sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Arborização da 14 de Julho passa por nova manutenção

 

                                            (Foto: Divulgação)


A arborização da Rua 14 de Julho, um dos destaques da requalificação urbana em Campo Grande, passa por nova manutenção para preservar os benefícios ambientais e estéticos proporcionados pelas árvores.


A via conta com espécies como ipê-amarelo, árvore-da-China, aldrago, ipê-branco, pau-mulato, pau-ferro, jacarandá-mimoso, lafontera-da-Amazônia, fruta-de-tucano, ipê-roxo e grandiuva.


Para garantir sombra, conforto térmico e melhoria da qualidade do ar, a Prefeitura de Campo Grande realiza o monitoramento contínuo da vegetação.


Sob a coordenação da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico), esta semana começaram novas intervenções como a poda para levantamento de copa, essencial para a saúde das árvores e a segurança dos pedestres.


As ações ocorrerão a partir das 5h da manhã e seguem até às 7h, para não atrapalhar o fluxo de pedestres e trânsito na região central.


Para o secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, a manutenção da arborização da Rua 14 de Julho reforça o compromisso de Campo Grande com a sustentabilidade e a qualidade de vida. “A ação garante mais segurança a pedestres e comerciantes e comprova os investimentos na arborização de Campo Grande, uma das cidades mais arborizadas do mundo, considerada referência em planejamento ambiental e desenvolvimento urbano sustentável”, diz.


“A poda é uma prática indispensável para evitar riscos e estimular o crescimento saudável das árvores, além de manter a harmonização com o espaço urbano”, explica Marcel Cavallaro, auditor fiscal de Meio ambiente da Semades. E ainda destaca que os restos das podas são destinados para as hortas urbanas para serem utilizados como adubo.


O compromisso com a arborização urbana confere a Campo Grande o título de Tree City of the World – Cidade Árvore do Mundo por cinco anos consecutivos. O reconhecimento é concedido pela Arbor Day Foundation e pela (FAO Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) a cidades que investem em planejamento, manejo e proteção das florestas urbanas.


Essa manutenção também atende os anseios dos empresários, da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande) quanto à segurança na região, assim, a gestão municipal reforça sua posição como referência na preservação ambiental em centros urbanos, garantindo mais qualidade de vida para a população.

Nenhum comentário: