quinta-feira, 3 de abril de 2025

Saúde aplica 360 doses no 1º dia de ‘Drive-thru contra Influenza

 



A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) intensificou a imunização contra a Influenza com o lançamento de um Drive-thru de vacinação nesta quarta-feira (2).


No primeiro dia da ação, 360 doses foram aplicadas em integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.


O drive segue em funcionamento até o dia 17 de abril, no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, em Campo Grande.


O horário de atendimento de segunda a sexta-feira será das 18h às 22h; e aos sábados e domingos em dois períodos: das 7h às 11h e das 13h às 17h.


A vacinação é destinada a idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros públicos prioritários. A iniciativa conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que apoia a logística da campanha.


Além da iniciativa na Capital, o Governo do Estado garantiu o envio de 524 mil doses recebidas do Ministério da Saúde para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, assegurando o abastecimento e o avanço da campanha de imunização em todo o território estadual.


Vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo


Como parte das ações de imunização, a SES inicia nesta quinta-feira (3) a vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo. A primeira etapa será realizada na Empresa Guaicurus, atendendo aproximadamente 144 colaboradores.


A aplicação das doses ocorrerá das 8h às 11h, na sede da empresa, localizada na Rua Alexandre Fleming, 1407, Vila Bandeirantes.


A iniciativa será realizada em três etapas, abrangendo diferentes unidades da empresa, para garantir a proteção dos trabalhadores do setor. A SES reforça a importância da vacinação para prevenir complicações da gripe e reduzir o impacto da doença na população.


TRF-2 autoriza prisão domiciliar a Roberto Jefferson

 

                                             Roberto Jefferson foi após atacar agentes da Polícia Federal (Foto: Reprodução/TV Globo)



O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) converteu por unanimidade a prisão preventiva de Roberto Jefferson por atacar policiais federais com tiros e granadas em 2022.


Na ocasião, os agentes foram até sua casa em Comendador Levy Gasparian (RJ) para prendê-lo, mas o ex-deputado resistiu.


Os desembargadores concederam um habeas corpus para que Jefferson cumpra prisão domiciliar humanitária, em razão de seu estado de saúde. O ex-deputado está internado em um hospital particular no Rio de Janeiro desde julho de 2023.


Os magistrados, por maioria, também aplicaram outras medidas cautelares - mas livraram o ex-presidente de honra do PTB de usar tornozeleira eletrônica. Jefferson ficará proibido de usar aparelhos que permitam acesso às redes sociais ou aplicativos de comunicação e não poderá se ausentar do Rio, salvo para tratamento de saúde comprovado, e precisará entregar seu passaporte às autoridades.


O tribunal ainda suspendeu documentos que lhe dão posse e porte de arma, bem como certificados de registro para realizar atividades de colecionadores e caçadores, os CACs. Foi voto vencido o desembargador Marcello Granado, que sugeria medidas mais brandas.


Jefferson, no entanto, não irá para casa imediatamente. Ainda há outro mandado de prisão, expedido pelo STF, por conta de sua suposta relação com os atos antidemocráticos. A decisão do TRF-2 será comunicada à Corte, e Alexandre de Moraes pode reavaliar o caso. A defesa do ex-deputado pediu o relaxamento da prisão há cerca de cinco meses, mas está pendente de análise pelo ministro. Em dezembro, a Corte condenou o ex-parlamentar a nove anos de prisão por atentado ao exercício dos Poderes, calúnia, homofobia e incitação ao crime.


Em seu voto, a relatora Andrea Cunha Esmeraldo reconheceu a gravidade dos delitos atribuídos a Jefferson, mas ressaltou que a concessão da domiciliar humanitária independe disso. A desembargadora citou que jurisprudência do STJ admite a substituição em situações de extrema debilidade de saúde, desde que amparada por prova idônea e na impossibilidade de tratamento adequado no presídio.


A magistrada afirmou que a defesa anexou "farta documentação médica capaz de demonstrar satisfatoriamente a situação extraordinária". Segundo o documento, Jefferson é portador de uma série de comorbidades, além de apresentar condição psiquiátrica e nutricional debilitada, com histórico recente de episódios recorrentes de infecção, que recomendam o tratamento fora do hospital.


Diz o voto:


"Assim, reputo razoável que, ao menos no presente momento, o réu possa se recolher ao seu domicílio para dar continuidade a seu tratamento médico, de modo a mitigar os riscos de agravamento considerável de seu quadro de saúde, já extremamente debilitado, sobretudo diante do histórico recente de episódios infecciosos recorrentes, considerando, ainda, que sua condição psiquiátrica pode ser favorecida em ambiente residencial, já que apresenta síndrome depressiva grave associada a sintomas psicóticos de evolução com refratariedade a terapia medicamentosa".


Procurada, a defesa de Jefferson, por meio do advogado João Pedro Barreto, disse em nota que "a decisão do TRF-2, após longo período, reconhece o precário estado de saúde do ex-deputado federal, aplicando o entendimento consolidado perante os Tribunais Superiores, pautado em laudos médicos oficiais da SEAP, da Polícia Federal, bem como dos médicos particulares e do Hospital Samaritano e, de forma acertada, converte a prisão preventiva em domiciliar humanitária". E afirmou que "aguarda a criteriosa análise do ministro Alexandre de Moraes acerca da conversão da prisão preventiva em domiciliar, nos estritos termos do que foi decidido pelo TRF-2". (Com Blog do Lauro Jardim)

Tributação sobre importação: Diferenças entre Brasil e EUA

 

                                             Foto: Pixabay

Essa distinção gera impactos significativos


Segundo José Carlos de Lima Júnior, sócio-diretor da Markestrat, há uma diferença significativa na forma como Brasil e Estados Unidos aplicam impostos sobre mercadorias importadas (Fonte: Markestrat, 02/04/2025). Nos EUA, a base de cálculo dos tributos leva em conta o valor FOB (Free on Board), ou seja, o preço do produto no porto de origem, sem considerar frete e seguro. Já no Brasil, a tributação se dá sobre o valor CIF (Cost, Insurance and Freight), incluindo custos adicionais.  



Essa distinção gera impactos significativos. Enquanto nos EUA os impostos são aplicados apenas sobre o valor do produto, no Brasil a base tributável soma o custo do seguro e do frete. Além disso, há a taxa de 8% para a Renovação da Frota da Marinha Mercante, além de encargos como Siscomex, PIS, Cofins e ICMS. Esse modelo resulta em um efeito cascata, encarecendo ainda mais os produtos importados.  


A comparação fica evidente ao analisar, por exemplo, a importação de café entre os dois países. Os EUA aplicam tributos sobre o preço original da mercadoria, enquanto o Brasil tributa o valor total, incluindo custos logísticos. Se os EUA decidirem igualar sua tributação à brasileira, a questão principal deveria ser a revisão do modelo nacional, que penaliza o importador e encarece os produtos ao consumidor.  


José Carlos de Lima Júnior ressalta que tributar com base no CIF, como ocorre no Brasil, é mais oneroso e injusto do que utilizar o modelo FOB dos EUA. Assim, antes de criticar medidas norte-americanas, o Brasil deveria repensar sua própria estrutura tributária.


“Se os EUA resolverem adotar a paridade tributária com o Brasil, ideal seria utilizar do momento para repensar a prática tributária que se tem em terras brasilis, ao invés de apenas afirmar "eles estão errados e isso não se faz". Até porque, aplicar tributos sobre CIF (como é no Brasil) é bem mais injusto do que aplicar tributos sobre FOB (como é nos EUA)”, conclui.



Acusada de incendiar barraco e matar mulheres e bebê será transferida para Jateí

 




Oragilda Batista Fernandes, de 28 anos, será transferida para Jateí na tarde desta quinta-feira (3). Ela já passou por audiência de custódia no Fórum de Dourados.


Conforme informado pelo Dourados News, a mulher é acusada de incendiar um barraco na área de retomada Avae’te, próximo à Aldeia Bororó, na Reserva Indígena do município, resultando na morte de duas mulheres e uma bebê.


As vítimas foram identificadas como Liria Isnarde Batista, 76 anos, Fabiana Benites Amarilha, 37 anos, e sua filha, Mariana Amarilha Paula, de apenas um ano. Elas foram encontradas carbonizadas dentro do barraco incendiado.


Caso


De acordo com o delegado Erasmo Cubas, chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais), as três mulheres ingeriam bebidas alcoólicas durante o domingo (30/3), quando ocorreu um desentendimento entre elas. 


Uma testemunha ouvida pela polícia relatou que, durante uma discussão, Oragilda teria sufocado a criança e, em seguida, atingido Liria com uma barra de ferro, acertando-a na cabeça. 


Posteriormente, a suspeita teria utilizado um galão de gasolina para atear fogo na moradia, incendiando-a de fora para dentro, onde estavam as três vítimas.


A suspeita é que a idosa e a bebê estavam inconscientes, enquanto Fabiana dormia no momento do fogo.  


Por Jessica Beatriz e Osvaldo Duarte

Flamengo e Palmeiras estreiam hoje na Libertadores

 



                                             Bruno e Estevão foto Montagem


Favoritas, as equipes do Flamengo e do Palmeiras estreiam, na noite de hoje, na Libertadores 2025. Tricampeões da competição, os dois clubes brigam para tentar realizar o sonho inédito do tetra para uma equipe brasileira.


No caso do Flamengo, o time dá a largada em busca do quarto título da Libertadores contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, às 20h30min (horário de Mato Grosso do Sul). Essa é a 21ª participação rubro-negra na competição, e o aproveitamento na primeira rodada não é dos melhores: pouco mais de 48%. 


O Rubro-Negro não estreia com vitória desde a campanha de 2022, quando foi campeão pela última vez, e não vence como visitante desde a semifinal da mesma temporada.


Das 20 participações, o Flamengo venceu na estreia por sete vezes, empatou outras oito e foi derrotado em cinco oportunidades. As duas últimas temporadas não mostram um bom retrospecto ao clube: empate com o Millonarios, em 2024, e derrota contra o Aucas, em 2023. Curiosamente, os dois confrontos ocorreram fora de casa.



A última vitória do Flamengo na primeira rodada da Libertadores foi em 2022, quando enfrentou o Sporting Cristal, em Lima (Peru). Bruno Henrique e Matheuzinho foram os autores dos gols que garantiram o triunfo por 2 a 0.


O Rubro-Negro não joga a primeira partida da fase de grupos em casa desde 2018. Na ocasião, o time comandado por Carpegiani empatou com o River Plate, de Gallardo, por 2 a 2, no Nilton Santos. Henrique Dourado e Éverton marcaram para o clube carioca, que não recebeu público por causa de uma punição da Conmebol em razão do tumulto envolvendo torcedores na final da Copa Sul-Americana, em 2017, no Maracanã.


Não bastasse carregar um retrospecto ruim nas estreias, o Flamengo vive um período longe de ser bom como visitante. O Rubro-Negro não vence fora de casa desde a goleada histórica, por 4 a 0, contra o Vélez Sarsfield, na Argentina, na semifinal, em 2022.


Já são nove jogos em sequência fora de casa sem vencer – quatro partidas em 2023 e cinco em 2024. Depois da estreia com derrota contra o Aucas, o Flamengo empatou com Racing e Ñublense na fase de grupos e encerrou a participação em 2023 com derrota contra o Olimpia.


Para mudar essa situação, o técnico Filipe Luís não contará com Danilo, Arrascaeta, Gerson, Wesley, Plata e Pedro. Dessa forma, o Flamengo deve estrear na Libertadores com Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz e Luiz Araújo; Bruno Henrique, Juninho e Michael.


A lista de desfalques do Flamengo para a estreia na Libertadores aumentou ontem, com Wesley e Plata mostrando sinais de fadiga.


PALMEIRAS

Já o Palmeiras chegou ontem a Lima, no Peru, com 24 atletas à disposição de Abel Ferreira e treinou na cidade durante a tarde, antes de estrear pela Libertadores contra o Sporting Cristal, hoje, às 18h (horário de Mato Grosso do Sul). As mudanças são o retorno de Gustavo Gómez e a ausência de Raphael Veiga.


Veiga ficou fora da viagem, preservado em função de um trauma na lombar sofrido no último jogo, no domingo, contra o Botafogo, pelo Brasileiro, enquanto Gómez se recupera de lesão no joelho direito. A informação da ausência do meia foi publicada inicialmente pelo Nosso Palestra.


A lista de ausências do Palmeiras para esta partida, além de Raphael Veiga, tem Aníbal Moreno, Marcos Rocha, Paulinho, Maurício e Bruno Rodrigues. Dos seis, o meia Maurício está mais avançado na recuperação, em transição física, enquanto os demais seguem tratamento.


Abel Ferreira comandou o treinamento na tarde desta quarta-feira, mas não havia definido a escalação a ser utilizada. Contra o Botafogo, Felipe Anderson substituiu Veiga, saindo do banco de reservas, e teve boa atuação na posição em que vinha sendo requisitado.


Uma possível escalação do time conta com Weverton, Mayke, Murilo, Gómez, Piquerez, Evangelista, Ríos, Felipe Anderson, Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.



Os únicos clubes brasileiros tricampeões da Copa Libertadores são Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Santos.


DANIEL PEDRA

Com o Portal Correio do Estado



Lira é relator de isenção do IR, mas PP quer piso de compensação

 

                                          Arthur Lira (PP-AL) ér relator do projeto (Foto: Lula Marques/ABr)



O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), anunciou nesta quinta-feira (3) o deputado Arthur Lira (PP/AL), ex-presidente da Câmara, como relator do projeto de lei enviado pelo governo federal que busca isentar do Imposto de Renda aqueles que ganham até R$ 5 mil por mês, com desconto parcial para quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. 


Motta escolheu ainda como presidente da Comissão Especial que irá analisar o texto o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).


“Dois deputados muito experientes que terão a capacidade de conduzir esse tema com a responsabilidade que o tema requer”, disse Motta.


Após o anúncio, em Brasília, o presidente da Câmara deu a palavra ao senador Ciro Nogueira (PP/PI), presidente do Partido Progressista (PP), legenda do relator Lira. De oposição ao governo federal, Nogueira defendeu elevar a faixa da taxação do IR que será feita para compensar a isenção de quem ganha até R$ 5 mil.


O PP está defendendo elevar de R$ 50 mil para R$ 150 mil a renda mensal dos contribuintes que terão uma cobrança maior do IR.


“Nossa proposta visa preservar essa boa medida do governo federal de isentar as pessoas que ganham até 5mil, fazendo justiça tributária no nosso país. E queremos apresentar uma alternativa às compensações, em especial, protegendo todas as microempresas do nosso país e a maior parte dos profissionais liberais, médicos e advogados, que trabalham e recebem seus rendimentos”, afirmou Ciro Nogueira.


A proposta do PP também propõe um corte linear “em uma parte das isenções tributárias que temos em nosso país de 2,5%”, segundo Nogueira, além de um aumento de 5% na taxação de instituições com lucros acima de R$ 1 bilhão, o que abarcaria abarcaria 16 dos maiores bancos do país.


O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que o relator Lira saberá analisar todas essas propostas para chegar ao melhor relatório.


“Ao recebermos essa proposta do governo federal, deixamos claro que o Congresso iria buscar aprimorar a ideia, também garantindo que nenhum retrocesso aconteça acerca daquele que é o cerne principal da proposta, que é a isenção para quem ganha R$ 5 mil”, comentou Motta.


A proposta do PP apresentada ao lado do presidente Motta prevê ainda a compensação, pela União, de todas as perdas que os estados e municípios venham a ter com a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil. (Com ABr)

Senado americano vota para derrubar tarifas de Trump ao Canadá com apoio de republicanos

 


O Senado americano aprovou nesta quarta-feira (2) uma medida que bloquearia algumas das tarifas que o presidente Donald Trump impôs ao Canadá, com alguns republicanos juntando-se aos democratas para aprovar a resolução. As taxas estão previstas para entrar em vigor nesta semana.


A medida tem poucas chances de avançar na Câmara, onde os líderes republicanos se moveram preventivamente para encerrar qualquer tentativa de acabar com as tarifas de Trump. Mas a aprovação da medida no Senado, com uma votação de 51-48 —apenas algumas horas após Trump ter revelado tarifas abrangentes sobre mais de cem parceiros comerciais, incluindo a União Europeia, China, Reino Unido, Brasil e Índia— enviou um sinal de oposição bipartidária no Congresso à guerra comercial do presidente.


A resolução tem como alvo os poderes de emergência que Trump invocou em fevereiro para impor tarifas ao Canadá, uma medida que abalou os mercados e atraiu críticas bipartidárias de legisladores preocupados com o impacto econômico em seus estados e distritos.


Trump impôs as tarifas por meio de uma ordem executiva que citava a Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional, uma lei da era da Guerra Fria que tem sido usada principalmente para impor sanções a estados desonestos e violadores de direitos humanos.


Sua administração argumentou que o tráfico de drogas descontrolado do Canadá constituía uma ameaça grave à segurança nacional dos EUA e usou isso como justificativa para impor unilateralmente tarifas de 25% ao parceiro comercial mais próximo dos Estados Unidos.


"O presidente justificou a imposição dessas tarifas com, na minha opinião, uma emergência inventada", disse o senador Tim Kaine, D-Va., o principal patrocinador da resolução. "A emergência do fentanil vem do México e da China. Não é do Canadá."


A resolução, copatrocinada por dois outros democratas, os senadores Mark Warner da Virgínia e Amy Klobuchar de Minnesota, busca revogar a declaração de emergência e, com ela, a capacidade de Trump de aplicar as tarifas previstas para entrar em vigor na quarta-feira.


O senador Rand Paul, de Kentucky, foi o único patrocinador republicano da resolução. Mas outros três senadores republicanos que expressaram preocupação com as potenciais consequências econômicas das medidas comerciais de Trump juntaram-se a ele em apoio: Susan Collins do Maine, Lisa Murkowski do Alasca e Mitch McConnell de Kentucky.


"Tarifas são um erro terrível", disse Paul antes da votação. "Elas não funcionam. Levarão a preços mais altos." Paul também argumentou que os poderes de emergência que Trump usou para justificar as tarifas eram uma forma inadequada de contornar os poderes concedidos ao Congresso, não ao presidente.


The New York Times

Homem é preso por agredir a própria mãe em Dourados

 


Na noite de quarta-feira (2), um caso de violência doméstica foi registrado na rua vereador Sinézio de Mattos, no Jardim dos Estados, em Dourados. Um homem de 22 anos foi preso após agredir a própria mãe, de 51 anos, durante uma discussão.


De acordo com informações da ocorrência, por volta das 20h50, mãe e filho iniciaram uma briga dentro de casa, e, em meio ao desentendimento, o rapaz partiu para cima da mulher, empurrando-a e batendo sua cabeça contra a parede.


Diante da agressão, a vítima reagiu e arranhou o filho. A PM foi acionada e o agressor foi detido e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), onde foi autuado em flagrante por violência doméstica.


Por Cristina Nunes e Osvaldo Duarte

Dourados news

Detran-MS faz alerta aos usuários quanto à segurança em leilões

 

                                             Foto; Divulgação



Os leilões do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) são um sucesso entre os compradores, com a venda de mais de 18 mil veículos dos pátios do órgão nos últimos dois anos. Neste momento, o órgão tem mais de 140 veículos que poderão voltar às vias públicas por meio de leilão, que vai até o dia 14 de abril.



O Detran-MS oferece uma série de informações que podem ser verificadas sobre a veracidade do certame e como participar – a principal delas é o Edital de Leilão. “Todo leilão do Detran é realizado por edital publicado no Diário Oficial, no portal do órgão e no site do leiloeiro”, explica o gerente de Destinação de Veículos do Detran-MS, Diego Soares.


Além do Edital, os interessados em participar dos leilões devem se cadastrar no portal do leiloeiro. As informações, como dados pessoais, são verificadas e, somente após essa conferência, o interessado poderá dar um lance nos lotes. A relação de leiloeiros credenciados e aptos para realizar os leilões do Detran-MS também está disponível no portal do órgão para consulta (clique aqui).


Alerta de Golpes


Como qualquer serviço digital, os leilões do Detran também estão suscetíveis à ação de golpistas, por isso merecem atenção dos usuários.


O Diretor de TI do Detran-MS, Robson Danilo Lui, alerta que, sempre que acessar os sites, os usuários devem conferir a segurança da página e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o Detran-MS. “É possível que os golpistas usem sites semelhantes ao site oficial e até a logomarca do Detran para tentar enganar o usuário. Por isso, é importante verificar se o site é de um leiloeiro credenciado e, nos sites oficiais do governo, confirmar se o domínio é .GOV e se há o selo de segurança”, explica Robson Lui.


Leilão Aberto


O Detran-MS está com leilão aberto em três modalidades. Na modalidade de leilão de veículos que podem circular, são oferecidos 87 lotes de motocicletas. Destaque para o lote número 52, uma Honda FAN 2019, com lance inicial de R$ 2.273.


Na modalidade de sucata aproveitável, são 37 lotes, sendo 27 automóveis e 60 motocicletas. Também há o leilão de inservíveis, com um lote único de 23,49 kg de material ferroso.


Este leilão ficará aberto até às 15h do dia 24 de março, realizado pelo portal www.barretoleiloes.com.br.


Para conhecer pessoalmente os lotes, os interessados podem visitar o pátio da Autotran, que fica na Avenida Gerval Bernardino de Souza, 644, Bairro Rita Vieira, em Campo Grande, das 08 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.


Os editais deste leilão estão disponíveis no Portal do Detran-MS e no Diário Oficial do Estado, de sexta-feira (07), entre as páginas 252 e 270

Anúncio de Trump é alívio para o Brasil e oportunidade para manufaturados, dizem especialistas

 

                                           /Reuters


Apesar de apontarem impacto para alguns setores da indústria e para as exportações, especialistas ouvidos pela Folha disseram que a tarifa de 10% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA, anunciada pelo presidente Donald Trump nesta quarta-feira (2), é um alívio. A percepção é a de que a medida mostra que o Brasil não está entre os principais alvos do governo americano.


Trump anunciou no fim da tarde desta quarta uma lista de países incluídos em um tarifaço imposto por seu governo. A sobretaxa de 10% para o Brasil foi menor do que para alguns outros parceiros comerciais do EUA, como China (taxa de 34%), União Europeia (20%) e Japão (24%).


Fernanda Brandão, professora de relações internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rio, afirma que a adoção de uma sobretaxa mais branda, de 10%, mostra que o Brasil não está sendo percebido como uma ameaça significativa para a economia americana.


De acordo com Brandão, o cenário pode impulsionar o acesso de setores brasileiros —principalmente o de manufaturas mais básicas, como a indústria têxtil— a mercados americanos que antes eram abocanhados por outros países em desenvolvimento.


"O ajuste de preferência pelo produto nacional [americano] não é automático, fora que a produção dos EUA de alguns bens não é suficiente para atender a demanda doméstica. Então [os EUA] vai continuar comprando do exterior. Vários países asiáticos para os quais foram aplicadas tarifas mais altas são produtores de têxteis, por exemplo", afirma.


Claro que haverá impacto para setores brasileiros que exportam, como o de aeronaves e o siderúrgico, mas não me parece que vai ser diretamente algo tão imediato e impactante como será para outros países, como a China", afirma Pedro Brites, professor de relações internacionais da FGV-SP.


O economista André Perfeito diz que "para o Brasil saíram barato as tarifas".


"O que faz sentido, afinal, como tenho falado há algum tempo, temos déficits contra os EUA [na balança comercial], logo não seríamos alvo neste momento", diz.


A tarifa mais branda não é motivo para comemoração nem para lamentação, segundo o presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro. Ele afirma, porém, que o patamar fixado para a tarifa significa um alívio para o Brasil.


"Pode dificultar alguma exportação, mas pouca coisa. Se nós tivermos condições de administrar nosso custo de produção, nós teremos a oportunidade de exportar alguma coisa a mais para os EUA, não apenas commodity, mas também manufaturados", diz.


A Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) disse que a tarifa imposta por Trump não é uma medida positiva para o Brasil, mas "precisa ser analisada com mais profundidade".


"O impacto dependerá de como nossos concorrentes diretos foram tarifados. Se enfrentarem taxas ainda mais altas, pode haver uma vantagem competitiva para o Brasil, já que o custo adicional será repassado ao consumidor americano", afirma Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, em nota.


Para o setor calçadista, é preciso avaliar a taxação anunciada pelo presidente americano a outros países grandes produtores de calçados, principalmente China, Vietnã e Indonésia.


"Esses países deverão perder competitividade no mercado americano, o que pode ser oportunidade para aumentar a exportação brasileira", diz o presidente da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Haroldo Ferreira.


"Por outro lado, China Vietnã e Indonésia não vão deixar de produzir. Vão pegar esses calçados e vão vender para outros mercados que o Brasil exporta. E podem disputar mercado no próprio Brasil."


Produtos semiacabados de aço, como blocos e placas, estão entre os principais itens exportados pelo Brasil aos EUA, ao lado de petróleo bruto, produtos semiacabados de ferro e aeronaves. Segundo dados do governo americano, o Brasil está entre os três maiores fornecedores de aço ao país (ao lado de México e Canadá), com US$ 2,66 bilhões vendidos no ano passado.


Recentemente, Trump também anunciou tarifas sobre automóveis importados, medida que pode impactar o setor de autopeças nacional. Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 1,3 bilhão em componentes do tipo para os Estados Unidos.


Trump já havia imposto tarifas de 20% sobre todas as importações da China e sobretaxas de 25% sobre aço e alumínio vindos de todos os países.


O republicano adiou a tarifa de 25% sobre a maioria dos produtos vindos de Canadá e México para pressioná-los a reforçar o combate ao tráfico de drogas e à imigração ilegal, embora essa medida deva expirar nesta quarta-feira.

Preço do etanol varia mais de 15% entre postos de Campo Grande

 

                                            Etanol mantém variação de até 15% na capital (Foto: Kleber Clajus/Procon)



Abastecer o carro em Campo Grande pode representar uma diferença significativa no bolso do consumidor, dependendo do posto escolhido. Segundo levantamento do Procon-MS, a variação no preço do etanol ultrapassou os 15% no mês de março.


A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, em 14 postos de combustíveis da capital.


No total, foram verificados os valores de nove tipos de combustíveis, incluindo gasolina comum, aditivada, diesel e GNV.


No caso do etanol, os preços se mantiveram estáveis em relação a fevereiro, mas a diferença entre o valor mais barato e o mais caro ainda chamou atenção. Para pagamentos com cartão de crédito, o litro variou de R$ 3,79, no Jardim Leblon, até R$ 4,39, no Jardim Vera Cruz — uma diferença de 15,83%. Já quem pagou no dinheiro, PIX ou débito encontrou valores entre R$ 3,79 e R$ 4,19, diferença de 10,55%.


Outro combustível com variação foi o Gás Natural Veicular (GNV), vendido por R$ 4,49 no Centro e R$ 4,79 na Coophavilla II, mantendo a diferença de preços do mês anterior (6,68%).


Já a gasolina comum teve média de R$ 5,97 para pagamentos à vista e R$ 6,09 no crédito. Na versão aditivada, os valores subiram um pouco: R$ 6,16 no débito/dinheiro e R$ 6,24 no crédito.

RIO BRILHANTE Homem reage a abordagem após furto a loja de celulares e morre em confronto com a PM

 

                                             Divulgação



Sérgio Mendonça da Conceição, 33 anos, morreu na noite de quarta-feira (2) após confronto com a Polícia Militar em Rio Brilhante. Ele era suspeito de furtar uma loja de celulares no centro da cidade. Segundo a PM, o crime ocorreu por volta das 22h45, quando os autores quebraram a porta de vidro do estabelecimento e levaram seis aparelhos.


A polícia foi acionada e, com base nas imagens das câmeras de segurança, iniciou rondas pela região.


Durante a busca, os militares avistaram um suspeito cujas vestimentas coincidiam com as dos criminosos registrados nas imagens. Ao tentar abordá-lo, o homem desobedeceu à ordem policial e tentou fugir.


Ainda de acordo com o boletim da PM, ao ser contido, o homem portava uma faca na cintura e resistiu à abordagem. Durante a tentativa de desarmá-lo, ele passou a agredir os policiais e tentou tomar a pistola de um dos agentes, colocando em risco a segurança da equipe.


Para conter a ameaça, um dos policiais disparou contra o pé direito do suspeito, que continuou reagindo. Diante da insistência, outro tiro foi efetuado na perna esquerda do homem, que então parou a agressão.


Ferido, o suspeito foi socorrido pelos próprios policiais e encaminhado ao Hospital Municipal de Rio Brilhante. Devido à gravidade do ferimento, foi transferido para o Hospital da Vida, em Dourados, onde faleceu enquanto aguardava atendimento na ala vermelha.


A polícia informou que o homem possuía uma extensa ficha criminal, com passagens por furto, ameaça, receptação e tráfico de drogas. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante, e a faca utilizada pelo suspeito foi apreendida.

Deputados analisam mudança que pode facilitar promoções e transferências no MPMS

 


A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) vota nesta quinta-feira (3) mais um projeto importante. Desta vez, a proposta vem do Ministério Público e trata das regras para promoção e remoção dos promotores e procuradores no Estado.


O Projeto de Lei Complementar 2/2025 quer ajustar a lei atual para que fique de acordo com as mudanças feitas no ano passado sobre mobilidade na carreira.


Em outras palavras, o projeto cria uma regra de transição que vai facilitar o processo de promoção e transferência dos membros do Ministério Público.


A ideia é adaptar o que já existe às novas regras da Lei Complementar 313, aprovada em julho de 2023. Com isso, fica mais claro quando e como os integrantes da carreira poderão ser promovidos ou transferidos para outras comarcas ou funções, respeitando um novo prazo de restrição.


O objetivo é garantir mais justiça e organização interna, sem prejudicar quem já estava na fila antes das mudanças.


O projeto já passou pela análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e agora será votado pelos deputados em plenário.


Deputado Gerson se aproxima de Senadora Tereza Cristina e começa a ganhar fôlego para disputar o Senado

 


                                            Foto: Reprodução



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), caminha para ser o candidato da senadora Tereza Cristina (PP) para o Senado na eleição do próximo ano, quando serão escolhidos dois senadores.


A reportagem antecipou, no ano passado, que a senadora teria um candidato em Mato Grosso do Sul. Por conta da campanha para prefeitura, no ano passado, Marcelo Migliolli e Dr. Luiz Ovando se tornaram favoritos para a missão. Entretanto, pouco tempo depois, o presidente da Assembleia, Gerson Claro, começou a costurar um caminho.


Gerson, que já era do partido, se aproximou da senadora Tereza Cristina e passou de terceira posição para o favorito à vaga. Nesta quarta-feira, o presidente da Assembleia estava em Brasília, em agenda com a senadora. Pouco tempo depois, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, declarava em entrevista para uma rádio da capital, que Tereza lhe avisou que terá um candidato no Estado.


O presidente da Assembleia tem como vantagem a boa relação construída com a maioria dos deputados estaduais, com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que também concorrerá ao Senado.


Gerson repete estratégia adotada por Azambuja, que pavimenta candidatura dialogando com diversos partidos. A candidatura, que se fortalece com o aval de Tereza, será efetivada definitivamente se o presidente da Assembleia conseguir convencer o PSDB a fechar uma dobradinha para o próximo ano.


Aliada de Riedel e com influência grande na política em Mato Grosso do Sul, senadoraTereza pode ser decisiva nesta formalização de candidatura. O PP já declarou apoio a Eduardo Riedel e deve solicitar a indicação de um vice e apoio para o candidato do partido ao Senado.


O grupo precisará convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro, que também caminha junto nesta definição de candidatos. Ele defende a candidatura da vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL) para o Senado. Ontem, em entrevista para a rádio Capital FM, ele disse que lá na frente definirá os candidatos que apoiará, deixando claro que o objetivo principal é “combater o PT”.


Migliolli pode ser convencido a esperar um pouco mais e concorrer à Prefeitura de Campo Grande na próxima eleição, quando Adriane Lopes não poderá disputar a reeleição. Já Dr. Luiz Ovando é o candidato mais forte do partido para a vaga na Câmara. Se efetivada a federação do PP com o União Brasil, ele terá como concorrente direta a ex-deputada federal, Rose Modesto (União).


Wendell Reis

investigaMS

Sejuv promove balcão de emprego voltado para juventude nesta quinta-feira (3)

 




A Secretaria-Executiva da Juventude (SEJUV), em parceria com o Instituto Social Quintal Tia Jura, promove nesta quinta-feira (3), a partir das 12h, a “Academia do Emprego”, uma feira com 50 vagas de trabalho disponíveis para jovens em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. O evento ocorrerá na sede da SEJUV e visa ampliar as chances de empregabilidade, especialmente para aqueles que estão começando sua carreira profissional.


Entre as vagas disponíveis estão postos para Jovem Aprendiz, atendimento, operador de produção, desossador, açougueiro, entre outros.


Os interessados devem comparecer à SEJUV com documentos pessoais, como identidade e CPF, e estar preparados para participar de processos seletivos. O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3349-3242.



Academia do Emprego


Data: 3 de abril (quinta-feira)


Horário: das 12h às 17h


Local: Sejuv – Rua 25 de Dezembro 924 – Edifício Marrakech 3° andar

Bolsonaro antecipa seu favorito para o Senado em MS

 

                                              Foto: Divulgação




O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, durante entrevista a uma rádio em Campo Grande, que ocorreu na manhã de quarta-feira, dia 02 de abril, confirmou o nome da vice-prefeita de Dourados Gianni Nogueira (PL-MS) para disputar uma vaga no Senado pelo seu partido.


Em outros estados do Brasil, Bolsonaro também antecipou alguns nomes de sua preferência, como é o caso de sua esposa Michele Bolsonaro que será pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal. 


“Gianni está no radar como uma possível candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso do Sul, eu tenho já uma pré-candidata ao Senado, é esposa de um grande amigo meu aqui, o Rodolfo Nogueira que é deputado federal, então a Gianni já está no radar como uma possível candidata nossa aí no Senado”, afirmou Bolsonaro. 


O ex-presidente reforçou que a escolha pelo nome de Gianni é porque ao chegar no Senado precisa de alguém que faça o que deve ser feito. “Não é para ser amiguinho de ninguém, não estou falando que é para ter inimigos, mas é para fazer o que precisa ser feito”, completou. 


Bolsonaro tem levantado nomes para indicação na pré-candidatura ao Senado em todos os estados do Brasil. De acordo com o mandatário da direita, se ele conseguir eleger 50% do Senado e 50% da Câmara, ele mudará o Brasil. 


Em sua fala Gianni completou dizendo que recebe o apoio de seu líder com grande responsabilidade. ”A construção desse projeto, que já vem sendo feita há algum tempo hoje vai se tornando real. O ex-presidente Bolsonaro tem dito repetidamente sobre a necessidade de um Senado forte e de pessoas de sua confiança ocupando essas vagas. Eu me sinto feliz e responsável em afirmar mais uma vez ao meu estado, o Mato Grosso do Sul, e a minha querida Dourados, onde sou vice-prefeita, que sim, sou pré-candidata ao Senado”.


“Como presidente do PL Mulher, tenho afirmado com convicção que as mulheres precisam ocupar espaços de destaque na política e exercer a boa política. Estamos incentivando e despertando mulheres para que se coloquem à disposição, tornando-se vozes ativas nos âmbitos municipal, estadual e nacional. E eu sou uma delas que me levantei para contribuir com minha cidade, estado e com meu país.” Finalizou Gianni.


Como vice-prefeita de Dourados, Gianni tem visitado os bairros mais carentes e atendendo as necessidades da população da segunda maior cidade do Estado.



Redação

Prefeitura e Câmara abrem estande na Expogrande com serviços, debates e atrações culturais

 




A partir desta quinta-feira (3), quem passar pela 85ª Expogrande vai poder conferir de perto o estande da Prefeitura Municipal de Campo Grande, montado no Parque de Exposições Laucídio Coelho.


Neste ano, o espaço tem uma novidade: a parceria com a Câmara Municipal. Juntos, executivo e legislativo levam um gabinete itinerante que vai funcionar todos os dias, das 9h às 21h, até 13 de abril.


O objetivo é claro — aproximar a gestão pública dos setores produtivos e fomentar negócios.


Durante os 11 dias de evento, o estande vai reunir uma programação intensa com oficinas, workshops e palestras sobre inovação, tecnologia, mercado e empreendedorismo. Também vai ter espaço para o artesanato local e apresentações culturais, valorizando os talentos da nossa terra.


É o terceiro ano seguido que a Prefeitura marca presença com esse modelo de participação, e quem quiser aproveitar a programação não precisa se inscrever: é só chegar com um pouquinho de antecedência.


A Expogrande é uma das maiores vitrines do agronegócio no Brasil, reunindo produtores, empresários e lideranças políticas em um ambiente cheio de oportunidades para quem quer crescer, investir ou simplesmente aprender algo novo.


Confira a programação do estande da Prefeitura nesta sexta, dia 4 de abril:


???? 9h00 – Curso de Gestão Financeira

???? 13h30 – Oficina em Cultura no âmbito da Rota Bioceânica

???? 17h00 – Reunião do Ecossistema de Inovação

???? 18h00 – iRancho – Sua Fazenda na Palma da Mão

???? 18h30 – Palestra “Oportunidades e cases de sucesso no agronegócio” com Marcelo Nunes (vice-presidente do PIT São José dos Campos/SP)

???? 19h00 – Atração cultural: Isadora e Heloisa

???? 21h00 – Encerramento das atividades do estande


A programação dos próximos dias será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura. Fique de olho e aproveite!

Neymar posta fotos correndo no gramado e rebate críticas: "A felicidade incomoda demais"

 

                                             Foto: Divulgação/NR Sports



Nesta quarta-feira, Neymar usou as suas redes sociais para dar uma alfinetada nos críticos. O meia-atacante do Santos postou fotos correndo no gramado do CT Rei Pelé e escreveu algumas indiretas.


"A felicidade incomoda demais. Sigo me recuperando, trabalhando... Trabalhe duro e em silêncio para que o seu sucesso faça barulho", escreveu no Instagram.


O camisa 10 se recupera de um edema na coxa esquerda. Ele não entra em campo desde o dia 2 de março, quando marcou um gol na vitória de 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.


Desde então, o astro ficou de fora da semifinal do Estadual, contra o Corinthians (derrota por 2 a 0, na Neo Química Arena), e da estreia do Brasileirão, diante do Vasco (revés de 2 a 1, em São Januário). Ele também foi cortado da Seleção Brasileira.


Neste período, contudo, Neymar participou de alguns eventos e acabou recebendo críticas. O jogador de 33 anos disputou partidas de poker e acompanhou de perto dois jogos da Kings League Brasil. Ele é presidente da Furia e vibrou muito com as vitórias da equipe.


Atualmente, o meia-atacante está em transição física e ainda não treina com o restante do elenco. A tendência é que ele ainda não esteja à disposição para o embate com o Bahia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A comissão não quer arriscar um agravamento da lesão e só vai usá-lo quando estiver 100%.


O duelo com o clube nordestino está marcado para domingo, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro.


Desde que retornou ao Santos, Neymar soma sete partidas, três gols e três assistências.



Por Redação

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 51 milhões nesta quinta

 




O concurso 2.848 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 51 milhões para os acertadores das seis dezenas. O sorteio ocorre às 20 horas desta quinta-feira, dia 03 de abril, em São Paulo.


No concurso da última terça-feira (1º), ninguém levou o prêmio máximo.


A aposta mínima para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser realizada também pela internet, até as 19 horas.


A Mega-Sena tem três sorteios semanais: às terças, quintas e sábados.

G1

Procon de MS alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

 




O Procon de Mato Grosso do Sul alerta consumidores e fornecedores sobre golpes que utilizam o nome da instituição, vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). As notificações são enviadas por e-mail ou por meio de aplicativos de mensagens.


Nos textos encaminhados, geralmente é informada a abertura de uma denúncia ou reclamação, seguida de um link para "verificar autos". O conteúdo malicioso pode causar danos ao destinatário, devendo ser denunciado e apagado.


O secretário-executivo do Procon de Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, esclarece que todas as mensagens enviadas pela instituição utilizam o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o telefone fixo (67) 3316-9800, no caso de mensagens enviadas por aplicativos.


"Na dúvida, consumidores e fornecedores podem recorrer ao nosso atendimento pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800", destaca Motti. "Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando cópia do e-mail ou mensagem para cartorio@procon.ms.gov.br".


Além disso, a orientação é para que não se clique em links desconhecidos, pois os golpistas têm utilizado essa prática para enganar as pessoas, sugerindo o acesso a dados sobre denúncias ou reclamações ao baixar arquivos ou acessar páginas falsas na internet.

Corinthians perde para o Huracán na Arena e estreia com derrota na Sul-Americana

 


                                             (Foto: Miguel Schincariol / AFP)



O Corinthians estreou com o pé esquerdo na Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira, o Timão foi derrotado pelo Huracán, da Argentina, por 2 a 1, na Neo Química Arena, pela primeira rodada do Grupo C. Sequeira anotou os dois gols do time argentino, enquanto Raniele diminuiu para os donos da casa.


Com o resultado, o Corinthians não inicia bem a caminhada na Sul-Americana. A equipe alvinegra está na lanterna do Grupo C, sem pontos. Já o Huracán começou com vitória e lidera a chave momentaneamente, com três pontos. Somente o primeiro colocado do grupo avança diretamente às oitavas de final, enquanto o segundo disputa um playoff contra os terceiros colocados da Libertadores.


As duas equipes, agora, voltam a focar em suas respectivas competições nacionais. O Corinthians encara o Vasco neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela segunda rodada do Brasileirão. Já o Huracán recebe o Aldosivi, também no sábado, a partir das 18h, no Estádio Tomás Adolfo Ducó, pela 12ª rodada do Campeonato Argentino.



O jogo


O Corinthians começou a partida pressionando o Huracán, mas quem abriu o placar na Neo Química Arena foram os argentinos. Com cinco minutos de jogo, Leo Gil cobrou escanteio na primeira trave e Sequeira subiu sozinho para cabecear para o fundo das redes. Aos 10 minutos, foi a vez do Corinthians tentar o empate. Memphis enfiou bola para Martínez do lado direito. O volante cruzou rasteiro para dentro da área e Yuri Alberto finalizou de primeira, mas mandou para fora.


Dois minutos depois, o Timão contou com o apoio da Fiel Torcida para deixar tudo igual no placar. Carrillo salvou uma bola que parecia ir pela linha lateral e cruzou para dentro da área. Raniele subiu mais alto que a zaga do Huracán e cabeceou para estufar a rede adversária.


Aos 22 minutos, o Corinthians levou perigo novamente. Bidu levantou bola para a área e Romero subiu entre os dois zagueiros rivais, mas cabeceou nas mãos do goleiro Galíndez. Em seguida, o Huracán respondeu com Sequeira, que finalizou colocado de dentro da área e quase marcou um golaço. Com 26' no relógio, Carrillo conseguiu linda enfiada de bola para Yuri Alberto dentro da área, mas o atacante não pegou bem na bola e finalizou pela linha de fundo.


Com 36 minutos, o Huracán, que pouco chegava, voltou a ficar à frente no marcador na Arena. Em bola cruzada para dentro da área, Gustavo Henrique afastou mal e entregou nos pés de Sequeira. O atacante não desperdiçou a oportunidade e chutou forte, sem chances para Donelli.


Aos nove minutos da segunda etapa, o Huracán até chegou a marcar o terceiro gol. Sequeira ganhou de Gustavo Henrique na corrida, invadiu a grande área e chutou forte para o gol. A arbitragem, porém, pegou um impedimento do atacante no lance.


Com 16 minutos, Giovane tabelou com Memphis e finalizou por cima do gol. Dois minutos depois, Memphis percebeu o goleiro Galíndez adiantado e arriscou o chute do meio-campo, obrigando o goleiro rival a correr para trás e espalmar para escanteio.


O Huracán chegou com perigo novamente aos 26 minutos, mas a finalização de Alanís ficou nas mãos de Donelli. O Corinthians respondeu rapidamente com Yuri Alberto, que arrancou pelo lado esquerdo e cortou para o meio, mas chutou por cima do gol. O Timão até tentou uma pressão nos minutos finais, mas não conseguiu furar a defesa do time argentino, e saiu derrotado na primeira rodada da Sul-Americana.


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 2 HURACÁN-ARG


Data: 02 de abril de 2025, quarta-feira

Horário: 19h (de Brasília)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Árbitro: Cristian Garay (CHI)

Assistentes: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)

VAR: Juan Lara (CHI)

Público: 40.591 torcedores

Renda: R$ 2.749.262,00


GOLS: Raniele, aos 12' do 1ºT (Corinthians) / Sequeira, aos 5' e aos 36' do 1ºT (Huracán)

Cartões amarelos: Raniele e Carrillo (Corinthians)

Cartão vermelho: nenhum


CORINTHIANS: Matheus Donelli; Matheuzinho, Félix Torres (Igor Coronado), Gustavo Henrique (André Ramalho) e Matheus Bidu; José Martínez (Giovane), Raniele e Carrillo (Breno Bidon); Memphis, Yuri Alberto e Romero (Talles Magno).

Técnico: Ramón Díaz


HURACÁN: Galíndez; De La Fuente, Pereyra, Pellegrino e Ibañez; Leonel Pérez, Ojeda e Leo Gil (Goitea); Mazzantti (Urzi), Alanís (Cabral) e Sequeira (Ábila).

Técnico: Frank Kudelka


Por Thais Bueno

Audiência pública debate impactos da administração de Concessionária na BR-163

 

                                              Foto:Gov.MS


A Comissão de Acompanhamento do Processo de Relicitação ou Repactuação do Contrato de Concessão da BR-163/MS da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande realizam, na próxima segunda-feira (7), a audiência pública "BR-163: Concessão, Inadimplência e seus Impactos".


O debate está previsto para começar às 9h no Plenário Oliva Enciso, na sede do Legislativo Municipal. A finalidade é discutir medidas emergenciais diante da situação crítica da concessão da BR-163, administrada pela concessionária CCR MSVia, buscando soluções que beneficiem a população sul-mato-grossense.


Para o presidente da comissão, deputado estadual Junior Mochi (MDB), a audiência na Câmara Municipal de Campo Grande complementa todas os outros debates públicos realizados nos municípios ao longo da BR-163. “Vamos finalizar uma proposta concreta das coletas de informações que nós fizemos, juntar isso, obter o apoio da bancada federal, obter apoio das instituições e encaminhar ao Ministério Público Federal, que é aquele que tutela os interesses difusos e coletivos da sociedade, para que ele tome as medidas judiciais cabíveis", pontuou o deputado que representará o Parlamento Estadual no encontro.



Desde o ano passado até o presente aconteceram algumas audiências públicas nas câmaras dos municípios que margeiam a BR-163, com o objetivo de catalogar as reclamações e demandas relacionadas aos problemas vividos pela população que trafega na rodovia. Conforme o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto, o Papy, a audiência é fundamental para os campo-grandenses e se faz necessário que o Legislativo Municipal sedie, finalizando a rodada de discussões sobre a concessão da BR-163 que o deputado Junior Mochi propôs em todo o interior de Mato Grosso do Sul. “Esse problema precisa ser discutido amplamente, pois a CCR MSVia deixou a desejar. Desde o início da sua operação no Estado, ela levou o dinheiro do consumidor e o penalizou com um serviço de péssima qualidade. São inúmeros acidentes registrados na rodovia que poderiam ser evitados com a duplicação prometida, mas que não aconteceu”, argumentou Papy.


Para Junior Mochi, a união entre os legislativos Estadual e Municipal é extremamente importante para alcançar os objetivos. "A realização das audiências públicas visa proporcionar um espaço democrático e representativo para que todos os segmentos afetados possam manifestar suas demandas, discutir soluções e garantir verdadeiramente a defesa dos interesses e necessidades da população sul-mato-grossense", finalizou o parlamentar. Além do presidente, integram a comissão do Legislativo Estadual os deputados Mara Caseiro (PSDB), Roberto Hashioka (União), Pedrossian Neto (PSD), Pedro Kemp (PT) e Caravina (PSDB).

Em reação a tarifas de Trump, Europa discute medidas e quer acelerar acordo com Mercosul

 


                                           AFP




A Europa amanheceu nesta quinta-feira (3) com palavras de ordem contra as tarifas de Donald Trump, mas o pacote de medidas para retaliar a ofensiva comercial do presidente americano ainda está em discussão em Bruxelas. Uma reunião dos países-membros está marcada para sexta-feira (3) para discutir a sobretaxa linear de 20% sobre os produtos europeus. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, optou por um discurso político, em que critica Trump e afirma que a "economia mundial sofrerá severamente".


"As consequências serão terríveis para milhões de pessoas em todo o mundo. Também para os países mais vulneráveis, que agora estão sujeitos a algumas das tarifas mais altas dos EUA. É o oposto do que queremos alcançar", disse Von der Leyen em pronunciamento.


"As tarifas também prejudicam consumidores em todo o mundo. Isso será sentido imediatamente. Milhões de cidadãos enfrentarão contas de supermercado mais altas. Os medicamentos custarão mais caro, assim como o transporte. A inflação aumentará."


"Já estamos finalizando um primeiro pacote de contramedidas em resposta às tarifas sobre o aço. E agora estamos nos preparando para outras contramedidas, para proteger nossos interesses e nossas empresas caso as negociações fracassem", declarou.


A sobretaxa sobre aço e alumínio já está em vigor há semanas e será respondida com um pacote de tarifas sobre produtos americanos que pode alcançar € 26 bilhões (R$ 157,3 bilhões). O bloco também foi impactado com uma tarifa de 25% sobre a exportação de automóveis, que entrou em vigor nesta quinta-feira (3).


"Também estaremos observando atentamente os efeitos indiretos que essas tarifas podem ter, pois não podemos absorver o excesso de capacidade global nem aceitaremos o dumping em nosso mercado", alertou Von der Leyen, destacando um dos muitos efeitos colaterais esperados pelo mercado diante da estratégia do presidente americano.


Porta-voz do governo francês usou tons duros contra Trump, afirmando que o empresário estava assumindo uma "atitude imperial" e se sentindo o "senhor do universo". O primeiro-ministro, François Bayrou, descreveu como catástrofe a decisão americana. Pedro Sánchez, da Espanha, expressou preocupação com as empresas do país e prometeu uma rede de proteção aos negócios.


Robert Habeck, ministro da Economia alemão, declarou que o bloco precisa de união neste momento. O país é o maior exportador do continente. Olaf Scholz, primeiro-ministro do país, lamentou a decisão de Trump "fundamentalmente errada".


Em entrevista ao Financial Times, Giorgia Meloni declarou que a "UE não deveria ser infantil" em sua reação. A premiê italiana se coloca como interlocutora do presidente americano, apesar de o bloco não lhe conferir tal status. Após o anúncio de Trump, declarou, porém, que as sobretaxas eram um erro e que era preciso evitar uma guerra comercial.


António Costa, presidente do Conselho Europeu, pediu aceleração dos acordos comerciais já fechados ou em negociação que o bloco tem com outros países. Citou o tratado UE-Mercosul assinado no fim do ano passado, no Uruguai, objeto de controvérsia nos dois continentes, e o que parece próximo de ser concluído com a Índia.


Von der Leyen, no começo da semana, em discurso no Parlamento Europeu, afirmou que a UE tinha "muitas cartas" na mão e um "plano sólido" para reagir ao aguardado tarifaço do presidente americano.



Entre as medidas em estudo está a Lei de Mercados Digitais (DMA), que entrou em vigor em 2022 e tem como objetivo garantir que as maiores empresas de tecnologia não inviabilizem rivais menores. Em tese, o bloco poderia multar Apple e Meta, proprietária do Facebook, nos próximos dias por supostamente violar suas regras.


Bruxelas tem ainda outras opções de revide: restringir atuação de bancos americanos em negócios na Europa, impedir que empresas do país participem de licitações de contratos do governo europeu e até limitar direitos de propriedade intelectual.


O setor de serviços é um dos poucos em que os EUA têm superávit comercial, € 110 bilhões (R$ 664 bilhões), segundo dados da UE.


Folha de São Paulo

Plantão de vacinação acontece durante todo o final de semana

 



Acontece neste sábado (05) e domingo (06) mais um plantão de vacinação realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de toda a população. 


Desta vez, as equipes de imunização estarão no Drive de Vacinação, instalado no quartel central do Corpo de Bombeiros, e no Pátio Central Shopping no sábado. No domingo o Drive abrirá novamente para a vacinação da população. 


No ponto instalado no Pátio, serão aplicadas todas as doses do calendário de rotina preconizado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), com exceção daquelas que possuem um calendário específico de aplicação. Já o Drive é destinado exclusivamente para a campanha da Gripe e atenderá a todos os públicos da campanha. 


A vacinação começa de 7h no Drive e segue até o meio-dia, às 13h as doses voltam a ser aplicadas até 17h, tanto no sábado quanto no domingo. Com a posto de imunização do Pátio Central Shopping, no dia 05, a vacinação será iniciada às 9h e segue até 16h initerruptamente.  


 A disponibilização das doses nesse período tem como objetivo a ampliação da oferta de doses, uma vez que parte da população não consegue ir à uma unidade de saúde no horário normal de funcionamento por coincidir com o turno de trabalho. 


Para confirmar se há a necessidade de alguma dose, é necessário apenas apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS, que a equipe verificará a necessidade da vacinação. 

São Paulo vence o Talleres em Córdoba na estreia da Conmebol Libertadores

 

                                           Alisson e Calleri em Talleres x São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)


O São Paulo começou a Conmebol Libertadores com o pé direito. Em Córdoba, na Argentina, a equipe venceu o Talleres por 1 a 0, com gol do volante Alisson, e igualou a pontuação do Libertad-PAR no Grupo D. Na comemoração, o meio-campista correu em direção ao técnico Luis Zubeldía para abraçá-lo junto de todo o grupo.


O resultado traz um pouco de paz para o treinador, que vem sendo bastante pressionado no cargo.



São Paulo e Talleres fizeram um primeiro tempo de poucas oportunidades em Córdoba, na Argentina. Num jogo de muita disputa, as chances foram poucas e os goleiros quase não trabalharam. Aos 36 minutos, porém, o Tricolor conseguiu estufar as redes num lance que acabou anulado. Ferreirinha levou a bola ao ataque, tocou para Oscar, e o camisa 8 cruzou por trás da defesa para achar Calleri livre para marcar. O VAR, porém, identificou a posição irregular de Oscar, anulando o gol.


Segundo tempo com gol e pressão


Ex-técnico do Inter, Alexander "Cacique" Medina mexeu no Talleres e melhorou a equipe na segunda etapa. O Tricolor, porém, quase abriu o placar aos 10, em finalização de Aboleda que Herrera salvou em cima da linha. Aos 20, Oscar pediu substituição e deu lugar a Luciano.


Num momento em que o Talleres começou a ganhar terreno, porém, o gol do São Paulo saiu: Cédric cruzou, a zaga afastou mal, e Alisson arriscou de fora da área, contando com uma colaboração do goleiro argentino. Dali em diante, a luta foi para segurar o placar. Nem mesmo uma bola cabeceada contra a própria meta por Alan Franco entrou, acertando a trave. A pressão do Talleres seguiu até o apito final, mas o São Paulo conseguiu sair com a vitória no jogo de estreia da Libertadores.


Próximos compromissos


O São Paulo volta ao Brasil e, no domingo, às 16h, visita o Atlético-MG no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Já na próxima semana, o duelo pela Conmebol Libertadores é com o Alianza Lima, do Peru, na quinta, às 21h30, no Morumbis. (ge)

Jovens somem por uma semana e são achados mortos em área rural

 


Dois adolescentes foram encontrados mortos em uma área rural de Sete Quedas, cidade localizada na região de fronteira com o Paraguai. O corpo de uma jovem de 13 anos foi localizado na terça-feira, dia 1º de abril, e o de um rapaz de 15 anos, na manhã desta quarta-feira (2), a cerca de 150 metros de distância. Os dois estavam desaparecidos há uma semana, e a polícia investiga as causas das mortes.


De acordo com informações do site Fronteira Agora, um morador da região encontrou os corpos em uma área de pastagem que costuma ficar alagada após chuvas. A vítima do sexo feminino foi localizada em meio a uma parte estreita do córrego Lagoa do Sapo, apresentava avançado estado de decomposição e desfiguração do rosto.


A perícia foi acionada para identificar a causa das mortes, mas o estado avançado de decomposição pode dificultar a investigação. Segundo a polícia, o local se transforma em uma lagoa quando chove forte, e há suspeita de afogamento, já que os adolescentes vestiam roupas leves.


Os jovens, que eram namorados, foram vistos pela última vez no dia 26 de março. Segundo a Polícia Civil, os familiares já reconheceram os corpos, e a identificação oficial será confirmada após a perícia.


“Vamos instaurar um inquérito para apurar os dois casos. Aguardamos os laudos para determinar tecnicamente as identidades e as causas das mortes. Haverá investigação e diligências para esclarecer os fatos, mas o estado dos corpos pode dificultar o trabalho”, disse o delegado Raul Henrique ao portal do interior.


A Delegacia de Polícia Civil de Sete Quedas conduz a investigação.

O que os pecuaristas podem aprender com os agricultores?

 

                                             Foto: Canva


Além dos ganhos produtivos, um manejo mais eficiente do pasto também reduz custos

De acordo com Lázaro Paz, Coordenador em Produção Agropecuária na AGROZOOTEC, muitos pecuaristas ainda não percebem a importância de um manejo adequado das pastagens para garantir maior produtividade e sustentabilidade. Em uma viagem ao Pará no ano passado, ele visitou uma propriedade onde os pastos estavam bastante degradados. Ao sugerir ao produtor a necessidade de cuidados com a pastagem, recebeu uma resposta surpreendente: o proprietário afirmou que seus pastos tinham 37 anos e nunca precisaram de “frescuras”, pois sempre suportaram a criação de gado sem grandes problemas.  



Essa mentalidade, segundo Paz, contrasta com a dos produtores de grãos, que tratam o solo como um ativo valioso. Agricultores de soja e milho investem em adubação, rotação de culturas, irrigação e controle de pragas para maximizar sua produtividade. O mesmo raciocínio poderia ser aplicado à pecuária, onde o pasto deve ser encarado como o principal produto. Estratégias como adubação do solo, rotação de pastagens, irrigação e controle de pragas podem resultar em uma alimentação mais nutritiva para o gado, melhorando o ganho de peso e a qualidade da carne.  


Além dos ganhos produtivos, um manejo mais eficiente do pasto também reduz custos a longo prazo e torna a pecuária mais resiliente a variações climáticas. Essa abordagem agrícola na criação de gado pode elevar a competitividade do setor, tornando-o mais sustentável e rentável. Ao adotar técnicas já consolidadas na agricultura, os pecuaristas podem transformar suas propriedades, garantindo um futuro mais promissor para a atividade.


“Em última instância, essa visão mais "agrícola" do manejo da pecuária pode elevar o patamar de competitividade e sustentabilidade do pecuarista. Assim, a produção de gado e a de grãos podem compartilhar mais semelhanças do que se imagina, cada uma tirando lições valiosas da outra”, conclui.



quarta-feira, 2 de abril de 2025

Lei da Reciprocidade Comercial pode ser votada nesta semana pela Câmara

 


                                            Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Lula Marques/ABr)




A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta semana o Projeto de Lei  2.088/2023, Lei de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global.


O texto do PL foi aprovado nesta terça-feira (1) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e no plenário do Senado, por unanimidade.


O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump, anunciar que vai impor “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais. O anúncio do novo tarifaço está previsto para as 17h (horário dos EUA) desta quarta-feira.


O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), informou que vai trabalhar junto ao Colégio de Líderes para pautar o tema ainda esta semana.  


“Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já estamos conversando com o Colégio de Líderes, para que, se possível, excepcionalmente, possamos trazer a matéria ao plenário ainda esta semana”, anunciou o presidente da Casa.


Para Motta, o episódio entre EUA e Brasil deve superar as diferenças políticas dentro do Parlamento. 


“Nas horas mais importantes não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita. Existe apenas o povo brasileiro. E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças”, disse.


O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, promete obstruir todas as votações para pressionar pelo Projeto de Lei da Anistia. O líder do partido na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), informou à Agência Brasil que a legenda vai obstruir tudo. “Obstruir e tornar o processo legislativo lento”, garantiu.


A votação da Lei de Reciprocidade Comercial esta semana tem o apoio do presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP/PR).


“Nossos concorrentes mundiais, os grandes players mundiais do comércio internacional, têm uma lei para defender os seus interesses e o Brasil não tem. Nós precisamos disso, e é importante essa celeridade”, defendeu.


O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), argumentou que não há como o projeto da anistia avançar e defendeu que a Casa aprecie logo o PL da Reciprocidade Comercial.


“Diziam que iam pautar a anistia esta semana. Não vai ter anistia esta semana por um motivo bem claro, esta Casa, o presidente [da Câmara] Hugo Motta, a maioria dos partidos, pensaram no Poder Legislativo. Não faz sentido paralisar uma pauta, votações importantes, em cima de um projeto de anistia que, além de tudo, é inconstitucional”, destacou.


Reciprocidade


O Artigo 1º do projeto de lei da reciprocidade comercial estabelece critérios para respostas a ações, políticas ou práticas unilaterais de país ou bloco econômico que “impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”.


Se aprovada, a lei valerá para países ou blocos que “interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil”. 


No Artigo 3º, fica autorizado o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligado ao Executivo, a “adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços”, prevendo ainda medidas de negociação entre as partes antes de qualquer decisão.


À véspera do anúncio do novo tarifaço de Donald Trump, um escritório ligado ao governo dos EUA divulgou relatório com críticas ao modelo de tarifas que o Brasil impõe às importações em setores como etanol, audiovisual, bebidas alcoólicas, produtos de telecomunicações, máquinas e equipamentos e carne suína, além de reclamar da preferência dada pela legislação e normas do Brasil aos produtores nacionais. (Com ABr)

Etanol mantém variação de até 15% nos preços dos postos de Campo Grande

 

                                            Foto: Kleber Clajus/Procon/Arquivo


Comum ou aditivado, o preço do litro do etanol manteve, em março, uma variação superior a 15% entre os postos de combustíveis de Campo Grande. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul.


Entre os dias 27 e 31 de março, equipes da instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) coletaram, em 14 estabelecimentos, os preços de nove tipos de combustíveis.


Segundo o levantamento, os valores do litro do etanol permaneceram os mesmos no comparativo entre os meses de fevereiro e março.


Assim, os consumidores que pagaram com cartão de crédito encontraram preços entre R$ 3,79, no Jardim Leblon, e R$ 4,39, no Jardim Vera Cruz, uma diferença de 15,83%. Já aqueles que pagaram com dinheiro, PIX ou cartão de débito encontraram variação de 10,55%, com preços entre R$ 3,79 e R$ 4,19 nas mesmas regiões.


O metro cúbico do GNV (Gás Natural Veicular) seguiu a mesma tendência, sendo vendido por R$ 4,49 no Centro e R$ 4,79 na Coophavilla II, o que representa uma variação de 6,68% em relação ao mês anterior.


A gasolina comum, por sua vez, apresentou em março uma média de R$ 5,97 nos pagamentos à vista e R$ 6,09 no crédito, enquanto, na versão aditivada, os preços foram de R$ 6,16 e R$ 6,24, respectivamente.


Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site do Procon Mato Grosso do Sul e no link: