domingo, 5 de janeiro de 2025

Ex-Grêmio e Barcelona, Luis Suárez ajudou em resgate policial de homem que tentou suicídio, diz imprensa uruguaia

 



Com passagens por Barcelona e Grêmio, o atacante Luis Suárez, hoje no Inter Miami-EUA, ajudou em uma operação policial de resgate a um homem de 49 anos que tentou tirar a própria vida, neste fim de semana, em Ciudad de la Costa, no Uruguai.


De acordo com a imprensa uruguaia, o jogador e sua esposa, Sofía Balbi, colaboraram com autoridades presentes para que o homem não cometesse suícidio.


De férias, o atleta mora próximo ao local do ocorrido, o que possibilitou a intervenção no caso. Ele conversou com o homem junto a membros de uma organização não governamental especializada em psicologia social


Segundo o boletim de ocorrência da Prefeitura da cidade, o homem afirmou que "se sua companheira não comparecesse ao local, ele tiraria a sua prórpria vida". O incidente levou quase 20 horas até que as negociações com as autoridades chegassem a um desfecho. Ainda segundo a imprensa uruguaia, o indivíduo estaria sujeito a medidas cautelares por violência doméstica.

Principal organizada do Corinthians manda recado para Garro após acidente: "Tudo vai dar certo"

 

                                            (Foto: Rodrigo Coca/Corinthians)



A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, mandou um recado de apoio a Rodrigo Garro, que se envolveu em um acidente de carro que deixou uma vítima fatal. 


Via Instagram, a organizada escreveu que "tudo vai dar certo", sem citar diretamente Garro. A reportagem da Gazeta Esportiva entrou em contato com a comunicação da Gaviões, que confirmou que o recado foi para o argentino.


A publicação da organizada remete a uma mensagem de Garro, em junho, à torcida. Também via Instagram, o camisa 10 escreveu que "tudo vai dar certo" no dia em que Carlos Miguel acertou sua saída ao futebol inglês e a VaideBet, que ocupava o espaço máster do uniforme, informou que não tinha interesse em seguir patrocinando o clube.


A mensagem, apesar de curta, é lembrada até hoje por corintianos, ainda mais depois da arrancada que o time deu na reta final do Campeonato Brasileiro de 2024 rumo à Copa Libertadores.


Entenda o caso de Garro


O meia Rodrigo Garro se envolveu em acidente que matou Nicolás Chiaraviglio, motociclista de 30 anos, por volta das 4h30 (de Brasília) do último sábado, na província argentina de La Pampa.


Armando Aguero, procurador-geral da cidade natal do jogador corintiano, confirmou à CNN que Garro testou positivo no bafômetro, com o resultado de 0,5 gramas de álcool por litro de sangue. Em La Pampa, não há qualquer tolerância de álcool para dirigir.


O procurador confirmou que o motociclista portava drogas, estava sem capacete e andava com uma moto com faróis irregulares. A vítima levava cocaína no trajeto.


Neste domingo, o jogador do Corinthians foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pela justiça argentina e agora aguarda a data de seu julgamento. Um fator importante no indiciamento foi que Garro não sofreu com o agravante do álcool presente em seu sangue na hora do acidente.


Agora a investigação sobre o acidente entrará em uma nova fase. Serão analisadas câmeras de segurança do local do acidente, perícia nos veículos e um exame toxicológico no corpo de Nicolás Chiaraviglio.


A promotoria aponta que Garro conduzia sua Dodge Ram pelo lado direito da rua 300, até que fez uma conversão irregular à esquerda para acessar a rua 108. A manobra teria transformado o veículo do atleta em um “obstáculo” no caminho do motociclista, que colidiu na lateral direita do carro.


Por outro lado, a defesa de Rodrigo Garro argumenta que ele seguia pela via principal e que Nicolás, vindo de uma via secundária, não respeitou a sinalização no cruzamento, que ainda estaria mal sinalizada.


O Ministério Público da Argentina não solicitou restrições para a saída de Garro do país, o que significa que o meia pode retornar ao Brasil se quiser. A reapresentação do elenco do Corinthians para a pré-temporada acontecerá no dia 7 de janeiro.


O julgamento será marcado e caso a justiça argentina considere Rodrigo Garro culpado, o meia do Corinthians pode ser condenado a uma pena de três a seis anos de prisão.

Após tropeços na estreia, times de MS tentam se reerguer na Copinha 2025

 


Depois de tropeçarem na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025, os representantes sul-mato-grossenses - Operário de Caarapó e Dourados Atlético Clube (DAC) - vão em busca da recuperação na tabela nesta semana.


A situação mais estável é do Tigre do Vale, apelido do alvinegro do município de Caarapó. O clube estreou na Copinha com um empate por 1 a 1 contra o América-RN na última sexta-feira (3). Os gols da partida foram marcados por Fernando, do time potiguar, aos 3 minutos de jogo, e por Matheus, do Tigre, aos 38 do primeiro tempo. 


Com o resultado, o Operário conquistou um ponto no Grupo 12 e está empatado na segunda posição do grupo com o América de Natal, também com um ponto. O líder da chave é o Juventude, com 3 pontos, que superou o Comercial de Tietê por 1 a 0.


O próximo compromisso do Tigre do Vale será nesta segunda-feira (6), às 15h contra o Comercial de Tietê, às 15h (horário de Mato Grosso do Sul), no Estádio Municipal Santana de Parnaíba. Caso consiga a vitória, a equipe sul-mato-grossense somará 4 pontos na classificação do grupo, e assim, se aproxima de classificação inédita para a próxima fase.



Durante a primeira fase do certame, classificam as duas melhores equipes de cada grupo. Os dois melhores colocados da chave do Operário de Caarapó enfrentarão os dois melhores times do Grupo 11, que tem São Paulo (SP), Picos (PI), Serra Branca (PB) e XV de Jaú (SP).


Dourados sofre dura goleada

A situação do segundo representante de Mato Grosso do Sul, contudo, é mais complicada. O Dourados Atlético Clube (DAC) sofreu um duro revés na estreia após ser goleado pelo Aster Itaquá (SP) por 4 a 1. A partida ocorreu nesse sábado (4) em Itaquaquecetuba; e além de não ter somado ponto, com o placar extenso, ficou com um saldo de três gols negativos.


A equipe paulista abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo com Batata, em cobrança de pênalti. Aos 38 minutos, o cenário ficou mais complicado, quando o lateral esquerdo Pedro Leão fez falta em Dieguinho, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso.


Na segunda etapa, mesmo com um jogador a menos, o DAC chegou ao empate aos 11 minutos, com gol de Bruno Henrique de cabeça. Contudo, apenas sete minutos depois, Dieguinho arriscou de fora da área e anotou mais um para o Áster. Dois minutos depois, Batata tabelou com Ítalo dentro da área, e ampliou o marcador para 3 a 1. Por fim, aos 40 minutos, Júlio Chiotti aproveitou cruzamento da direita e selou a goleada com gol de cabeça. 


O DAC volta a campo para tentar se recuperar na classificação do grupo 28 na próxima terça-feira (7), contra o Vila Nova (GO), às 14h15 (horário de Mato Grosso do Sul). Com a derrota, o Dourados foi para a última colocação da chave. Acima dele, estão Vila Nova e Falcon, com um ponto cada, e em primeiro, o Aster Itaquá.


Caso o Dourados consiga a classificação para a próxima fase - que também seria inédita - a equipe douradense poderá enfrentar o Corinthians, o maior e atual campeão da Copinha, na próxima fase. Além do timão, os primeiros colocados do grupo 28 podem enfrentar o Santo André (SP), Rio Branco (AC) ou Porto Velho (RO), em caso de classificação.


Todos os jogos serão transmitidos pelo canal oficial do Paulistão no Youtube.


Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha, é a maior competição de futebol da categoria de base nacional. Jogadores até 20 anos de todo o País disputam o campeonato.


Nesta edição de 2025, 128 clubes, representando todos os estados do Brasil, participam da competição.


Anualmente, os dois clubes de Mato Grosso do Sul que se classificam para a competição são os finalistas do Estadual sub-20.


Na edição de 2024, o União ABC e o Ivinhema foram os clubes do Estado que disputaram a competição. Ambas as equipes foram eliminadas na primeira fase.


 Maiores campeões da Copinha

Corinthians (11 títulos)

Fluminense (5)

Inter (5)

São Paulo (4)

Flamengo (4)

Santos (3)

Atlético-MG (3)

Palmeiras (2)

Nacional-SP (2)

Ponte Preta (2)

Portuguesa (2)


Lucas Caxito

Com o Portal Correio do Estado

Homem morre após tomar medicação que funciona como estimulante sexual

 


O óbito foi registrado na madrugada deste domingo (05)


Um homem de 56 anos morreu após fazer uso de medicação que trata disfunção erétil, na madrugada deste domingo (05), no Portal Caiobá, em Campo Grande. O medicamento em questão funciona como estimulante sexual.


Segundo informações de uma testemunha no registro da ocorrência, a vítima fez uso da medicação, começou a reclamar de dor na região do tórax e acabou tendo uma parada cardiorrespiratória.


Ainda conforme o relato, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e os socorristas realizaram o procedimento de ressuscitação, mas o homem não resistiu. A morte foi constatada às 2h05 pelo médico que prestou o atendimento.


Consta no boletim de ocorrência que a vítima sofria de problemas cardíacos, mas o quadro não foi registrado no documento. O caso foi registrado como morte decorrente de caso atípico.



Saiba mais sobre o medicamento

A medicação tomada, segundo indica a bula, funciona por até 36 horas. No entanto, ao contrário de outros estimulantes sexuais usados por homens com quadro de disfunção erétil (DE), ela funciona como um tratamento.


Conforme a bula do medicamento, é recomendado que o paciente passe por consulta médica, que irá recomendar o uso correto da medicação de acordo com o caso.


Nas advertências e precauções, consta que a medicação deve ser utilizada com cautela em pacientes nas seguintes situações:


Problemas no coração, tais como angina (dor no peito), insuficiência cardíaca;

Batimentos cardíacos irregulares ou que tenham tido ataque cardíaco;

Pressão baixa ou pressão alta não controlada.


"Lembrando também que a atividade sexual pode ser desaconselhada em pacientes com doenças cardíacas graves, assim como os exercícios físicos em geral. O médico sempre deverá ser informado sobre os problemas cardíacos do paciente com disfunção erétil (DE), e, então, ele decidirá qual é o tratamento mais adequado para a DE", consta na bula.



Laura Brasil

Com o Portal Correio do Estado

Com segundo tempo frenético, Liverpool e United empatam clássico pelo Inglês

 

                                             Foto: Darren Staples / AFP



Neste domingo, em Anfield, Liverpool e Manchester United protagonizaram um grande clássico pela 20ª rodada do Campeonato Inglês. Com todos os gols no segundo tempo, as equipes empataram em 2 a 2. Gakpo e Salah balançaram as redes para os donos da casa, enquanto Martínez e Diallo anotaram para os visitantes.


Com o empate, o Liverpool chegou a 16 jogos de invencibilidade no Inglês e se manteve na liderança, com 46 pontos. Do outro lado, o United alcançou a quarta partida sem vitória na competição. A equipe ocupa a 13ª posição, com 23 unidades.


O Liverpool volta a campo nesta quarta-feira, contra o Tottenham, pelo jogo de ida da semifinal da Copa da Liga Inglesa. O United joga no próximo domingo, contra o Arsenal, pela terceira rodada da Copa da Inglaterra.


Após um primeiro tempo sem emoções, as equipes voltaram com mais ímpeto para a etapa final. Aos sete minutos, o United surpreendeu. Bruno Fernandes costurou da esquerda para o meio e deu um lindo passe para Lisandro Martínez. O zagueiro argentino recebeu na grande área, bateu forte no alto e marcou o primeiro gol dos visitantes em Anfield desde 2018.


Todavia, a alegria do time de Manchester não durou muito tempo. Isso porque o Liverpool empatou o clássico sete minutos depois do gol. Gakpo recebeu bom passe de Mac Allister no lado esquerdo da área, fintou o zagueiro De Ligt e bateu de pé direito no ângulo do goleiro Onana.


Motivado pelo empate, o Liverpool seguiu pressionando o United e, aos 25 minutos, virou a partida. Após cruzamento na área, Mac Allister cabeceou em direção ao gol, mas a bola bateu no braço de De Ligt. Com auxílio do VAR, o árbitro reviu o lance e assinalou a penalidade para os donos da casa. Na cobrança, Salah bateu no canto esquerdo de Onana, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o tento.


Contudo, o United não jogou a toalha. Aos 34 minutos, Garnacho recebeu de Bruno Fernandes na esquerda, levou a bola para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Diallo. O atacante finalizou de primeira no canto, e Alisson nada pôde fazer. Tudo igual novamente.


No último lance, aos 51 minutos, o United teve a bola do jogo. Zirkzee recebeu na direita, invadiu a área e passou para Maguire, livre de marcação. O zagueiro, no entanto, bateu de primeira para fora e desperdiçou o que seria o gol da vitória do time visitante.


Fulham empata com Ipswich em casa 


O outro duelo da 20ª rodada do Inglês deste domingo também terminou em 2 a 2. O Fulham recebeu o Ipswich, no estádio Craven Cottage, em Londres. Jímenez marcous os dois gols dos donos da casa, enquanto Szmodics e Delap balançaram as redes para o time visitante.



Gazeta Esportiva

DOURADOS Homem que estava desaparecido em Itaporã é encontrado morto

 


O corpo de Carlos Ioris Junior, 39 anos, que estava desaparecido desde o dia 17 de dezembro de 2024, na cidade de Itaporã, foi encontrado no início da tarde deste domingo, dia 05 de janeiro.


O corpo estava no interior de um veículo Fiat/Strada, de cor prata, localizado em uma fazenda entre Dourados e Laguna Carapã, nas proximidades da antiga Usina São Fernando.


Segundo informações da Polícia Militar e da perícia técnica, Carlos teria tirado sua própria vida por enforcamento, utilizando uma corda amarrada ao volante do veículo. 



Por Cristina Avelar e Osvaldo Duarte

Santos faz proposta por meia da Segunda Divisão da Inglaterra, diz jornal

 

                                           (Foto: Divulgação / @swfc)


O Santos possui interesse na contratação do meia inglês Josh Windass, do Sheffield Wednesday, time da Segunda Divisão da Inglaterra. De acordo com o veículo britânico Talk Sport, o Peixe já formalizou uma proposta pelo jogador de 30 anos.


A contratação seria um pedido do técnico Pedro Caixinha, que já trabalhou com o meia inglês no Rangers, da Escócia, em 2017. Na época, Windass atuou junto de Alfredo Morelos, atacante do Peixe.


Em entrevista ao Talk Sport, Windass confirmou a proposta do Santos. O jogador se surpreendeu com o interesse do clube praiano, já que ele não possui contato com Caixinha há algum tempo.


"Eu trabalhei com ele (Caixinha). Para ser sincero, chegou (proposta do Santos) como uma surpresa nesta manhã quando meu agente me ligou. Eu amo jogar onde estou jogando. Obviamente, quando seu contrato acaba e coisas do tipo, sempre haverá conversas. Eu não falo nem vejo Pedro há muito tempo. Mas é o que é, quando você está em forma, esse tipo de coisa acontece", afirmou o meia.


Windass é um dos grandes destaques do Sheffield Wednesday na atual temporada. O meia participou de 26 jogos, com 10 gols marcados e duas assistências distribuídas. O time inglês ocupa a 10ª colocação da Segunda Divisão.


Caso se concretize, a contratação do jogador inglês seria a segunda do Santos para a temporada de 2025. Até o momento, o time praiano acertou apenas a chegada do zagueiro Luisão, que estava no Novorizontino. Contudo, o defensor ainda não foi anunciado pelo Alvinegro.


Além de Windass, o Santos ainda negocia com jogadores e espera anunciar reforços o quanto antes. Algumas conversas em andamento envolvem Thiago Maia e Thaciano. Há também a possibilidade de vender Jair ao Botafogo e receber atletas em troca, como Danilo Barbosa e Tiquinho Soares.

Prefeita em MS tem casa alvejada por tiros durante esta madrugada

 

                                           Reprodução 


A casa da prefeita do município de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski (PP) foi alvejada por 15 disparos de arma de fogo, durante a madrugada deste sábado (04). No momento do atentado, a família da prefeita estava dormindo e todos acordaram com o barulho dos tiros


Em vídeo divulgado nas redes sociais, a chefe do Executivo, que tomou posse no início deste ano, disse que não houveram feridos e não irá se intimidar. Os projéteis atingiram o portão da residência, carro, banheiro e um dos quartos.


“As autoridades competentes já estão investigando o caso. Eu acredito na Justiça e tenho certeza que será solucionado. Sou uma pessoa de bem, nunca procurei ter inimigos, e nenhuma família de Coronel Sapucaia merece passar por isso”, declarou a prefeita por meio de vídeo, na tarde de sábado. 


De acordo com informações iniciais, o atentado aconteceu por volta das 2h da madrugada. Estavam na residência, Niágara, seu marido e suas duas filhas, de 21 e 6 anos. Ainda conforme relatos, foi possível ouvir o barulho de uma moto deixando o local após os disparos. 


Niágara Kraievski foi eleita prefeita de Coronel Sapucaia em 6 de outubro de 2024, conquistando 4.310 votos, o que corresponde a 42,10% dos votos válidos. Ela assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2025, tendo como vice-prefeito Carlos Magno, conhecido como "Carlão", filiado ao União Brasil.  


Em 2017, Niágara foi vítima de um atentado no dia 24 de agosto, quando exercia o cargo de vereadora. Na ocasião, sua residência foi alvejada por disparos de pistola calibre 9 milímetros.


Alicia Miyashiro

Com o Portal Correio do Estado

Discussão por programa sexual acaba com 2 mulheres feridas a tiros

 


Duas mulheres firam feridas a tiros após desentendimento por programa sexual na madrugada deste domingo, dia 05 de janeiro, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. O autor dos disparos foi um homem que chegou ao local em um veículo de cor preta e começou a discutir com uma delas.


De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta das 3h40. A Polícia Militar foi acionada após testemunha relatar que um homem, não identificado, desceu de um veículo preto e fez aproximadamente cinco disparos.


Segundo o site Campo Grande News, ao chegarem ao local, os policiais militares encontraram a primeira vítima, uma mulher transexual, ferida por um disparo de arma de fogo. O tiro atingiu as costas da e ficou alojado no abdômen, no lado direito.



Consciente e orientada, ela relatou que estava negociando programa sexual com um cliente que estava em uma motocicleta Honda Biz. Durante a conversa, outro homem se aproximou, no carro preto e também queria programa, discutindo valor.


Por motivos desconhecidos, houve um desentendimento entre a vítima e o homem do veículo preto. Durante a discussão, ele a agrediu e disparou duas vezes. Um dos tiros atingiu a mulher transexual, enquanto o outro acertou a segunda vítima, outra mulher que estava no local, que ficou ferida no braço direito.


A segunda vítima também estava consciente e apresentava estado de saúde estável. Ambas foram encaminhadas à Santa Casa para atendimento médico.


Além da Polícia Militar, a perícia científica e o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) estiveram no local. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Depac-Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

Fim de linha? Apple teria encerrado a produção dos óculos Vision Pro, afirma site

 



Motivada pela baixa demanda do produto, a Apple pode ter encerrado a produção do Vision Pro há algumas semanas, conforme noticiou o site The Information nesta quinta-feira (2). Lançado no início do ano passado, o headset de realidade mista não alcançou a popularidade almejada pela gigante da tecnologia.


Segundo o artigo, a produção dos óculos inteligentes começou a desacelerar em meados de 2024, quando a fabricante já acumulava um grande estoque. Mas antes disso, ainda no primeiro semestre, alguns dos fornecedores teriam encerrado a fabricação dos componentes, diante das previsões de vendas abaixo do esperado.


A publicação detalha que haviam peças para a fabricação de uma quantidade entre 500 mil e 600 mil unidades do gadget ao final de outubro, o suficiente para garantir a demanda do produto ao longo de 2025. Vale lembrar que as vendas estimadas não chegaram a 500 mil dispositivos em 2024, de acordo com o analista da Bloomberg, Mark Gurman.


Contratada para produzir o Apple Vision Pro, a chinesa Luxshare teria sido avisada, ainda em novembro, que deveria finalizar o processo até o final do ano. Perto de encerrar o trabalho, ela estava entregando cerca de 1 mil óculos de realidade mista por dia, aproximadamente a metade da sua capacidade máxima.


Preço alto e outros problemas

Acredita-se que o preço astronômico seja um dos motivos que causaram as vendas aquém do previsto e levado a Apple a supostamente encerrar a produção do Vision Pro. Revelado em junho de 2023, ele chegou às lojas em fevereiro de 2024 custando a partir de US$ 3.499 ou R$ 21,7 mil pela cotação atual, sem considerar impostos e taxas.


No entanto, outros fatores teriam contribuído para a baixa procura pelos óculos da Apple, como a pequena quantidade de aplicativos e a falta de jogos atraentes. Além disso, muitos usuários relataram problemas de visão, dores de cabeça e no pescoço e náuseas causadas pela utilização do gadget, resultando na devolução do produto.


Mesmo com tudo isso, o lançamento de um novo Vision Pro de primeira geração com chip mais rápido não está descartado, bem como a estreia da segunda geração, que seria comercializada por valores mais acessíveis. A Apple ainda não confirmou se esses projetos continuam de pé.



André Luiz Dias Gonçalves

via nexperts

Homem é ferido a tiros após fazer disparos em distribuidora de bebidas

 

                                              Foto: Osvaldo Duarte Dourados News



Lucas Mendes de Oliveira, 34 aos, morador na Vila Toscana, periferia de Dourados, foi ferido com dois disparos de arma de fogo, por volta das 02h40, da madrugada deste domingo, dia 05 de janeiro, quando estava em uma distribuidora de bebidas, localizada na rua Major Capilé, esquina com a rua Mato Grosso, na região central da cidade.


Segundo informações do boletim de ocorrência, Lucas que já responde inquérito por porte ilegal de arma de fogo e homicídio, estava na conveniência, quando dois homens passaram em uma motocicleta e um deles jogos um capacete com Lucas, que imediatamente sacou uma pistola e efetuou vários disparos contra a dupla.


Após os disparos, um policial de folga, que estava no local, se identificou e pediu que Lucas entregasse a arma, mas não obedecido, levando o oficial a fazer vários disparos contra o homem.



Lucas foi atingido no tórax e no abdome, sendo socorrido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado para o Hospital da Vida, onde continua internado. Com ele a Polícia apreendeu uma pistola com capacidade para 12 disparos.


Por Carlos Ferraz/Osvaldo Duarte

Anunciado pelo Atlético-MG, Gabriel Menino é homenageado pelo Palmeiras e se despede: "É um até breve"

 

                                           (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)


Já anunciado como reforço do Atlético-MG, o meio-campista Gabriel Menino foi homenageado pelo Palmeiras, neste sábado. Na Academia de Futebol, o atleta de 24 anos recebeu das mãos da presidente Leila Pereira uma placa, uma camisa com o número de jogos disputados pelo Verdão e um quadro estilizado com as taças que ergueu pelo clube.


Formado nas categorias de base do Palmeiras, o atleta já havia publicado uma mensagem de despedida no último dia 31, quando foi oficializado no time mineiro. Junto com Patrick, do sub-20, Gabriel Menino foi envolvido na negociação para a contratação de Paulinho pelo Verdão.


"Sempre serei grato ao Palmeiras. Foi o clube que abriu as portas para eu ser o profissional que sou hoje e que realizou os meus primeiros sonhos. Foi uma honra e uma imensa alegria ter vestido esta camisa maravilhosa. O Palmeiras vai ficar sempre no meu coração, principalmente os torcedores e as pessoas que trabalham no dia a dia para o clube ser o que é hoje. Não é um adeus, é um até breve", disse a Cria da Academia, que esteve acompanhado de familiares.


Gabriel Menino chegou ao Palmeiras em 2017, aos 16 anos, depois de se destacar no Guarani, para atuar pelo sub-17. Nessa categoria, conquistou o título inédito da Copa do Brasil. Já no sub-20 faturou o Campeonato Brasileiro (2018) e dois Campeonato Paulista (2018 e 2019).


Menino ganhou suas primeiras chances como profissional em 2020 e deu bom cartão de visitas. Logo no primeiro ano, foi Cria da Academia que mais entrou em campo, além de ser o líder do time em assistências. Naquela temporada, conquistou o Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil. O camisa 25 foi titular nas duas primeiras decisões e anotou um dos gols que deram o título do último torneio ao Alviverde.


"O Gabriel Menino ajudou o Palmeiras em diversas conquistas e, por isso, fiz questão de estar presente neste momento especial. Não é uma despedida, é um até logo. Desejo todo sucesso do mundo a você, Gabriel! Aliás, o seu sucesso é o nosso sucesso, afinal você nunca vai deixar de ser uma Cria da Academia. Você está saindo do Palmeiras com as portas abertas e quem tem as portas abertas um dia vai voltar", declarou Leila Pereira.


O atleta se despede do Verdão com 245 jogos, 18 gols e 17 assistências. Além disso, sai do clube como um dos maiores campeões, com dez taças: quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024), dois Brasileiros (2022 e 2023), duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020) e uma Supercopa do Brasil (2023).


Gazeta Esportiva

Chuvas e estiagem impactam produção de uva

 

                                            Foto: Arquivo Agrolink

Estiagem e pragas comprometem colheita antecipada

Segundo Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS nesta quinta-feira (2), no Rio Grande do Sul, a produção de uva enfrenta desafios climáticos que devem comprometer os rendimentos em diversas regiões. As condições meteorológicas adversas, incluindo chuvas intensas e estiagem, afetaram a floração e favoreceram o ataque de insetos, prejudicando as lavouras.



Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, no município de Candiota, a expectativa é de uma redução de 25% na produção das variedades de uva de mesa. De acordo com o levantamento, o tamanho reduzido dos cachos é resultado das fortes chuvas e das baixas temperaturas registradas na primavera, período crítico para a floração e formação dos frutos.



Em Santa Rosa, a colheita das variedades precoces, especialmente as uvas brancas, está mais adiantada em pomares domésticos. No entanto, os viticultores enfrentam um novo desafio com o aumento do ataque de abelhas, vespas e marimbondos nas bagas. A escassez de outras fontes de alimentação para esses insetos, ocasionada pela estiagem prolongada nas últimas semanas, tem atraído as pragas para os parreirais.


Lei que recriou o SPVAT é revogada e pagamento obrigatório do seguro continua extinto em 2025

 

                                            Foto: Rachid Waqued


Proprietários de veículos automotores não precisam mais se preocupar com o pagamento do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) em 2025. 


Sancionada em maio de 2024, a Lei Complementar nº 207, que recriou o SPVAT, foi revogada no dia 31 de dezembro do mesmo ano, pela Lei Complementar n° 211, assinada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 


O SPVAT passaria a ser cobrado de todos os proprietários de veículos automotores de via terrestre, como carros, motos e caminhões a partir deste ano, e substituiria o antigo DPVAT, extinto em 2020. 


O seguro tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito e seria obrigatório. Estariam previstas indenização por morte, por invalidez e reembolsos para assistências médicas e também serviços funerários.


Com a sanção da nova lei, o seguro não será mais cobrado e continuará extinto, ou seja, vítimas de acidentes que não tiverem seguro privado não terão direito a indenizações. 


Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul não chegou a firmar convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a cobrança do SPVAT. Assim como era com o DPVAT, a responsabilidade pela gestão do SPVAT seria da Caixa Econômica Federal, cabendo aos Estados apenas intermediar a cobrança, e fazer o repasse.


Mireli Obando

Prefeita anuncia os primeiros secretários para o mandato 2025-2028

 


A prefeita de Campo Adriane Lopes iniciou a formação de sua equipe para o mandato 2025-2028, confirmando os primeiros nomes para secretarias do Executivo Municipal. “Nesta nova etapa, estamos reafirmando nossa confiança em profissionais que já fazem parte da gestão e desempenharam um trabalho essencial para o avanço de Campo Grande. Seguimos juntos, fortalecendo nossa equipe para continuar transformando a cidade com responsabilidade e transparência”, destacou a prefeita, ressaltando o compromisso com a continuidade e o aprimoramento das ações realizadas.


Entre os primeiros secretários definidos, destacam-se profissionais com vasta experiência e trajetória comprovada em suas áreas de atuação, como a formação da nova equipe nas secretarias de Fazenda, Administração, Tecnologia da Informação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. Confira abaixo os nomes e perfis dos titulares que irão comandar as respectivas pastas, para integrar a gestão.


Os decretos com as nomeações estão publicados na edição nº 7.770 do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). Os demais nomes para secretarias e autarquias serão anunciados gradualmente nos próximos dias.

                                            Foto: Ademar Silva Junior


Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) – Ademar Silva Junior


Médico-veterinário e especialista em agronegócios. Entre suas funções anteriores, foi presidente da Famasul, Funar, Senar/MS e Anater, além de vice-presidente de finanças da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Também atuou como diretor-presidente da Fundtur e secretário-adjunto da Semadesc. Recentemente, ocupou o cargo de secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande.

Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) – Márcia Helena Hokama


Formada em Ciências Contábeis, com Pós-Graduação em Auditoria e Contabilidade Pública e MBA em Gestão Pública. Auditora do Tribunal de Contas de MS, onde foi diretora de contabilidade, orçamento e finanças. Secretária-adjunta de Finanças de Campo Grande (2021-2022) e titular da pasta (2022-2024).


Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi) – Andréa Alves Ferreira Rocha


Advogada formada pela UCDB (1995) e professora de Direito Processual Civil na Uniderp (2002-2017). Pós-graduada em Direito Processual Civil, formação docente em Direito e Gestão Municipal. Chefe da assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social (2017-2022). Assessora jurídica do Gabinete da Prefeita (2022-2024) e secretária de Gestão de Campo Grande (2024).


Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) – Leandro Elias Basmage Pinheiro Machado


Engenheiro Mecatrônico com mestrado em Inteligência Artificial. Liderança no setor sucroalcooleiro e atuação em docência e coordenação nas principais instituições de Ensino de Campo Grande. Autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. Há três anos na gestão pública e diretor-presidente da Agetec desde junho de 2024.

João Fonseca começa o ano com título e décima vitória seguida

 

                                           Reprodução: ATP/X 


João Fonseca, 18, começou 2025 como terminara 2024: levantando taças. O brasileiro venceu o challenger de Camberra, na Austrália, na madrugada deste sábado (4), ao derrotar o norte-americano Ethan Quinn por 2 sets a 0 (6/4 e 6/4) em sua 10ª vitória consecutiva.


Com o título, conquistado sem perder nenhum set, Fonseca somou 125 pontos e deve chegar à 113ª colocação no ranking mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).


Em 22 de dezembro ele já havia vencido o Next Gen Finals, em Jeddah, na Arábia Saudita —o torneio é disputado pelos melhores tenistas da temporada de até 20 anos.


Com a vitória em Camberra, Fonseca soma quatro títulos na carreira —já era dono do challenger de Lexington e o US Open juvenil. Na próxima segunda-feira (6), o brasileiro inicia a jornada no qualificatório do Australian Open, o primeiro Slam do ano.



FolhaPress

ANASTÁCIO Menino de 5 anos morre afogado; MS registra quatro mortes em cinco dias

 



Um menino de cinco anos morreu neste sábado (4), após passar quatro dias internado na Santa Casa de Campo Grande. A criança havia se afogado na piscina de casa, no município de Anastácio, no dia 31 de dezembro. Ele foi encontrado desacordado por familiares durante as comemorações de Ano Novo.


Segundo informações, ao perceberem o acidente, os familiares retiraram o menino da água e pediram ajuda a um vizinho, que é bombeiro. O profissional realizou manobras de reanimação até a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros, que conseguiu estabilizar a criança e encaminhá-la ao hospital local. Devido à gravidade do quadro, o menino foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu.


De acordo com o site O Pantaneiro, o velório será realizado neste sábado na Igreja Missionária de Anastácio.



Série de tragédias por afogamento em Mato Grosso do Sul


A morte do menino é a quarta registrada por afogamento em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco dias. No mesmo dia 31 de dezembro, uma criança de seis anos morreu após se afogar em um balneário em Bonito, onde a família passava a virada do ano.


Também no dia 31, Diego Moacyr, de 18 anos, desapareceu após se afogar no Rio Aquidauana, em Rochedo. O corpo do jovem, que estava acompanhado de amigos e da namorada, foi encontrado apenas no dia 1º de janeiro.


Na última quarta-feira (3), uma criança de três anos morreu na zona rural de Caarapó, após cair em uma caixa d’água utilizada como bebedouro para cavalos.

Gabigol é apresentado pelo Cruzeiro em um Mineirão lotado

 

                                             Foto:Gustavo Aleixo-Cruzeiro


O atacante Gabriel Barbosa, o principal nome do pacote de reforços do Cruzeiro para a próxima temporada, foi apresentado neste sábado (4) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em festa que reuniu mais de 40 mil torcedores.


“Boa tarde. Primeiro quero agradecer a Deus por esse momento, agradecer ao nosso Pedrinho [o empresário Pedro Lourenço, que é o dono da SAF do Cruzeiro], porque sem ele isso não teria acontecido. Muito feliz, muito animado, e é o Cabuloso”, declarou o atacante, que nas últimas temporadas brilhou defendendo o Flamengo.


No decorrer da apresentação, Gabriel Barbosa deixou claro que chega à Raposa com muita disposição: “Quando eu tomei a decisão de assinar esse contrato, estava de coração e alma aqui dentro. O que posso prometer não são títulos, não é gol, e sim dedicação”.


Além do atacante, o Cruzeiro apresentou na festa realizada no Mineirão os meias-atacantes Dudu e Rodriguinho, o volante Christian, o meio-campista Eduardo e o lateral Fagner.


Por Agência Brasil

Proposta do Botafogo balança, mas André Jardine ainda avalia futuro para 2025

 

                                           Foto: Divulgação




O técnico André Jardine é um nome forte para assumir o Botafogo na temporada 2025. A proposta do time carioca foi oficializada para o atual comandante do América, do México, e está em estágio de análise. Todos os fatores de uma mudança são observados pelo treinador.


A Gazeta Esportiva apurou que a oferta do Botafogo é considerada vantajosa financeiramente e deixou André Jardine balançado. No entanto, o técnico - ex-São Paulo e campeão olímpico com a Seleção Brasileira em Tóquio - ainda pesa outras questões antes de decidir o futuro.


Um fato que pode fazer com que Jardine fique no México é o respeito conquistado com a torcida e a diretoria do América. O técnico tirou um clube tradicional do país de uma fase negativa e o levou ao tricampeonato nacional. Assim, ganhou a condição de ídolo.


O Botafogo não pode demorar muito tempo para definir o treinador, mas terá que pagar uma multa para contar com André Jardine. A responsabilidade no clube será grande depois da passagem de Artur Jorge, comandante campeão brasileiro e da Libertadores da América 2024.


O comandante português oficializou a saída do futebol brasileiro nesta sexta-feira à noite. Artur Jorge foi anunciado como novo técnico do Al-Rayyan, do Catar.


Se decidir acertar com o Botafogo, André Jardine também terá o desafio de comandar uma reformulação na equipe justamente no ano de participação na primeira edição do novo Mundial de Clubes da Fifa. Nomes importantes do elenco  - como Luiz Henrique, Almada, Adryelson e Tchê Tchê - já se despediram.


Por outro lado, as contratações não seguem no mesmo ritmo das saídas. O clube confirmou até o momento apenas a compra de Jeffinho junto ao Lyon, da França.


Foto: Divulgação

sábado, 4 de janeiro de 2025

Rodrigo Garro, do Corinthians, será acusado de homicídio culposo agravado por uso de álcool

 

                                            (Foto: Rodrigo Coca/Corinthians)



O meia Rodrigo Garro, do Corinthians, será acusado de homicídio culposo agravado por alcoolemia após se envolver em acidente que matou Nicolás Chiaraviglio, motociclista de 30 anos, por volta das 4h30 (de Brasília) deste sábado, na província argentina de La Pampa.


Armando Aguero, procurador-geral da cidade natal do jogador corintiano, confirmou à CNN que Garro testou positivo no bafômetro, com o resultado de 0,5 gramas de álcool por litro de sangue. Em La Pampa, não há qualquer tolerância de álcool para dirigir.


O meia do Corinthians aguarda a acusação formal do Ministério Público, o que deve acontecer ainda neste sábado. Garro chegou a ser preso preventivamente, mas foi liberado e está em sua casa.


Ainda segundo Armando Aguero, Garro deve comparecer à audiência com um juiz neste domingo, mas não será preso novamente, devendo apenas seguir proibido de dirigir. Nas palavras do procurador, o camisa 10 corintiano não mostrou vontade de fugir e tem mantido contato com as autoridades desde o acidente.


Uma eventual prisão do jogador aconteceria apenas ao final do julgamento, caso o juiz o considere culpado. O crime de homicídio culposo agravado por alcoolemia pode resultar de três a seis anos de prisão, segundo o Código Penal argentino.


O procurador confirmou que o motociclista portava drogas, estava sem capacete e andava com uma moto com faróis irregulares. A vítima levava cocaína, que não foi detectada em seu sangue.


O Corinthians emitiu uma nota oficial, afirmando que o executivo de futebol, Fabinho Soldado, e o diretor de negócios jurídicos, Vinicius Cascone, fizeram contato com os advogados e familiares do atleta.


Agora, o Corinthians irá aguardar a resolução as investigações sobre o acidente para voltar a falar sobre o caso. O Timão restou solidariedade à família de Nicolás Chiaraviglio, de 30 anos, que pilotava uma moto e se chocou contra a Dodge Ram conduzida por Garro.


Gazeta Esportiva

Corumbaense é destaque de time tradicional na 2ª divisão inglesa

 

                                           Foto: X/Reprodução


Nascido em Corumbá, Ronald Pereira Martins, de 23 anos, vem sendo destaque na segunda divisão inglesa, vestindo as cores do Swansea City (País de Gales).


O corumbaense chegou ao clube no dia 29 de janeiro do ano passado, quando os britânicos pagaram uma bagatela de 1,5 milhões de euros (R$ 7,9 milhões de reais na cotação da época) ao Anápolis (GO), clube fundado em 1999 no futebol goiano.


Antes da venda, o jogador ficou um ano e meio emprestado ao Estrela Amadora, da primeira divisão portuguesa, onde se destacou como um dos principais atletas do clube e ajudou a equipe a permanecer na elite do futebol do país. Com a camisa do time português atuou em 55 jogos, marcou seis gols e deu cinco assistências, o que fez o Swansea demonstrar interesse no atleta.


De janeiro a junho do ano passado, quando terminou a temporada europeia 23/24, Ronald participou de 18 jogos e fez três gols. Já nesta atual temporada, ele tem 28 jogos, todos como titular, fez dois gols e deu seis assistências. Inclusive, o corumbaense é o terceiro em maior número de assistências da EFL Championship (2ª divisão da Inglaterra), atrás apenas de Tom Fellows (10), do West Bromwich, e Finn Isaac (9), do Middlesbrough.



A sua última assistência aconteceu na manhã deste sábado (04), no empate em 1x1 contra o West Bromwich. Atualmente, o Swansea ocupa a 11ª colocação na “segundona” inglesa e, neste momento, está seis pontos de distância da zona de playoffs, onde o 3º ao 6º colocado brigam pela última vaga de acesso à elite do futebol inglês, a Premier League. Abaixo, veja os melhores momentos da partida de hoje, que contém o lance da assistência de Ronald:


Segundo o Transfermarkt, site especializado no mercado futebolístico, Ronald vale 1,8 milhões de euros (R$ 11,5 milhões na cotação de hoje). Porém, ele tem contrato com o clube galês até junho de 2027 e não há rumores de saída.


Trajetória - Ronald Pereira

Nascido no dia 14 de junho de 2001 em Corumbá, Ronald Pereira Martins estreeou profissionalmente no tradicional clube de sua cidade natal, o Corumbaense, em 2019. Porém, ficou pouco tempo, atuando em apenas 12 jogos e marcando um gol, até se transferir para as categorias de base do Atlético (GO).


No time goiano, atuou no sub-19 e sub-20 antes de chegar ao profissional, além de ser o único clube onde foi campeão, duas vezes do Campeonato Goiano. Em 2020, é vendido ao Grêmio Anápolis (GO), onde viveu mais sendo emprestado do que no próprio clube em si. Por exemplo, em 2021 volta ao Atlético Goianiense e faz 28 jogos, incluindo atuações no Brasileirão Série A.


Em 2022, é emprestado ao Guarani (SP), onde jogou 19 partidas e não teve números muito expressivos. Porém, meses depois, sua carreira mudaria quando acertou sua ida, novamente por empréstimo, ao Estrela Amadora (Portugal). Ali, na sua primeira experiência na Europa, se destacou e mostrou boas atuações, combinadas com números interessantes.


No clube português fica de julho de 2022 a janeiro de 2024, quando o Grêmio Anápolis acertou sua venda ao Swansea City, do País de Gales, por 1,5 milhão de euros. Até o momento, tem 46 jogos com a camisa do time britânico, com cinco gols marcados e seis assistências, além de ser titular absoluto.



Felipe Machado

Com o Portal Correio do Estado

Aqua Park de Fátima do Sul está em manutenção e reabre dia 11

 

                                           Foto: Arquivo MS News


O Aqua Park de Fátima do Sul está fechado para manutenção e tem previsão de reabertura no próximo dia 11 de janeiro. Segundo a prefeitura, estão sendo realizados ajustes necessários para melhorar a segurança, o conforto e a diversão dos visitantes.


De acordo com o prefeito Wagner da Garagem (PSDB), as intervenções fazem parte de um esforço para oferecer um espaço adequado para a população e turistas. Ele destacou que o momento também coincide com reorganizações em outras áreas da administração municipal.


“Nosso objetivo é oferecer um espaço renovado e preparado para receber as famílias da nossa cidade e os visitantes da região”, afirmou o prefeito, pedindo compreensão da população.



O Aqua Park é um dos principais atrativos de lazer de Fátima do Sul e região, especialmente no verão. 

Com dez, DAC perde para o Aster Itaquá pela Copa São Paulo de Juniores

 

                                             Foto: Divulgação DAC



O Dourados AC fez seu primeiro jogo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas o resultado ficou longe do esperado pela torcida. Neste sábado (4), em Itaquaquecetuba, pela primeira rodada, o DAC enfrentou o Aster Itaqua-SP e, com dez jogadores desde o primeiro tempo, acabou goleado por 4 a 1.


Na segunda rodada do Grupo 28, na próxima terça-feira (7), às 14h15 (MS), o DAC enfrenta o Vila Nova-GO. Na outra partida da chave, às 12h (MS), o Aster Itaquá enfrenta o Falcon-SE.


Gols


No Estádio Ildeu Silvestre do Carmo, conhecido como Campo do Brasil, o Aster Itaquá abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Italo avançou pela esquerda e foi derrubado pelo zagueiro Henry Santana na área. Na cobrança do pênalti, Batata deslocou goleiro Pietro e abriu o placar. Aos 30 minutos, Batata chegou a marcar o segundo gol paulista, mas o lance foi invalidado por impedimento do camisa 9.



A situação do DAC ficou mais complicada aos 38 minutos quando o lateral esquerdo Pedro Leão derrubou Dieguinho em jogada de velocidade e levou o segundo cartão amarelo, sendo, consequentemente, expulso.


No segundo tempo, mesmo com um a menos, o DAC chegou ao empate aos 11 minutos. Em falta da intermediária direita, Dudu Arroz cobrou na área e Bruno Henrique, de cabeça, desviou no contrapé do goleiro, que viu a bola bater na trave antes de entrar. Mas a igualdade durou apenas sete minutos em um lance de infelicidade do goleiro douradense. Dieguinho arriscou de fora da área e a bola quicou antes de Pietro, que foi para defesa, mas foi traído pela direção após o toque no gramado.


Dois minutos depois, Batata tabelou com Ítalo na área, entre os zagueiros, e o atacante recebeu para marcar seu segundo gol no jogo, ampliando para 3 a 1. Aos 40 minutos, Júlio Chiotti aproveitou cruzamento da direita e, de cabeça, fez a vitória do time paulista virar goleada. Dois minutos depois, com pênalti, Chiotti poderia ter ampliado, mas a cobrança, com cavadinha, parou na defesa de Pietro e o placar final ficou mesmo 4 a 1 para o Aster Itaquá.

Fagner se despede do Corinthians: "É o momento de respirar novos ares"

 

                                            (Foto: Rodrigo Coca/Corinthians)



O lateral direito Fagner se despediu do Corinhians na tarde desta sexta-feira, via Instagram. O novo atleta do Cruzeiro valorizou sua trajetória no Timão, mas disse que é o momento de uma nova experiência na carreira.


"Obrigado por tudo o que vivemos juntos, Corinthians. É momento de respirar novos ares, de viver novas experiências, mas também de sempre valorizar e de ser grato. Gratidão é o sentimento que resume tudo o que vivemos", escreveu Fagner em sua rede social.


Fagner deixa o Corinthians após quase 11 anos. O lateral de 35 anos foi revelado pelo Timão e depois rumou à Europa, onde atuou por PSV, da Holanda, e pelo Wolfsburg, da Alemanha.


Depois, retornou ao Brasil em 2009 para defender o Vasco, onde ficou até o fim de 2013. Por fim, desde 2014, Fagner defendeu as cores do Corinthians, clube pelo qual mais se destacou no futebol brasileiro.


Fagner é o sétimo jogador que mais atuou pelo Corinthians em toda a história, com 578 partidas. "Vestir essa camisa nos últimos 11 anos é para poucos", escreveu o jogador.


Pelo Corinthians, Fagner conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017) e três Campeonatos Paulistas (2017, 2018 e 2019). As boas atuações no Corinthians renderam ao lateral uma convocação para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.


Fagner firmou vínculo de empréstimo com o Cruzeiro de uma temporada. Meses antes, o jogador renovou seu contrato com o Corinthians até final de 2026.


Veja o texto de despedida de Fagner:


Chegar aos 9 anos e viver tudo o que vivi foi muito especial. Em duas passagens, títulos importantes, vitórias, derrotas, Seleção de base, Copa do Mundo, Copa América, grandes amigos e uma história escrita - que nunca será apagada.


Ser o sétimo em número de jogos (578) em um dos maiores clubes do mundo me orgulha muito! Vestir essa camisa nos últimos 11 anos é pra poucos.


Obrigado por tudo o que vivemos juntos, Corinthians. É momento de respirar novos ares, de viver novas experiências, mas também de sempre valorizar e de ser grato. Gratidão é o sentimento que resume tudo o que vivemos.

Brasil tem 1 milhão de focos de queimada registrados em 5 anos

 

                                             Foto: Marcelo Camargo-Agência Brasil




Dados da plataforma Terrabrasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que concentra informações de satélite sobre cobertura vegetal, desmatamento e queimadas, indicam que o país teve 1 milhão de focos de queimada entre os anos de 2020 e 2024. Nesse intervalo, o ano com maior quantidade de registros foi justamente o de 2024, o que ocorreu, segundo o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA), em razão de seca excepcional – segundo a pasta a pior nos últimos 74 anos.



A maior parte dos focos está concentrada em cinco estados. Foram 628.365 focos em cinco anos, no Pará (200.685), em Mato Grosso (171.534), Amazonas (97.885), Maranhão (97.124) e Tocantins (61.137). Seu desenho, uma estrada de fogo que corta o meio do país, coincide com áreas de expansão agrícola, principalmente para soja e pasto, e com regiões marcadas pela grilagem e pelo garimpo. Todos esses estados tiveram aumento de focos de incêndio na comparação entre 2024 e 2023, com destaque para Mato Grosso, com aumento de 130%, e para o Tocantins, com alta de 78%.


A novidade, em 2024, está no aumento de incêndios em áreas classificadas como sem Cadastro Ambiental Rural (CAR), ou seja, áreas que não são propriedades rurais. Entre 2020 e 2023, esse tipo de registro esteve no patamar de 20% do total nos cinco estados com mais registros, nos meses críticos (agosto e setembro), mas em 2024 o percentual saltou para 29,2%. Também houve aumento da participação de grandes propriedades, de uma média de 35% para o patamar de 40% dos registros.



O aumento acelerou a resposta dos governos. No âmbito federal, foi concluída a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que inicia 2025 em funcionamento, o que, segundo o MMA, garantirá o fortalecimento da articulação junto a estados e municípios, fator considerado crucial para alcançar respostas mais céleres em relação aos incêndios. A política foi criada em meio à crise, em julho de 2024, após a seca atingir duramente a região do Pantanal, e coordena a ação de União, estados e municípios, além de sociedade civil e organizações privadas.


A pasta informou que haverá a destinação de R$ 280 milhões do Fundo Amazônia para o combate a incêndios nos estados, e que se somam a cerca de R$ 650 milhões do Orçamento federal. O objetivo é evitar outro “pior ano”, pois desde 2010 não houve registro de tantos focos quanto em 2024.


O registro de maior número de focos não significa necessariamente maior área queimada. Em São Paulo, estado com maior crescimento de focos (422%, com 8.712 focos registrados em 2024), o aumento de área queimada esteve abaixo de 2% nas áreas de conservação, e os focos se concentraram em propriedades rurais, especialmente nas lavouras de cana-de-açúcar.


Diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz faz a gestão das áreas de conservação no estado. Ele acompanha todo o ciclo de preparação e combate aos incêndios, inclusive em campo, e concorda com o motivo apontado pelo MMA: os incêndios aumentaram pois as condições climáticas são mais severas do que nos últimos anos. Para ele, que acompanhou as últimas rodadas de Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs), a expectativa é de efeitos mais severos, o que demanda melhoria no planejamento.


“Não adianta termos tido uma boa resposta esse ano e acharmos que será a mesma coisa em 2030. Teremos de planejar ano a ano, aumentar a [qualidade e velocidade] das respostas e a ação com municípios, governo federal e organizações civis”, defendeu. “Estamos em um momento de reavaliar a forma como ocupamos a terra, repensando as lavouras adequadas para os diferentes ambientes”, completou o ex-procurador do estado.



A reportagem também entrou em contato com os governos do Pará, de Mato Grosso, do Amazonas e do Maranhão. Amazonas e Pará não responderam. A reportagem será atualizada em caso de manifestação.


O governo do Maranhão informou ter consolidado Plano de Ação para os anos de 2024 a 2027, além de ter “reforçado o monitoramento de áreas degradadas, intensificado as fiscalizações ambientais e implementado a apuração de infrações". "Outro destaque é o Programa Floresta Viva-MA, voltado à preservação florestal, recuperação de áreas degradadas e valorização dos serviços ecossistêmicos. Com seis eixos principais, o programa incentiva práticas sustentáveis por produtores rurais, comunidades tradicionais e outras populações estratégicas, promovendo a conservação para as atuais e futuras gerações”, informou, em nota. O estado teve 97 mil focos registrados desde 2020, porém não tem aumento considerável desde 2022, quando chegou ao patamar de 20 mil focos.


O governo de Mato Grosso informou, também por meio de nota, que aplicou “R$ 205,6 milhões em multas por uso irregular do fogo". "Nesse período, mais de 20 pessoas foram presas e 112 indiciadas pela Polícia Civil por provocar incêndios.” Segundo a nota, o estado passou pela “pior seca enfrentada nos últimos 44 anos. Com isso, o material orgânico seco se acumulou, o que facilitou a combustão”. Mato Grosso teve mais de 170 mil focos registrados no período, dos quais 50 mil somente em 2024.



Agência Brasil

Bolsa Família: primeiro pagamento acontece ainda neste mês

 




De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o pagamento começa no dia 20 de janeiro.


O dinheiro vai ser disponibilizado nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada. A exceção é o mês de dezembro, quando os pagamentos começam no dia 10 e terminam antes do Natal.



Confira o calendário do Bolsa Família para janeiro de 2025:


Final do NIS: 1 - pagamento em 20/1


Final do NIS: 2 - pagamento em 21/1


Final do NIS: 3 - pagamento em 22/1


Final do NIS: 4 - pagamento em 23/1


Final do NIS: 5 - pagamento em 24/1


Final do NIS: 6 - pagamento em 27/1



Final do NIS: 7 - pagamento em 28/1


Final do NIS: 8 - pagamento em 29/1


Final do NIS: 9 - pagamento em 30/1


Final do NIS: 0 - pagamento em 31/1


Ao longo do ano, a previsão de pagamentos é:


Fevereiro: de 17/2 a 28/2;


Março: de 18/3 a 31/3;


Abril: de 15/4 a 30/4;


Maio: de 19/5 a 30/5;


Junho: de 16/6 a 30/6;


Julho: de 18/7 a 31/7;


Agosto: de 18/8 a 29/8;


Setembro: de 17/9 a 30/9;


Outubro: de 20/10 a 31/10;


Novembro: de 14/11 a 28/11;


Dezembro: de 10/12 a 23/12.

 

Técnico português Artur Jorge deixa o comando do Botafogo

 



O técnico português Artur Jorge não está mais no comando da equipe de futebol profissional do Botafogo. A equipe de General Severiano anunciou o fim do contrato com o treinador na noite desta sexta-feira (3).


O treinador, que chegou ao Botafogo em abril de 2024, comandou o Alvinegro em 55 partidas (somando 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas). Neste período a equipe conquistou os títulos da Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro.


“O Clube agradece aos profissionais campeões da Conmebol Libertadores e do Brasileirão em 2024 pelas conquistas alcançadas. A nova comissão técnica será anunciada em breve”, anunciou o Botafogo em postagem nas redes sociais.

Projeto social pós-obra ajuda moradores entenderem a importância do serviço de esgotamento sanitário

 






A Sanesul mantém um trabalho social importante nas comunidades dos municípios atendidos pelos serviços de saneamento. São cursos de geração de renda, palestras, blitz, visitas domiciliares, campanhas e outras atividades desenvolvidas, que são realizadas paralelamente à execução das obras de esgotamento sanitário.


Após o término da implantação ou ampliação do sistema de esgotamento em uma localidade, os moradores são autorizados a interligarem suas residências à nova rede. Ao mesmo tempo, uma equipe técnica inicia o trabalho social de intervenção pós-obra, etapa essencial para assegurar que os benefícios dessas melhorias realizadas sejam plenamente aproveitados pelos moradores.


O objetivo é mostrar para a comunidade como o sistema de esgoto oferece vantagens significativas para a saúde pública, a preservação ambiental e a qualidade de vida de todos.


Apesar das vantagens, alguns moradores ainda resistem a realizar a interligação, devido a custos ou desconhecimento. Por isso, campanhas educativas são ferramentas essenciais para garantir a adesão total, resultando em impactos sociais positivos na redução de desigualdades e melhorias na saúde e qualidade de vida.


Durante o ano de 2024, todo este trabalho técnico social gerou resultados otimistas.


Nos primeiros meses, após a implantação da obra, é comum que os moradores ainda não tenham realizado a interligação ao sistema. A falta de recursos para realizar a interligação é algo relatado por muitos moradores, que embora tenham tido conhecimento da importância da interligação por meio do trabalho social, aguardam melhores condições financeiras para realiza-la.


Já em alguns municípios, os resultados surpreendem. Em Japorã, por exemplo, 90% dos entrevistados receberam a visita domiciliar do técnico social contratado pela Sanesul. Todos os moradores entrevistados tinham conhecimento sobre a obra de esgotamento sanitário e consideravam a interligação no sistema como algo importante para qualidade e para o meio ambiente. Como resultado, mesmo sendo uma população de baixa renda, 83% das pessoas já haviam feito a interligação.


Resultados semelhantes foram encontrados nos municípios de Santa Rita do Pardo, onde pouco mais de 60% dos moradores já haviam se ligado à rede e, em Anaurilândia, 50% dos entrevistados já haviam feito a interligação. Nestes municípios observamos a compatibilidade entre os resultados encontrados e o trabalho social aplicado.


Por outro lado, nos municípios com baixa adesão ao sistema, ou seja, baixa taxa de interligação à rede coletora, os resultados demonstram a necessidade de novas ações visando fortalecer os elos de pertencimento comunitário e o sentimento de corresponsabilidade pela melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.


Como é o desenvolvimento das atividades na etapa Pós-obra:


O trabalho de Pós-obra na finalização do Projeto Social envolve uma série de ações necessárias para garantir a durabilidade, eficiência e sustentabilidade do sistema de esgotamento sanitário após a sua instalação.


Entre as ações previstas são realizadas visitas educativas, palestras ou rodas de conversa, reuniões, Blitz com distribuições de folders e brindes, além de plantões sociais de atendimento aos moradores da área beneficiada pela obra.


Estas ações proporcionam acompanhamento às famílias da área beneficiada com a obra, prestando esclarecimentos e estabelecendo um canal de diálogo entre a comunidade e a equipe técnica do projeto para discutir melhorias implementadas e resolver dúvidas.



Visitas Domiciliares de Reforço e Rodas de Conversa


As visitas domiciliares contemplam, preferencialmente, uma amostra de residências localizadas em locais que estejam apresentando indícios de mau uso da rede coletora como, por exemplo, o extravasamento de esgoto decorrente do despejo inadequado de resíduos sólidos na rede ou poços de visita, ausência de caixas de gordura nas casas e comércios, ligações irregulares de água pluvial, entre outros.


Durante as abordagens juntos aos moradores, o técnico social ressalta a relevância dos cuidados necessários com o novo sistema de esgotamento sanitário, em especial, as precauções para o não entupimento da tubulação.


Em algumas residências são identificadas situações como a ligação irregular de água da chuva, proveniente de calhas, na rede coletora esgoto, o que acontece geralmente pela falta de conhecimento do morador sobre os problemas que podem ser desencadeados.


Sabemos que o óleo de cozinha é o grande vilão para causar entupimento ao sistema de esgoto.


Durante as visitas e em algumas atividades do projeto, os moradores recebem o folder “Óleo e Água não se Misturam” que aborda as formas de descarte correto do resíduo.


Esses temas são abordados também durante as Rodas de Conversa, conduzidas de forma dinâmica e participativa, realizadas em espaços públicos como CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e Unidades de Saúde.


Campanhas de conscientização e Plantão Social


As campanhas são realizadas por meio de blitz educativas para divulgar a obra que foi realizada. Os passantes recebem um folder com informações sobre o sistema implantado e sua importância, além de brindes. Visando o atendimento direto da população, acolhimento de dúvidas e realizar encaminhamentos necessários conforme situações diagnosticadas, também são realizados os plantões de atendimento móvel na área em que a obra foi realizada. 


Capacitação para geração de trabalho e renda


Durante a primeira etapa do Trabalho Social que acontece ainda na fase de execução da obra, são ofertados à população de baixa renda, cursos de curta duração para aperfeiçoamento profissional, visando o incremento na renda familiar, oportunizando melhores condições para as famílias.


Na etapa de Pós-obra, por meio de pesquisas, foi constatado que cerca de 35% dos participantes destes cursos conseguiram colocar em prática as habilidades e conhecimentos adquiridos, obtendo renda extra para a família ou ingressando no mercado de trabalho. Com relação à qualidade, mais de 70% dos participantes consideram como excelentes os cursos realizados.


Este ano, a maior parte dos cursos realizados na primeira etapa nos diversos municípios foi na área de beleza ou culinária.


Na etapa de pós-obra foi ofertada uma oficina de marketing digital para que os participantes dos cursos anteriores pudessem aprender a divulgar seus produtos e serviços. A oficina também foi aberta a novos moradores interessados.


ACOM Sanesul

Goiás: agropecuária recebe reforço de R$ 230,9 milhões do FCO Rural

 

                                            Foto: Pixabay

Objetivo é impulsionar a agropecuária goiana

Segundo o informado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do Governo de Goiás, a agropecuária do estado será contemplada com R$ 230,9 milhões provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), conforme aprovado pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás (CD/CDE) durante a 411ª Reunião Ordinária. O montante foi distribuído em 76 cartas-consulta aprovadas na última reunião do ano, realizada em dezembro.



Do total de recursos, mais de 70% serão destinados a produtores de pequeno porte, que receberão cerca de R$ 162 milhões. As propriedades de pequeno-médio porte ficarão com R$ 43,1 milhões (18,7%), enquanto as de médio porte serão beneficiadas com R$ 25 milhões (10,8%). A previsão é de que o investimento resulte na geração de 530 empregos diretos.



Instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Os recursos, disponíveis por meio das modalidades FCO Empresarial e FCO Rural, podem ser acessados por produtores rurais, empresas, pessoas físicas, jurídicas e cooperativas de produção.



Cebola: conhecido por fazer chorar, alimento também ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue; entenda

 






A alimentação tem um impacto significativo na regulação dos níveis de glicose no sangue. Entre os alimentos que podem ser benéficos para esse propósito, a cebola, conhecida cientificamente como Allium cepa, se destaca por suas propriedades.


A cebola pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue

Um estudo publicado pela The Endocrine Society, realizado com roedores diabéticos, revelou que o extrato de cebola, combinado com metformina, conseguiu reduzir significativamente os níveis de glicose e colesterol.


Esse efeito é atribuído à presença de quercetina, um flavonoide que favorece a absorção de glicose do sangue para as células, otimizando a secreção de insulina.


Propriedades da quercetina

A quercetina também se destaca por ser lipossolúvel, o que facilita a passagem da glicose através das membranas celulares, aumentando sua concentração dentro das células. Esse mecanismo pode ser fundamental para entender como a cebola contribui para o controle do açúcar no sangue.


Entretanto, o autor do estudo, Anthony Ojieh, fez uma observação importante: o extrato de cebola provocou ganho de peso em roedores não diabéticos, embora isso não tenha ocorrido nos diabéticos.


"A cebola é baixa em calorias", afirmou Ojieh. "No entanto, parece aumentar o metabolismo e, consequentemente, o apetite, levando a um maior consumo de alimentos."


Complemento, não substituto

Embora os benefícios da cebola sejam promissores, é essencial entender que ela não substitui o tratamento médico convencional para diabete.


Seu consumo pode ser integrado em um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada, atividade física e, quando necessário, medicação prescrita por um profissional.


Outros benefícios

Além do impacto nos níveis de açúcar, a cebola oferece uma ampla gama de benefícios, segundo o Governo do México:


Crua: melhora a digestão, reduz a pressão arterial, diminui a inflamação e regula o colesterol.


Cozida: ajuda a combater a constipação e alivia dores estomacais causadas por gases.


Seu sabor picante estimula a circulação sanguínea e promove a sudorese.


Durante o frio, ajuda a combater resfriados e infecções.


Aplicada na pele: alivia picadas de insetos.


O suco de cebola: pode acalmar dores de garganta.


Por 

, Em El Tiempo

Mais de 2,3 milhões de preservativos e 120 mil testes: os números do combate ao HIV em MS

 

                                           Foto:José Cruz-Agência Brasil


Distribuição de preservativos internos e externos, testes rápidos e fórmula infantil reforçam a prevenção e assistência prestada no ano de 2024


O ano de 2024 foi de avanços significativos no combate ao HIV em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) distribuiu mais de 2,3 milhões de preservativos externos, 40 mil preservativos internos e 120 mil testes rápidos para HIV aos municípios, consolidando o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce.


Também foram fornecidas 4 mil latas de fórmula infantil para crianças expostas ao HIV, reforçando as ações de prevenção da transmissão vertical. As ações estratégicas incluíram ainda a ampliação da testagem rápida em todas as unidades básicas de saúde e a oferta de profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP). Atualmente, 10.936 pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso do Sul estão em tratamento pela SES.


“O Governo por intermédio da SES tem investido não apenas em insumos, mas também em conscientização, acesso e dignidade para as pessoas vivendo com HIV. Com o arsenal terapêutico que temos hoje e as estratégias de prevenção combinada temos conseguido oferecer qualidade de vida às pessoas que vivem com o vírus”, detalha a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Danielle Tebet. Ela ressalta ainda que diagnósticos precoces e tratamentos oportunos são fundamentais para reduzir a transmissão do HIV e garantir um cuidado integral e humanizado.


Indetectável é igual a intransmissível


Em todo o País, cerca de 700 mil pessoas estão em tratamento, segundo o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério a Saúde. No Mato Grosso do Sul, balanço parcial do Sinan (Sistema de Informação de Agravos e Notificação) aponta 628 novos casos de HIV registrados no ano de 2024, com 321 destes tendo diagnóstico de Aids e o registro de 157 mortes em decorrência da doença.


Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica da SES, o tratamento oportuno e o combate ao estigma são pilares indispensáveis para enfrentar o desafio. A Aids é causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitido de diversas formas: relações sexuais sem proteção, transfusões de sangue contaminado, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação, e pelo uso compartilhado de objetos perfurocortantes.


É essencial entender que ter o vírus HIV não significa ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da infecção, quando o sistema imunológico fica extremamente debilitado, deixando a pessoa vulnerável a doenças graves, como pneumonia e tuberculose.


Se uma pessoa vivendo com HIV/Aids está em tratamento antirretroviral, o vírus torna-se indetectável. A partir disso, estudos recentes mostram que a doença, ao ser indetectável, também se torna intransmissível, portanto, pessoas vivendo com HIV e com carga viral indetectável por pelo menos seis meses não transmitem o vírus por via sexual.