quinta-feira, 20 de julho de 2023

Exportações de frutas fecha o semestre com saldo positivo

 

                                                           Divulgação

Limão, melão, manga, uva, maçã e abacate estão no topo das exportações
Por:  -Aline Merladete

Com população mundial se dedicado a uma alimentação mais saudável, o primeiro semestre de 2023 fecha com balanço positivo para as exportações de frutas brasileiras.  A demanda global por produtos frescos e saudáveis tem favorecido e o crescimento neste semestre foi de 19% em faturamento e 2% em volume de frutas exportadas.



Segundo dados da Abrafrutas, o Brasil possui um clima favorável e uma diversidade de ecossistemas que permitem o cultivo de uma ampla variedade de frutas ao longo do ano. Além disso, o país possui extensas áreas de produção agrícola, o que contribui para o aumento da oferta e da exportação de frutas. A fruticultura brasileira tem investido em tecnologia e infraestrutura, como sistemas de irrigação, armazenamento refrigerado e logística eficiente, para melhorar a qualidade e a conservação das frutas exportadas.


Para o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, o diferencial da fruta brasileira está ainda na qualidade e no sabor, o que tem agradado muito o mercado. Além disso, os produtores são certificados e tem atendido com eficiência as exigências do consumidor. 


“Os produtores brasileiros têm buscado obter certificações de qualidade e segurança alimentar, o que aumenta a confiabilidade das nossas frutas exportadas. Certificações como a GlobalGAP e outras são adotadas cada vez mais pelos produtores de frutas no país”, afirmou o presidente da Associação.


O limão está no topo das exportações neste ano. Já foram embarcadas cerca de 89 mil toneladas da fruta para o mercado internacional. É importante mencionar que ano passado o mercado chileno abriu as portas para o limão taiti brasileiro, com êxito nas tratativas em um curto espaço de tempo.

Nenhum comentário: