sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Em Julho acontece Maratona de Campo Grande

 

                                               Foto: Redes Socias


Para muita gente, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Pois bem, passada a folia e o costumeiro desregramento tão comum durante esse período, com alimentação ruim, poucas horas de sono e, em muitos casos, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, é hora de deixar o corpo em forma. 


Especialistas garantem que a corrida é uma excelente opção e está mais ao alcance do que se imagina para os ainda não iniciados.


Na Capital, a Maratona de Campo Grande vem se tornando um estímulo a mais tanto para atletas quanto para quem está começando. O treinador Fábio Alves Pereira, profissional de educação física e responsável pela assessoria Turma do Longo, dá dicas para quem deseja começar a correr a tempo de participar do evento esportivo em 2024 e garante que há tempo para se preparar.


Apesar de ter os 42 km como grande destaque, a Maratona de Campo Grande, que anunciou as provas de sua terceira edição para o dia 7 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona, nos Altos da Afonso Pena, terá também percursos de 7 km e 21 km, para abranger todos os tipos de corredores, e uma prova kids, para crianças de 3 a 13 anos.



“A pessoa que está começando agora consegue sim correr os 7 km em julho, porque ainda faltam cinco meses para a prova, e nesses meses dá para fazer uma boa preparação. O primeiro ponto é a pessoa fazer um check-up geral e ir ao médico, para poder começar a realizar uma atividade física com uma segurança maior”, diz Pereira.


“Feito isso, o ideal é procurar um profissional de educação física, que esteja apto a fazer uma planilha de acordo com as necessidades dela, para que ela não venha a se lesionar nessa preparação. Esse profissional vai instruir desde um tênis adequado, uma roupa adequada, até um carbogel que ela tem que tomar em determinado quilômetro”, afirma o treinador.


“ME APAIXONEI”

O psicólogo Douglas Barbosa, 32 anos, é um exemplo de quem aproveitou o novo ano para começar. Ele traçou como meta iniciar na corrida, começou os treinos no dia 3 de janeiro e está se preparando para correr os 7 km da Maratona de Campo Grande.


“Tem um amigo meu que sempre me incentivava, me convidava, e eu decidi em 2024 buscar ter mais saúde, começar o ano de forma diferente. Em pouco tempo me apaixonei pela corrida, fui pegando o ritmo e, sinceramente, para mim, hoje em dia é como uma terapia. Eu sou psicólogo e sei como é importante cuidar não só da mente, mas o corpo movimentar junto”, comenta Barbosa.


METAS

Para quem já corre e vai fazer a primeira meia maratona, Fábio Pereira orienta como saber quando está pronto para esse desafio. 


“Uma coisa importante para quem quer fazer sua primeira meia maratona é que já corra pelo menos 10 km abaixo de uma hora. Se você faz 10 km abaixo de uma hora e consegue terminar bem, sem muito sofrimento, com um desgaste normal, consegue sim se preparar para os 21 km”, garante o treinador.


“Para a meia maratona, a preparação aumenta um pouco mais o volume, o interessante é que o atleta melhore a alimentação, que tenha o acompanhamento de um nutricionista, além do profissional de educação física, porque aí o corpo vai responder melhor”, afirma Pereira. 


“Com treinos durante a semana e realizando longos no fim de semana, ele vai estar bem preparado para realizar os 21 km”, completa.


E para quem vai correr a prova título da Maratona de Campo Grande e estrear no hall dos maratonistas?

“A maratona exige um pouco mais de volume, esse atleta já tem que estar correndo os 21 km, o interessante é que ele já tenha vivenciado de três a quatro meias maratonas, para sentir como o corpo dele responde, para saber se o corpo aguenta correr esses 21 km em uma média de duas horas sem tanto esforço, e aí sim ele começa a se preparar para os 42 km, tendo em vista que, para a maratona, a preparação é mais difícil do que a prova. Se o atleta se prepara bem, a prova ele tira de letra”, explica o treinador.


Esse é o caso da funcionária pública Eliane Gomes Cruz, 37 anos, que corre há nove anos e está se preparando para participar de sua primeira maratona, um marco para todo corredor.


“Eu sempre quis estrear nos 42 km em Campo Grande, porque sou daqui e queria correr em casa, só que antigamente a gente não tinha essa opção. Com a Maratona de Campo Grande, vi a oportunidade de treinar e estrear nas maratonas com todo o suporte, até porque amigos meus correram ano passado e elogiaram a organização. Fiz minha inscrição e já comecei a preparação com o apoio da assessoria”, conta Eliane.


TREINOS GRATUITOS

Nesses meses que antecedem a Maratona de Campo Grande, a organização da prova traçou um objetivo: incentivar a prática da corrida, para pessoas de todas as idades e gêneros. 

A prova vai realizar vários treinos abertos gratuitos, em parceria com assessorias esportivas de todo o Estado, para apresentar a prática para quem nunca correu e também para incentivar quem já corre a buscar novos objetivos. 


“A Maratona de Campo Grande, nessa terceira edição, está muito focada em trazer mais pessoas para o movimento da corrida. Além dos 42 km que a prova leva no nome, a gente tem a meia maratona e tem os 7 km. Queremos realmente convidar as pessoas para experimentarem a corrida, que causa grandes transformações. E pensando nisso começamos uma série de treinos que vão ocorrer durante o período pré-prova, e está todo mundo convidado”, explica Kassilene Cardadeiro, responsável pela organização.


Os treinos são gratuitos e serão divulgados no Instagram da prova, @maratonadecampogrande, com informações sobre locais e horários. O primeiro foi realizado no dia 28 de janeiro, em parceria com a Turma do Longo, e os próximos já têm data para ocorrer. 


Neste domingo (18), será realizado um treino em Dourados, com 200 vagas disponíveis, e no dia 3 de março em Campo Grande, no Parque dos Poderes, com um desafio para quem já corre: convidar um amigo que ainda não corre para conhecer.


“Se você é atleta e já corre, traga alguém que não corra. Se você ainda não corre e está com vergonha de começar, esses treinos são para você”, completa Kassilene.


A 3ª edição da Maratona de Campo Grande será realizada entre os dias 5 e 7 de julho, na capital de Mato Grosso do Sul. A realização é do Instituto MS + Bonito e a organização é da Agência H2O Ecoturismo. A prova já está em seu terceiro lote de inscrições. Mais informações pelo Instagram @maratonadecampogrande e pelo site: maratonadecampogrande.com.br.



Com o Portal Correio do Estado



Nenhum comentário: