segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Neur desafia Cristiano Ronaldo e Messi na Bola de Ouro


Band

O mundo conhecerá o melhor jogador de 2014 nesta segunda-feira, a partir das 15h30(horário de Brasília). Em cerimônia em Zurique, na Suíça, a Fifa anunciará o vencedor da Bola de Ouro. Três jogadores disputam o prêmio: o argentino Lionel Messi, do Barcelona; o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid; e o goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique.
Os dois primeiros são figuras carimbadas da cerimônia, vencedores das últimas seis edições do prêmio. Ronaldo foi premiado em 2008 e 2013, enquanto Messi levou o troféu em quatro ocasiões consecutivas (2009 a 2012).

Entre os dois, o favoritismo está com Ronaldo. Em 2014, o português foi campeão da Liga dos Campeões, da Copa do Rei, da Supercopa Espanhola e do Mundial de Clubes. Em 59 jogos, ele marcou 61 gols, média de 1,03 por partida.

Messi não conquistou nenhum título na temporada. O mais próximo foi o vice-campeonato da Espanha, atrás do Atlético de Madri. O que pesa a favor do atacante – além dos 46 gols em 59 jogos – é a campanha da Argentina na Copa do Mundo, quando foi derrotada pela Alemanha na decisão.
A conquista alemã é justamente um dos de Manuel Neuer, que tenta ser o segundo goleiro da história a vencer a Bola de Ouro (o soviético Lev Yashin foi laureado em 1963). Além da Copa, o melhor da posição no Mundial também conquistou o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha.
 
Marta é o Brasil

Sem atletas na disputa masculina, cabe a Marta representar o Brasil na premiação. A camisa 10 da Seleção, que foi eleita melhor do mundo entre 2006 e 2010, disputa a Bola de Ouro com a atacante americana Abby Wambach, do Western NY Flash, e com a meia alemã Nadine Kessler, do Wolfsburg.
 
Equilíbrio entre treinadores
Uma briga que promete ser equilibrada é pelo prêmio de técnico do ano, já que todos os candidatos têm bons motivos para serem eleitos. O italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, conquistou os mesmos títulos que Cristiano Ronaldo.  O alemão Joachim Löw comandou sua seleção no título mundial. E o argentino Diego Simeone conseguiu fazer do Atlético de Madri campeão espanhol e vice da Europa.
 
Mulher desafia James e Van Persie

A Copa do Mundo também  gerou dois finalistas ao Prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito do ano. O peixinho do holandês Robin Van Persie contra a Espanha e o chute de fora da área do colombiano James Rodríguez ante o Uruguai estão na disputa. Junto deles, a irlandesa Stephanie Roche compete com um chapéu seguido de voleio de fora da área.

Nenhum comentário: