quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Avião militar que levava prisioneiros ucranianos cai na Rússia; 74 morrem

 

                                            Foto: Reprodução Twitter


Um avião militar russo Il-76 transportando 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu na região de Belgorod, frontal da Ucrânia, anunciou o ministro russo da Defesa, segundo as agências russas.


De acordo com a agência de notícias Ria Novosti, além dos 65 prisioneiros, outras nove pessoas estavam a bordo, incluindo seis tripulantes. Uma comissão da Força Aérea partiu para o local onde o avião caiu para apurar as causas da queda do avião.


"A bordo estavam 65 militares ucranianos capturados, sendo transportados para a região de Belgorod para troca, seis tripulantes e três escoltas", disse o Ministério da Defesa, citado pela agência de notícias RIA-Novosti. Imagens publicadas nas redes sociais mostram a aeronave caindo diante de uma forte explosão, acompanhada de chamas e fumaça preta, próximo da vila de Yablonovo, por volta das 11h (horário local).


O governador regional, Vyacheslav Gladkov, disse estar ciente de um “incidente”, mas não deu mais detalhes. O presidente da câmara russa, Viacheslav Volodin, acusou Kiev de ter abatido o avião, durante uma sessão plenária.


"Eles atiraram em seus próprios soldados. Nos seus próprios", disse Volodin aos legisladores. “Nossos pilotos, que realizavam uma missão humanitária, foram abatidos”.


Aeronave de transporte militar russo Ilyushin-76

Projetado para transportar militares, equipamentos e cargas, ele foi o primeiro avião na URSS com propósitos militares de transporte e motores a jato. O Il-76 é capaz de transportar de 20 a 60 toneladas de carga. Além disso, pode acomodar até 145 soldados com armas pessoais (ou, na versão de dois andares, 225). Ele também pode transportar até quatro unidades de equipamento de combate. Seu alcance máximo de voo é de 6,7 mil km, com carga máxima de combustível de 109 mil litros.


Por O Globo, com agências internacionais — Moscou

Nenhum comentário: