A cidade de Dourados, a 229 km de Campo Grande, inicia nesta quarta-feira (3), a vacinação em massa contra a dengue. Em ação inédita no país, a expectativa é imunizar aproximadamente 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos.
O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.
A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde, e que tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.
Conforme a prefeitura de Dourados, o laboratório já entregou cerca de 90 mil doses à Sems e o Núcleo de Imunização começa a distribuição nesta quarta, às 7h30, para todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. Assim que receberem, as unidades podem iniciar a administração do imunizante.
Para receber a primeira dose da vacina, basta se ir à unidade de saúde mais próxima, com documentos como CPF e carteirinha do SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário