sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Implantação das lavouras de feijão se aproximam do fim

 

                                                 Pixabay

Para a Safra 2023/2024, a área de cultivo projetada é de 29.053 hectares

A fase de implantação das lavouras de feijão na Região Nordeste está próxima do encerramento, marcando o final do cultivo na primeira safra no estado, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS. Para a Safra 2023/2024, a área de cultivo projetada é de 29.053 hectares, com uma estimativa de produção de 1.775 kg/ha.



Em outras regiões de produtos, a colheita continua, e os preparativos para o segundo cultivo estão em andamento. A expectativa é atingir uma produtividade média de 1.775 kg/ha.


Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, as condições adversas propícias facilitaram o progresso da semestre, que está em fase final. Essas condições foram benéficas para o processo de germinação, emergência e crescimento das áreas já implantadas.


Em Frederico Westphalen, a cultura está nas fases de 5% em enchimento de grãos, 5% em maturação e 90% já colhidos. O desenvolvimento vegetativo é esmagador, e a expectativa de produtividade atual é de 1.920 kg/ha.


Na região de Pelotas, a cultura apresenta variações entre os municípios, com a colheita já concluída em Morro Redondo, resultados positivos; em Santana da Boa Vista e em Pelotas, 35% foram coletados, mas há relatos de baixa qualidade dos grãos; em Canguçu, Herval e Morro Redondo, o planejamento não foi realizado na área inicialmente prevista.


Na região de Santa Maria, a colheita está em andamento, e a produtividade é aproximada de 1.800 kg/ha. A área plantada inicialmente não atingida o limite planejado, mas será compensada no segundo cultivo.


Em Soledade, uma semana foi favorável à colheita, com a maior parte da área colhida, embora os resultados sejam heterogêneos. O levantamento de preços semanal da Emater/RS-Ascar no estado mostra um aumento de 0,60% em relação à semana anterior, elevando o valor médio de R$ 295,40 para R$ 297,40 por saca de 60 quilos.

Nenhum comentário: