segunda-feira, 17 de abril de 2023

Fiagros superam FIIs em dividendos: O que isso significa?

 

                                                           Pixabay

Especialista questiona comparação
Por:  -Leonardo Gottems

Atualmente os Fundos de Investimento do Agronegócio (Fiagros) possuem mais dividendos que os Fundo de Investimento Imobiliário (FIIs) tradicionais, segundo levantamento realizado pela Monett. Os Fiagros são uma junção de recursos de diversos investidores para aplicação em ativos de investimentos do agronegócio, sendo que eles podem ter relação com o setor imobiliário ou com a atividade produtiva.



Nesse contexto, os Fiagros tiveram um Dividend Yield médio em 2022 de 12,4%, contra 10,9% dos Fundos Imobiliários. Segundo o analista da Empiricus Research, Caio Nabuco, devem existir mais de 400 Fundos Imobiliários listados no Brasil, o que pode tornar a comparação com os Fiagros injusta ou imprecisa.  


“A maioria dos Fiagros consiste em uma estratégia de crédito agrícola por meio de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), títulos de renda fixa lastreados em negócios entre produtores, cooperativas ou empresas do setor. Assim, o fundo impresso tem esse destino normalmente para capital de giro, com o recurso sendo remunerado em uma taxa pré mais indexação, majoritariamente CDI, sendo esse o principal ponto de descolamento dos FIIs e os Fiagros”, comenta.


“Na média, você encontra taxas CDI +4% e CDI +5% para alguns portfólios. Com essa escalada da taxa Selic e consequentemente da CDI, a remuneração dos Fiagros se tornou bastante representativa, enquanto nos FIIs há uma indexação um pouco mais mista, mais concentrada na inflação e no IPCA, dada toda conjuntura do setor imobiliário. Essa é a principal diferença entre os fundos”, analisa.

Nenhum comentário: