segunda-feira, 13 de maio de 2024

Riedel e Tarcísio avançam projeto da Malha Oeste com Renan

 

                                            (Foto: Instagram)


Governadores de Mato Grosso do Sul e São Paulo traçam detalhes finais para obra da ferrovia ser retomada


De capítulo em capítulo, com passos firmes e objetivos, o projeto de retomada da Malha Oeste avança no âmbito decisivo do poder público. Os governadores Eduardo Riedel (PSDB), de Mato Grosso do Sul, e Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, ajustaram com o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, detalhes conclusivos na etapa final dos entendimentos para a relicitação da ferrovia, que ficará sob o controle da iniciativa privada.


Com o ministro Renan Filho, os governadores fecharam questões de elevada importância para os dois Estados. Uma delas é a prioridade para os trechos nos 1.600 km da via férrea entre Corumbá (MS) e Mairinque (SP), tendo neste percurso outros dois polos estratégicos da economia regional, Campo Grande e Três Lagoas. Segundo Eduardo Riedel, a receptividade do governo federal tem sido animadora. Ele elogiou também a determinação do colega paulista, que considera fundamental no processo.


“Junto com o Tarcísio e o ministro Renan estamos no esforço para que tenhamos o entendimento sobre o melhor projeto, não só o trecho de Mato Grosso do Sul, como também o de São Paulo”, comentou Riedel. Ela salientou que a participação das partes interessadas é decisiva, englobando neste nesse contexto as empresas que estão se instalando e a operadora da ferrovia, a Rumo. “A gente vai avançar num consenso pelo melhor projeto e isto permitirá iniciar a operação da Malha Oeste”, comentou. E o mais importante é que estas conversas estão acontecendo com todas as partes, todas interessadas, o que demonstra ser um projeto viável”



A previsão é que o processo de relicitação da Malha Oeste ocorra no segundo semestre de 2024 com expectativa de um edital chegando a R$ 18 bilhões de investimentos em 60 anos. “Não há como ignorar que temos em mãos um extraordinário potencial, disponível não só para os dois estados, mas para o fortalecimento da economia e a evolução social de todo País”, concluiu Riedel.

Riedel e Tarcísio em um dos encontros com Renan Filho Instagram

Nenhum comentário: