domingo, 18 de agosto de 2024

Você conhece o agro da Indonésia?

 

                                             Foto: Divulgação


O crescente número de habitantes e as novas tendências alimentares à base de farinha estão trazendo boas perspectivas para a indústria de farinha de trigo da Indonésia, que prevê a inauguração de quatro novos moinhos em 2024-25. Atualmente, o setor conta com 30 usinas, com uma capacidade instalada de 14,4 milhões de toneladas e uma participação de 99,9% no mercado interno.



Embora a Indonésia tenha um clima tropical favorável ao cultivo de várias safras no mesmo lote durante o ano, o país não cultiva trigo e depende integralmente das importações para abastecer seus moinhos e a indústria de ração. Em 2023-24, espera-se um aumento de 22% nas importações de trigo, chegando a 11,5 milhões de toneladas, impulsionadas pelas eleições gerais e pelos altos custos do milho. Em 2024-25, as importações devem recuar ligeiramente para 11,4 milhões de toneladas, conforme o relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA.


Composta por mais de 17.500 ilhas e dotada de solo fértil, a Indonésia é um importante produtor agrícola, destacando-se no óleo de palma, arroz, milho e soja. Ainda assim, o país importou mais de US$ 28 bilhões em produtos agrícolas em 2022, com os principais parceiros comerciais – Austrália, Estados Unidos, Brasil, China e Índia – representando 58% desse valor. Além de trigo, são importados soja, arroz, carne bovina, frutas frescas e ingredientes para ração.



A agricultura desempenha um papel crucial na economia, contribuindo com 12,53% do PIB e empregando 29% da força de trabalho em 2023. A maior parte da população rural vive da agricultura, e a pobreza nas áreas rurais é mais elevada, afetando 13,8% dos moradores, comparados a 8,2% nas áreas urbanas. O Banco Mundial projeta um crescimento médio do PIB de 4,9% entre 2024 e 2026, sustentado pelo aumento do consumo privado e condições favoráveis de comércio, embora os riscos globais possam impactar esse crescimento.


Nenhum comentário: