segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Lote residual do Imposto de Renda vai injetar R$ 9 milhões na economia de MS

 


Lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) vai injetar R$ 9.815.272,38 na economia de Mato Grosso do Sul neste mês de outubro.


A partir desta terça-feira (24), 5.844 mil pessoas podem consultar o valor de restituição que receberão neste lote residual. Veja o passo a passo para consultar se a restituição está disponível:


Acesse  este site

Clique em "Meu Imposto de Renda"

Clique em "Consultar a Restituição"

Faça login na conta gov.br

A Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.


O pagamento da restituição será depositado em 31 de outubro na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.



Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.


Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Lote residual é aquele que caiu na malha fina da Receita Federal. A partir do sexto lote, chama-se de “residual”, pois é o lote que sobrou.


A Receita tem cinco lotes de restituição, e, as que não caíram dentro dos cinco lotes, caem na malha fina.

Nenhum comentário: