sexta-feira, 14 de julho de 2023

Condições climáticas favorece a produção de grãos de inverno na Argentina

 

                                                           Divulgação

Melhora nas condições climáticas da Argentina
Por:  -Seane Lennon

A última semana trouxe boas notícias para os produtores de grãos de inverno do sul da Argentina, conforme mostram os dados mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Chuvas significativas trouxeram alívio para as culturas emergentes, diminuindo a seca que tem afetado a região.



As precipitações na região sudeste de Buenos Aires, que inclui distritos agrícolas chave como Tandil e Tres Arroyos, variaram de 10 a 100 mm. As áreas ao extremo nordeste, como o norte de Entre Rios e Corrientes, receberam uma quantidade menor de chuvas, entre 10 e 50 mm.

No entanto, as regiões de alta produtividade agrícola do baixo vale do rio Paraná continuaram a enfrentar um clima seco, contrariando o que seria de se esperar normalmente nesse período do ano.


No que diz respeito às temperaturas, a média semanal variou de 2 a 4°C acima do normal em La Pampa e no sul de Buenos Aires, chegando a até 8°C acima do normal mais ao norte, incluindo partes de Chaco, Santa Fé e Santiago del Estero. As geadas ficaram restritas às áreas de produção tradicionalmente mais frias em La Pampa e Buenos Aires.


Em relação ao avanço das colheitas, o governo argentino informa que até o dia 6 de julho, 66% da safra de milho já foi colhida, número inferior aos 78% registrados no mesmo período do ano passado. A colheita do algodão, por sua vez, alcançou 80%, um aumento em relação aos 74% do ano anterior.


Quanto à plantação de grãos de inverno, 76% do trigo e 69% da cevada já foram semeados. A expectativa agora é que as condições climáticas favoráveis continuem a prevalecer para garantir uma safra robusta e produtiva.

 

Nenhum comentário: