sábado, 27 de março de 2021

Governo anuncia mais 35 leitos de UTI Covid para Dourados

 

Mato Grosso do Sul registrou 70 óbitos nas últimas 24h, recorde desde o início da pandemia

Bruna Pasche

Douradas ganha mais 35 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para tratamento da Covid-19. Os leitos devem ser ativados em no máximo 20 dias e visam ampliar o atendimento e diminuir a espera. O município recebeu também kits de equipamentos de proteção individual. 


Segundo o Governo do Estado, serão 20 leitos na Unidade da Mulher e da Criança (HU), outros 10 no Hospital da Vida e 05 no Hospital Santa Rita para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde.



O secretário de Governo Sérgio Murilo explicou que a expectativa inicial é de que a implantação dos novos leitos aconteça em um prazo entre 15 e 20 dias, tendo em vista a escassez de produtos no mercado. 


“Todos sabem que o setor industrial está desagregado, considerando esse quadro de pandemia. A indústria funciona através de processos até a conclusão do produto final. Essas etapas estão sendo interrompidas na medida que a doença avança e o consumo aumenta. É por isso que estamos sem conseguir a aquisição desses insumos. O Governo do Estado está empenhado em buscar a solução, o mais rápido possível e por isso estamos aqui a seis mãos, para trazer a solução que precisa ser dada. Não estamos medindo esforços para contribuir e participar dessa solução”, ressaltou.


O secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende enfatizou que há uma mobilização de secretários, prefeitos e governadores de todo o Brasil para buscar esses insumos junto ao Governo Federal e doações de empresas. Também anunciou o pagamento hoje de convênio da Saúde no valor de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado para o município de Dourados, o que pode ajudar nas medidas de enfrentamento. 


Geraldo e Sérgio Murilo também pediram aos vereadores às medidas adotadas pelo Estado no combate à pandemia. Segundo Resende, o momento é de união pela vida. “É melhor adotar medidas duras, fechar portas agora do que fechar caixões amanhã”, disse.


Entrega de EPI´s


O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul também realizou a entrega de novos equipamentos de proteção individual para serem utilizados por profissionais da saúde de Dourados. O ato da entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (26). 


O secretário Municipal Edvan Marcelo recebeu os insumos que foram entregues pela coordenadora interina do Núcleo Regional, Carolina Santos.


Ao todo foram entregues: 15 mil unidades de avental descartável, 2.900 caixas de luvas, 30 mil unidades de gorro touca, 20 mil unidades de máscara cirúrgica tripla, 150 óculos de proteção e 10 caixas de face shield.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: