Foto: Divulgação
Na noite da última sexta-feira, o Santos somou mais uma vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Peixe bateu o Paysandu com autoridade, vencendo por 3 a 0, fora de casa, pela 20ª rodada do torneio. Guilherme (2x) e Weslley Patati anotaram os gols da equipe visitante.
O confronto marcou o retorno de João Basso ao time titular do Santos. O zagueiro, que retornou ao clube há cerca de dois meses, fez sua 'reestreia' com a camisa da equipe e voltou a integrar o 11 inicial santista após um período de nove meses.
A última vez que o defensor havia sido titular do Peixe foi no dia 06 de dezembro de 2023, na derrota que culminou no rebaixamento do time para a Segunda Divisão nacional. O jogador atuou os 90 minutos no revés por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro, na última rodada do Brasileirão do ano passado.
Naquela partida, João Basso formou dupla de zaga junto a Messias, que atualmente está emprestado ao Goiás. O Santos viu o Leão do Pici abrir o placar com Marinho aplicando a 'lei do ex' e conseguiu empatar com gol de Messias, mas Lucero jogou a última pá de cal sobre o time paulista ao anotar o segundo gol do Fortaleza.
Tal duelo também acabou sendo a último de João Basso em sua primeira passagem pelo Alvinegro Praiano. Isso porque, em janeiro de 2024, o atleta de 27 anos foi emprestado ao Estoril, de Portugal, em janeiro deste ano. Na época, o clube precisava aliviar a folha salarial e fez uma limpa no elenco.
Dessa forma, Basso passou os últimos seis meses no futebol português. Perto do fim do empréstimo, a diretoria do Santos não evoluiu nas tratativas para que o defensor continuasse na equipe europeia. Dessa forma, ele retornou ao time da Baixada Santista e foi reintegrado ao elenco em junho deste ano.
Nos últimos dois meses, o zagueiro tem treinado junto ao grupo do Santos e esperado por uma oportunidade com o técnico Fábio Carille. O jogador, porém, tem enfrentado a concorrência de algumas peças, como Jair e Alex Nascimento.
Em contrapartida, o atleta recebeu sua primeira chance na última sexta-feira. Carille decidiu preservar o zagueiro Gil, que tem sido titular absoluto da equipe, e optou por escalar Basso ao lado do jovem Jair, que também vem ganhando oportunidades.
E, de acordo com dados do Sofascore, João Basso correspondeu. Em 69 minutos disputados contra o Paysandu, o zagueiro realizou quatro cortes, bloqueou uma finalização, além de ter conseguido uma interceptação e um desarme.
Ainda segundo estatísticas da plataforma, o defensor realizou 33 ações com a bola. Ele teve uma taxa de acerto de 81% no passe (acertou 21 dos 26 que tentou) e ganhou um dos dois duelos no chão que disputou.
Agora, João Basso espera por mais oportunidades sob o comando de Carille - sabe, porém, que terá que lutar por isso. Com ele à disposição, o Santos volta a campo no sábado (17), quando encara o Avaí. A bola rola às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 21ª rodada da Série B.
Gazeta Esportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário