terça-feira, 1 de agosto de 2023

Tempo quente e seco favorece colheitas

 

Pixabay
                                                           

Condições são favoráveis, mas traz riscos de restrição hídrica em algumas regiões
Por:  -Seane Lennon

De acordo com o boletim agrometeorológico da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o tempo quente e seco deve predominar em grande parte do país durante esta semana, influenciando a maturação e colheita de diversas culturas.


Região do MATOPIBA


Na região do MATOPIBA, espera-se que o tempo continue quente e seco. Essas condições serão favoráveis para a maturação e colheita do algodão e do milho primeira e segunda safras.


Região do SEALBA


Na região do SEALBA, são esperadas chuvas passageiras, o que beneficiará o feijão e o milho da terceiramilho terceira safra. No entanto, algumas lavouras permanecerão sob restrição hídrica, o que requer atenção por parte dos agricultores.


Centro-Oeste


Na região do Centro-Oeste, a previsão é de predomínio de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade durante a semana. Essas condições serão favoráveis para o progresso de maturação e colheita do algodão, milho segunda safra e trigo. No entanto, lavouras de milho em estágio reprodutivo e de trigo em desenvolvimento, floração e início do enchimento de grãos, continuarão sob déficit hídrico.



Sudeste


A região Sudeste do Brasil, enfrentará uma massa de ar seco, o que deixará o tempo estável e sem chuvas durante o período. Os valores de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo de 30%, exigindo atenção especial dos agricultores para a manutenção adequada das culturas. O tempo seco, no entanto, favorece a maturação e colheita do algodão, milho, feijão, sorgo, trigo, cana-de-açúcar e café. 


Sul


Na região Sul do Brasil, o tempo seguirá estável e sem chuvas em grande parte da região. No entanto, há possibilidade de chuvas no Sul do Rio Grande do Sul a partir da próxima semana, que deverá avançar para outros setores do país. Em geral, as condições são favoráveis para as lavouras de milho segunda safra e trigo, devido à boa umidade no solo. Porém, lavouras de milho em estágio reprodutivo em parte do Paraná poderão enfrentar restrição hídrica.  

Nenhum comentário: