terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Soja volta subir nos EUA: E agora?

 

                                                  Nadia Borges

Alta de 56% nas inspeções de embarques para exportação

A soja negociada na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT) fechou em alta nesta segunda-feira, dia 5 de Fevereiro de 2024. “O mercado passou por correção após ter recuado nas duas sessões anteriores e acumulado perda de 2,76% no período”, explica a equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica. 



O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicou uma alta de 56% nas inspeções de embarques para exportação de soja, no comparativo semanal (Veja subtópico abaixo). De acordo com os especialistas da TF, esse relatório deu “suporte à alta da oleaginosa”. 


“As incertezas sobre a safra brasileira também levaram os traders a ajustarem posições antes da divulgação do relatório de oferta e demanda desta quinta-feira (WASDE). O banco Citi reduziu sua estimativa em 12 milhões de toneladas, para 148 milhões. Ainda assim, a instiuição financeira disse que a Américado Sul deverá ter uma colheita abundante, com perspectivas positivas trazidas pela Argentina”, aponta o analista sênior da Consultoria TF Agroeconômica, Luiz Carlos Pacheco. 


Segundo ele, o relatório do USDA de fevereiro não costuma ter grande impacto sobre os negócios. “Mas as estimativas para a América do Sul serão acompanhadas com atenção”, disse em nota Doug Bergman, da RCM Alternatives. As projeções para o Brasil estão variando muito, “mas o USDA terá de fazer um corte extremo para que a oferta global fique abaixo de níveis confortáveis”, disse.


EXPORTAÇÃO DE SOJA AUMENTA


O volume de soja inspecionado para exportação em portos norte-americanos aumentou 56% na semana, para 1,43 milhão de toneladas, apontou o USDA. Foram 1.426.472 toneladas, contra 913.448 da semana anterior e 1.914.633 da mesma semana do ano anterior, 25,49% No ano, o total exportado foi de 29.11.276 toneladas, contra 38.116.001 tons do ano anterior, queda de 23,61%.


Nenhum comentário: