sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Homem reage a abordagem dentro de carro e é morto pelo Choque

 

Marlon Robert Gonzales Sena, apelidado de "Malote", de 22 anos, tinha mandado de prisão em aberto por roubo

Marlon Robert Gonzales Sena, apelidado de “Malote”, de 22 anos, morreu em confronto com militares do Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque), na madrugada desta sexta-feira (9), no cruzamento das ruas Gaúna e Jussara, bairro Guanandi, em Campo Grande.


Conforme apurado pela reportagem, a equipe policial realizava policiamento preventivo e ostensivo na região, quando avistaram um veículo Volkswagen Voyage, de cor prata, estacionado na via.


Militares abordaram o veículo e ordenaram que os ocupantes saíssem com as mãos para cima. Mas, neste momento, o motorista, ainda dentro do carro, sacou a arma da cintura e apontou em direção aos policiais pela janela.


Os militares revidaram, balearam e acertaram Marlon. Mesmo ferido, ele conseguiu sair do carro junto com o outro indivíduo que ocupava o banco do passageiro.


Marlon foi encaminhado para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), mas não resistiu e faleceu no local.


O segundo elemento foi levado para prestar depoimento na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol).


Em interrogatório, ele disse que seu colega havia passado em sua casa com três mulheres desconhecidas, mas, o veículo em que estavam quebrou e moças foram embora.


Relatou que só soube da presença da arma no momento em que o colega a retirou da cintura. O veículo foi guinchado e entregue à Depac-Cepol. Marlon tinha mandado de prisão em aberto por roubo.


O caso foi registrado como Resistência, Desobediência, Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido e Homicídio Decorrente de Oposição a Intervenção Policial na Depac-Cepol. 


NÚMEROS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 48 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 16 de julho de 2024, em Mato Grosso do Sul.


Das 48 mortes,


25 ocorreram em Campo Grande

23 ocorreram no interior do Estado

9 ocorreram em janeiro

6 ocorreram em fevereiro

13 ocorreram em março

4 ocorreram em abril

4 ocorreram em maio

5 em junho

2 em julho

1 em agosto

41 são homens

7 não tiveram o sexo divulgado

25 são jovens

13 são adultos

1 é idoso

3 são adolescentes

6 não tiveram a faixa etária divulgada

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.


O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.



Naiara Camargo

Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: