quinta-feira, 22 de agosto de 2024

F1: FIA muda regulamento para permitir testes com "carros-mula"

 

                                              Foto: Pixabay


A FIA, Federação Internacional do Automóvel, fará ajustes que permitirão testes em carros com modificações na Fórmula 1, visando alteração de regulamento para 2026.


Vale destacar que muitas casas de apostas com depósito mínimo de 1 real permitem palpites na F1, a principal competição do mundo do automobilismo.


Para os testes da F1, as equipes vão utilizar carros "mula", os quais são protótipos exatamente para testes e desenvolvimento, trabalhando de uma forma com menos restrições do que os carros oficiais de corridas. 



Em comunicado, a FIFA destacou que os testes serão permitidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, em 10 ocasiões. Dessa forma, serão 10 dias de testes liberados com esses veículos ao longo da temporada.


Para os testes, os carros precisam seguir um determinado padrão, com base nos modelos das últimas quatro temporadas. Com isso, o objetivo é contribuir para que as equipes se preparem para grandes mudanças daqui a dois anos.


Mudanças na Fórmula 1 para 2026


A Fórmula 1 passara por mudanças em 2026 que prometem um grande impacto na competição. Dessa forma, são alguns pontos para considerar.



No primeiro, e sobre a manutenção do espetáculo, já que as unidades de potências serão mantidas, contando com motores V6 de combustão interna com alta rotação e potência.


A segunda é a respeito da sustentabilidade. O uso de energia elétrica será aumentado para até 100% de combustíveis sustentáveis. A ideia é reduzir o custo geral das equipes, garantindo um planejamento financeiro melhor.


Outro ponto é a respeito de atrair novos fabricantes para unidade de potência, com permissão para novas empresas entrarem no mundo da F1. Mais uma grande novidade é que não contará mais com o DRS, o sistema de redução de arrasto, com a abertura das asas traseiras. 


Dessa forma, será introduzido um “modo ultrapassagem manual”, ativado pelo piloto para manobras que buscam ultrapassar o carro da frente, atingindo até 337 km/h e 350 kW, com potência extra. Para acionar, é necessário estar a menos de um segundo do adversário.


Por fim, outra mudança é reduzir drasticamente o efeito solo, sendo ligada a pressão aerodinâmica que é gerada pelo assoalho. Dessa forma, os novos fundos de cada carro serão com parcialmente plano e, com isso, o difusor será menos potente.


FIFA faz revisão no regulamento


A FIA fez uma mudança no regulamento após analisar dois casos, um deles, o incidente de Fernando Alonso e Carlos Sainz, durante a classificação do GP da China. Eles tiveram um contato durante o sprint em Xangai, quando o piloto da Ferrari atacou, mas com a resistência do compatriota eles acabaram se tocando.


Vale destacar que após esclarecimentos, Fernando Alonso foi declarado culpado pelo acidente e, com isso, foi punido em três pontos na superlicença, além de acrescentar 10 segundos ao final da corrida.


No mesmo final de semana, outro caso foi analisado. Carlos Sainz perdeu a traseira em uma curva, rodando e batendo o carro na fase classificatória. Ele voltou para os boxes, a sua equipe mexeu no carro e ele voltou, conseguindo avançar para a última etapa dos treinos.


A regra não era clara, o que gerou debates. Dessa forma, para evitar novos desentendimentos, a FIA anunciou uma mudança na regra.


“Qualquer piloto cujo carro pare em qualquer área que não seja o pit-lane durante a sessão de classificação ou a sessão de classificação para a sprint e receba assistência física não poderá mais participar dessa sessão”, apontou a entidade.

Nenhum comentário: