segunda-feira, 3 de julho de 2023

Análise: Pouco perigoso, Santos sofre com bola parada em derrota para o Cuiabá

 

                                              Foto: Raul Baretta


Por Victória Romanelli


Na estreia de Paulo Turra no Campeonato Brasileiro no comando do Santos, o Peixe foi derrotado por 3 a 0 pelo Cuiabá neste domingo, na Arena Pantanal. Pouco criativo, o Peixe sofreu com as bolas paradas do Dourado e chegou ao 12° jogo sem vencer.


Esta foi a primeira vez que Turra utilizou a equipe titular, já que no empate com o Blooming, pela Sul-Americana, o treinador optou por mandar a campo um time alternativo a fim de preservar os jogadores para o Brasileirão. Mesmo com uma equipe diferente, desempenho também ficou a desejar.


"Tomamos três gols de bola parada. Se buscar um retrospecto do Santos, esse é um dos calcanhares de Aquiles do clube. Não foi um bom jogo tecnicamente falando, mas é esse tipo de jogo, com duelos com a bola e sem a bola que temos que ser forças. A gente teve muitas dificuldades de ganhar esses duelos. Vamos ter que trabalhar ainda mais do que trabalhamos esse aspecto desde que cheguei", opinou Paulo Turra em coletiva.


Com um meio campo formado por Rodrigo Fernández, Dodi, Lucas Lima e Luan Dias, com este último pintando como novidade na escalação inicial, o Peixe pouco produziu, levando pouquíssimo perigo ao gol do Cuiabá. O venezuelano Soteldo virou baixa na véspera da partida ao ser afastado da equipe por ato indisciplinar contra o treinador.


Sem criar jogadas ofensivas de perigo, o Santos viu o Cuiabá, dentro de sua casa, quase abrir o placar com Raniele, de cabeça. João Paulo foi o responsável por manter o 0 a o no placar pelo menos até a ida ao intervalo. Nesta primeira etapa, Marcos Leonardo teve duas boas chances após passes de Lucas Lima, mas Walter apareceu bem também.


No segundo tempo, a mudança imediata de Paulo Turra foi tirar o lateral esquerdo Gabriel Inocêncio, que não fez uma boa partida, e ainda levou um cartão amarelo após forte dividida. E não demorou muito para o Santos se perder em campo e ver o Cuiabá abrir o placar depois de Messias quase mandar contra. Deyverson aproveitou a cobrança de escanteio e subiu no meio dos dois zagueiros para fazer 1 a 0.


Mesmo sem arriscar para conquistar o empate, o Santos mais contou com a também dificuldade do Cuiabá de chegar ao gol para manter o placar magro até os 30 minutos. Em jogada ensaiada do Dourado, a bola ficou com Denilson, que soltou uma bomba. No lance de origem, Messias cometeu a falta perto da área. Sem mostrar reação ou força para pelo menos diminuir o marcador, o Santos tomou o terceiro gol aos 40, em mais uma jogada de bola parada, e Rikelme, com um golaço, fez o terceiro.


A equipe do Santos retorna a campo apenas no próximo domingo, quando enfrenta o Goiás, às 11 horas (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: