terça-feira, 16 de abril de 2024

Na Tecnofam, Riedel vê movimento por terra democrático, "não podemos aceitar é invasão"

 

                                          Foto: Fabiane Oliveira--Dourados News



Presente na abertura da edição deste ano da Tecnofam – feira que leva tendências tecnológicas à agricultura familiar -, em Dourados, o governador Eduardo Riedel (PSDB) disse entender as reivindicações por terras feitas pelos pequenos agricultores e defendeu um modelo de regularização de títulos antes de trabalhar a reforma agrária. 



A resposta ocorreu em meio ao questionamento feito durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (16/4), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde acontece o evento, considerado o maior do Centro-Oeste nesse quesito. 


“A reivindicação é democrática e cada grupo da sociedade tem legitimidade para reivindicar, isso não é problema. Vai da linha ideológica de cada governo avançar em programas de reforma agrária, ou não”, disse sobre o tema. 



Durante o mês, movimentos sociais voltados a reforma agrária realizam diversas ações como forma de pressionar o Governo Federal, no chamado ‘Abril Vermelho’. 


Sobre o assunto, Riedel disse entender as manifestações, porém, sem que ocorra invasões em propriedades rurais. 


“O que não podemos aceitar é invasão, isso não é democrático. Mas, aqui no Estado isso tem acontecido no campo da discussão, da reivindicação, o que é positivo. O Governo Federal tem uma linha de avançar na reforma agrária e isso é decisão deles, a gente respeita”, contou o governador. 



Durante a entrevista, Eduardo Riedel ainda evidenciou como o assunto deve ser tratado, na opinião dele. 


“Primeiro, temos que regularizar títulos, acho que não deveria fazer [reforma agrária] sem regularização fundiária. Isso cria um transtorno muito grande lá na frente. Em segundo, a infraestrutura. Quando falamos disso é o acesso a água, estrada, escola e saúde nos assentamentos montados”, pontuou.


Tecnofam


O governador também falou sobre a expectativa da Tecnofam, evento bianual realizado pela Embrapa Agropecuária do Oeste e que leva novidades tecnológicas apresentadas através da pesquisa ao pequeno produtor. 


Na opinião dele, todo o desenvolvimento apresentado pelo agronegócio também deve ser disponibilizado para a agricultura familiar. 


“[Evento] Importantíssimo, a gente tem uma linha junto a agricultura familiar, que é tecnológico, regularização de títulos fundiários, de dar competitividade a esse segmento em uma cadeia de produção diversificada, o que é bom para o Estado. Aqui é o ambiente onde o conhecimento encontra essa realidade do campo, que os produtores da agricultura familiar possam vir para conhecer essas ações que a Embrapa e as Universidades têm feito”, relatou. 


A Tecnofam teve início nesta terça-feira e segue até o dia 18 de abril, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. 


Adriano Moretto e Gizele Almeida

Dourados News

Nenhum comentário: