quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Campanha 'Todos Por Elas' visa erradicar o feminicídio em MS

 

                                           Foto: Divulgação


Teve início nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, a campanha #TodosPorElas, uma parceria do Tribunal de Justiça, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul que tem o objetivo de  sensibilizar, prevenir e erradicar o feminicídio e a violência contra as mulheres. A cerimônia de abertura foi realizada às 16 horas no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O lançamento da campanha ocorreu no aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).


Na abertura do evento, houve o hasteamento da bandeira da campanha ao som da Banda da Polícia Militar. O Grupo Vozes trouxe uma performance teatral que emocionou a plateia.


A campanha #TodosPorElas foi apresentada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora da ação e que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJMS.



De acordo com a magistrada, a campanha #TodosPorElas “é um projeto inédito no Mato Grosso do Sul, que tem a união dos poderes e com certeza vai possibilitar o desenvolvimento de medidas muito eficazes do combate a todas as formas de violência contra a mulher, em especial o combate ao feminicídio”.


O presidente do Tribunal, Des. Sérgio Fernandes Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro e a Secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, representando o Governador do estado, assinaram o Pacto de Compromisso entre os Três Poderes. Também durante a solenidade foi assinado o Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas por diversas entidades e empresas, representando um esforço conjunto de todos no combate ao feminicídio.


O presidente do TJ, Des. Sérgio Fernandes Martins afirmou que o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul  “continuará comprometido com os termos desse pacto e desenvolvendo ações efetivas e contínuas de enfrentamento à violência contra a mulher. Vamos juntos, com a somatória de nossas forças, seguir firmes nesse esforço para erradicarmos essa mazela que infelizmente permanece presente em nossa sociedade”.


O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro reforçou o apoio da casa de leis para a construção de ações efetivas em prol da campanha.


O esforço conjunto também se estende aos municípios do estado, sendo que os 79 prefeitos municipais foram convidados a hastear, simultaneamente à realização do evento de lançamento, a bandeira #TodosPorElas, enviada para cada prefeitura previamente.


Inspirada no poder da comunicação para sensibilização e mobilização, a população também é incentivada a participar da campanha, por meio do compartilhamento de peças disponibilizadas gradativamente, bem como pela hashtag #TodosPorElas nas redes sociais. Também é possível apoiar usando o coração lilás, símbolo do movimento.

Nenhum comentário: