quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Mercado de produtos químicos deve crescer

                                                Anderson Wolf


É projetado que o segmento de produtos químicos biológicos apresente a maior taxa de crescimento

 De acordo com um relatório da researchandmarkets.com, estima-se que o mercado latino-americano de produtos químicos para proteção de cultivos alcance US$ 26,04 bilhões até 2030, apresentando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,6% no período de 2023 a 2030. Em termos de volume, o mercado deverá atingir 3.681.637,4 toneladas até 2030, com um CAGR de 2,2% entre 2023 e 2030.

O crescimento substancial desse mercado é atribuído a diversos fatores, incluindo a crescente necessidade de aprimorar o rendimento e a qualidade das culturas, a busca por soluções economicamente viáveis de proteção de cultivos, a crescente conscientização sobre segurança ambiental e a redução das terras aráveis. A previsão é de que as economias emergentes na América Latina, juntamente com o aumento do foco em estratégias integradas de gestão de pragas, ofereçam oportunidades significativas de crescimento para os participantes do mercado.


Dentre os tipos de produtos abordados no relatório, prevê-se que, em 2023, o segmento de produtos químicos para proteção de culturas sintéticas detenha a maior fatia do mercado latino-americano. A predominância desse segmento é atribuída ao aumento do uso desses produtos nos países em desenvolvimento, à sua fácil disponibilidade, alta eficiência e custos mais baixos em comparação com os produtos biológicos.


No entanto, é projetado que o segmento de produtos químicos biológicos apresente a maior taxa de crescimento durante o período de 2023 a 2030. Esse crescimento rápido é impulsionado principalmente pela crescente adoção da agricultura orgânica, pelas crescentes preocupações ambientais e de saúde pública relacionadas ao uso de produtos químicos de proteção de cultivos, pela alta demanda por produtos agrícolas livres de resíduos químicos e pelas iniciativas governamentais globais para promover o uso de produtos biológicos na proteção de cultivos.


Quanto à distribuição geográfica, em 2023, espera-se que o Brasil lidere o mercado latino-americano de produtos químicos para proteção de cultivos. Essa liderança é atribuída ao crescimento econômico do país, ao aumento populacional, à extensa área agrícola, à modernização da agricultura, à limitada disponibilidade de terras aráveis, ao alto consumo de agroquímicos e à expansão da cobertura de terras dedicadas à agricultura orgânica.

Nenhum comentário: