domingo, 29 de dezembro de 2024

Cazaquistão: caixas-pretas de avião que caiu serão enviadas ao Brasil

 

                                            Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters


As caixas-pretas do avião da Azerbaijan Airlines que caiu na última quarta-feira (25), no Cazaquistão, e que pode ter sido atingido por mísseis antiaéreos russos, serão enviadas ao Brasil no âmbito da investigação do acidente, informaram as autoridades cazaques neste domingo (29).


A Comissão de Investigação de Acidentes "decidiu enviar os gravadores de voo (caixas-pretas) ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) do Brasil, que também é o país que fabrica os aviões Embraer", informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão em um comunicado após o acidente que deixou 38 mortos.


O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou neste domingo (29) que o avião da Azerbaijan Airlines que caiu na última quarta-feira no Cazaquistão foi atingido por “disparos” provenientes do território russo e acusou Moscou de querer esconder as causas da tragédia.


Desde o dia do acidente, quando o avião caiu após não conseguir pousar em Grozny, no sul da Rússia, aumentaram as suspeitas de que um disparo da força antiaérea russa tenha atingido a aeronave. Segundo um comunicado do Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, se desculpou no sábado com Ilham Aliyev pelo “trágico acidente”, que deixou 38 mortos.



No entanto, Putin não mencionou a possibilidade de que o sistema de defesa antiaérea russo tenha atingido a aeronave, uma hipótese apontada por especialistas dos Estados Unidos e de outros países ocidentais. O presidente russo também afirmou que a região estava sob ataque de drones ucranianos.


De acordo com Aliyev, o avião, um Embraer 190 de fabricação brasileira, foi “danificado externamente em território russo, perto da cidade de Grozny”, capital da Chechênia, para onde se dirigia, vindo de Baku.


AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: