terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Gotejamento pode mais do que dobrar produção de hortifrúti

 

                                               Divulgação

Ela se mostrou melhor que o pivô central

A irrigação por gotejamento tem transformado a produção de hortifrúti ao proporcionar eficiência, qualidade e aumento significativo de produtividade. Amplamente adotado, o método altera a gestão de recursos hídricos e nutricionais. Maxwell Soares, especialista agronômico da Netafim, destaca o objetivo de alcançar uma produção mais eficiente, com maior rendimento e menor consumo de recursos. 



Com eficiência acima de 90%, essa tecnologia permite um controle preciso na aplicação de água, fertilizantes e produtos biológicos, garantindo a entrega ideal de nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Maxwell Soares destaca um exemplo prático notável na região de Irecê, Bahia, onde um produtor de cebola experimentou um substancial aumento em sua produção ao adotar o sistema de gotejamento.


Anteriormente, utilizando pivô central, a produção limitava-se a cerca de 40 toneladas por hectare. No entanto, com a implementação da irrigação por gotejamento, a produtividade saltou para mais de 100 toneladas por hectare, evidenciando os impactos positivos dessa tecnologia inovadora.


Anteriormente, usando pivô central, a produção era de cerca de 40 toneladas por hectare. Com a irrigação por gotejamento, a produção saltou para mais de 100 toneladas por hectare, garantindo uniformidade e qualidade superiores. O especialista destaca a flexibilidade da irrigação, permitindo que os produtores controlem o fornecimento de água, nutrientes e insumos em momentos estratégicos do ciclo das culturas, como no caso da uva, que requer cuidados específicos durante fases cruciais como o enchimento de baga e a maturação.

Nenhum comentário: