quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Estilo agressivo do Flamengo preocupa técnico do Paris Saint-Germain: 'Não estamos acostumados'

 

Times se enfrentam nesta quarta-feira pela final do Mundial


O estilo agressivo do Flamengo preocupa o técnico do Paris Saint-Germain para a disputa da final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, às 14h, em Al Rayyan, no Catar.


Luis Enrique fez até uma comparação entre a forma de jogar do rubro-negro com a do Botafogo, que venceu o time francês, por 1 a 0, no Mundial do meio do ano nos Estados Unidos.


"Jogamos contra o Botafogo, que fez um jogo muito fechado, defendendo no próprio campo. É o tipo de partida ao qual estamos acostumados, contra equipes que se defendem muito e atacam pouco O Flamengo não vai jogar assim", afirmou o treinador espanhol.


Luis Enrique aproveitou para fazer uma análise profunda do Flamengo.


"É um time que joga muito bem com a bola, sai jogando desde trás e, sem ela, pressiona muito bem. É um time muito interessante, fisicamente forte, com jogadores experientes e de muita qualidade, que sabem disputar jogos grandes. Acho que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos."


O treinador também ratificou a importância da competição, quebrando o estereótipo de que os times europeus não dão valor aos 'torneios mundiais'.


"Estamos totalmente cientes da importância deste jogo. Isso representa muito para nós. Marcar a história do PSG foi um objetivo na temporada passada e continua sendo nesta. É a primeira vez que temos a chance de conquistar esse troféu. Antes, havia diferenças claras nesse tipo de competição, mas hoje é muito importante para o Flamengo e também é muito importante para nós."


Por fim, Luis Enrique explicou o fato de ter tido de que preferia o Pyramids - time derrotado na semifinal - na final ao Flamengo.


"Fui entrevistado por uma TV brasileira e disse que preferia que o Flamengo não fosse à final. Naquele momento, não tive a oportunidade de analisar o Pyramids, mas eu conheço muito bem o Flamengo. Eu não queria enfrentá-los em uma final e reafirmo isso agora. Não é uma boa notícia jogar uma decisão contra um time brasileiro."


Estadão Conteúdo

Cantata de Natal da Assembleia Legislativa será hoje

 




A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará, às 17h30 do dia 17 de dezembro (quarta-feira), mais uma edição da tradicional Cantata de Natal, na rampa de acesso ao Palácio Guaicurus. Esperado por servidores e pela comunidade, a apresentação marca a chegada do período especial, celebrando o espírito natalino.


Aberta ao público e transmitida ao vivo pelos canais oficiais de Comunicação da Casa, a apresentação conta com a participação de deputados estaduais, dos servidores do Poder Legislativo e, claro, da presença do Papai Noel, levando encanto ao público.


Para o presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro (PP), o encontro representa mais do que uma celebração cultural: é um gesto de proximidade com a população sul-mato-grossense. “A Cantata de Natal já se tornou uma tradição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e simboliza o quanto valorizamos a cultura, a convivência e a espiritualidade. É um momento em que abrimos as portas da ALEMS para celebrar com a população uma mensagem de paz, amor e esperança. A Cantata Natalina reafirma nosso compromisso com o bem comum e nos permite compartilhar uma data especial com todas as famílias sul-mato-grossenses”, destacou.


Sob a regência do maestro Nillo Cunha, o Coral da ALEMS está preparando um repertório especialmente escolhido para emocionar o público. Serão apresentadas canções natalinas interpretadas com sensibilidade e dedicação pelos integrantes do grupo. “Convidamos a todos para prestigiar a cantata que estamos preparando com muito carinho para a população de Campo Grande”, reforçou.


Segundo o maestro, cada detalhe foi planejado para envolver quem estiver presente. “Escolhemos músicas especiais referentes a essa época do ano, que mexe com o coração, que falam de renascimento e do amor de Deus pelo nascimento de Jesus. Queremos trazer alento, alegria e satisfação neste final de ano. Nosso coral está ansioso para apresentar as obras que estamos ensaiando. Teremos vários instrumentos acompanhando a apresentação e esperamos você. Coloque na sua agenda, anote, para prestigiar algo belo e preparado de coração”, convidou o maestro Nillo Cunha.



Criado para estimular as potencialidades artísticas e culturais dos servidores públicos, o Coral da Assembleia Legislativa foi instituído em 12 de maio de 2003, durante a 7ª Legislatura. Sua primeira apresentação ocorreu em 21 de outubro daquele ano, sob coordenação de Marlene Figueira, que permanece à frente do projeto até hoje.


Desde 2023, o grupo é conduzido pelo maestro Nillo Cunha, e mantém um repertório diversificado, que inclui MPB, músicas regionais, folclóricas, sacras, natalinas, clássicas e cívicas. Ao longo dos anos, o coral se consolidou como uma das expressões culturais mais marcantes da Casa de Leis, emocionando servidores e visitantes em eventos institucionais e apresentações especiais.


A ALEMS está localizada no Palácio Guaicurus, na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, Bloco 9, Jardim Veraneio, em Campo Grande-MS.

A nova gripe que gerou alerta da OMS para 2026

 

                                             Folhapress

  • Um subtipo do vírus influenza tem se espalhado em vários países e entrou no radar da OMS

  • Não há indícios de que os sintomas sejam mais graves, mas transmissão elevada pode pressionar sistema de saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta para a próxima temporada de gripe, prevista para o fim de 2025 e começo de 2026, após identificar um aumento da circulação do vírus influenza em várias partes do mundo.


O crescimento vem sendo impulsionado sobretudo por uma variante do influenza A (H3N2), que começou a se espalhar mais rapidamente a partir de agosto de 2025 e passou a chamar a atenção de autoridades de saúde.


Segundo a OMS, trata-se do chamado subclado (ou variante genética) 'K' —também identificado como J.2.4.1—, uma nova ramificação genética do vírus da gripe sazonal. Apesar do avanço em diferentes países, os dados disponíveis até agora não indicam que essa variante cause quadros mais graves da doença.


Ainda assim, o momento preocupa porque coincide com a chegada do inverno no Hemisfério Norte, período em que aumentam os casos de gripe e de outras infecções respiratórias, o que pode pressionar os sistemas de saúde.


O termo "gripe K" tem ganhado espaço em redes sociais e manchetes, mas a OMS ressalta que não se trata de um vírus novo. Na prática, trata-se da evolução esperada do influenza A, um vírus conhecido por sofrer mudanças constantes.


A ramificação genética K tem algumas alterações genéticas em relação a variantes anteriores e vem sendo identificado com mais frequência em amostras analisadas ao redor do mundo.


No comunicado, a OMS faz uma ressalva importante: a atividade global de gripe ainda está, em termos gerais, dentro do esperado para a estação. Ao mesmo tempo, porém, alguns países registraram aumentos mais cedo e mais intensos do que o habitual —um sinal de alerta num cenário em que hospitais já costumam operar sob maior pressão durante o inverno.


O que a OMS confirma (e o que ainda não)

A OMS descreve o cenário atual como o da gripe sazonal, uma infecção respiratória causada por vírus influenza que circulam globalmente e podem provocar desde sintomas leves até quadros graves, com risco de hospitalização e morte, sobretudo entre os mais vulneráveis.


Segundo a organização, os dados epidemiológicos disponíveis até o momento não apontam aumento na gravidade dos casos ligados à variante K. Ainda assim, a OMS classifica o avanço dessa variante como uma "evolução notável", já que ela vem se espalhando rapidamente em diferentes regiões.


Esse tipo de mudança é acompanhado de perto porque o influenza A (H3N2), assim como outros vírus da gripe, passa por alterações genéticas frequentes. Essas transformações podem influenciar tanto como o vírus se espalha quanto o nível de proteção da população, construída a partir de infecções anteriores ou da vacinação.


Como a variante K tem se espalhado pelo mundo

O alerta da OMS se apoia, sobretudo, na velocidade com que a variante K passou a circular em diferentes regiões.


Segundo a organização, desde agosto de 2025 houve um aumento rápido na detecção dessa ramificação genética em vários países, com base em dados de sequenciamento disponíveis.


Esse avanço ocorre ao mesmo tempo em que o Hemisfério Norte entra no inverno, período em que tradicionalmente cresce o número de infecções respiratórias.


O resultado, segundo a OMS, é um cenário em que a temporada de gripe começou mais cedo em alguns lugares e pode seguir pressionando hospitais na virada do ano - não como um evento futuro distante, mas como algo já em curso.



Na América do Sul, até o momento, não há registro da circulação da variante K. Ainda assim, especialistas avaliam que a chegada ao Brasil é uma possibilidade concreta.


"A gente só pode imaginar que esse subclado vá chegar ao país. Neste momento em que começam as férias e aumenta a circulação de pessoas entre continentes, a chance de esse clado entrar no Brasil e se espalhar rapidamente é muito grande", afirma Rosana Richtmann, chefe do departamento de infectologia do Grupo Santa Joana.


Na Europa, a OMS identificou um início antecipado da temporada de gripe em relação ao período em que essas infecções costumam ocorrer. O movimento foi medido pelo aumento da positividade dos testes e pela predominância do influenza A(H3N2) tanto na atenção primária quanto em hospitais - um cenário que ajudou a colocar o tema no radar das autoridades sanitárias.


Em outras regiões do mundo, o padrão é mais heterogêneo. Em partes do Hemisfério Sul, algumas temporadas de gripe foram mais longas do que o habitual, enquanto em áreas tropicais a circulação do vírus tende a ocorrer de forma mais contínua ao longo do ano


Grande parte desse acompanhamento só é possível graças ao Global Influenza Surveillance and Response System (GISRS), rede coordenada pela OMS que reúne mais de 160 instituições em 131 países. O sistema monitora a circulação do vírus influenza ao longo de todo o ano e funciona como um mecanismo global de alerta para mudanças relevantes nos vírus respiratórios.


Esse trabalho combina dados clínicos e epidemiológicos com análises laboratoriais e sequenciamento genético, incluindo informações compartilhadas em bases internacionais como o GISAID. É a partir desse conjunto que a OMS consegue identificar padrões de expansão e avaliar riscos potenciais.


Apesar da atenção voltada para a variante K, a OMS reforça que a vacinação continua sendo uma ferramenta central.


Mesmo com incertezas sobre a proteção contra a doença clínica nesta temporada, estimativas iniciais indicam que a vacina segue reduzindo a necessidade de atendimento hospitalar, tanto entre crianças quanto entre adultos.


A organização cita dados preliminares que apontam uma efetividade de cerca de 70% a 75% na prevenção de hospitalizações em crianças de 2 a 17 anos e de 30% a 40% em adultos, ainda que esses percentuais possam variar conforme o grupo e a região.


A mensagem é direta: mesmo em um ano marcado por mudanças genéticas do vírus, a vacinação permanece como uma das medidas de saúde pública mais eficazes, especialmente para pessoas com maior risco de complicações e para quem cuida delas.


Quem está em maior risco

A OMS lembra que a maioria das pessoas se recupera em cerca de uma semana sem necessidade de atendimento médico, mas que influenza pode levar a complicações sérias - com maior risco para crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde subjacentes. Profissionais de saúde também aparecem como grupo relevante, tanto pelo risco de adquirir a infecção quanto de transmiti-la a pessoas vulneráveis.


"Os principais grupos de risco, independentemente do tipo de vírus influenza - e especialmente no caso do H3N2 - são, em primeiro lugar, os idosos. Acima dos 60 ou 65 anos, e principalmente acima dos 80, o risco de desenvolver doença grave, precisar de hospitalização, evoluir para insuficiência respiratória e até morrer é significativamente maior. Esse é, sem dúvida, o grupo prioritário", aponta Richtmann.


Outro grupo importante, segundo a médica, são as gestantes, que podem apresentar quadros mais graves de influenza e, em alguns casos, evoluir para complicações como parto prematuro ou abortamento. "As crianças também merecem atenção especial: elas são sempre um grupo que preocupa quando surgem novas variantes de vírus respiratórios."


Em orientações clínicas, a OMS detalha ainda que antivirais podem beneficiar especialmente pessoas com maior risco de evolução para doença grave (como idosos e pessoas com comorbidades), e descreve critérios de maior vulnerabilidade.""


O que fazer agora: recomendações principais da OMS

A OMS não está recomendando restrições de viagem ou comércio com países citados no alerta.


O foco está em medidas clássicas, com ênfase em duas frentes:


Vigilância e preparação dos sistemas de saúde, com monitoramento contínuo de vírus e padrões incomuns, e fortalecimento de capacidade laboratorial;

Proteção individual e coletiva, com vacinação anual para grupos de risco e profissionais de saúde, e medidas proporcionais para reduzir transmissão (higiene das mãos, etiqueta respiratória e, quando sintomático, evitar contato próximo e considerar máscara em ambientes sensíveis).

"É importante lembrar que, infelizmente, a cobertura vacinal no Brasil - especialmente entre idosos - não foi boa em 2025, uma das piores que já tivemos. Por isso, é fundamental manter vigilância e garantir que, assim que a vacina atualizada para 2026 estiver disponível, a população-alvo da imunização faça sua parte e se vacine", acrescenta a infectologista.


BBC NEWS

PL conta com candidatura de Flávio Bolsonaro para impulsionar eleição de deputados e senadores

 

                                              Reuters 

  • Segundo relatos, Valdemar disse que fortalecimento das chapas ajuda a explicar resistência de partidos a Flávio

  • Sigla quer eleger mais senadores e deputados federais para fazer frente ao STF e engordar fundo partidário




Integrantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apostam na candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a presidente da República para impulsionar a eleição de deputados federais e senadores no ano que vem.


A leitura foi compartilhada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com presidentes dos diretórios estaduais do partido.


Segundo o relato de duas pessoas que acompanharam a reunião promovida por Flávio na semana passada, Valdemar afirmou que a bancada do PL no Congresso tende a crescer com um candidato próprio à Presidência e que isso estaria assustando as demais legendas da direita —como o PP, do senador Ciro Nogueira (PI), e o Republicanos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.


Tarcísio é o preferido no centrão e no mercado financeiro para competir contra Lula. Nesta terça-feira (16), a Bolsa despencou em meio à circulação de dados de pesquisa Genial/Quaest que mostrou Lula na liderança e Flávio à frente do governador em cenário no qual os dois concorreriam —o senador ficou com 23% das intenções de voto, e Tarcísio, com 10%.


O PL tem hoje a maior bancada da Câmara e do Senado, com 87 deputados federais e 15 senadores. Na conta de integrantes da sigla, o número poderia chegar a 125 e 25, respectivamente, a partir das eleições de 2026.


A avaliação no PL é de que o nome de Flávio nas urnas pode não só servir de chamariz para candidatos competitivos, mas também reduzir a confusão dos eleitores na hora da votação.


Parlamentares lembram, por exemplo, do drama enfrentado por Tarcísio em 2022, quando cerca de 1 em cada 10 votos no primeiro turno para o governo de São Paulo foram perdidos porque os eleitores digitaram o número do PL em vez do número do Republicanos, resultando em votos nulos.


Em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (15), o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que, de fato, uma candidatura presidencial de Tarcísio pelo Republicanos atrapalharia a chapa do PL nos estados.


"Ele sendo candidato no 10 [número do Republicanos], diminui voto de legenda para deputado federal. Isso atrapalha. Nós não podemos abrir mão do 22 [número do PL]", afirmou o deputado federal.


"Qual foi o gesto de aproximação ao PL que o Tarcísio fez até hoje? É público que, em várias conversas, o [ex-]presidente Bolsonaro já solicitou ao Tarcísio vir para o PL, ele nunca vem. O [ex-]presidente já falou que, se não estiver no PL, ele não vai apoiar", completou, acrescentando ser "pouco provável" que Bolsonaro desista de lançar o filho mais velho em prol de Tarcísio.


Apesar da pré-candidatura de Flávio, a eleição de senadores e deputados federais continua como prioridade para o PL.


Em diversas declarações públicas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu foco em eleger o maior número possível de senadores para inverter o jogo de forças atual e conseguir aprovar o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) —prerrogativa exclusiva do Senado.


Já o um recorde de deputados federais interessa à sigla porque, quanto maior o número de eleitos na Câmara, maior o fundo partidário.


Diante do ceticismo do mundo político sobre a pré-candidatura de Flávio, Valdemar abriu a reunião com os dirigentes do PL nos estados, na última terça-feira (9), afirmando que o partido terá candidato próprio contra Lula (PT) no ano que vem.


Em uma demonstração de união, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) desejou sorte ao enteado e fez uma oração para que ele não fosse atingido pela "máquina de destruir reputações", de acordo com participantes do encontro. Michelle acrescentou que, "se Deus quiser", Flávio será o próximo presidente da República.


A ex-primeira-dama também pediu desculpas ao deputado federal André Fernandes (PL-CE) por tê-lo criticado por negociar o apoio do partido à possível candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará —episódio que desencadeou uma troca de acusações entre Michelle e os filhos de Bolsonaro. Michelle disse ainda que ela e Flávio se desentenderam e se acertaram, o que é comum em toda família.


O senador, segundo relatos, disse que a madrasta será muito importante para a candidatura dele junto ao eleitorado feminino.


Flávio também afirmou, em tom de brincadeira, que o senador e secretário-geral do PL, Rogério Marinho (RN), ajudaria junto aos idosos —em alusão à reforma da Previdência, articulada por Marinho em 2019, quando era secretário especial de Previdência de Bolsonaro.

Motociclista é executado com tiros no rosto em Campo Grande

 

                                            Midiamax-Madu Livramento


Um motociclista ainda não identificado foi executado a tiros, no Jardim Aquarius, região próxima ao Portal Caiobá em Campo Grande, no final da tarde desta terça-feira, dia 16 de dezembro. O motociclista, que possivelmente trabalha por aplicativo, foi morto com tiros no rosto. Populares ouviram mais de 10 tiros.


Segundo o site Midiamax, a vítima estava em uma motocicleta Honda e moradores ouviram os disparos por volta das 17h40. Ainda conforme informações, os autores, dois homens, também estariam de moto. Os dois fizeram a abordagem e efetuaram os tiros.


Moradoras chegaram a acreditar que o barulho dos disparos poderiam ser de escapamento de moto, porém, quando saíram, viram ao motociclista caído ao solo.


A vítima não era conhecida na região e moradores acreditam que ele não morava no bairro. O motociclista vítima da execução estava vestido com capa de chuva e, na moto havia um celular no suporte.


No aparelho há identificação que pode ser dele. O local onde ocorreu o crime é bem ermo, com um grande terreno baldio ao lado. A polícia apura se alguma câmera pode ter filmado a ação.

Flamengo anuncia novo patrocinador para as próximas temporadas

 

                                            Foto: Gilvan de Souza/Flamengo


Nesta terça-feira, o Flamengo oficializou a WAP como nova patrocinadora do futebol masculino profissional e da equipe sub-20. A marca passa a ser estampada no uniforme Rubro-Negro a partir de 2026, com contrato válido por dois anos.


A patrocinadora estará na parte frontal do calção do uniforme rubro-negro, além de aparecer nos uniformes de treino e aquecimento, backdrops de entrevistas, ônibus oficial, placas nos centros de treinamento e na sede da Gávea. Estará presente também em campanhas promocionais, conteúdos especiais com atletas e ações nos canais oficiais do Flamengo, incluindo transmissões na Flamengo TV.


Entre as ativações previstas estão experiências para torcedores em jogos no Maracanã, participação na plataforma Fla-Prêmios e ações que aproximam marca e torcida.


Marcos Sena, diretor comercial do Flamengo, celebrou a chegada do novo parceiro: “A WAP se une ao Flamengo em um movimento de fortalecimento mútuo. Apostamos em parcerias estratégicas que potencializam a relação com nossos milhões de torcedores e contribuem para o crescimento sustentável do clube em diversos ambientes. Essa união certamente trará resultados expressivos dentro e fora de campo.”


“Estar ao lado do Flamengo, clube com a maior visibilidade e engajamento da América Latina, é um passo importante e estratégico para a WAP. Essa união reforça nosso compromisso em estar cada vez mais próximos dos brasileiros e das suas paixões”, destacou Paulo Sanford, CEO da WAP.


Próximo jogo do Flamengo

Competição: Copa Intercontinental da Fifa (final)

Data e horário: 17/12 (quarta-feira), às 14h

Local: Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar


Gazeta Esportiva

Flamengo x PSG: onde assistir à final da Copa Intercontinental

 

                                            (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)



A decisão da Copa Intercontinental 2025 já tem data, horário e local definidos. O confronto entre Flamengo e Paris Saint-Germain (PSG) promete despertar grande atenção do mundo do futebol

Quando e Onde Acontece

Data: 17 de dezembro de 2025 (quarta-feira)

Horário: 14h (de Brasília)

Local: Ahmad Bin Ali Stadium, em Al-Rayyan, no Catar

Onde assistir: TV Globo (TV aberta), Sportv (TV por assinatura), Ge TV e CazéTV (YouTube), FIFA+ (transmissão online)


O Que Está em Jogo

O título da Copa Intercontinental será decidido em jogo único. Flamengo chega embalado após eliminar o Cruz Azul, nas quartas de final, e o Pyramids, na semifinal. O PSG já tinha classificação automática à decisão por ser o campeão europeu.


Participações do Flamengo na Copa Intercontinental

1981: a conquista do mundo

Com dois gols de Zico, o Flamengo venceu o Cobreloa do Chile por 2 a 0 na decisão e conquistou sua primeira Libertadores. No Intercontinental, os cariocas enfrentaram o Liverpool, que já havia conquistado três edições da Liga dos Campeões nos cinco anos anteriores e era a equipe sensação da Europa. No Estádio Nacional de Tóquio, o time carioc venceu com dois gols de Nunes e um de Adílio, conquistando o título e chegando ao topo do mundo.


2019: o ano mágico

Além de conquistar o Campeonato Brasileiro naquele ano, o Rubro-negro venceu o River Plate na final em Lima com dois gols de Gabigol e garantiu sua vaga para o Intercontinental. No Catar, o Flamengo superou o Al-Hilal por 3 a 1 na semifinal.


Após 38 anos, o Flamengo encarava novamente o Liverpool em uma final intercontinental. Apesar de um jogo disputado, os ingleses se saíram melhor e, após passe de Sadio Mané, o brasileiro Roberto Firmino marcou o único gol da partida na prorrogação.


2022: a surpresa

Assim como em 2019, Gabigol marcou na final e levou a Libertadores para o Rio de Janeiro. Apesar dos resquícios do time que chegou na final três anos antes, o Flamengo caiu na semifinal do Intercontinental. O adversário foi novamente o Al-Hilal, mas dessa vez o time saudita venceu os cariocas e garantiu sua participação na final contra o Real Madrid.


Com dois pênaltis convertidos por Salem Al-Dawsari e um gol de Pedro na primeira etapa, a torcida acreditava na virada, mas Luciano Vietto marcou o terceiro gol do Al-Hilal, garantindo a vitória. Pedro ainda balançou as redes no final da partida, finalizando o duelo com um 3 a 2 amargo para os flamenguistas.A decisão da Copa Intercontinental 2025 já tem data, horário e local definidos. O confronto entre Flamengo e Paris Saint-Germain (PSG) promete despertar grande atenção do mundo do futebol

Queda da demanda externa pressiona preços do suco de laranja

 

                                             Foto: Seane Lennon

Na bolsa de Nova York, o suco de laranja concentrado e congelado acumulou queda

O mercado de suco de laranja iniciou a safra 2025/26 sob pressão, com queda de preços na bolsa de Nova York diante do enfraquecimento da demanda internacional e do ritmo mais lento das exportações. Segundo análise do Itaú BBA, a retração nos embarques para Estados Unidos e União Europeia reduziu a necessidade de compra de laranjas pela indústria, refletindo um cenário mais cauteloso no curto prazo.


Na bolsa de Nova York, o suco de laranja concentrado e congelado acumulou queda de 12% nos últimos 30 dias, encerrando o dia 10 de dezembro cotado a USD 2.127,1 por tonelada. No mesmo intervalo, o preço da caixa de laranja destinada à indústria recuou 18%, para R$ 37,35, sinalizando menor apetite das processadoras em meio à demanda mais fraca.


No mercado físico, as exportações totalizaram 62 mil toneladas em equivalente FCOJ, retração de 20% em relação ao ano anterior e de 25% frente ao mês anterior. Os Estados Unidos, que vinham comprando volumes superiores aos de 2024 desde julho, reduziram os embarques em 15% na comparação anual em novembro. Já a União Europeia mantém compras abaixo do ritmo do ano passado desde agosto, com embarques entre julho e novembro somando 345,6 mil toneladas, queda de 10%, enquanto o preço médio recuou 18%, para USD 3.619,6 por tonelada.



De acordo com o Itaú BBA, a menor demanda pode estar ligada ao fato de compradores terem adquirido suco a preços elevados anteriormente e agora buscarem preservar margens. Com preços ainda altos no varejo, o consumo ficou limitado, levando a indústria a reduzir o recebimento e a restringir novos contratos, priorizando laranjas de melhor qualidade.


No campo, o Fundecitrus revisou para baixo a estimativa da safra de laranja 2025/26 para 294,81 milhões de caixas de 40,8 kg, queda de 3,9% em relação à reestimativa de setembro e de 6,3% frente à primeira projeção de maio. Apesar do ajuste, a produção ainda é 28% superior à safra 2024/25.



terça-feira, 16 de dezembro de 2025

MS encerra ano como líder nacional em vacinação com 2,5 milhões de doses aplicadas

 

                                            Foto: Arquivo


Estado lidera o país em cobertura vacinal e se consolida como referência em imunização infantil e adulta


Mato Grosso do Sul consolidou-se neste ano como referência nacional em imunização, aplicando mais de 2,5 milhões de doses de vacinas em todo o estado e atingindo nota máxima (100 pontos) no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, conforme levantamento divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública).


O desempenho reflete o trabalho integrado entre Governo do Estado por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) envolvendo os municípios e com apoio do Governo Federal, incluindo campanhas planejadas, profissionais capacitados e gestão estratégica, para garantir proteção coletiva e controle de doenças.


“Essa nota máxima em cobertura vacinal é fruto de um trabalho consistente e coletivo. Esse resultado não se explica em um único dado, mas na soma de profissionais preparados, campanhas planejadas com responsabilidade e uma gestão que coloca a saúde pública como prioridade. Cada dose aplicada representa proteção, confiança e futuro para nossa população”, destaca Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.


Diversas frentes de vacinação impulsionaram o desempenho de MS em 2025, evidenciando o esforço coordenado para ampliar a cobertura entre adultos, adolescentes e crianças, além de fortalecer a prevenção contra diferentes doenças. A liderança nacional resulta da convergência de indicadores positivos, com destaque para o desempenho em


Cobertura vacinal infantil acima da meta: BCG (104,68%), Hepatite B >30d (103,80%), Pneumocócica 10 (96,23%), Rotavírus (93,51%) e a Tríplice Viral D1 (96,28%).

Campanhas sazonais de sucesso: mais de 1 milhão pessoas vacinadas contra Influenza, destas mais de 400 mil em grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos).

Vacinas especiais e proteção ampliada: imunização contra dengue com mais de 200mil doses aplicadas, atingindo 100% da meta em 23 municípios do estado;

Introdução da dose zero contra sarampo; oferta da meningocócica ACWY dose de reforço aos 12 meses em todos os municípios; extensão da vacina contra o HPV para jovens e adolescentes não vacinados de 15-19 anos até dezembro de 2025 e dez anos sem casos humanos de febre amarela

Os dados sobre a cobertura vacinal em MS foram extraídos da RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) e são referentes às doses aplicadas até o dia 01/10/25 às 00:00.


Mobilização nas escolas

Em 2025, Mato Grosso do Sul intensificou ações nas escolas por meio da campanha “Aluno Imunizado”, envolvendo alunos, professores e equipes de saúde para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.


A participação das escolas permitiu alcançar públicos estratégicos, reforçando a cultura de prevenção e a importância da vacinação desde cedo. A iniciativa contribuiu para consolidar a liderança nacional do estado em imunização, garantindo que mais crianças recebessem vacinas essenciais e fortalecendo a proteção coletiva. No primeiro semestre de 2025, a estratégia possibilitou a oferta de mais de 122 mil doses de vacina aos estudantes.

Governo divulga subvenção de até R$ 167 milhões para equalização de preços do arroz e do trigo

 

                                              MAPA Divulgação



O Governo Federal publicou as Portarias Interministeriais MAPA/MF/MPO/MDA nº 31 e nº 32, que definem os parâmetros para a concessão de subvenção econômica, na forma de equalização de preços, para o arroz em casca da safra 2024/2025 e para o trigo em grãos da safra 2025/2026. As medidas visam garantir renda aos produtores, estimular o escoamento da produção nacional e contribuir para o equilíbrio do mercado agrícola.  


A subvenção será operacionalizada por meio do pagamento do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou sua Cooperativa (Pepro) e do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), ofertados em leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no âmbito da Política de Garantia dos Preços Mínimos (PGPM). 


Para o arroz em casca, o montante de recursos destinado à política é de até R$ 100 milhões. Os Preços Mínimos vigentes foram fixados em R$ 63,64 por saca de 50 kg para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e em R$ 80,00 por saca de 60 kg para o estado do Paraná e para as demais Unidades da Federação das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. 


No caso do trigo em grãos, o volume total de recursos previsto é de até R$ 67 milhões. O benefício está condicionado ao escoamento do produto, in natura ou processado, para fora da Unidade da Federação de produção. A subvenção será concedida apenas ao trigo produzido no Brasil, quando o preço de mercado estiver abaixo do Preço Mínimo vigente para a safra, conforme definido na Portaria MAPA nº 780, de 2025. 


Poderão participar dos leilões do Pepro os produtores rurais e as cooperativas de produtores rurais. Já nos leilões do PEP, poderão participar, no caso do trigo, as indústrias moageiras e os comerciantes de cereais, e, no caso do arroz, as indústrias e os comerciantes de cereais. 


O que é Pepro e PEP? 


Pepro é uma subvenção econômica concedida ao produtor rural ou sua cooperativa que arrematar o prêmio equalizador em leilão eletrônico realizado pela Conab. Esse prêmio visa complementar o valor recebido pela venda de um produto para que ele atinja o valor do Preço Mínimo. 


Já o PEP, o comprador, que pode ser uma usina de beneficiamento ou um comerciante de borracha, arremata o prêmio equalizador em leilão eletrônico realizado pela Conab e deve pagar o preço mínimo ao produtor rural. 


A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma importante ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional. 

Seu Nelson, personagem símbolo do Copo Sujo, morre aos 76 anos em Campo Grande

.

                                              Reprodução Redes Socias


Figura conhecida e querida pelos frequentadores do tradicional bar Copo Sujo, no bairro Sol Nascente, região do Monte Líbano, em Campo Grande, Nelson Hokama morreu na madrugada desta segunda-feira (15), aos 76 anos. Conhecido como “Nelsinho”, ele estava internado desde a semana passada e faleceu após sofrer uma parada cardíaca.


Segundo a filha, Gisele Hokama, de 46 anos, Nelson começou a passar mal na segunda-feira anterior, apresentando falta de ar. Ele foi levado às pressas para o hospital, onde já deu entrada em estado grave e precisou ser entubado. “Desde então ele ficou internado assim, até hoje de madrugada, por volta das quatro e pouco”, relatou.


Mais do que um bar, o Copo Sujo se consolidou ao longo das décadas como um espaço de convivência e memória afetiva da Capital. Mesas largas de madeira encaixada, cadeiras antigas, fogões reaproveitados e um ambiente simples sempre marcaram o local, que se tornou ponto de encontro de diferentes gerações. Em reportagem publicada pelo Campo Grande News em 2012, seu Nelson brincava que no bar “só comprei os copos”.


Antes de se tornar bar, o espaço funcionava como a Mercearia Gisele, aberta por Nelson na década de 1980, após anos trabalhando como vendedor do Café Rincão. O nome foi uma homenagem à filha. Com a construção de um supermercado ao lado, a mercearia perdeu movimento e o local passou a funcionar apenas como bar, ganhando fama e se firmando como reduto de advogados, médicos, empresários, políticos e moradores da região.


Mesmo aos 76 anos, Nelson mantinha uma rotina diária de trabalho. “A vida dele era o bar. De dia, de noite, ele estava aqui”, contou Gisele. Ele deixa quatro filhos e sete netos. Sobre o futuro do Copo Sujo, a família ainda não decidiu. “Não pensamos nisso ainda. Meu pai sempre tocou o bar junto com meu tio, o irmão mais velho dele. Agora a gente não sabe o que vai ser feito”, disse.


Frequentadores antigos lembram do clima acolhedor e da personalidade marcante de Nelson. “Era um japonês engraçado, divertido. Todo mundo tinha conta anotada no caderninho. No fim da tarde, o pessoal se juntava para jogar bozó e tomar cerveja. Sempre estava cheio”, recorda Ronaldo Kousurian Ribeiro, de 57 anos.


O deputado estadual Paulo Duarte (PSB), frequentador assíduo do Copo Sujo, destacou a importância de Nelson para a boemia tradicional de Campo Grande. “Era um bar raiz, daqueles que só têm cerveja. Um dos últimos desse tipo na cidade”, afirmou. Ele lembra que esteve no local há duas semanas e encontrou seu Nelson como sempre: com uma caneta na orelha e uma palavra-cruzada na mão.


Para o parlamentar, a morte de Nelson Hokama representa a perda de um pedaço da história da cidade. “Com ele vai uma parte da história dos botecos de Campo Grande. Era uma figura muito querida, um grande amigo. A atração do Copo Sujo sempre foi o Nelson e o Maurício [irmão do Nelson]”, concluiu.

Sob efeito do juro alto, economia recua 0,3% em outubro

 


                                                Arquivo



A economia brasileira recuou 0,3% em outubro na comparação com setembro. O resultado é o segundo mês consecutivo com queda na atividade econômica. Em setembro, o recuo havia sido de 0,6%.


A explicação da perda de fôlego está no patamar elevado da taxa de juros, que serve como um freio na economia.


Já na comparação com outubro de 2024, houve expansão de 1% no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).


No trimestre móvel terminado em outubro, houve crescimento de 1,5% em comparação com o mesmo trimestre de 2024. No acumulado de 12 meses, o PIB brasileiro avança 2,3%.


Os dados fazem parte do Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta terça-feira (16).


Juro alto


De acordo com a economista Juliana Trece, responsável pelo levantamento, a perda de fôlego na economia é “muito influenciada pelo patamar elevado da taxa de juros”.


A taxa básica de juros no país, a Selic, está em 15% ao ano, maior patamar desde julho de 2006, quando estava em 15,25%.


A Selic é fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que defende o nível elevado como forma de combater inflação, que só voltou ao limite da meta do governo em novembro, depois de ter ficado 13 meses fora do espaço de tolerância.


A taxa de juros alta encarece toda a cadeia de crédito e desestimula o investimento, o que tende a diminuir a procura por bens e serviços, de forma a frear a alta de preços. O efeito colateral é o esfriamento da atividade econômica, com menos força para geração de emprego e renda.


Comportamentos


O comportamento do PIB pode ser medido pela ótica da demanda (quem está gastando) ou da produção (quem produziu).


“Pela ótica da produção, o desempenho da agropecuária e da indústria ajuda a explicar a queda na atividade econômica”, explica Juliana Trece.


“Pela ótica da demanda, os investimentos [formação bruta de capital fixo] e o consumo do governo contribuíram negativamente para o resultado”, completa.


Na comparação do trimestre móvel terminado em outubro com o mesmo período do ano passado, o consumo das famílias cresceu 0,5%.


O consumo de bens não duráveis e o de duráveis contribuíram negativamente para o desempenho, enquanto o de serviços e o de bens semiduráveis compensaram as quedas e sustentaram o componente no campo positivo.


As exportações, que também ajudaram a empurrar para cima a economia, cresceram 8,9% no trimestre móvel, empurradas por produtos agropecuários e da indústria extrativa mineral. O comportamento das vendas exteriores apresenta trajetória crescente em todos os trimestres móveis desde março de 2025.


Em termos monetários, a FGV estima o PIB brasileiro no acumulado até outubro em R$ 10,530 trilhões.


Resultado oficial


O Monitor do PIB é um dos estudos que servem como termômetro da economia brasileira.


Outro levantamento é o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na segunda-feira (15), que indicou recuo de 0,2% na passagem de setembro para outubro e crescimento de 2,5% no acumulado de 12 meses. 


O resultado oficial do PIB é apresentado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 4 de dezembro, o instituto informou que a economia cresceu 0,1% no terceiro trimestre e 2,7% em 12 meses.  


O IBGE divulgará o PIB do quarto trimestre de 2025 em 3 de março de 2026.


Agência Brasil

Orçamento para 2026 é aprovado pela Câmara, com 731 emendas dos vereadores

 

                                              Foto: Divulgação




O Projeto de Lei 12.049/25, que estima a receita e fixa despesas do Município de Campo Grande para o exercício financeiro de 2026, foi aprovado em duas sessões nesta terça-feira, dia 16. O relatório final da Lei Orçamentária Anual (LOA) contou com 731 emendas dos vereadores, todas elas aprovadas, para investimentos na saúde, infraestrutura, educação, assistência social, esporte, cultura e outras áreas importantes para o desenvolvimento da Capital.


A proposta contendo as emendas dos vereadores foi aprovada em primeira discussão durante a sessão ordinária. Na sequência, foi aprovada em segunda discussão durante sessão extraordinária (sem remuneração). O projeto segue agora para sanção ou veto pela prefeita. Caso haja veto a alguma das emendas, elas retornam para análise da Casa de Leis, que pode manter o que foi vetado ou derrubar o veto e garantir o que foi aprovado, com a promulgação.


O vereador Otávio Trad, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, é o relator da LOA. Ele ressaltou que o documento contempla recorde de emendas. No total, foram recebidas 736 emendas, sendo 731 consideradas aptas para discussão e votação após análise técnica e jurídica. Constam na proposta 317 emendas impositivas, que são indicadas pelos vereadores e obrigatoriamente precisam ser executadas pela prefeitura. Cada vereador destinou R$ 830 mil nesta modalidade de destinação obrigatória, sendo metade deste recurso direcionado para a área da saúde.


O relatório final contempla ainda 410 emendas ordinárias e quatro de redação, que promovem alterações no texto da proposição. Além de Audiência Pública promovida na Câmara, a elaboração das emendas da peça orçamentária foi debatida com moradores, ouvindo as principais reivindicações.


“Nós andamos a cidade diariamente, sabemos das necessidades. A população vem nos cobrar infraestrutura, saúde pública e estamos refletindo essas cobranças na peça orçamentária, para que possa ser investida a arrecadação nos locais de maior necessidade”, ressaltou o vereador Otávio Trad, em entrevista ao Expediente, da TV Câmara.


Na sessão, o relator salientou o trabalho de análise transparente feito no relatório, do ponto de vista legal das emendas. “Agradeço aos vereadores, principalmente da Comissão de Finanças, por fazer esse trabalho inédito em meus mandatos”, afirmou. Otávio Trad foi também relator do Plano Plurianual (PPA) para 2026 a 2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), aprovados neste ano.


O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, ressaltou o trabalho feito pelo relator e também o diferencial dessa Legislatura, com questionamentos e críticas feitas às peças orçamentárias. “Tivemos um recorde de 1.422 emendas analisadas pela comissão, conduzida pelo vereador Otávio Trad. Que registrado à sociedade campo-grandense que essa Casa se desdobrou a trabalhar pela população de forma árdua”, afirmou. Ele acrescentou que os vários questionamentos fazem parte do trabalho de fiscalização dos vereadores.


O projeto recebeu um voto contrário, do vereador Marquinhos Trad.


Proposta – O Orçamento de 2026 prevê R$ 6,974 bilhões, crescimento de 1,49% no comparativo com o estimado para 2025, que é de R$ 6,871 bilhões. Na proposta, consta o detalhamento de todas as receitas e despesas estimadas para o próximo ano, decorrentes da previsão de arrecadação com tributos, transferências e contribuições, especificando onde essas verbas serão aplicadas, como obras, revitalizações de parques e praças, saúde, programas de governo, educação e vários setores.


Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Taiwan diz que tem capacidade de resposta rápida e descentralizada em caso de ataque chinês

 

                                             Guarda Costeira de Taiwan via AFP

  • Governo da ilha teme que exercícios militares de Pequim se transformem em operações de guerra

  • Documento afirma que operações chinesas com aeronaves bateram recorde em 2025




Um documento enviado pelo governo de Taiwan a parlamentares afirma que as Forças Armadas de Taipé têm capacidade de responder rapidamente e de forma descentralizada a um eventual ataque chinês, atuando em nível elevado de alerta mesmo em casos em que Pequim anuncia apenas exercícios militares conjuntos.


O documento, elaborado pelo Ministério da Defesa Nacional, será usado em uma audiência que discute focos potenciais de conflito militar no Estreito de Taiwan e a prontidão de resposta das tropas.


A preocupação de Taiwan é que a China converta exercícios militares ao redor da ilha em operações de guerra.


De acordo com o grau de ameaça, pode ocorrer a execução imediata de patrulhas de prontidão de combate, que mobilizam forças de resposta rápida treinadas para reagir a crises.


Para o próximo ano, estão previstos preparativos voltados à resposta em um cenário de guerra assimétrica, ao fortalecimento das forças de reserva, ao aumento da capacidade de resposta a ações de zona cinzenta e ao reforço da resiliência defensiva.


"Caso o inimigo lance um ataque súbito, todas as unidades atuarão sem aguardar ordens, implementando ‘controle descentralizado’ e, sob a orientação de operações ‘descentralizadas’, executarão as missões de combate", diz o documento.


Segundo o relatório, diante da expansão e da dissuasão militar de Pequim, as Forças Armadas de Taipé trabalham na aquisição de novas tecnologias, assim como em iniciativas de construção e preparo militar.


É citado o apoio estratégico dos Estados Unidos, que embora não mantenha relações formais com a ilha é um dos principais parceiros em cooperação de defesa. Os americanos são contrários a qualquer mudança do status quo no Estreito de Taiwan, e reiteraram a posição no início do mês, quando Washington divulgou sua Estratégia de Segurança Nacional 2025.


A pasta afirma ainda que Pequim segue expandindo o poder militar "sem reduzir em nenhum momento o nível de coerção contra Taiwan".


"As Forças Armadas, guiadas pelo princípio de ‘preparar-se para a guerra a fim de evitar a guerra’, continuam a reforçar sua prontidão operacional e respondem ativamente às diversas ações de assédio e coerção militar da China, garantindo a segurança territorial e a estabilidade regional."


Um segundo documento, também anexado à agenda da audiência, afirma que houve aumento das incursões de aeronaves militares chinesas, chegando a um recorde histórico. Até 15 de dezembro de 2025, a China teria realizado 3.570 incursões, alta de 16,3% em relação ao ano anterior, quando totalizou 3.070.


Dessas, 39 foram realizadas em coordenação com navios, em ações descritas como patrulhas de prontidão de combate.


O segundo relatório afirma também que a guarda-costeira chinesa realiza incursões mensais ao redor de Kinmen, arquipélago administrado por Taiwan e situado próximo à costa chinesa.


"O objetivo dessas ações é testar nossos sistemas de alerta e modelos de resposta, bem como avaliar a preparação e o controle do teatro de operações no Estreito de Taiwan", afirma o relatório.


O texto cita ainda a escalada de tensão entre China e Japão. Um dos episódios mencionados envolve aeronaves chinesas travando o radar contra caças japoneses —procedimento visto como especialmente hostil por se tratar de um passo associado à condução de engajamento.


Também é mencionada uma patrulha conjunta de Rússia e China no início de dezembro, com bombardeiros e outras aeronaves sobre áreas próximas ao Japão e às zonas de identificação de defesa aérea de países da região.


Como resposta, Washington e Tóquio realizaram seu próprio voo conjunto, com caças e bombardeiros sobre o Mar do Japão.


Os episódios são descritos como parte da escalada militar no capítulo mais recente da crise diplomática entre China e Japão, que teve como epicentrp as declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre como o país reagiria a um cenário de ataque chinês a Taiwan.


Desde então, a China exigiu retratação da governante, que não recuou.


Victoria Damasceno

Folha de São Paulo

Presidente da Alems reforça pedido para garantir todas votações até amanhã

 

                                             Foto ALEMS



O ano legislativo para os Deputados Estaduais encerra amanhã com a última sessão plenária, onde várias matérias devem passar para votação pela Casa de Leis entre hoje e amanhã.


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul entra na última semana de trabalhos de 2025 com pauta reduzida e foco na votação de projetos do Poder Executivo. A sessão plenária final do ano está marcada para amanhã, 17 de dezembro, antes do início do recesso parlamentar.


Além das votações, a semana contará com eventos institucionais e reuniões de comissões. Na segunda-feira (15/12), foi realizada no Plenário Júlio Maia a sessão solene para entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Arquiteto Urbanista Celso Costa”, proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto, em reconhecimento a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento social do Estado.


Hoje, terça-feira (16/12), foi realizada a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, responsável por analisar matérias ligadas ao ensino, esporte, cultura e datas comemorativas. Na Sessão Plenária de hoje estão previstos a apreciação de 14 matérias pautadas para votação, entre projetos de lei, projetos de lei complementar e proposta de emenda constitucional. 


Os projetos serão analisados em redação final, discussão única e segunda discussão, e tratam de temas como reestruturação administrativa, efetivos das forças de segurança, saneamento básico, planejamento orçamentário, organização judiciária e alterações em legislações vigentes.


Já amanhã, quarta-feira (17/12), ocorre a última reunião do ano da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), às 8h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. Presidida pelo deputado Caravina, a comissão analisa a constitucionalidade e legalidade das propostas que tramitam na Casa.


O presidente da Alems, Gerson Claro, reforçou o pedido de “empenho dos parlamentares” para garantir a votação dos projetos antes do encerramento do ano legislativo.

Dembélé, do PSG, é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

 

                                             (Foto: Mohamed Farag - FIFA/FIFA via Getty Images)




Protagonista do PSG no título inédito da Champions League 2024-25, Dembélé já havia vencido a Bola de Ouro em setembro, e agora unifica os dois principais prêmios de melhor do mundo.


O atacante de 28 anos superou concorrentes como o brasileiro Raphinha (Barcelona), o companheiro de seleção Kylian Mbappé (Real Madrid), além dos colegas de PSG Vitinha, Hakimi e Nuno Mendes.


O último brasileiro a conquistar o prêmio de melhor jogador da Fifa foi Vinicius Júnior, em 2024. O atacante do Real Madrid, porém, não ficou entre os finalistas da edição deste ano.


Na última temporada, Dembélé fez 53 partidas pelo PSG, marcando 35 gols e contribuindo com 14 assistências. Além da Champions League, ele conquistou a Ligue 1, a Copa da França e a Supercopa da Europa.


Dembélé pode enfrentar o Flamengo na quarta (17)


Segundo francês a vencer o The Best, depois de Zinédine Zidade, o atacante viajou com o elenco do PSG para o Catar, onde o time faz a final da Copa Intercontinental contra o Flamengo, nesta quarta-feira (17).


Dembélé tem lutado contra problemas físicos na atual temporada. Ele perdeu as últimas duas partidas do time por conta de uma virose, mas já está recuperado.


Das 23 partidas do PSG na temporada, o atacante esteve presente em 13 delas, com três gols marcados e três assistências. A última participação em gol foi em outubro, quando marcou contra o Bayer Leverkusen pela Champions League.


Finalistas do prêmio Fifa The Best 2025 de melhor jogador


Ousmane Dembélé (França/PSG)

Achraf Hakimi (Marrocos/PSG)

Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique)

Kylian Mbappé (França/Real Madrid)

Nuno Mendes (Portugal/PSG)

Cole Palmer (Inglaterra/Chelsea)

Pedri (Espanha/Barcelona)

Raphinha (Brasil/Barcelona)

Mohamed Salah (Egito/Liverpool)

Vitinha (Portugal/PSG)

Lamine Yamal (Espanha/Barcelona)


Premiados do Fifa The Best 2025


Melhor jogador: Ousmane Dembélé (França) - PSG

Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Espanha) - Barcelona

Melhor treinador do futebol masculino: Luis Enrique (Espanha) - PSG

Melhor treinador(a) do futebol feminino: Sarina Wiegman (Inglaterra)

Melhor goleiro: Gianluigi Donnarumma (Itália) - PSG/Manchester City

Melhor goleira: Hannah Hampton (Inglaterra) - Chelsea

Prêmio Puskás: Santiago Montiel (Argentina) - Independiente

Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (México) - Tigres-MEX

Prêmio Fair Play: Andreas Harlass-Neuking (Alemanha) - médico do SSV Jahn Regensburg

Melhor torcedores: Torcida do Zakho SC (Iraque)


(Com CNN)

Três pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-267

 

                                                Midiamax


Acidente envolvendo um Toyota Corolla e um Volkswagen Virtus registrado na manhã desta terça-feira (16/12), na BR-267, em Nova Alvorada do Sul, terminou na morte de três pessoas. O fato ocorreu entre o município e Casa Verde, distrito de Nova Andradina, próximo ao km-177.


Informações iniciais apontam que a família que estava no Toyota Corolla seguia de Rondônia para visitar parentes em Rosana (SP), quando foi atingida de frente por um Virtus, que estava no sentido contrário da pista e fazia uma ultrapassagem.


O motorista do Corolla não ficou ferido, no entanto, com o impacto da colisão, o pai dele, Benjamim Zordan, de 74 anos, a mãe Silma das Graças de Abreu Zordan, de 73 anos, e a esposa Emilina Kester Nink, de 55 anos, morreram.


Benajamim chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital, em Nova Alvorada do Sul, segundo o Midiamax. Os ocupantes do Virtus ficaram feridos. Eles foram socorridos e encaminhados para Nova Andradina.


As vítimas fatais, que estavam no Corolla, serão encaminhadas para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Dourados. Equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi acionada e permanece no local.

Filipe Luís afirma ser possível título do Flamengo no Intercontinental e elogia Luis Enrique

 

                                            Foto: Adriano Fontes / Flamengo


Após um grande ano de 2025 com os títulos do Brasileirão e da Libertadores, o Flamengo encerra a temporada com a grande final da Copa Intercontinental diante do PSG. Nesta quarta-feira, a partir das 14h (de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o campeão da última Liga dos Campeões, e o técnico Filipe Luís disse acreditar em uma vitória do Mengão. 


“É uma nova oportunidade para escrevermos nosso nome na história. Fácil não será, mas é possível. Quando você veste a camisa, você pertence ao Flamengo. Existem místicas aqui que nos fazem acreditar. O PSG também fez história neste ano. Talvez sejam os melhores do mundo. Iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer”, disse Filipe. 


“No futebol tudo é possível, mas não é apenas palavra, eu realmente acredito que eles são os melhores. Esse ano não foi fácil, vários rivais nos colocaram em dificuldades e o PSG nos colocará em dificuldades, mas faremos de tudo para vencer o jogo”, falou o treinador. 


Elogios a Luis Enrique 

Filipe Luís aproveitou a coletiva de imprensa para elogiar o trabalho de Luis Enrique à frente do Paris Saint-Germain.  


“O Luis Enrique é o melhor (treinador) do mundo. O time dele foi campeão de tudo que disputou, ele é ótimo. Nos enfrentamos várias vezes (na Espanha, com Filipe como jogador). É um time espetacular. Ele conseguiu mostrar que para vencer, todos devem correr. Ele fez uma equipe sólida mesmo após perder sua principal estrela (Mbappé)”, finalizou o técnico do Flamengo. 


Flamengo e PSG se enfrentam pela final do Intercontinental nesta quarta-feira, no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. O Rubro-Negro irá em busca de seu segundo título mundial, tendo sido campeão uma vez, em 1981.


Gazeta Esportiva

Procon concede descontos de até 45% para pagamento de multas

 

                                              Consumidores podem pagar multas do Procon com desconto. (Foto: Divulgação)


Programa de recuperação de débitos permite o pagamento de multas administrativas aplicadas pelo Procon Mato Grosso do Sul com até 45% de desconto.


A medida está prevista em lei e o prazo para adesão vai até 23 de dezembro.


De acordo com o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, a medida integra o Refis 2025, do Governo do Estado, e cumpre as normativas publicadas na Lei nº 6.495/25.


“Trata-se de uma oportunidade para a regularização de débitos, mediante a aplicação de desconto de até 45% nos pagamentos à vista, assim como parcelamento em até 60 vezes, com percentuais progressivos entre 20% e 30%”, pontua Motti.


Em caso de parcelamento, conforme a lei, o valor de cada parcela não pode ser inferior a 10 Uferms, o que representa, em dezembro, R$ 529,20.


Como funciona


Interessados em aderir ao programa devem preencher um “requerimento de adesão” e protocolar o documento junto ao Procon Mato Grosso do Sul até o dia 23 de dezembro, a fim de garantir tempo hábil para o processamento da documentação.


A entrega do requerimento pode ser realizada de forma presencial na sede da instituição, localizada na Rua Padre João Crippa, nº 3115, em Campo Grande (MS), ou enviada para o e-mail cartorio@procon.ms.gov.br , com cópias para cogep@procon.ms.gov.br e gabinete@procon.ms.gov.br .


Ficam de fora do processo apenas os débitos não tributários inscritos em dívida ativa, ajuizados ou não, cuja adesão deve ser encaminhada diretamente à PGE (Procuradoria-Geral do Estado).


Mais informações sobre o Refis do Procon Mato Grosso do Sul podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9845 e 3316-9855.

Raphinha é o único jogador brasileiro indicado ao prêmio Fifa The Best 2025

 

                                            Indicados ao prêmio de melhor jogador do Fifa The Best (Foto: Divulgação/Fifa) 


A Fifa realiza nesta terça-feira (16) a cerimônia do prêmio The Best. O evento será realizado em Doha, no Catar, a partir das 14h (de Brasília).


Entre os indicados ao troféu de melhor jogador do futebol masculino de 2025 está o brasileiro Raphinha, atacante do Barcelona. Os jogadores foram selecionados com base em suas atuações de 11 de agosto de 2024 a 2 de agosto de 2025.


A lista reúne atletas de destaque no cenário europeu. Além de Raphinha, concorrem Ousmane Dembélé (PSG), Kylian Mbappé (Real Madrid), Lamine Yamal (Barcelona), Achraf Hakimi (PSG), Harry Kane (Bayern de Munique), Nuno Mendes (PSG), Cole Palmer (Chelsea), Pedri (Barcelona), Mohamed Salah (Liverpool) e Vitinha (PSG).


O último brasileiro a conquistar o prêmio de melhor jogador da Fifa foi Vinicius Júnior, em 2024. O atacante do Real Madrid, porém, não ficou entre os finalistas da edição deste ano.


Finalistas do prêmio Fifa The Best 2025 de melhor jogador


Ousmane Dembélé (França/PSG)

Achraf Hakimi (Marrocos/PSG)

Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique)

Kylian Mbappé (França/Real Madrid)

Nuno Mendes (Portugal/PSG)

Cole Palmer (Inglaterra/Chelsea)

Pedri (Espanha/Barcelona)

Raphinha (Brasil/Barcelona)

Mohamed Salah (Egito/Liverpool)

Vitinha (Portugal/PSG)

Lamine Yamal (Espanha/Barcelona)


(Com CNN)

Tite aceita proposta e vai comandar o Cruzeiro na próxima temporada

 

                                              Tite assume a vaga de Leonardo Jardim no Cruzeiro (Foto: André Durão/ge)


A diretoria do Cruzeiro trabalhou rápido e definiu Tite como substituto de Leonardo Jardim no comando técnico do time. Clube e representantes do treinador acertaram os últimos detalhes na manhã desta terça-feira.


O contrato foi assinado no Rio de Janeiro e tem duração até o fim de 2026. Ele é aguardado nos próximos dias em Belo Horizonte, para ser apresentado.


O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro no dia 10 de janeiro, enfrentando o Pouso Alegre, no Mineirão. Pelo Brasileirão, a Raposa inicia a disputa diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim do próximo mês.


Tite chega à Toca da Raposa para assumir o cargo do técnico Leonardo Jardim. O treinador português foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro deste ano, substituindo Fernando Diniz. Jardim teve dificuldades no início do trabalho, mas conseguiu engrenar logo no início do Brasileiro.


Além da campanha de semifinal na Copa do Brasil, o time terminou em terceiro na Série A, conseguindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026. Foram 55 jogos, 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. Jardim se despediu do Cruzeiro nessa segunda e anunciou pausa na carreira para "preservar saúde física e mental".


Tite está com 64 anos e não trabalha desde setembro de 2024, quando foi demitido do Flamengo. Em abril deste ano, o treinador chegou a um acordo verbal para comandar o Corinthians, mas sofreu com uma crise de ansiedade e desistiu de assumir a equipe. Recentemente, ele anunciou que está pronto para voltar a trabalhar.


Essa será a segunda passagem do treinador pelo futebol mineiro. Em 2005, o técnico comandou o Atlético no Campeonato Brasileiro Saiu um pouco antes de a equipe ser rebaixada à Série B. Em 2022, ele afirmou ainda ter "senso de dívida" com o arquirrival do Cruzeiro.


Tite treinou o Brasil em duas Copas do mundo, sendo eliminado nas quartas de final duas vezes. A passagem por clube mais marcante foi pelo Corinthians. Na equipe, conquistou dois Brasileiros (2011 e 2015), uma Libertadores (2012), um Mundial da Fifa (2012) um paulista (2013) e uma Recopa Sul-Americana (2013). (Com ge - SP)

O que um especialista em segurança alimentar não pede no jantar

 

                                            Pixabay


  • Após surtos de intoxicação alimentar, advogado Bill Marler mudou forma de comer fora

  • Hambúrguer rosado, saladas e alimentos prontos viraram risco calculado




Bill Marler estudou o cardápio do jantar com cuidado profissional ao se sentar para comer no Ramsay's Kitchen, um restaurante sofisticado na cidade de St. Louis, St. Louis, nos Estados Unidos, do chef celebridade Gordon Ramsay.


Marler, um advogado que vive nos arredores de Seattle, estava na cidade para uma audiência judicial envolvendo várias pessoas supostamente adoecidas por alface romana contaminada com a bactéria Escherichia coli. Era um litígio bastante rotineiro em sua longa carreira processando empresas por doenças transmitidas por alimentos, incluindo alguns dos maiores surtos no país desde o início dos anos 1990. Foi quando ele se tornou conhecido ao processar o Jack in the Box por hambúrgueres mal cozidos que adoeceram centenas, mataram quatro crianças e levaram a reformas na segurança alimentar.


Ele não comia hambúrguer há décadas. E não estava prestes a começar agora, no jantar com o advogado da parte contrária. Marler pediu um filé de 170 gramas, bem passado com legumes cozidos. O outro advogado pediu o mesmo bife, ao ponto, além de uma salada caesar feita com alface romana.


É interessante ver o que as outras pessoas fazem", diz Marler. "Eu tendo, por causa da minha experiência, a adotar uma abordagem mais cautelosa com minha comida."


Vinte anos atrás, Marler provavelmente teria pedido uma salada também —ele considerava a escolha mais segura naquela época. Agora, ele evita folhas verdes quando come fora porque acredita que os riscos mudaram.


Ele pede seu bife bem passado, nunca rosado. Não toca em nada que venha pré-cortado —sem porções de frutas ou bandejas de legumes ou saladas embaladas. Nada de refeições prontas para consumo. Também nada de brotos ou carnes de delicatessen. E ele não encontra consolo em alimentos rotulados como orgânicos. Todos esses foram fontes de casos em que ele trabalhou.


Vi demais. Estive em muitas UTIs. Fui a muitos funerais", diz Marler. "Sei demais."


Como o oncologista muito atento a todos os sinais sutis de câncer ou o policial que vê perigo à espreita em cada esquina, Marler está talvez excessivamente consciente dos riscos que a maioria das pessoas não considera. É o fardo do especialista. Ele usa o que aprendeu ao longo dos anos de maneiras que podem parecer exageradas.


Marler vai muito além do que as autoridades federais de saúde sugerem para evitar doenças transmitidas por alimentos.


Esses conselhos se concentram em como os alimentos são preparados —como lavar produtos e limpar superfícies— e como os alimentos são cozidos, como uma temperatura interna mínima de 63°C para carne bovina ou suína, 71°C para carne moída e 74°C para aves. A maioria dos patógenos não sobrevive ao calor elevado.


Há muito espaço para tornar o fornecimento de alimentos dos EUA mais seguro, mesmo que as chances de qualquer refeição deixá-lo doente permaneçam muito baixas. Estima-se que 48 milhões de casos de doenças transmitidas por alimentos ocorram anualmente nos Estados Unidos, afetando um em cada seis americanos, segundo a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de saúde nos EUA.


A maioria dos casos é administrável, embora desagradável, resultando em diarreia e cólicas estomacais, às vezes vômitos. Mas cerca de 128 mil exigem hospitalização. E cerca de 3.000 pessoas morrem.


Algumas pessoas enfrentam probabilidades piores. Os grupos com maior risco de complicações são crianças menores de cinco anos, mulheres grávidas e adultos com mais de 65 anos.


Marler tem 68 anos. "Estou naquela idade em que patógenos transmitidos por alimentos podem ser realmente ruins para você", diz.


Especialistas em segurança alimentar têm diferentes métodos para lidar com o perigo potencial, diz Martin Wiedmann, professor de segurança alimentar em Cornell University.


"Faço minha própria avaliação pessoal de prazer versus risco", diz Wiedmann. Embora ele coma quase tudo, presta muita atenção a como a comida é preparada quando come fora.


Ele corta o frango para garantir que esteja totalmente cozido. Evita bufês de comida quente, porque duvida que a temperatura seja suficientemente alta. Está disposto a arriscar com comida de rua na China, mas apenas se estiver fervendo. Evita carne tartare (carne crua) não importa onde esteja. E enquanto um hambúrguer bem passado é um sim, brotos são um não.


Wiedmann vê alimentos como saladas pré-cortadas como uma troca —é difícil saber se um número crescente de casos de intoxicação alimentar está ligado ao produto específico ou se mais casos estão sendo encontrados através do aumento do consumo e melhores métodos de detecção.


As autoridades de saúde lutam para saber se as coisas estão melhorando ou piorando. A maioria dos casos de intoxicação alimentar nunca é relatada. Mesmo quando são, relativamente poucos podem ser rastreados até a fonte.


O CDC, Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, publica uma lista contínua de surtos em vários estados, incluindo investigações atuais sobre potencial botulismo ligado a fórmula infantil e listeria ligada a refeições de massa preparadas.


A maior mudança que Marler viu em sua carreira envolve a Escherichia coli O157:H7. O temido patógeno pode causar danos renais permanentes e morte.


Já foi intimamente ligado à carne moída, como durante o surto do Jack in the Box. Mas os reguladores federais endureceram os padrões e as empresas de alimentos criaram novos procedimentos. Marler começou a ver os casos de E. coli diminuírem no início dos anos 2000.


Ele se lembra de estar sentado no escritório de canto de seu escritório de advocacia no 66º andar do edifício mais alto de Seattle, pensando: "E agora, o que vou fazer?". Logo obteve sua resposta. "Alface romana e carnes e queijos prontos para consumo preencheram essa lacuna", diz


Marler afirma que sua cautela -—como sua preferência por bife bem passado— resultou em chefs de restaurantes sofisticados realmente vindo à sua mesa para perguntar o que há de errado com ele. "Explico o que faço para ganhar a vida", diz ele. "É um risco ocupacional."


Mas isso não o protegeu de ficar doente. Ele estava em Idaho, estados dos EUA, para um casamento e reunião de família há alguns anos. Eles compartilharam um jantar comunitário uma noite. Marler acordou na manhã seguinte "doente como um cachorro". Ele tinha os sintomas clássicos de uma doença transmitida por alimentos. Ele nunca descobriu onde pegou.


Todd C. FrankelFolha de São Paulo

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 52 milhões nesta terça

 




O concurso 2.952 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 52 milhões para os acertadores das seis dezenas. O sorteio ocorre às 20 horas desta terça-feira (16), em São Paulo.


No concurso do último sábado (13), nenhuma aposta acertou as seis dezenas.


A aposta mínima para a Mega-Sena custa R$ 6 e pode ser realizada também pela internet, até as 19 horas.


A Mega tem três sorteios semanais: às terças, quintas e sábados.