Dados do Projeto LEGO Braille Bricks de 2023 revelam seu impacto significativo, percorrendo mais de 39.352 km para a entrega de 3.508 kits em 46 municípios brasileiros
São Paulo, fevereiro de 2024 – A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, recebe a equipe dinamarquesa da LEGO Foundation para uma série de atividades e treinamentos relacionados ao projeto LEGO Braille Bricks. A visita, que acontece entre os dias 14 e 23 de fevereiro, conta com a presença dos representantes da LEGO Foundation, Christina Witcomb e Pedro Yang, e dos consultores Marie Oddoux e Marc Angelier.
O LEGO® Braille Bricks é uma ferramenta lúdica e inclusiva que permite que crianças cegas aprendam braille brincando e interagindo com colegas em sala de aula. O projeto, que existe ativamente desde 2019, já formou, apenas em 2023, 1.718 professores, cerca de 42 mil visualizações das aulas e beneficiou mais de 30 mil estudantes
.
Durante a visita, a equipe da Fundação Dorina apresentará os critérios e principais resultados da distribuição do kit e da capacitação dos profissionais para a sua correta utilização, compartilhando todas as conquistas e desafios enfrentados. Como parte do cronograma, está prevista a visita a escola pública em São José do Rio Preto (SP) e Parelheiros (SP), com o objetivo de proporcionar uma vivência prática da importância e relevância do projeto para toda a comunidade.
A programação completa da visita inclui, ainda, gravação de conteúdo, treinamentos na Fundação Dorina e oficinas práticas, com destaque para a Roda de Conversa com Universidades, envolvendo instituições como Unesp, Unifesp e Unoeste.
Essa iniciativa, em conjunto com a LEGO Foundation, reforça o compromisso da Fundação Dorina Nowill para Cegos com a promoção da educação inclusiva, proporcionando oportunidades educacionais inovadoras para crianças com deficiência visual.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Mais detalhes aqui no site.
Mais informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário