terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Oscar 2024 divulga hoje os indicados

 

                                          'Assassinos da Lua das Flores', 'Barbie' e 'Oppenheimer' — Foto: Divulgação



A lista oficial de indicados para o Oscar 2024 será anunciada nesta terça-feira (23), em Los Angeles, numa cerimônia comandada pela atriz Zazie Beetz ("Coringa") e pelo ator Jack Quaid ("The Boys").


O anúncio irá acontecer a partir das 10h30 da manhã, pelo horário de Brasília, e terá transmissão oficial pelas redes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Os cinéfilos poderão conferir as indicações em vídeos ao vivo no TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.


O Oscar 2024 acontece no próximo dia 10 de março e contará com apresentação de Jimmy Kimmel, que assume a função pela quarta vez.


Quais os filmes mais cotados?

A expectativa é que filmes como "Oppenheimer", "Barbie", "Assassinos da lua das flores", "Pobres criaturas" e "Os rejeitados" mostrem sua força nas indicações deste ano.


“Oppenheimer”, a produção de Christopher Nolan que retrata o pai da bomba atômica, desponta como favorito indiscutível às cobiçadas indicações de Melhor Filme e Melhor Diretor, além de se destacar em diversas categorias técnicas.


Já "Barbie", de Greta Gerwig, também lidera as projeções para as duas indicações mais importantes da noite, embora especialistas vejam o filme em desvantagem por se tratar de uma comédia, gênero que não é favorecido na maior premiação de Hollywood.


O filme de maior bilheteria de todos os tempos, com receita de US$ 1,4 bilhão, encontrou concorrência no início da temporada com "Pobres criaturas", de Yorgos Lanthimos. Este filme surreal, que também aposta na transformação gradual de sua protagonista à medida que descobre um mundo dominado por homens, é outra previsão para Melhor Filme e Melhor Diretor.


"Assassinos da lua das flores", o drama de Martin Scorsese sobre as mortes repentinas dos índios Osage em Oklahoma na década de 1920 em meio ao boom do petróleo, e a comédia dramática de Alexander Payen, "Os rejeitados", ambientada em uma escola americana na década de 1970, completam a lista das principais apostas num ano prolífico para o cinema.


Filmes estrangeiros

Os especialistas esperam que duas produções em língua não inglesa concorram pela cobiçada estatueta de Melhor Filme, prêmio tradicionalmente entregue ao mercado americano. A produção francesa “Anatomia de uma queda” (Justine Triet) e a coprodução assinada pelo Reino Unido, “Zona de Interesse” (Jonathan Glazer), conquistaram a crítica na Europa e abriram caminho no cenário americano. Tanto Triet quanto Glazer também poderiam concorrer ao troféu de Melhor Diretor.


Por outro lado, o espanhol “A sociedade da neve", dirigido por J.A. Bayona, é um dos mais cotados à indicação de Melhor Filme Internacional. O drama, que narra a odisseia que uma seleção uruguaia de rúgbi após um acidente aéreo na cordilheira dos Andes, em 1972, também se posiciona como favorito em diversas categorias técnicas.


Quais os atores mais cotados?

Na atuação, especialistas veem uma disputa acirrada, mas com destaques nítidos. Emma Stone (“Pobres criaturas”) e Lily Gladstone (“Assassinos da lua das flores”), que fez História ao ser a primeira atriz de origem indígena a ganhar um Globo de Ouro, chegam com força.



Carey Mulligan, que interpreta a esposa do compositor Leonard Bernstein em “Maestro” e Margot Robbie, que personificou em carne e osso a boneca mais famosa do mundo em "Barbie", também estão entre as favoritas.


No gênero masculino, ninguém duvida que Cillian Murphy, na pele de J. Robert Oppenheimer, conquistará a indicação.


Paul Giamatti, que já ganhou dois prêmios pelo seu papel no aclamado “Os rejeitados”, posiciona-se firmemente como candidato a uma nomeação, cobiçada também por Bradley Cooper (“Maestro” ) e Leonardo DiCaprio ("Assassinos da lua das flores").


O mesmo acontece nas categorias de coadjuvantes que, provavelmente, serão disputadas por atores como Robert De Niro, Robert Downey Jr., Ryan Gosling e Willem Dafoe, e atrizes como Emily Blunt, Danielle Brooks, Jodie Foster e Da'Vine Joy Randolph.

Nenhum comentário: