sábado, 13 de julho de 2024

Produtividade da mandioca segue alta no Rio Grande do Sul

 

                                             Foto: Agrolink



De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (11/07) pela Emater/RS-Ascar, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, as geadas, no final do período, causaram danos nas folhas das plantas de mandioca. O corte e o armazenamento das manivas devem se intensificar após a perda das folhas, o que garante a diminuição da umidade dos caules e dificulta a ocorrência de doenças durante a armazenagem do material.


A colheita de raízes continua em toda a região, com relatos de boa produtividade das lavouras e alta qualidade das raízes de mandioca. Não foram reportados problemas em relação à podridão radicular, apesar das chuvas recorrentes e do excesso de umidade do solo por vários dias. Os produtores já iniciaram a programação das lavouras para a próxima safra, que devem ser implantadas ainda em agosto.


O valor pago aos produtores continua satisfatório. A caixa de 25 quilos está sendo vendida por R$ 120,00, e os produtores recebem R$ 6,00 por quilo da mandioca lavada não descascada, vendida diretamente ao consumidor.


Nenhum comentário: