Havana- Arquivo- Fernando Soares
Se você é um verdadeiro folião, certamente é um apreciador de caipirinha, e sabe que uma autentica só é feita com cachaça. Nada de vodca, saque ou rum. Agora se você realmente está up to date com o mercado etílico, deve saber também que a boa e velha cachaça saiu do campo, cruzou fronteiras e hoje é inspiração para mixologistas do mundo todo
Porém, não estamos falando de qualquer cachaça. Estamos falando daquela cachaça de qualidade, aguardente produzida obrigatoriamente com graduação alcoólica entre 38 e 48 por cento em volume, a 20°C, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, sem adição de açúcar.
A única bebida brasileira reconhecida internacionalmente com IG Identificação Geográfica, a cachaça hoje é sinônimo de brasilidade, e ganhou status depois de participar e colecionar medalhas nos maiores concursos de bebidas do mundo International Spirits Challenge, World Spirits Competition, World Wine & Spirits Competition e Miami Rum Festival, entre outros.
Podia até parecer fácil produzir cachaça tempos atrás, lá numa fazenda do interior de Minas Gerais com o excedente de cana. Porém hoje, tanto o produtor da fazendinha mineira, quanto as grandes fábricas de cachaça do Brasil, atentam–se aos mesmos rígidos padrões de qualidade, e se enquadram em novos parâmetros técnicos e estruturais, muito bem elaborados.
Isso sem falar no conhecimento especializado de um cachacier sim, já temos sommelier de cachaça, profissional com profundo conhecimento em estilos e etapas da cadeia produtiva do destilado, e do tempo que se leva para finalizar um produto final “tipo exportação”.
A nossa cachaça tem conquistado o mundo, e é exportada para dezenas de países, como Alemanha, Canadá, Espanha e Itália.
Segundo informações do MAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil tem mais de 4 mil produtores da bebida, setor que ganha força com a ascensão da cachaça em mercados internacionais e com o surgimento de movimentos como o da UCB União Cachaça Brasil, um grupo de produtores nacionais, criado recentemente para fomentar a valorização e a produção da cachaça de qualidade.
Considerada a segunda bebida alcoólica mais consumida no país, só perdendo no pódio para a cerveja, a cachaça é, e sempre foi considerada marca registrada do Brasil, assim como o Carnaval, que vem chegando com altas temperaturas e uma verdadeira explosão de alegria.
É tempo de Cachaça Appeal de norte a sul do país, destacando para este ano, não só a caipirinha, como muitas outras novidades em coquetelaria, drinks refrescantes para espantar o calor, todos elaborados com cachaça de qualidade, para agradar ao paladar de brasileiros e estrangeiros que fazem a festa nesta época do ano.
UCB reúne entusiastas da cachaça
Partindo do princípio de que a primeira regra básica para um setor prosperar é a união, a UCB União Cachaça Brasil nasceu há menos de três meses do esforço de amantes da cachaça, um pequeno grupo de produtores que já arrebanhou mais de cem associados e segue trabalhando ações conjuntas para valorização da bebida.
Promover a imagem institucional da cachaça de qualidade e a excelência nos processos de produção da bebida são os principais objetivos da UCB, por isso, cachaça sem registro no MAPA não faz parte deste grupo. O grupo é dirigido, basicamente, por produtores de cachaça, seja ele de escala industrial, artesanal, pequena, grande, coluna ou alambique, e demais interessados em colaborar com o merecido lugar de destaque do verdadeiro destilado brasileiro.
Como consequência, em um futuro não distante, o grupo espera que a cachaça conquiste mais destaque em meios de comunicação, classes sociais e comércio especializado, e ser transforme também no orgulho de cada cidadão brasileiro.
E agora, já está pensando em começar a beber cachaça? Dá uma conferida na loja da Bebidas Famosas e já compra uma (ou várias) para começar essa experiência! Garantimos que você não vai se arrepender. uma loja em Campo Grande é Havana.
Na Havana O proprietário Fernando Soares oferece uma variedade de mais de 800 rótulos das melhores cachaças de todas as partes do Brasil.
O local é pequeno e aconchegante, com opções de mesinhas ao ar livre. Dentro da cachaçaria, estão várias garrafas de destilados de várias partes do Brasil que Fernando Soares seleciona a dedo para oferecer à clientes oferecendo diversos tipos de cachaças artesanais, Azeites, doces de leite e goiabada cascão, cervejas geladas. aberto de segunda a sábado
Na Rua Vitória Zeolla 770, no Carandá Bosque, a Cachaçaria Havana abriga diversas das bebidas mais “granfinas” da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário