quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Copa do Brasil tem sua 1ª "super quarta" com dez jogos pela 1ª fase

 



Competição mais democrática do País, a Copa do Brasil terá a sua primeira "super quarta" em 2025, com a realização de dez partidas eliminatórias envolvendo clubes de todas as séries do Campeonato Brasileiro (e até equipes sem divisão nacional).


O primeiro jogo está marcado para 15h30 e o último, às 21h30, todos no horário de Brasília.


Para esta edição da Copa do Brasil, a CBF retirou a vantagem das equipes visitantes (melhores ranqueadas) de jogarem pelo empate para avançar na primeira fase. Assim, em caso de igualdade no tempo normal, a vaga será disputada nos pênaltis.


O Grêmio precisou enfrentar a maior distância da primeira fase da Copa do Brasil para estrear no estádio Canarinho, contra o São Raimundo-RR.


Foram 5.375 quilômetros de Porto Alegre a Boa Vista. Essa será a primeira partida oficial da equipe gaúcha em Roraima.


Para que isso acontecesse, a diretoria do Mundão, como é conhecido o São Raimundo, recusou uma proposta de cerca de R$ 600 mil para levar a partida para Santa Catarina.


Apesar disso, o Grêmio é amplo favorito no confronto, uma vez que o São Raimundo não irá disputar nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro na atual temporada.


O duelo nordestino será disputado de portões fechados no Estádio Batistão por conta de uma punição imposta ao Sergipe devido a confusões ocorridas em 2023, após a eliminação para o Botafogo, também em Aracaju.


Vice-campeão da Copa do Brasil em 1994, o Ceará defende o bom retrospecto em jogos da primeira fase. Nas 29 participações anteriores, o Vozão caiu de forma precoce, logo na estreia, em apenas seis ocasiões. A última, em 2017, para o Boavista, do Rio de Janeiro.


Já o Sergipe chega pressionado após duas derrotas seguidas no Campeonato Sergipano, a última delas em goleada de 4 a 0 para o Lagarto. A equipe só conseguiu se classificar na primeira fase em duas ocasiões: em 1992 (eliminando o Náutico) e 2000 (passando pelo Vila Nova).


De volta à Copa do Brasil após ficar ausente no ano passado, o Náutico vai para o confronto contra o Santa Cruz de Natal embalado pela vitória no clássico do último sábado, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano.


Já a equipe potiguar vai para a sua segunda participação na Copa do Brasil (na primeira, em 2019, foi eliminada na segunda fase pelo Bahia), com técnico novo. Isso porque a diretoria resolveu demitir o técnico João Paulo Oliveira no domingo, mesmo após a vitória sobre o Potiguar de Mossoró, pela ida das quartas de final do Campeonato Potiguar. Assim, Celso Teixeira faz sua estreia nesta quarta.


Rebaixado para a Série B no ano passado, o Atlético-GO faz um 2025 em que busca se reerguer. Vice-líder do Campeonato Goiano, a Copa do Brasil é vista como fundamental para isso pela diretoria do Dragão. Tanto que o técnico Rafael Guanaes vai contar com força máxima para o jogo contra o ASA.


O ASA também chega embalado após vencer o CSA, em casa, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Alagoano.


Outro rebaixado para a Série B no ano passado, o Cuiabá faz uma campanha apenas mediana no Campeonato Mato-grossense, ocupando a terceira colocação (no sábado, empatou com o União Rondonópolis por 2 a 2). Por isso, o Dourado chega pressionado para a estreia na Copa do Brasil.


Já o Porto Velho quer repetir o feito do ano passado, quando avançou para a segunda fase ao eliminar o Remo. Em apenas outras cinco vezes um clube de Rondônia conseguiu passar da primeira fase.


Outros jogos dessa "super quarta"


15h30 - Tuna Luso x Sampaio Corrêa - transmissão: ge (siga em tempo real)

19h30 - Boavista-RJ x CSA - Com transmissão ao vivo no ge.globo (siga em tempo real)

20h - Capital-DF x Portuguesa-RJ - sem transmissão

20h30 - Trem-AP x Brusque - sem transmissão (siga em tempo real)

21h - Independência-AC x Manaus - sem transmissão (siga em tempo real)


(Com ge)

Nenhum comentário: