quarta-feira, 24 de abril de 2024

Entidade busca valorizar mercado do tomate

 

                                            Foto: Divulgação


A associação tomate BR foi criada por empresas do setor de processamento de tomate no Brasil, com o objetivo de promover a categoria de molhos de tomate, elevar a qualidade dos produtos nacionais e divulgar informações sobre o segmento. Com a participação de 85% das empresas do país, a associação visa também destacar os benefícios nutricionais dos produtos e as práticas sustentáveis e de segurança alimentar. 



Atualmente, o setor emprega cerca de 130 mil pessoas, principalmente em estados como Goiás, São Paulo e Minas Gerais. A associação está trabalhando em iniciativas para garantir o bom desempenho, competitividade e qualidade dos produtos oferecidos pelas empresas associadas.


“A falta de uma regulação clara na indústria de produtos feitos à base de tomate, não permite que hoje exista, de fato, uma padronização. Não temos, por exemplo, uma norma que determine a quantidade mínima de tomate necessária em cada embalagem de atomatado. Buscando a competitividade de gôndola, alguns produtos têm comprometido a qualidade, teor nutricional, textura e sabor dos atomatados. Nosso objetivo é reduzir essa prática e tornar mais transparente para o consumidor final o que contêm cada embalagem”, explica o diretor da Tomate BR Vlamir Breternitz.


A Tomate BR planeja lançar um selo de Padrão de Identidade de Qualidade (PIQ) para certificar seus associados, garantindo a origem, segurança e qualidade dos produtos. Isso promoverá a padronização da quantidade de tomate em cada embalagem, agregando valor aos produtos para os consumidores. Como a primeira associação a representar a categoria de atomatados no Brasil, a Tomate BR é fundamental para os consumidores e o agronegócio nacional. Além disso, faz parte da World Processing Tomato Council (WPTC), que representa globalmente as indústrias de processamento de tomate, com seus associados sendo responsáveis por mais de 95% do volume de tomate processado mundialmente.


Nenhum comentário: