sábado, 22 de abril de 2023

Painéis elétricos inteligentes: VALE A PENA?

 

                                                          Pixabay


Além de reduzir desperdícios, os quadros se tornam aliados
Por:  -Leonardo Gottems


O relatório “Energia, Agricultura e Mudança Climática”, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), revelou que o agronegócio é responsável pelo consumo de cerca de 30% da energia mundial. Com a conta de luz cada vez mais cara, além dos problemas de abastecimento e cortes de fornecimento, é urgente otimizar a produção e reduzir os custos operacionais.



Para isso, uma das alternativas é a implantação de painéis elétricos inteligentes, que conseguem fazer a correta distribuição de cargas das máquinas a partir do uso de modernos componentes elétricos, proporcionando eficiência ao consumo de energia elétrica dos equipamentos em uma agroindústria, por exemplo, como os motores, ou até mesmo a iluminação em barracões de estocagem. 


“Além de reduzir desperdícios, os quadros se tornam aliados para o setor, porque promovem a gestão contínua de energia, eliminando paradas para manutenção que não precisariam acontecer, e entregam eficiência energética, tornando o consumo menos oneroso e aumentando a produtividade”, defende Fábio Amaral, CEO da Engerey.


“Quando um empreendedor do campo investe em painéis elétricos, consegue economizar em energia consideravelmente e, assim, tornar seu negócio mais sustentável”, reforça Amaral. Outra vantagem do uso do painel elétrico, afirma o especialista, é a customização, uma vez que o quadro somente é instalado depois de estudada a real necessidade da empresa para ter um retorno mais rápido e tangível do investimento.

Nenhum comentário: