
Com o fim do empréstimo, a especulação era qual seria o destino de Marcos Rocha. O Atlético tinha consciência que o atleta não queria retornar, mas sabia que o ala seria seu grande ativo para brigar por uma boa negociação. O camisa 2 sempre informou que desejava ficar no Verdão.
O Galo, por sua vez, com a certeza que o atleta não voltaria – até por não existir mais clima entre as partes – buscou reposição a altura. Primeiro com Emerson, ex-Ponte Preta, agora pretendido até pelo Barcelona segundo a imprensa espanhola. Nesta sexta-feira, o Galo divulgou a contratação de Guga, destaque do Avaí na Série B.
Ao contrário de Belo Horizonte, Rocha agora terá um novo desafio pela frente. Quando deixou o Atlético, até mesmo no clube mineiro, Marcos era titular absoluto e inquestionável. Com a chegada de Felipão ao Palmeiras, ele perdeu sua condição de principal e passou a disputar posição com Mayke, que tem preferência.
Observação de Sampaoli atrasa empréstimos no Santos
Gazeta Esportiva
O técnico Jorge Sampaoli quer observar os jogadores do Santos in loco antes de definir quem permanece no elenco para o primeiro semestre de 2019.
Dessa forma, negociações antes encaminhadas estão paralisadas, como a de Jean Mota para o Bahia, Copete no Goiás e Yuri no Fluminense.
Outros jogadores procurados pelo mercado e pendentes da aprovação do novo treinador são Rodrigão (na mira do Guarani e Ponte Preta), Rafael Longuine (procurado por Ponte Preta, Guarani e Sport), Fabián Noguera (desejo do Estudiantes em novo empréstimo) e Vladimir (sondado pela Chapecoense e América-MG). Vanderlei, Dodô, Diego Pituca, Victor Ferraz e Bruno Henrique, com situações indefinidas, estão nos planos de Sampaoli.
O técnico Jorge Sampaoli quer observar os jogadores do Santos in loco antes de definir quem permanece no elenco para o primeiro semestre de 2019.
Dessa forma, negociações antes encaminhadas estão paralisadas, como a de Jean Mota para o Bahia, Copete no Goiás e Yuri no Fluminense.
Outros jogadores procurados pelo mercado e pendentes da aprovação do novo treinador são Rodrigão (na mira do Guarani e Ponte Preta), Rafael Longuine (procurado por Ponte Preta, Guarani e Sport), Fabián Noguera (desejo do Estudiantes em novo empréstimo) e Vladimir (sondado pela Chapecoense e América-MG). Vanderlei, Dodô, Diego Pituca, Victor Ferraz e Bruno Henrique, com situações indefinidas, estão nos planos de Sampaoli.
Assinar:
Postagens (Atom)