Um avião comercial da companhia Azerbaijan Airlines caiu nesta quarta-feira próximo à cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio, no Cazaquistão. A aeronave do modelo Embraer 190, que fazia o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia, transportava 67 pessoas, das quais 32 sobreviveram, segundo as autoridades.
De acordo com a companhia aérea, 62 passageiros e cinco membros da tripulação estavam a bordo do avião, que "fez um pouso de emergência" a três quilômetros de Aktau. Entre eles havia 37 cidadãos azerbaijanos, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
Vídeos publicados pela imprensa russa mostram o momento do impacto do avião contra o solo, o que provocou um grande incêndio. Outras imagens mostram o avião no chão, parcialmente carbonizado, com a parte da frente completamente destruída.
Após o impacto, "o avião sofreu um incêndio", afirmou o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, que enviou 150 agentes das unidades de emergência ao local. Uma equipe de investigadores azerbaijanos também foi enviada para a região.
Vídeos publicados pela imprensa russa mostram o momento do impacto do avião contra o solo, o que provocou um grande incêndio. Outras imagens mostram o avião no chão, parcialmente carbonizado, com a parte da frente completamente destruída.
Após o impacto, "o avião sofreu um incêndio", afirmou o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, que enviou 150 agentes das unidades de emergência ao local. Uma equipe de investigadores azerbaijanos também foi enviada para a região.
Sobreviventes da queda
Segundo autoridades do Azerbaijão, as 32 pessoas que sobreviveram, incluindo duas crianças, foram hospitalizadas. Um voo especial foi enviado da capital do Cazaquistão, Astana, com médicos especialistas para tratar os feridos, disse o Ministério da Saúde.
O Ministério do Interior do Cazaquistão anunciou a abertura de uma investigação por "violação das normas de segurança e operação do transporte aéreo".
As agências russas informaram que o avião estava indo para Grozny, mas foi desviado para outro destino devido à forte neblina na cidade. A agência de notícias EFE disseram que o avião enviou um sinal de socorro por volta das 8h35 (horário local), devido a “uma falha no sistema de controle”. Depois de solicitar um pouso de emergência em Aktau, o avião caiu por volta das 9h30 (horário local).
O curso do avião no radar de voo mostra que ele cruzou o Mar Cáspio, afastando-se de sua rota normal, e depois circulou sobre a área onde eventualmente caiu.
As causas do acidente não foram determinadas. A Azerbaijan Airlines afirmou em um primeiro momento que o avião havia colidido com um grupo de pássaros, mas pouco depois suprimiu a informação. O departamento regional do Ministério da Saúde do Cazaquistão informou em um comunicado "a explosão de um balão" a bordo da aeronave, sem revelar mais detalhes.
"Não podemos divulgar os resultados da investigação no momento. Todos os cenários possíveis estão sendo examinados e as perícias necessárias estão sendo realizadas", afirmou o Ministério Público do Cazaquistão.
Em nota ao GLOBO, a Embraer afirmou que está "pronta para auxiliar todas as autoridades relevantes" em relação ao caso. Além disso, disse que fornecerá novas atualizações assim que mais informações forem confirmadas e autorizadas para divulgação. "Nossas preocupações e simpatia vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo acidente", declara a nota da companhia.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, declarou quinta-feira um dia de luto nacional e cancelou uma visita planejada à Rússia para uma cúpula informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes (CEI), um agrupamento de antigas nações soviéticas.
A primeira-dama do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, que também é vice-presidente do país, disse estar “profundamente triste com a notícia da trágica perda de vidas no acidente de avião perto de Aktau”.
"Apresento minhas mais sinceras condolências às famílias e entes queridos das vítimas. Desejo-lhes força e paciência! Desejo também uma rápida recuperação aos feridos", afirmou no Instagram.
O líder checheno, Ramzan Kadyrov, também se manifestou:
“Expresso minhas condolências aos parentes dos passageiros do jato da Azerbaijan Airlines que morreram”, disse ele no Telegram.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou condolências às famílias das vítimas, segundo o Kremlin.
Fabricação brasileira
A aeronave do modelo Embraer 190, de fabricação brasileira, é usada exclusivamente para transporte de passageiros e tem capacidade para 96 a 114 pessoas. Com uma envergadura de 28,72 m e 36,24 m de comprimento, ela é comum em diversas companhias ao redor do mundo, especialmente no Brasil. A aeronave também é utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para voos domésticos da Presidência da República e é o modelo oficial do time do Palmeiras desde 2023.
Conhecido por seu desempenho econômico, o avião produzido desde 2004 chega a uma velocidade máxima de 871km/h e alcança uma altitude de 4.537 km. O modelo é classificado dentro da família Embraer E-Jets, um grupo de aviões narrow-body (estreitos) e de médio alcance.
Desde 2009, a Força Aérea Brasileira mantém dois Embraer 190, designados FAB VC-2, utilizados normalmente para voos domésticos pela Presidência da República, por ministros de Estado e outras autoridades do governo brasileiro. Saindo de Brasília, o avião consegue chegar a destinos em toda a América do Sul, desde o extremo norte da Colômbia e Venezuela, até o sul do Chile e Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário