Na nossa cultura, crescemos com a ideia de que precisamos de produtos de origem animal, como carnes e leites, para sobreviver. Porém uma dieta vegana é rica em todos os nutrientes que nosso corpo precisa. De acordo com a Associação Dietética Britânica e Academia Americana de Nutrição e Dietética, é reconhecido que uma alimentação a base de plantas é adequada para todas as idades e fases da vida.
Os benefícios comprovados cientificamente são inúmeros. Separei seis para você conhecer, e repensar a sua dieta.
Dieta rica em nutriente
Como comentado anteriormente, a dieta vegana possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa. Para que você entenda que pode viver a base de plantas é fundamental que você entenda que uma alimentação vegana não é apenas salada.
Ao deixar as carnes, leites e ovos de lado no seu cardápio, você se obriga a consumir mais alimentos integrais e suas substituições nutritivas ganham a forma de grãos integrais, frutas, legumes, feijões, ervilhas, nozes e sementes.
Assim, vários estudos relataram que as dietas veganas tendem a fornecer mais fibras, antioxidantes e compostos vegetais benéficos. Eles também parecem ser mais ricos em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E.
Quer conhecer um pouco mais sobre esses estudos? Nos links a seguir você pode entender melhor sobre cada pesquisa: 1, 2, 3 e 4
Eficaz contra doenças cardíacas
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores
A dieta vegana possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, e como resultado, os riscos de entupimentos de veias e artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. Além disso, ao adotar a alimentação vegetariana, você tende a diminuir o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas.
Caso você queria entender um pouco mais sobre as doenças cardíacas e como o veganismo é um aliado nessa história, temos um artigo sobre o tema aqui no Vegan Business, você pode conferir aqui: Dieta vegana é a mais eficaz na prevenção de doenças cardíacas.
Diminui os níveis de açúcar do sangue e melhora a função renal
Os veganos possuem maior sensibilidade à insulina e até 50-78% menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Estudos relatam que dietas veganas reduzem os níveis de açúcar no sangue em diabéticos mais do que as dietas da Associação Americana de Diabetes (ADA), American Heart Association (AHA) e National Cholesterol Education Program (NCEP).
Além disso, outros estudos relatam que os diabéticos que substituem a carne por proteína vegetal podem reduzir o risco de insuficiência renal. Mais estudos relatam que uma dieta vegana pode ser capaz de fornecer alívio completo dos sintomas de polineuropatia distal sistêmica – uma condição em diabéticos que causa dor aguda e ardente. Para conhecer mais, veja os links 1 e 2.
Ajuda a diminuir a chance de alguns cânceres
Isso mesmo, embora ainda não seja possível curar um câncer, a dieta vegana é capaz de reduzir os riscos de alguns casos da doença.
Estudos mostram que comer legumes regularmente pode reduzir o risco de câncer em cerca de 9 a 18%. E ao comer pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia, você pode reduzir o risco de morrer de câncer em até 15%.
A partir desses dados, e sabendo que veganos tendem a se alimentar mais de frutas, legumes e verduras, podemos explicar por que uma recente revisão de 96 estudos descobriu que os veganos podem se beneficiar de um risco 15% menor de desenvolver ou morrer de câncer.
Dentre os cânceres que podemos diminuir as chances de risco, temos o câncer de próstata, o câncer de colo e o câncer de mama.
Pode diminuir as dores da artrite
Alguns estudos mostram benefícios de uma dieta vegana para pessoas com diferentes tipos de artrite. Um dos estudos mostrou que ao seguir uma dieta vegana por seis semanas, os pacientes níveis mais altos de energia e melhor funcionamento geral do que aqueles que não mudaram sua dieta.
Os pacientes também relataram uma melhora maior nos sintomas como dor, inchaço nas articulações e rigidez matinal do que aqueles que continuaram com a dieta onívora.
E mais segundo estudo, a eliminação do consumo de produtos lácteos em combinação de dieta sem glúten e vegana é ainda mais promissora para melhorar a saúde das pessoas que sofrem de artrite reumatoide.
Cuidar do físico
Uma dieta vegana pode ser aliada para manter seu corpo mais forte e energético. Se seu objetivo é emagrecer, pode usar do veganismo como aliado. A alimentação a base de plantas elimina a maioria dos alimentos não saudáveis que tendem a causar problemas de peso.
Além da perda de peso, você vai sentir que tem mais energia para atividades físicas. Um artigo do blog em Happy Healthy Long Life descreve como Tony Gonzalez, da NFL, começou a seguir uma alimentação vegana e ganhou mais energia para jogar futebol.
Quer aprender mais sobre os benefícios veganos? O livro ‘Comer para não morrer‘ escrito pelo médico e pesquisador, Michael Greger, trata de um estilo de alimentação capaz de prevenir, controlar e até reverter muitas das principais causas de morte da atualidade: a dieta à base de vegetais — ou plant-based diet, como é conhecida pelos especialistas. Com uma linguagem clara e ferramentas práticas que nos indicam o que comer, quando e em que quantidade, o livro se fundamenta em estudos acadêmicos para desmistificar a ciência por trás dessa forma de nutrição revolucionária e mostra que adotá-la está longe de ser um bicho de sete cabeças.
Lari Cinaglia