sábado, 28 de outubro de 2023

Rafaela Silva é campeã e lidera dia de ouros do Brasil no judô

 



Aquele ouro perdido estava engasgado. Rafaela Silva foi a Santiago com a missão de buscar a medalha que ficou pelo caminho há quatro anos, quando perdeu o título em Lima ao ser punida por doping. A vontade era tanta que não abriu espaço para outro resultado. Neste sábado, fez um caminho perfeito para garantir o ouro na categoria até 57kg ao bater a argentina Candela Brisa Gomez na decisão. Era a medalha que faltava à judoca, campeã olímpica e bicampeã mundial. É a primeira judoca a somar conquistas nas três competições.


O sábado foi de medalhas para o Brasil em todas as categorias do dia. Alexia Nascimento, Michel Augusto e Larissa Pimeira conquistaram os primeiros ouros para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Os três venceram as finais nas categorias até 48kg, até 60kg e até 52kg e subiram ao alto do pódio no Chile. Amanda Lima, também na categoria até 48kg, levou o bronze. Na categoria até 66kg, Willian Lima venceu o peruano Juan Postirgos e também conquistou o bronze.



Para chegar à final, Rafaela Silva venceu a panamenha Kristine Jimenez na estreia por ippon. Na semifinal, bateu a colombiana Maria Giraldo da mesma forma. O ouro também veio de forma rápida. Logo no início da luta contra Candela Brisa Gomez, conseguiu um Wazari. Pouco depois, garantiu a vitória com mais um Wazari.


- Foi isso que vim buscar. Estou muito satisfeita. Todo minha vida, minha luta sempre foi essa. Foi minha quarta edição dos Jogos. Sempre bati na trave, tive o ouro retirado. Hoje finalmente saiu. Saio muito satisfeita. É um dever cumprido. Vim só com um objetivo. Não paramos por aqui. Já voltamos para o próximo ano, porque queremos Paris 2024.


Alexia Nascimento leva primeiro ouro

Alexia foi a primeira a subir ao tatame para buscar o ouro. Para chegar à final, começou seu caminho com um ippon contra a venezuelana Maria Ginmenez. Na sequência, passou por Ingrid Keisy, da Argentina, nas quartas de final. Nas semifinais, sofreu, mas bateu a colombiana Erika Arias. Na decisão, garantiu o ouro ao finalizar a mexicana. Na mesma categoria, Amanda Lima ficou com o bronze ao vencer a chilena Mary Dree por estrangulamento.


- Estou muito feliz, mas ainda estou raciocinando. Fui a primeira pessoa a garantir a medalha de ouro no judô. Então, estou muito honrada, muito feliz. Foi um processo muito longo para entrar até aqui - disse Alexia.



Michel Augusto é ouro na categoria até 60kg


Na categoria até 60kg, Michel, de apenas 18 anos, chegou à final depois de uma campanha perfeita. Ele venceu Javier Moreno, de El Salvador, na estreia. Na semifinal, bateu Sebastian Sancho na semifinal para garantir o lugar na decisão. Na decisão contra Johan Rojas, teve dificuldades no início e levou duas punições. Ele, porém, manteve a calma e forçou o Golden Score. O colombiano, então, sofreu três punições, dando a vitória ao brasileiro.


- Esse Pan foi muito importante para mim. Era importante no processo de classificação para as Olimpíadas. Foram lutas bem duras. Dei o melhor de mim. Na final, comecei perdendo, mas consegui virar e fui campeão - disse Michel.


Larissa Pimenta conquista o ouro na categoria até 52kg


Para chegar à final na categoria até 52kg, Larissa Pimenta acumulou ippons. Nas quartas de final, a brasileira passou pela chilena Judith Jaques. Na sequência, passou por Angelica Delgado. Na disputa pelo ouro, teve um duelo duro contra a mexicana Paulina Martinez. A rival, porém, levou três punições, e Larissa garantiu o seu segundo título pan-americano - já havia sido campeã em Lima.


- É a minha segunda medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Estou muito feliz. Imaginei que ela fosse vir de um jeito diferente, lutei contra ela há menos de um mês. Foi um jogo mental. Mas foquei o que está dentro de mim. Só queria esbanjar isso.



G1

Nenhum comentário: