Pixabay
A abertura do mercado de capitais em 2024 pode gerar oportunidades de IPOs
Na sua carteira mensal "10 Ideias", a Empiricus Research destaca uma ação do agronegócio como uma das favoritas para investidores em janeiro. A empresa recomenda a ação da Cosan (CSAN3), baseando-se na perspectiva de cortes de juros em curso no Brasil e iniciando nos Estados Unidos. A analista Larissa Quaresma ressalta o "duration" longo da companhia, juntamente com um histórico notável de execução e alocação de capital, destacando a Cosan como um caso significativo no desenvolvimento da infraestrutura brasileira.
A Cosan, estabelecida em 1936 como uma usina de açúcar, é atualmente um dos maiores conglomerados de infraestrutura e energia no Brasil. A empresa diversifica suas atividades em setores como refino e distribuição de combustíveis e açúcar por meio da controlada Raízen (RAIZ4), distribuição de lubrificantes pela Moove, transporte ferroviário de cargas pela Rumo (RAIL3), distribuição de gás pela Compass, e, mais recentemente, na extração de materiais básicos por meio de uma participação minoritária na Vale (VALE3).
A abertura do mercado de capitais em 2024 pode gerar oportunidades de IPOs, com a Compass, uma empresa da Cosan, sendo uma possível candidata. A Cosan está atualmente focada na desalavancagem após superar o pico de investimentos, impulsionada por uma demanda resiliente e perspectivas de crescimento ao longo do ano. Apesar do desconto de holding, há potencial de assimetria de preço. A longo prazo, espera-se que a consolidação do etanol de segunda geração (E2G) e a expansão da malha ferroviária da Rumo na região Norte impulsionem o crescimento significativo nas receitas da Raízen e no volume de transporte nos próximos 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário